Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 588298 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2205 em: Outubro 16, 2024, 11:58:23 pm »
Só se aqui há uns anos a então Rádio Fóia estava a operar com elementos radiantes mais eficazes. Ou então havia "marosca", se é que me faço entender...

A questão é que 500w e aquela altitude e localização dão mesmo para fazer pelo menos parte do que faziam... mesmo a nível de finanças seria contraproducente meterem muito mais do que isso para uma mera rádio local.

Quem está por dentro da questão técnica da Fóia (como eu estava), acreditamos que as antenas no topo da serra não estão a 100%, para além das empresas que prestam serviços técnicos às rádios (Sitemaster e empresas equiparadas) afirmarem que sim.

O emissor - o equipamento em si - pode também não estar ou já estar mais remendado ao nível de hardware.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2206 em: Outubro 17, 2024, 12:27:56 am »
Eu estive a olhar com atenção para a torre, e inclusive tirei fotos e o que vi foi apenas um elemento radiante conectado a meio da torre, os outros 4 típicos de ferradura estavam sem cablagem, ou seja, sem efeito.
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2207 em: Outubro 17, 2024, 01:26:03 am »
Não esqueçamos que a RR está a alugar apenas, provavelmente, não terá muitos incentivos para investir no emissor, se daqui a 5 anos o investimento vai para o galheiro. Sendo certo que tendo lá a torre da RR e da RFM, poderia por a sair a Mega de lá, se calhar se roubasse um elemento radiante a cada uma das rádios, nem faria grande diferença no resultado final dos 98.6 e dos 104.9, dado que há São Miguel e Mendro próximos, a Fóia, apesar de chegar longe, só precisa de cobrir eficazmente o Barlavento Algarvio.

Claro que mesmo uma local pode ter incentivo a fazer a marosca que o Luís referiu. Se for ouvida eficazmente em todo o Algarve, e ainda cobrir uma boa parte do Alentejo, consegue mais publicidade local. Para além disso, os 97.1 da Vida Nova já estão a 250km, e parecem-me, sinceramente, uma frequência um tanto ou nada fantasma. O incentivo para carregar no acelerador são interessantes.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2208 em: Outubro 17, 2024, 12:01:54 pm »
Só se aqui há uns anos a então Rádio Fóia estava a operar com elementos radiantes mais eficazes. Ou então havia "marosca", se é que me faço entender...
🤐🤐🤐
Não esqueçamos que a RR está a alugar apenas, provavelmente, não terá muitos incentivos para investir no emissor, se daqui a 5 anos o investimento vai para o galheiro. Sendo certo que tendo lá a torre da RR e da RFM, poderia por a sair a Mega de lá, se calhar se roubasse um elemento radiante a cada uma das rádios, nem faria grande diferença no resultado final dos 98.6 e dos 104.9, dado que há São Miguel e Mendro próximos, a Fóia, apesar de chegar longe, só precisa de cobrir eficazmente o Barlavento Algarvio.
Eu penso exatamente isso, porque só isso justifica o não investimento da Mega no centro emissor da ex-Fóia.
Concordo também, que, provavelmente, a Mega sairia com maior cobertura desde do centro de emissor da RR na Foia, porque a julgar pela cobertura da RR e da RFM em praticamente toda a região algarvia, faz me querer que realmente a Mega estaria melhor ao pé das suas irmãs mais velhas.
Mas não sei se emitir desde do Centro Emissor da antiga Fóia, não fez parte do protocolo de aluguer do grupo RR à cooperativa da Rádio Fóia.
A partir dos dados que escrevi ontem, tudo vira especulação.
Se as pessoas que sabem mais sobre o tema, que lêem o fórum, decidirem vir cá partilhar algumas coisas connosco, todos agradecemos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2209 em: Outubro 25, 2024, 01:26:54 pm »
MegaHits amanhã a assumir as suas funções de local de Coimbra, cobrindo o Fórum Municipal da Juventude entre as 14h e as 19h em direto do convento de São Francisco. É uma organização conjunta da UC e do IPC, contando com a presença da Ministra da Juventude.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #2210 em: Outubro 29, 2024, 11:06:52 pm »
Por estes dias, Diogo a fazer 10/13 (Inês doente) e Margarida Antunes 13/16. Interessante estas trocas para percebermos que:

1) Ainda não há confiança na Margarida para conduzir entrevistas (estes dias o Diogo recebeu gente das académicas em direto de manhã, deve ter sido essa a única razão para ter ido parar a este horário) uma vez que a Margarida já substituiu a Nogueira no painel 10/13 outrora, nunca com entrevistas;
2) Ouvindo o painel da tarde, a confirmação de que esta ainda está a anos-luz do que esperava ser o mínimo para se subir ao microfone da Mega hits. O painel 13/16 assegurado pela Margarida foi fraco.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2211 em: Outubro 30, 2024, 12:00:36 am »
Por estes dias, Diogo a fazer 10/13 (Inês doente) e Margarida Antunes 13/16. Interessante estas trocas para percebermos que:

1) Ainda não há confiança na Margarida para conduzir entrevistas (estes dias o Diogo recebeu gente das académicas em direto de manhã, deve ter sido essa a única razão para ter ido parar a este horário) uma vez que a Margarida já substituiu a Nogueira no painel 10/13 outrora, nunca com entrevistas;
2) Ouvindo o painel da tarde, a confirmação de que esta ainda está a anos-luz do que esperava ser o mínimo para se subir ao microfone da Mega hits. O painel 13/16 assegurado pela Margarida foi fraco.

