Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 588325 vezes)

Luís Gonçalves

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2220 em: Novembro 04, 2024, 01:06:55 am »
De referir que a torre da ex foia fica mais próxima da vertente norte da serra, sendo a torre mais a norte de todas, o que me faz parecer que os 97.1 têm um desempenho superior para norte e algo mais comprometido para sul, sendo o desempenho dos 97.1 muito mais próximo do das nacionais para norte do que para o litoral algarvio, em que os 97.1 são claramente inferiores às nacionais. Relativamente ao som, diria que em termos de fidelidade e qualidade pura de áudio, é muito semelhante a escutar música por Spotify, ou seja, o som é bastante fiel e sem colorações, agudos sem distorção e graves rápidos e extensos. Só se perde realmente a partir dos 15 kHz (limitação do FM), ou seja objetivamente a qualidade é a melhor do éter, mas em termos de competitividade comercial a psicoacustica e o efeito de som quente e denso que os Orban adicionam atraem muito mais, exemplo da Cidade FM 99.7, que ouvir a I Adore You do Hugel é 100× melhor do que na Mega Hits, e consecutivamente melhor até do que ouvir no Spotify... Isto para os meus ouvidos, agora isto depende do tipo de música, a antena 2 não deve ter processamento, ou apenas o mínimo... mas é um caso completamente antagónico ao da Mega Hits, que tem um som menos dinâmico até que a RR nos 98.6. A Bauer nestes termos não dá hipótese, som muito mais coerente entre frequências e entre as 3 rádios, cada uma com um processamento devidamente pensado e adequado a cada tipo de música e público alvo
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2221 em: Novembro 04, 2024, 05:16:30 pm »
Tenho o prazer em informar que na A2, comuta perfeitamente com Lisboa, e o problema que existe não é culpa da frequência algarvia, mas sim... da falta de potência da de Lisboa.
Em plena A2, comuta diretamente na subida de Grândola de 97.1 para Lisboa, 92.4. O problema é depois, e é com a própria frequência de Lisboa: apresenta várias zonas em que a captação, durante alguns km's, é bastante fraca (mono com ruído, audível ainda) e a certa altura fica mesmo nula, por duas vezes. Tenta trocar para o Algarve, mas não há sinal. A captação só é melhor e mais estabilizada a partir de Alcácer do Sal.

O som da Mega Hits Algarve também é bastante digitalizado em FM, um pouco inferior em volume a Lisboa, mas o problema não é da potência que sai da Fóia.

A R/Com tem que dar mais potência à emissão da Mega Hits em Lisboa para isso ser um conceito, porque pelo menos em 90.4, tenho boa memória da emissão chegar um bom bocadinho melhor a esta zona. Se isso não se consegue nem foi adaptado, é reflexo do estado a que chegou a técnica na R/Com

A Joana Sequeira faz uma animação gravada bastante fraca, sem grande relevo. O take final às 18h50 foi algo do estilo "bem, tenho que abandonar que amanhã pico o ponto às 7 e isto já se está a fazer tarde", um frete inacreditável para uma emissão... gravada. Pede-se realismo, mas isto é completa falta de noção, é ir para o extremo oposto nisto.

Quem ia comigo perguntou: "Gostaste desta intervenção?". Nem a pessoa gostou nem eu gostei.

A Matilde Prata que lhe sucedeu é um caso distinto: timbre mais fraco que o da Joana, mas animação bastante mais natural. Até o "Aposto que, se andas por Trás-os-Montes, não tens dormido grande coisa esta semana..." foi um excelente plug para falar da semana do caloiro da UTAD de Vila Real, entre o melhor que já tenho visto neste estilo. Merecia melhor trabalho no microfone para contornar o excesso de agudos com que ela ficou e ter mais médios, normalizar mais a voz como fazem na RR à Miriam Gonçalves.

A seleção musical foi agradável qb e deu para ouvir com gente 25+ no carro ao longo de mais de 2 horas. Não consigo fazer isso com a Cidade FM. É muito próxima à da RFM a espaços, já foi pior nisto, mas continua a acontecer.

