Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 576585 vezes)

vitor2310h

• Full Member
Re: Mega Hits
« Responder #585 em: Novembro 11, 2021, 11:32:13 pm »
Hoje liguei a Mega Hits e mais parecia estar a ouvir a M80, não é que seja mau de todo, mas não é preciso irem recuperar canções de 99-2001, para mim certas canções de 2005-2013 já vão sendo clássicos e enquadravam-se melhor na playlist, não era preciso ir buscar músicas tão antigas.

De facto também por momentos com a mesma sensação, ainda para mais quando por exemplo de tarde ouvi a "Kylie Minogue - Can't Get You Out Of My Head" na Mega e agora à noite exatamente a mesma música na M80.

pdnf

• Hero Member
« Responder #586 em: Novembro 12, 2021, 01:14:44 pm »
Hoje liguei a Mega Hits e mais parecia estar a ouvir a M80, não é que seja mau de todo, mas não é preciso irem recuperar canções de 99-2001, para mim certas canções de 2005-2013 já vão sendo clássicos e enquadravam-se melhor na playlist, não era preciso ir buscar músicas tão antigas.

De facto também por momentos com a mesma sensação, ainda para mais quando por exemplo de tarde ouvi a "Kylie Minogue - Can't Get You Out Of My Head" na Mega e agora à noite exatamente a mesma música na M80.

Não sei se é o caso, mas há algo que não se pode descorar, é que muitas destas músicas antigas estão outra vez a bater muito forte por causa dos reels e do tik-tok, como tal, pode ser uma boa opção para alargar o espectro do público, por lado malta mais nova, por outra os mais chegados aos 30.

O reposicionamento também pode ser feito com outro tipo de abordagem. Por exemplo, hoje o Snooze esteve 35 minutos seguidos com palavra, a partir das 10:00h, na entrevista ao BenjPrice devido ao lançamento do seu novo single, só com o mesmo pelo meio. Isto é fazer diferente e fazer melhor. Verdade que o rapaz é amigo dos animadores, é o marido da Maria Correia, e, portanto, facilmente a conversa floresce, mas ainda assim é de louvar. Podiam aproveitar a embalagem e passar o novo podcast do Alexandre para o ar, fazia todo o sentido.

Não vejo com maus olhos esta transformação da Mega, aliás, como venho aqui referindo, há muito que acho que a mesma deve deslocar da Cidade FM e focar-se no público jovem adulto e menos nos adolescentes. Até porque isto resolve vários problemas, passo a enumerar:

Desde logo, uma Cidade que é fortíssima no target dos adolescentes e onde, já agora, abunda o azeite virgem extra e a palhaçada. É uma rádio feita por garotada, que dá um papel secundário aos melhores quadros (Laura e Inês) e que recebe despromovidos da Liga Adulta. Por isso mesmo, é difícil ganhar a esta equipa, com estas características, quando do outro lado, tens pesssoas diametralmente diferentes, melhores quadros dentro daquilo que vulgarmente se considera que deve ser fazer rádio, alguns deles serão (ou já são) profissionais de excelência.

Por outro lado, a Mega sendo uma rádio mais polida, claramente orientada para um extrato social diferenciado, uma rádio da Emissora Católica Portuguesa, tem de ter alguns limites que não podem ser ultrapassados na Quinta do Bom Pastor, e que o podem ser na Sampaio e Pina. Por isso mesmo, este reposicionamento faz sentido, mais adulto sem perder a informalidade e a qualidade. Pode não trazer audiências no imediato, mas o caminho não se constrói em 3 meses, talvez num ano ou mais. Esta semana houve a nova sessão fotográfica, presumo que venha aí uma campanha de marketing mais agressiva. Mexer na playlist, equilibrando hits do passado (que até podiam ter um espaço dedicado em antena) com hits atuais, novos estilos, do soul ao R&B, algum rock diferente, indie, grove e quiçá até algumas coisas mesmo diferentes, em espaços apropriados. É preferível que repetir a Woman de 30 em 30 minutos. No fundo aquilo que está a fazer a Vodafone faz todo o sentido.

