Em tempos, escreveu-se que a Mega Hits da Fóia não ia comutar com Lisboa. Fiz hoje esse teste.
Tenho o prazer em informar que na A2, comuta perfeitamente com Lisboa, e o problema que existe não é culpa da frequência algarvia, mas sim... da falta de potência da de Lisboa.
Tem um desempenho quase perfeito em Odemira, bem como no IC1 a caminho de Grândola, e só tem uma falha a sério na zona da entrada das portagens de Grândola Sul, em que deixa de se captar por momentos, depois voltando assim que saímos da portagem.
Em plena A2, comuta diretamente na subida de Grândola de 97.1 para Lisboa, 92.4. O problema é depois, e é com a própria frequência de Lisboa: apresenta várias zonas em que a captação, durante alguns km's, é bastante fraca (mono com ruído, audível ainda) e a certa altura fica mesmo nula, por duas vezes. Tenta trocar para o Algarve, mas não há sinal. A captação só é melhor e mais estabilizada a partir de Alcácer do Sal.
O som da Mega Hits Algarve também é bastante digitalizado em FM, um pouco inferior em volume a Lisboa, mas o problema não é da potência que sai da Fóia.
A R/Com tem que dar mais potência à emissão da Mega Hits em Lisboa para isso ser um conceito, porque pelo menos em 90.4, tenho boa memória da emissão chegar um bom bocadinho melhor a esta zona. Se isso não se consegue nem foi adaptado, é reflexo do estado a que chegou a técnica na R/Com
—
A Joana Sequeira faz uma animação gravada bastante fraca, sem grande relevo. O take final às 18h50 foi algo do estilo "bem, tenho que abandonar que amanhã pico o ponto às 7 e isto já se está a fazer tarde", um frete inacreditável para uma emissão... gravada. Pede-se realismo, mas isto é completa falta de noção, é ir para o extremo oposto nisto.
Quem ia comigo perguntou: "Gostaste desta intervenção?". Nem a pessoa gostou nem eu gostei.
A Matilde Prata que lhe sucedeu é um caso distinto: timbre mais fraco que o da Joana, mas animação bastante mais natural. Até o "Aposto que, se andas por Trás-os-Montes, não tens dormido grande coisa esta semana..." foi um excelente plug para falar da semana do caloiro da UTAD de Vila Real, entre o melhor que já tenho visto neste estilo. Merecia melhor trabalho no microfone para contornar o excesso de agudos com que ela ficou e ter mais médios, normalizar mais a voz como fazem na RR à Miriam Gonçalves.
A seleção musical foi agradável qb e deu para ouvir com gente 25+ no carro ao longo de mais de 2 horas. Não consigo fazer isso com a Cidade FM. É muito próxima à da RFM a espaços, já foi pior nisto, mas continua a acontecer.
No geral continua uma rádio fraca. Para fazer som ambiente serviu bem. Para ser rádio mais a sério... não.