No geral continua uma rádio fraca. Para fazer som ambiente serviu bem. Para ser rádio mais a sério... não.
Os 97.1 comutam com os 92.4, disso não há dúvidas. Confirmo o teu relato, falta é power a Lisboa, justamente na zona que referes, entre Grândola e Alcácer, onde, por exemplo, a TSF já se escuta na perfeição. A SBSR falecida também tinha dificuldades, mas muito menos que a MEGAHITS, mas no centro de Lisboa o desempenho era mesmo muito fraco, em comparação com qualquer uma das outras. A melhor, quer para Norte, quer para sul, é de longe a TSF, seguida da África. MegaHits e Cidade FM devem estar a sair com não mais do que 1Kw, ambas chegam ao Carregado já mortas, a TSF, por exemplo, aguenta-se bem até Minde, onde vai alternando com 107.4. A SmoothFm está algures no intermédio, mais próximo da SBSR.

Não apanhaste com entradas da NOAR e da VIDANOVA? Eu apanhei de ambas, mesmo no topo de Grândola, entrou-me a NOAR de Oliveira de Azeméis a toda a força e não havia grandes vestígios de propagação. Estava num Fiesta, que têm uns rádios brutais em termos de seletividade e da capacidade de lerem sinais de longe (por exemplo, no Monte da Virgem, ao lado da torre da Antena 2 92.5, apanho a RCP 92.6 com som totalmente nítido).

A diferença de volume entre a Fóia e Monsanto é que é de 3x para 1x. Literalmente, quando comutava para Lisboa, a música ficava aos berros. O som do Algarve não tinha nenhuma expansão, acredito que ao cabo de 2 meses já esteja melhor.

As emissões de fim-de-semana na Mega já eram para o despacha (sic) há uns anos, imagino que agora ainda seja pior. Era raríssimo haverem diretos, faziam-no a Catarina Palma com alguma frequência, a Inês Andrade e a Inês Bento também iam fazendo, de resto, era tudo gravado. Até compreendo, se não pagam mais, eu faria exatamente o mesmo, mas essa de picar o ponto...

A Joana Sequeira pode ter jeito para muita coisa, seguramente fazer rádio não será o maior dos seus talentos (sic). Raramente ouço o Snooze, acho o programa demasiado fraco, nas manhãs ou é RR ou OBSRVDOR, mas quando pico, não noto grande evolução, como, apesar de tudo, devo reconhecer, tem existido nos parceiros de painel. Ainda assim, neste momento, a Mega apresenta um problema grande: faltam-lhe verdadeiras vozes de peso. Neste momento, se tivesse de recrutar para uma outra rádio, só o Diogo Pires e a Inês Nogueira seriam para mim opções.
A Matilde pode não ter a melhor das vozes para o que é considerado o padrão, embora eu até não desgoste do timbre, mas há que reconhecer a evolução desde as "vacinas de cultura", bem como a enorme capacidade de trabalho, que se reflete em aspetos como o que mencionaste, que demonstram atenção na preparação do programa. Pelo que me consta, é o tipo de profissional que não desliga o turbo, sempre pronta a dar mais. Isso é bom. Já fui injusto com ela, já lhe pedi desculpas por isso também, fica por isso aqui também o elogio, em sentido inverso. :-)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2222 em: Novembro 06, 2024, 02:52:54 am »
Os 97.1 comutam com os 92.4, disso não há dúvidas. Confirmo o teu relato, falta é power a Lisboa, justamente na zona que referes, entre Grândola e Alcácer, onde, por exemplo, a TSF já se escuta na perfeição. A SBSR falecida também tinha dificuldades, mas muito menos que a MEGAHITS, mas no centro de Lisboa o desempenho era mesmo muito fraco, em comparação com qualquer uma das outras. A melhor, quer para Norte, quer para sul, é de longe a TSF, seguida da África. MegaHits e Cidade FM devem estar a sair com não mais do que 1Kw, ambas chegam ao Carregado já mortas, a TSF, por exemplo, aguenta-se bem até Minde, onde vai alternando com 107.4. A SmoothFm está algures no intermédio, mais próximo da SBSR.