Tem de ser, contudo, muito criteriosa. Mais do que o género musical, importa que o que passa tenha muita qualidade. Podiam também dar alguma liberdade na playlist aos animadores, ou criar um espaço como tem a TSF de "a minha playlist", em que ia rodando entre convidados e locutores..

Precisava também de voltar aos informativos, não digo de hora a hora, mas pelo menos um por painel, e até podia ser aos 30 minutos. Essa ideia de que a malta nova não quer saber do que se passa no mundo é errada. E podiam fazê-lo utilizando os elementos mais jovens da redação, num estilo mais informal, penso, por exemplo, na Beatriz Lopes que me parece ter a cara e voz certas para essa função, mas haverão outros nomes.

Tem de olhar ainda melhor para o horário noturno (o Alexandre precisa de companhia feminina e de um programa mais dinâmico) e para os fins-de-semana, que precisam de conteúdos que atraiam, e com maior iteração do que passar música seguida durante 48 horas.

No fundo, muito do que aqui proponho não custa mais dinheiro ou são investimentos reduzidos. Ninguém fala em adquirir mais locais, embora isso também fosse necessário para cobrir melhor certas áreas do país que hoje não têm uma receção excecional ou mesmo nenhuma, mas com esta lei da rádio e as horas locais acho difícil (sendo certo que podiam continuar a ignorar olimpicamente a mesma). Por outro lado, sabe-se que existe contenção de custos na R/Com.

Há ainda um outro aspeto que este reposicionamento tem de positivo. Permite poupanças. Isto porque se a Mega continuar a ser uma rádio teenager, vai ter de renovar metade do parque de animadores no máximo em ano e meio, pois atingem o prazo de validade. Ao envelhecerem com o auditório, esse problema esbate-se, podendo fazer uma contratação ano, até para cobrir mais licenças de maternidade que irão existir certamente em breve e irem apostando nelas paulatinamente, como irão fazer com a Inês Bento. Por outro lado, dá tempo a que outro pessoal que está acima deles vá saindo do grupo, seja para reforma ou para outras funções e assim vai fazendo uma melhor gestão dos quadros, podendo daqui por 4/5 anos fazer um rejuvenescimento mais a sério.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #587 em: Novembro 12, 2021, 03:11:28 pm »
Ouvi a Mega Hits em 90.6 e sinceramente a playlist está de uma falta de puxar que é notável.

Ah, e a modulação e equalização estão demasiado "escuras", estão todas para baixo, pelo menos nessa frequência. Não cativa mesmo a ouvir. Para mais na Afurada e depois na a44 apanha pelos 90.7...

pdnf

• Hero Member
« Responder #588 em: Novembro 12, 2021, 03:58:46 pm »
Ouvi a Mega Hits em 90.6 e sinceramente a playlist está de uma falta de puxar que é notável.

Ah, e a modulação e equalização estão demasiado "escuras", estão todas para baixo, pelo menos nessa frequência. Não cativa mesmo a ouvir. Para mais na Afurada e depois na a44 apanha pelos 90.7...

A playlist já esteve melhor, mas isso também nestas rádios depende muito dos lançamentos que vão existindo. Agora, podiam era ir variando mais do que passar a Woman a todas as horas ou quase (desde as 12h já foram 3 vezes).

Os emissores da MegaHits, pelo menos a Norte, são o grande calcanhar daquiles da rádio. Os 90.6 serão sem dúvida dos piores. Em comparação com os 92.9 e os 96.5 têm um som muito pior, mais bafo, baixo, rouco, para além disso, leva com aquele ruído de analógico que se torna deveras incomodativo, tendo dias em que este é mesmo mais forte, ao ponto de forçar a mudança de estação. Sempre que posso, tento usar ou a frequência de Braga ou de Aveiro. Aliás, no meu escritório na zona do São João, em quase todo o edifício se apanha melhor em 92,9, mas no ponto particular onde estou localizado por acaso não tenho essa sorte. Mas mesmo os 92.9 em comparação com os 97.5 da RUM e com os 106.0 da Antena Minho que levam com a RR da Lousã, apresentam pior desempenho no distrito do Porto, pressumo que tenham os elementos refletores mais orientados a Norte, porque, de facto da RUM e da Antena Minho não há sinal em território espanhol, ao passo que da Mega, que falha na serra da Agra, mas depois já do lado Espanhol ainda consegue meter sinal, embora não excessivamente forte. Ou então não estão a utilizar a potência total, não sei.

