Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 573861 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #405 em: Julho 19, 2021, 10:06:49 pm »
O Diogo é um locutor razoável, não mais do isso, pode evoluir, mas para já...

Parece é que o caro Pdfm não sabe o que é uma emissão gravada. Acima de tudo é uma aldrabice a fingir que estão em directo. Se estão a gravar para os stories, obviamente têm que mudar ponteiros do relógio.
O número de watssapp pode ser  atendido em casa, a qualquer hora, por elas ou por alguém da produção.

Pronto, não é fácil explicar, mas eles e elas sabem bem que é assim.
O trabaho à noite e ao fim de semana fica mais caro e para passar músicas e dar meia dúzia de palavras, não compensa o investimento.
Na RR é como o caro Ouvinte explicou, as notícias são em directo, tal como a Bola Branca das 22.30.
« Última modificação: Julho 19, 2021, 10:09:01 pm por R4 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #406 em: Julho 20, 2021, 01:39:23 am »
Começando pela Mega, e de fonte segura, as emissões são, regra geral, em direto. Podem ser gravadas momentos antes de ir para o ar mas, neste caso, não se aplica o que o R4 descreve.

Obrigado pelos esclarecimentos! Na Mega tinha essa ideia, e posso dizer com certeza que até abril deste ano, mesmo ao final de semana, era usual ser sempre direto. Em abril, isso mudou e só pontualmente passou a ser direto os fins de semana.

Na RR o Júlio Heitor é quase sempre gravado mas, nesse horário, o noticiário é em direto. O Júlio deixa gravado a locução com a hora e as frases de lançamento do jornalista: “ vamos as notícias das 10 estes são os destaques “ … “ estes foram os destaques e agora vamos ao desenvolvimentos destes e de outros assuntos” .
Sobre a questão de como é gerido em antena, eu julgo que são planeados 5 ou 6 minutos para notícias, caso haja algo de última hora o jornalista poderá usar mais tempo porque depois alguém ( ou até o próprio jornalista) poderá acertar o alinhamento.

Na RR o horário das 20:00 ser gravado… ok, acho que ainda é um horário demasiado cedo para que assim seja, mas são opções editoriais. Pelo menos o jornalista está on air em direto, é o mais importante. Permite ter margem de manobra, mas depois dá azo aos cortes a eito, trilhas sonoras sobrepostas, etc.

Para as três rádios da R/Com:
São opções que se respeitam, devido a contenção de custos, mas uma boa gestão consegue arranjar forma de fazer diferente, dando, por exemplo, um dia de folga adicional, uma semana de férias extra, etc. Até porque fazer um fim-de-semana, calha a cada um uma vez por mês, exceto se for um animador que, efetivamente, só esteja no ar nos dias de descanso (penso que só na RR é que se aplica esta situação.

Parece é que o caro Pdfm não sabe o que é uma emissão gravada. Acima de tudo é uma aldrabice a fingir que estão em directo. Se estão a gravar para os stories, obviamente têm que mudar ponteiros do relógio.
O número de watssapp pode ser  atendido em casa, a qualquer hora, por elas ou por alguém da produção.

Pronto, não é fácil explicar, mas eles e elas sabem bem que é assim.
O trabaho à noite e ao fim de semana fica mais caro e para passar músicas e dar meia dúzia de palavras, não compensa o investimento.

Mas então há um qualquer racional que não faz sentido. Pois, se eu gravei um programa de manhã, por hipótese, mas deixo espaço aberto para a linha do Whatsapp., por exemplo, no alinhamento às 22. Vou ter de estar a ver as mensagens em casa, gravar um take a correr e po-lo no ar? Ainda para mais em dupla? Mas afinal, o que é isso senão trabalho? Uma coisa é gravar e ir para o ar minutos depois. Isso sei que fazem (confidenciaram-me até que por vezes para saírem um nada mais cedo, mas não é diário). Outra bem diferente, é quase um esquema que, no fim de contas, pouco acrescentaria em termos de descanso.
Admito que sendo o painel das 20h agora feito apenas por uma pessoa, possa estar a ser gravado, numa lógica de contenção de custos. Mas se está a ser feito é à coisa de 15 dias, não foi logo desde que passou a ser só um animador.