Não apanhaste com entradas da NOAR e da VIDANOVA? Eu apanhei de ambas, mesmo no topo de Grândola, entrou-me a NOAR de Oliveira de Azeméis a toda a força e não havia grandes vestígios de propagação. Estava num Fiesta, que têm uns rádios brutais em termos de seletividade e da capacidade de lerem sinais de longe (por exemplo, no Monte da Virgem, ao lado da torre da Antena 2 92.5, apanho a RCP 92.6 com som totalmente nítido).

A diferença de volume entre a Fóia e Monsanto é que é de 3x para 1x. Literalmente, quando comutava para Lisboa, a música ficava aos berros. O som do Algarve não tinha nenhuma expansão, acredito que ao cabo de 2 meses já esteja melhor.

As emissões de fim-de-semana na Mega já eram para o despacha (sic) há uns anos, imagino que agora ainda seja pior. Era raríssimo haverem diretos, faziam-no a Catarina Palma com alguma frequência, a Inês Andrade e a Inês Bento também iam fazendo, de resto, era tudo gravado. Até compreendo, se não pagam mais, eu faria exatamente o mesmo, mas essa de picar o ponto...

A Joana Sequeira pode ter jeito para muita coisa, seguramente fazer rádio não será o maior dos seus talentos (sic). Raramente ouço o Snooze, acho o programa demasiado fraco, nas manhãs ou é RR ou OBSRVDOR, mas quando pico, não noto grande evolução, como, apesar de tudo, devo reconhecer, tem existido nos parceiros de painel. Ainda assim, neste momento, a Mega apresenta um problema grande: faltam-lhe verdadeiras vozes de peso. Neste momento, se tivesse de recrutar para uma outra rádio, só o Diogo Pires e a Inês Nogueira seriam para mim opções.
A Matilde pode não ter a melhor das vozes para o que é considerado o padrão, embora eu até não desgoste do timbre, mas há que reconhecer a evolução desde as "vacinas de cultura", bem como a enorme capacidade de trabalho, que se reflete em aspetos como o que mencionaste, que demonstram atenção na preparação do programa. Pelo que me consta, é o tipo de profissional que não desliga o turbo, sempre pronta a dar mais. Isso é bom. Já fui injusto com ela, já lhe pedi desculpas por isso também, fica por isso aqui também o elogio, em sentido inverso. :-)

Tenho a mesma exata ideia que tens também, penso que até por causa da Mega Hits de Sintra, deve estar com esse Kw. A Cidade FM até há uns tempos tinha problemas em 91.6 no Parque das Nações, não sei se isso ainda se mantém, mas... é isso. Tinham que aumentar a potência, salvo erro a SBSR tinha 2 kW reais e a TSF está a emitir com 3 kW reais ou mesmo mais que isso (e bem precisam, por causa da ligação com 107.4).

Na troca não apanhei com entradas da No Ar, mas houve tentativas fortes por parte da Rádio Vida (97.1 Sobral de Monte Agraço), que interferiram um pouquinho de nada no sinal do Algarve nos momentos finais antes da troca definitiva para Lisboa, ali durante 2/3 km, não mais. Problema: quando trocas para Lisboa, na encosta norte da Serra de Grândola (grosso modo, grosso modo...), também tens interferências em 92.4 nos primeiros km's. Da ABC Portugal, de Ourém. O que é... interessante.

Agora está um pouco melhor que isso, mesmo assim, ainda tens diferença na casa dos 25% fácil. A expansão... não tens em grande quantidade, mas pelo menos é um pouco mais brilhante que o som da Mega na nossa frequência do Norte, em Valongo.