A questão dos 90.7, já mandei email para as três rádios envolvidas, Festival, Nova e MegaHits, ninguém responde. Na Afurada, contudo, não me parece que sejam os 90.7 mas sim falha de sinal. Tanto os emissores do Monte da Virgem como de Santa Justa apresentam dificuldades nas margens do Douro.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #589 em: Novembro 12, 2021, 05:07:03 pm »

A playlist já esteve melhor, mas isso também nestas rádios depende muito dos lançamentos que vão existindo. Agora, podiam era ir variando mais do que passar a Woman a todas as horas ou quase (desde as 12h já foram 3 vezes).

Os emissores da MegaHits, pelo menos a Norte, são o grande calcanhar daquiles da rádio. Os 90.6 serão sem dúvida dos piores. Em comparação com os 92.9 e os 96.5 têm um som muito pior, mais bafo, baixo, rouco, para além disso, leva com aquele ruído de analógico que se torna deveras incomodativo, tendo dias em que este é mesmo mais forte, ao ponto de forçar a mudança de estação. Sempre que posso, tento usar ou a frequência de Braga ou de Aveiro. Aliás, no meu escritório na zona do São João, em quase todo o edifício se apanha melhor em 92,9, mas no ponto particular onde estou localizado por acaso não tenho essa sorte. Mas mesmo os 92.9 em comparação com os 97.5 da RUM e com os 106.0 da Antena Minho que levam com a RR da Lousã, apresentam pior desempenho no distrito do Porto, pressumo que tenham os elementos refletores mais orientados a Norte, porque, de facto da RUM e da Antena Minho não há sinal em território espanhol, ao passo que da Mega, que falha na serra da Agra, mas depois já do lado Espanhol ainda consegue meter sinal, embora não excessivamente forte. Ou então não estão a utilizar a potência total, não sei.

A questão dos 90.7, já mandei email para as três rádios envolvidas, Festival, Nova e MegaHits, ninguém responde. Na Afurada, contudo, não me parece que sejam os 90.7 mas sim falha de sinal. Tanto os emissores do Monte da Virgem como de Santa Justa apresentam dificuldades nas margens do Douro.
Seria interessante se alguém tivesse a disponibilidade de gravar um excerto da emissão dos 90.6 para comprovar a qualidade do som, já tive a oportunidade de ouvir a mega em 2 frequências (92.4 e 92.6) em viagem e nas duas o som pareceu me do melhor que já ouvi,  muito melhor que o da Comercial ou até o da RFM, só se o caso for pontual apenas desse emissor...
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #590 em: Novembro 12, 2021, 05:09:50 pm »

Seria interessante se alguém tivesse a disponibilidade de gravar um excerto da emissão dos 90.6 para comprovar a qualidade do som, já tive a oportunidade de ouvir a mega em 2 frequências (92.4 e 92.6) em viagem e nas duas o som pareceu me do melhor que já ouvi,  muito melhor que o da Comercial ou até o da RFM, só se o caso for pontual apenas desse emissor...

Eu já tentei fazer isso numa zona onde consiga captar 96.5, 92.9 e 90.6 mas não é assim tão simples quanto isso. Quando tive essa oportunidade passava música e ve-se melhor o efeito com voz do animador do que com música. Mas vou estar atento e tentar disponibilizar.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #591 em: Novembro 12, 2021, 07:53:21 pm »

Os próximos estudo de audiências serão cruciais para a rádio...

Pode-se falar de algum tipo de problema financeiro ou cenário de mudanças drásticas na rádio para que afirme isso?

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Novembro 12, 2021, 07:56:21 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #592 em: Novembro 12, 2021, 08:06:07 pm »

Pode-se falar de algum tipo de problema financeiro ou cenário de mudanças drásticas na rádio para que afirme isso?