Antes de mais, votos de uma rápida recuperação para a Inês. Evidentemente que a Mega neste momento está muito debilitada, sendo curioso que as suas duas melhores vozes estejam entre pontas. Aliás, para mim incompreensível é que o Diogo e a Inês nunca tenham trabalhado juntos regularmente, sendo que quando o fizeram esporadicamente resultou bem. Portanto, para entrevistas, diria que um dos dois será o normal.

Vi também alguns reacts vindos de fora do meio, à entrevista que a Petra e a Mada fizeram à Balseiro no sábado, que foi considerada muito boa. Não ouvi, portanto, limito-me a retransmitir, mas acho que ambas são nomes com muito potencial de crescimento, embora a Madalena precisasse, a meu ver, de um host melhor para brilhar mais. Nota-se a diferença quando está sozinha com a Maia, que lhe abre muito mais o flanco para rematar.  ;D

A Margarida ouvi dois painéis dela, não desgostei, mas obviamente, precisa de crescer. É mais um caso de uma influencer contratada. Ok, já tivemos casos que resultaram, mormente o da Maia, acredito que possa ser o caso. Mas, em minha opinião, esse fenómeno resulta melhor em TV do que em rádio. Prefiro, sinceramente, casos como o da Inês, da Ana, ou até da Teresa, que de um excelente trabalho na rádio, ganham um espaço de influência e de crescimento no digital brutal. Porquê? É sinónimo que o trabalho que estão a fazer como locutoras é realmente bom.
Rádio é:

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2212 em: Outubro 30, 2024, 11:22:27 am »
Mega Hits da Fóia 97.1 cheia de cortes, parece um disco riscado... não dá para ouvir assim nestas condições
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #2213 em: Outubro 31, 2024, 05:19:07 pm »
90.6 no centro de Gaia totalmente empastelados pela mistura de Cidade FM e RR. Nenhuma das demais de Santa Justa lhe acontece o mesmo. A MEGAHITS está totalmente inaudível, só se estiveres a apontar com a antena para um local muito específico. O sinal da Mega é tão fraco que se largares o equipamento se perde totalmente. Isto vai de mal a pior.
Até a NOV3CINC se capta com melhor qualidade e está na Póvoa de Lanhoso, a 0.2 da RR.
« Última modificação: Outubro 31, 2024, 05:20:41 pm por pdnf »
Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #2214 em: Outubro 31, 2024, 08:31:55 pm »
Tanto quanto me foi dado a conhecer numa recente reunião que tive com o regulador das comunicações, o feedback que tive sobre a equipe técnica do grupo RR é de que está muito depauperada, fruto de rescisões e reformas. O que me disseram é que com os que estão não é possível fazer milagres e que o cenário é tão mau que se houver uma avaria a uma sexta feira após o horário de trabalho a mesma só é intervencionada na segunda seguinte, na melhor das hipóteses.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2215 em: Outubro 31, 2024, 09:54:03 pm »
Ok, tudo bem... mas ter um novo emissor (os 97.1) a funcionar sem processador, onde se tem notado um cuidado na mesa de som para nao provocar desníveis de volume, mas mesmo assim estes são inevitáveis, há 3 meses... A situação dos cortes já foi resolvida (notava se que era do buffer do som que vinha por IP), mas o som continua a não ser muito convidativo
Luís Gonçalves

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2216 em: Outubro 31, 2024, 10:22:10 pm »
A Megahits também parece não estar a arriscar muito na playlist. Parece haver muita repetição de música com quase 1 ano, e quase não se houve ''mais música nova'', pelo menos nas horas de pico, nos programas da manhã e tarde.

Há umas semanas notava-se mais música fresca e mais arrojo, mas de repente cortaram as asas da Mega. Não sei se tem a ver com quem está na mesa de mistura no momento, ou se é medo do sr Nelson Cunha.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2217 em: Outubro 31, 2024, 10:36:31 pm »
Noto muita musica brasileira

pdnf

• Hero Member
« Responder #2218 em: Novembro 03, 2024, 12:10:16 am »
Noto muita musica brasileira

Já não ouvia a Mega há pelo menos um mês. Na sexta-feira sintonizei-a na transição de painéis da Inês e do Diogo, basicamente só apanhei funk. MC's aos pontapés. Onde anda a boa pop que a Mega normalmente passa? Não percebo esta deriva ora vira para a pop, ora tenta ir atrás da Cidade FM. Parece que estão mesmo em navegação à vista.

Há umas semanas notava-se mais música fresca e mais arrojo, mas de repente cortaram as asas da Mega. Não sei se tem a ver com quem está na mesa de mistura no momento, ou se é medo do sr Nelson Cunha.