Tendo a concordar totalmente contigo aqui nesta apreciação de locutores, estados atuais de coisas e emissão ao fim de semana. A Inês Nogueira é absolutamente notável a evolução que fez e o Diogo Pires também está sólido. No demais... pouco me chama à atenção. Não ouvi um único painel da Margarida Antunes por exemplo, simplesmente não me puxa. Mas é impressionante: tiveste um relaunch em Junho deste ano, bem sólido, bem coeso com tudo, painéis, música nova e os melhores hits, e passado 1 ano caem os painéis todos. A instabilidade é demasiada.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2223 em: Novembro 06, 2024, 06:40:13 am »
Após 3 semanas sem a emissão local de  Viseu esta semana a mesma la voltou.
Volta o som rufenho que parece onda media.
Quem tem feito Viseu é a Mariana 11-16 e o Francisco 20-23.
Gosto bastante do Francisco para mim superior a influencer e ate mesmo a Matilde e o Zé Vida.
A Mariana muito fraca...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2224 em: Novembro 06, 2024, 08:32:05 pm »
Ora bem, eu, a título pessoal, concordo que ontem a democracia Norte Americana saiu fragilizada do dia de ontem. Contudo, entendo que um animador nâo deve afirmar em antena que a democracia Norte-Americana teve ontem "uma pesada derrota". Não, não foi uma referência ao partido democrata. E consigo identificar três ordens de razões para achar que este statmente num início de painel é desajustado.
Primeiramente, porque a Mega Hits não é uma rádio de informação. Aí, naturalmente, apesar da isenção, existe sempre uma linha editorial, mais para um lado ou para outro, e mesmo aí, os animadores e jornalistas tendem a ser neutros. A esse respeito, sugiro que ouçam algumas das intervenções do José Carlos Trindade em antena, na rúbrica com o Osório. É um excelente tratado de como deve intervir um animador. Já por várias vezes marcou o ponto que aqui estou a referir, quando se toca em temas mais polémicos, que claramente deixam perceber que o deixam incomodado.
Em segundo lugar, até ver, não temos razões para crer que as eleições foram falseadas. Os Republicanos, um partido histórico do sistema americano não são, seguramente um partido fascista. Donald Trump não é a totalidade dos seus eleitores, que merecem ver o seu voto respeitado. É assim em democracia.
Em terceiro lugar, tal como referi para a Antena 3, este tipo de declarações são motivo para, automaticamente se mudar de posto de escuta, por parte de um ouvinte que seja mais de direita, que presumo que a Mega não queira ou esteja em condições de desprezar. Foi exatamente o que fez o motorista da STCP do autocarro em que viajava. Trocou para onde? Cidade FM, claro está!

A uma rádio como a Mega, deve tocar no tema eleitoral? Claro que sim. Olhem, logo de seguida, uma informação curiosa. Sabrina Carpenter, através dela, 36k eleitores inscritos para votar, 183k impactados, a superar os números da Taylor, que se pensava ser a celebridade mais influente. Ainda assim, face à realidade americana, algo muito baixo, o que nos deve levar a refletir sobre o real papel das celebridades na capacidade de influenciar o voto popular.
Em suma, não estou, obviamente a pedir à Matilde que renegue o seu posicionamento político. Como escrevi, estou de acordo com o ponto dela. Porém, é meu entendimento que ao micro se tem de ser mais neutro.

Em termos de falhas, hoje a Mega está péssima. De manhã, pelas 10.40 tinha todos os emissores do Grande Porto em baixo, Gondomar, Braga e Aveiro.

Pouco depois do dito take, pus os auscultadores e segui a ouvir a emissão. Embrace it acabou, branca de uns 20 segundos, a música volta a entrar nos últimos 20 segundos finais, e só aí segue para a seguinte. 
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2225 em: Novembro 07, 2024, 10:19:44 am »
Gosto bastante do Francisco para mim superior a influencer e ate mesmo a Matilde e o Zé Vida.
A Mariana muito fraca...

Conguito desapareceu? Para além destes relatos da sua ausência em Viseu (que não consigo escutar daqui) tenho reparado que já não é chamado para fazer substituições, como acontecia há uns meses.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2226 em: Novembro 07, 2024, 10:54:54 am »
A Mariana muito fraca...