Nem é preciso. Antigamente a Mega era mais forte nos 15-25 anos e a Cidade dos 25 para cima. Sucede que a Cidade invadiu e passou a dominar o espaço que era da Mega. O que a Mega está a tentar fazer é contra-atacar no espaço deixado pela Cidade.

Se não der, vão ter que ir para outro projeto. Não sei é se a marca vai mudar.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #593 em: Novembro 12, 2021, 09:17:59 pm »

Nem é preciso. Antigamente a Mega era mais forte nos 15-25 anos e a Cidade dos 25 para cima. Sucede que a Cidade invadiu e passou a dominar o espaço que era da Mega. O que a Mega está a tentar fazer é contra-atacar no espaço deixado pela Cidade.

Pois, concordo completamente. E para além disso a Cidade ainda conserva algum público da Geração Morangos com Açúcar onde era imparável. Se não for para seguir algo semelhante à Vodafone, pode para chocar de frente com a RFM...
Por enquanto deviam arriscar em programas de autor, acho um desperdício com a audiência que têm terem tantos podcasts sem passarem na rádio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #594 em: Novembro 13, 2021, 01:25:13 am »

Pois, concordo completamente. E para além disso a Cidade ainda conserva algum público da Geração Morangos com Açúcar onde era imparável. Se não for para seguir algo semelhante à Vodafone, pode para chocar de frente com a RFM...
Por enquanto deviam arriscar em programas de autor, acho um desperdício com a audiência que têm terem tantos podcasts sem passarem na rádio.

A análise está correta! Depois dos 22/23 não me acredito mesmo que existam muitos ouvintes sintonizados na Cidade FM. São rádios que começam a se tornar diferentes nos objetivos, o que se reflete também na playlist. A Mafalda e o Rui afloram isso, ainda que muito ao de leve, a propósito das suas mães, no episódio do podcast da semana passada do Bate Pé.

A transferência de públicos é algo normal...a Mega está agora num ciclo de envelhecimento, que começou há 10 anos com um ciclo de rejuvenescimento. Não vejo mal nenhum, antes pelo contrário que as duas rádios andem em contraciclo. Mal seria, tal como ocorre na política, se ambas estivessem a afundar.

Não vejo para que projeto possa a RR usar as frequências. Uma rádio de palavra 24h/dia seria suicídio, uma dance music idem, música clássica pior ainda, mais uma alternativa, nem pensar. A única coisa que poderia ter algum sucesso seria uma concorrente da Smooth, mas também isso não me acredito. Entrar em terrenos da M80 seria dar igualmente um tiro no pé. Mesmo com um resultado muito mau da Mega, a roçar os 2, o que não me acredito que chegue a acontecer, seria sempre melhor que qualquer uma das alternativas que tivesse o mínimo de solidez. Mais ainda, quanto custa a Mega? Os emissores é um custo afundado, a não ser que vendam as frequências. A eletricidade e aparelhos para emissão são custo afundado. Os gastos são os mesmos se emitir a Mega ou outra coisa qualquer. É um custo que se dilui na rede, sendo que só em potência, o emissor da RFM no Muro, que não é dos mais poderosos, deita mais potência que os da Mega todos juntos Claro que para além da eletricidade, há o custo da estrutrua, mas isso é pouco no contexto do grupo. Em termos de animação, se ganhar cada um dos animadores 2500, o que não é o caso, mas consideremos os extras, mais 1250€ cada um dos demais 10 elementos da equipa, falamos de 750.000€/ano. E acredito que são custos muito por cima, não deve passar os 500k em pessoal. Não se gerará isso em publicidade ou receitas derivadas? Não deve andar longe. Um novo projeto originaria despedimento de parte desta equipa, e contratação de nova. Não faz sentido neste momento, nem é uma medida de boa gestão. Não é igual à SIM, em que falamos de pessoas em final de carreira que passam do desemprego à reforma rapidamente.