Obviamente que quem é host pode, quanto muito, trocar a ordem de uma ou outra música, ou seja, alinhar o programa, não mais do que isso. A decisão, imagino que esteja nas mãos do Sr. Nélson, coadjuvado pela coordenadora musical, D. Ana Margarida Rosa.

Ok, tudo bem... mas ter um novo emissor (os 97.1) a funcionar sem processador, onde se tem notado um cuidado na mesa de som para nao provocar desníveis de volume, mas mesmo assim estes são inevitáveis, há 3 meses... A situação dos cortes já foi resolvida (notava se que era do buffer do som que vinha por IP), mas o som continua a não ser muito convidativo
Isso é desleixo, é o que é. A partir de Grândola, torna-se horrível ir a ouvir a MegaHits, por causa dessa diferença de volumes.

Tanto quanto me foi dado a conhecer numa recente reunião que tive com o regulador das comunicações, o feedback que tive sobre a equipe técnica do grupo RR é de que está muito depauperada, fruto de rescisões e reformas. O que me disseram é que com os que estão não é possível fazer milagres e que o cenário é tão mau que se houver uma avaria a uma sexta feira após o horário de trabalho a mesma só é intervencionada na segunda seguinte, na melhor das hipóteses.
Confirmo o que disseste, por uma conversa que tive com um técnico da R/Com há um ano, numa emissão fora de portas. Nunca o escrevi aqui, porque era "inside information", mas também não era difícil perceber isso. Os 90.6 já morreram duas vezes a um sábado, só segunda ao final da tarde ficaram operacionais. Para além disso, continuam no estado miserável que descrevi. A situação que relatei de empastelamento da MegaHits pela... Cidade FM, mas também pela própria...RR, ou seja, por duas frequências da RETI, detectei-a 350m do Centro de Produção do Porto. Imagino que também por lá, tal como  nós fazemos, volta e meia dêem uma varridela ao especrto para perceber como vão as coisas. Não sei como nunca detetaram isto. Para além dos 90.7 da FESTIVAL /CM RADIO.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2219 em: Novembro 03, 2024, 11:55:54 pm »
Em tempos, escreveu-se que a Mega Hits da Fóia não ia comutar com Lisboa. Fiz hoje esse teste.

Tenho o prazer em informar que na A2, comuta perfeitamente com Lisboa, e o problema que existe não é culpa da frequência algarvia, mas sim... da falta de potência da de Lisboa.

Tem um desempenho quase perfeito em Odemira, bem como no IC1 a caminho de Grândola, e só tem uma falha a sério na zona da entrada das portagens de Grândola Sul, em que deixa de se captar por momentos, depois voltando assim que saímos da portagem.

Em plena A2, comuta diretamente na subida de Grândola de 97.1 para Lisboa, 92.4. O problema é depois, e é com a própria frequência de Lisboa: apresenta várias zonas em que a captação, durante alguns km's, é bastante fraca (mono com ruído, audível ainda) e a certa altura fica mesmo nula, por duas vezes. Tenta trocar para o Algarve, mas não há sinal. A captação só é melhor e mais estabilizada a partir de Alcácer do Sal.

O som da Mega Hits Algarve também é bastante digitalizado em FM, um pouco inferior em volume a Lisboa, mas o problema não é da potência que sai da Fóia.

A R/Com tem que dar mais potência à emissão da Mega Hits em Lisboa para isso ser um conceito, porque pelo menos em 90.4, tenho boa memória da emissão chegar um bom bocadinho melhor a esta zona. Se isso não se consegue nem foi adaptado, é reflexo do estado a que chegou a técnica na R/Com

A Joana Sequeira faz uma animação gravada bastante fraca, sem grande relevo. O take final às 18h50 foi algo do estilo "bem, tenho que abandonar que amanhã pico o ponto às 7 e isto já se está a fazer tarde", um frete inacreditável para uma emissão... gravada. Pede-se realismo, mas isto é completa falta de noção, é ir para o extremo oposto nisto.

Quem ia comigo perguntou: "Gostaste desta intervenção?". Nem a pessoa gostou nem eu gostei.

A Matilde Prata que lhe sucedeu é um caso distinto: timbre mais fraco que o da Joana, mas animação bastante mais natural. Até o "Aposto que, se andas por Trás-os-Montes, não tens dormido grande coisa esta semana..." foi um excelente plug para falar da semana do caloiro da UTAD de Vila Real, entre o melhor que já tenho visto neste estilo. Merecia melhor trabalho no microfone para contornar o excesso de agudos com que ela ficou e ter mais médios, normalizar mais a voz como fazem na RR à Miriam Gonçalves.

A seleção musical foi agradável qb e deu para ouvir com gente 25+ no carro ao longo de mais de 2 horas. Não consigo fazer isso com a Cidade FM. É muito próxima à da RFM a espaços, já foi pior nisto, mas continua a acontecer.

No geral continua uma rádio fraca. Para fazer som ambiente serviu bem. Para ser rádio mais a sério... não.