Se acham que, atualmente, os jovens (público-alvo desta rádio) ouvem este "Volta o som rufenho que parece onda media.", então está tudo errado na tecnologia usada por esta emissora... que desperdício de recursos financeiros! Volta rádio SIM.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2227 em: Novembro 07, 2024, 02:16:07 pm »
Antes de mais, as minhas desculpas, mas escrever no telefone, dá nisto:

[...] nâo deve [...[que este statmente num [...] na rúbrica com [...]
Obviamente é "não"; "statement" sem e no final; rubrica, sem a acentuação do u.
As minhas desculpas pelo mau uso da língua portuguesa.

Em relação a esta frase, eu próprio tive de pensar o que queria dizer com ela:

Donald Trump não é a totalidade dos seus eleitores, que merecem ver o seu voto respeitado. É assim em democracia.
Dever-se-ia ler: a totalidade dos americanos que votaram em Donald Trump não comungam do seu pensamento nas matérias mais extremadas e posições antidemocráticas. Merecem ver o seu voto respeitado, é assim em democracia. O mesmo exato ponto que aqui referimos, incluindo os dois partidos moderados, a respeito dos eleitores do Chega. Em português popular: não é com vinagre que se caçam moscas.

Da forma que escrevi, soou bastante estranho. ;D

Conguito desapareceu? Para além destes relatos da sua ausência em Viseu (que não consigo escutar daqui) tenho reparado que já não é chamado para fazer substituições, como acontecia há uns meses.
Ainda consta da equipa, mas está a poucos dias de atingir a idade que na Mega, parece maldição, os 30 anos. É provável que comece, cada vez mais, a estar em funções de backoffice, que também existem numa rádio, e que os locutores também desempenham. Além disso, a Mega neste momento tem mais três suplentes: a Petra, a Margarida e o Francisco.

Se acham que, atualmente, os jovens (público-alvo desta rádio) ouvem este "Volta o som rufenho que parece onda media.", então está tudo errado na tecnologia usada por esta emissora... que desperdício de recursos financeiros! Volta rádio SIM.
Nem os idosos gostam desse tipo de som. Já agora, a propósito de condições, a Mega não usa mesmo os estúdios do CPN, pois não? O Diogo veio esta semana moderar um painel aqui ao Politécnico, mas, aparentemente, terá sido a Petra a assegurar a emissão. Diria que dava tempo para ele ter feito o programa a partir de Gaia, como já aconteceu em várias ocasiões na RFM e na RR.

Citação de: Público
Charli XCX, Deftones, Fontaines D.C., Central Cee, Jamie xx e Beach House estão entre os nomes que constam das letras grandes da edição do próximo ano do Primavera Sound Porto, que revelou esta quinta-feira a sua programação (quase) completa.
Primavera Sound Porto com Charli XCX, Fontaines D.C., Deftones e Beach House
O festival, habitualmente de três dias, regressa ao Parque da Cidade num formato ampliado, entre 12 e 15 de Junho de 2025 — o último dia, cujo alinhamento deverá ser divulgado brevemente, será dedicado à música electrónica.
As estrelas pop Sabrina Carpenter e Chappell Roan, que fazem parte do lote de cabeças de cartaz do próximo Primavera Sound Barcelona, o “irmão mais velho” do Primavera portuense, não passam por Portugal.

Pergunto-me se, com este cartaz, que desilude na vertente mais Pop, aquela em que a Mega é forte, por comparação a Barcelona, continua a fazer sentido esta ser a rádio oficial deste Festival. Para mim, a resposta é óbvia: não. Não justifica apenas por Charli XCX.
Rádio é:

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2228 em: Novembro 07, 2024, 02:20:49 pm »
Antes de mais, as minhas desculpas, mas escrever no telefone, dá nisto:

[...] nâo deve [...[que este statmente num [...] na rúbrica com [...]
Obviamente é "não"; "statement" sem e no final; rubrica, sem a acentuação do u.
As minhas desculpas pelo mau uso da língua portuguesa.