Para além disso, ter uma rádio com o perfil da Mega garante uma coisa: é a porta de entrada de ouvintes jovens, que se fidelizam ao grupo e que se tornarão ouvintes das rádios mais velhas. O perigo de colisão com a RFM também não existe, pois a mesma está também a sofrer um ciclo de envelhecimento, em contrapartida à Renascença, que me parece estar num processo de acentuado rejenuvescimento, de profissionais e auditório. Aliás, uma coisa que me palpita até é que está a existir mais transferência de auditório da Mega para a RR do que para a RFM, a que não será alheio o fator Joana Marques e demais equipa das manhãs, bastante jovem, mas também do efeito Filipa Galrão que tinha um público fiel na Mega.

Quanto ao rumo da Vodafone, concordo que se poderia ir por aí, mas não chegar tão longe. Hoje estive a escutar a Vodafone e ainda a acho muito alternativa para uma Mega chegar aí. Pode ter espaço mais alternativo sim, mas não esquecer que é uma rádio comercial, de hits, que pode e deve ter espaço para outras sonoridades.

Os podcasts têm de ser melhor explorados, assim como o The Listening que passa num horário que não lembra a ninguém!

Como disse antes, podem ser feitas coisas muito boas com muito pouco dinheiro.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #595 em: Novembro 13, 2021, 10:51:42 am »
Para além disso, ter uma rádio com o perfil da Mega garante uma coisa: é a porta de entrada de ouvintes jovens, que se fidelizam ao grupo e que se tornarão ouvintes das rádios mais velhas. O perigo de colisão com a RFM também não existe, pois a mesma está também a sofrer um ciclo de envelhecimento, em contrapartida à Renascença, que me parece estar num processo de acentuado rejenuvescimento, de profissionais e auditório. Aliás, uma coisa que me palpita até é que está a existir mais transferência de auditório da Mega para a RR do que para a RFM, a que não será alheio o fator Joana Marques e demais equipa das manhãs, bastante jovem, mas também do efeito Filipa Galrão que tinha um público fiel na Mega.

Subscrevo, só discordo um pouco com isto. E apenas falei na Cidade pelo facto de ser uma marca com muito mais história que a Mega, principalmente nessa altura.

Na RFM os programas do António Mendes principalmente o Bora Lá já chocam um pouquinho com uma rádio jovem, mesmo que o EDM esteja tão "fora de moda". Conheço muita gente a partir dos seus 23/24 que não saiu mais da estação e não voltou às jovens quando as duas não se distinguiam em praticamente nada na playlist até há uns 2 anos.
« Última modificação: Novembro 13, 2021, 11:09:49 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #596 em: Novembro 13, 2021, 11:12:58 am »
Admito que casos como esses possam merecer uma afinação pontual por parte da RFM, esse tipo de programas podiam pertencer perfeitamente à Mega que tem as madrugadas muito mal aproveitadas.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #597 em: Novembro 17, 2021, 12:32:55 pm »
O Montez hoje esteve ao vivo na Mega. Podiam ter aproveitado para lhe pedir em direto que deixasse de interferir nos 90.6!  >:( 8)
Está cada vez pior...

De qualquer das formas, ficou o pedido reforçado, a ver se surte mais efeito do que por email:

« Última modificação: Novembro 17, 2021, 12:43:48 pm por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #598 em: Novembro 25, 2021, 01:12:10 am »
Aqui há uns tempos sugeri uma dupla na hora do almoço. Pois bem, na terça-feira estiveram em emissão a partir do Lidl e das 11:00 às 17:00 a Inês Nogueira e o Diogo Pires asseguraram a emissão conjuntamente. Sem dúvida que funciona muito melhor, é muito mais dinâmico ter uma dupla que só um animador ali a debitar músicas. Nestas rádios jovens, estar sozinho em estúdio deveria ser só mesmo o último recurso aos dias úteis e mesmo aos finais de semana, há que diferenciar um bocado a grelha em lugar de passar 48H seguidas de música.
« Última modificação: Novembro 25, 2021, 01:13:52 am por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #599 em: Dezembro 02, 2021, 10:17:31 am »
Melhor Snooze desde a saída do Rui...
Diogo e Inês Nogueira,top mesmo...
Merecem. Mais soft o programa mas mais neutro e não tão afemenizado.