Em relação a esta frase, eu próprio tive de pensar o que queria dizer com ela:

Donald Trump não é a totalidade dos seus eleitores, que merecem ver o seu voto respeitado. É assim em democracia.
Dever-se-ia ler: a totalidade dos americanos que votaram em Donald Trump não comungam do seu pensamento nas matérias mais extremadas e posições antidemocráticas. Merecem ver o seu voto respeitado, é assim em democracia. O mesmo exato ponto que aqui referimos, incluindo os dois partidos moderados, a respeito dos eleitores do Chega. Em português popular: não é com vinagre que se caçam moscas.

Da forma que escrevi, soou bastante estranho. ;D

Ainda consta da equipa, mas está a poucos dias de atingir a idade que na Mega, parece maldição, os 30 anos. É provável que comece, cada vez mais, a estar em funções de backoffice, que também existem numa rádio, e que os locutores também desempenham. Além disso, a Mega neste momento tem mais três suplentes: a Petra, a Margarida e o Francisco.

Nem os idosos gostam desse tipo de som. Já agora, a propósito de condições, a Mega não usa mesmo os estúdios do CPN, pois não? O Diogo veio esta semana moderar um painel aqui ao Politécnico, mas, aparentemente, terá sido a Petra a assegurar a emissão. Diria que dava tempo para ele ter feito o programa a partir de Gaia, como já aconteceu em várias ocasiões na RFM e na RR.

Citação de: Público
Charli XCX, Deftones, Fontaines D.C., Central Cee, Jamie xx e Beach House estão entre os nomes que constam das letras grandes da edição do próximo ano do Primavera Sound Porto, que revelou esta quinta-feira a sua programação (quase) completa.
O festival, habitualmente de três dias, regressa ao Parque da Cidade num formato ampliado, entre 12 e 15 de Junho de 2025 — o último dia, cujo alinhamento deverá ser divulgado brevemente, será dedicado à música electrónica.
As estrelas pop Sabrina Carpenter e Chappell Roan, que fazem parte do lote de cabeças de cartaz do próximo Primavera Sound Barcelona, o “irmão mais velho” do Primavera portuense, não passam por Portugal.

Pergunto-me se, com este cartaz, que desilude na vertente mais Pop, aquela em que a Mega é forte, por comparação a Barcelona, continua a fazer sentido esta ser a rádio oficial deste Festival. Para mim, a resposta é óbvia: não. Não justifica apenas por Charli XCX.
Justificasse a Comercial apoiar o Alive quando 90% do cartaz não faz parte, nem nunca o fará da playlist da mesma, ou o Sudoeste ser apoiado também pela RFM?

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2229 em: Novembro 10, 2024, 09:23:32 pm »
Estou em crer que amanhã será o ultimo programa do Diogo Pires na Mega. Agendou uma "novidade" nas suas redes sociais para após a hora do seu programa. A olhar para a cor azul da publicação, RR?

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2230 em: Novembro 10, 2024, 09:28:16 pm »
Estou em crer que amanhã será o ultimo programa do Diogo Pires na Mega. Agendou uma "novidade" nas suas redes sociais para após a hora do seu programa. A olhar para a cor azul da publicação, RR?
Desfalcar ainda mais a Mega, ui.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2231 em: Novembro 10, 2024, 09:41:49 pm »

Diogo Pires na Renascença? Era o tiro de misericórdia na Mega. Só a Inês não aguenta aquilo sozinha!

No entanto, últimos programas à 2ª não costumam existir...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2232 em: Novembro 10, 2024, 09:46:28 pm »
Para onde quer que vá ( se é que vai ) merece voos maiores.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2233 em: Novembro 10, 2024, 09:48:10 pm »
Para onde quer que vá ( se é que vai ) merece voos maiores.

Sem dúvida. E por acaso até está em perfil e tudo para a RR.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2234 em: Novembro 10, 2024, 10:00:18 pm »
O Conguito estava na Dinamarca.
Diogo na RR?