Numa coisa dou.lhe toda a razão: falta palavra na Mega. A música é muito importante, mas insistir num modelo que é uma espécie de Spotify com publicidade e umas palavrinhas... não faz sentido. A malta nova gosta de palavra também.

Claro que o Diogo ainda não é visto na Mega como potencial para muito mais... Não grita, não desata com gargalhadas falsas ou anda com falsos entusiasmos.
Via-o numa Antena 3 ou Vodafone, mas com as administrações das duas rádios claro que tenho de tirar o cavalinho da chuva.

Mas isso escrevi eu há um mês e chamaram-me de especulador. Vamos lá ver, eles dão-se todos muito bem, sem dúvida, mas há, como em todos os trabalhos, perfis diferenciados. E ali na Mega há três/quatro pessoas que são mais apagadas e que se nota que não são tão valorizadas por isso. Como em PT o que dá dinheiro e vende é o produto popularucho… pessoas mais low profile, mas que são excelentes profissionais, ficam mais encostados.
Convém, contudo não esquecer que o Diogo faz rádio há 10 ou 12 anos. As locais também contam, e ainda bem!
« Última modificação: Julho 20, 2021, 01:43:54 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #407 em: Julho 20, 2021, 10:47:55 am »
O Diogo,a Teresa e o Luís Pinheiro, até mesmo o Alexandre Guimarães, estão vocacionados para outros voos.
Não são muito deslumbrantes nem eufóricos mas são o futuro da rádio. Numa RFM,numa RR,numa Comercial via os 4...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #408 em: Julho 20, 2021, 11:30:08 am »
A situação que o R4 relata de adiantarem os relógios para parecer tudo o mais real nas redes sociais é impossível de acontecer.

Eu explico: Os relógios que estão nos estúdios em toda a R/Com estão ligados a uma espécie de central... é esse equipamento que controla TODOS os relógios, em todos os locais onde eles existem.
Atrasar ou adiantar a hora naquele sistema iria obrigar a que essa alteração fosse visível em TODOS os relógios.
Não estou a ver ninguém da RR aceitar ter o relógio do estúdio principal adiantado só porque a rapaziada da mega está ali no estúdio do lado a gravar vídeos para o insta.
Não faz sentido.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #409 em: Julho 20, 2021, 03:54:05 pm »
Faz sentido dizer que as emissões à partir das 20 h e ao fim de semana são gravadas por norma, há excepções quando tal se justifica.
Quanto a questões técnicas não sou um entendido, agora hoje a forma de se fazerem emissões gravas a parecer directo é muito fácil, assisti a isso nos dos open days no dia da Rádio, acho que já comentei esse episódio.

Entretanto Inês Andrade já anunciou que vai para a RFM, só não se sabe para fazer o quê...

ToLv

• Hero Member
« Responder #410 em: Julho 20, 2021, 07:13:35 pm »
Mas alguém acredita que os animadores mudariam os relógios para fazer stories e simular que estão a fazer a emissão no momento? Ou que chegam a casa e estão no WhatsApp da Mega a ver/responder aos ouvintes? Portanto a pessoa vai ao local de trabalho, faz o que tem de fazer/gravar e ainda vai para casa com essa por fazer? Por favor... Nem ao fim de semana se dão ao cuidado de evitar stories a mostrar que estão num (outro) sítio qualquer enquanto ao mesmo tempo os podemos ouvir em antena.
Mais uma nota: eu não ando a ouvir o mesmo Luís Pinheiro que vocês...  ;D Tudo aquilo é tão lido, tão sem graça, tão sem sal, tão monocórdico... Eu espero que não seja um horário que fique para ele (até porque ele continua no Snooze de manhã e, claramente, aquilo é gravado). Que, pelo menos, dêem as 20h-23h ao Alexandre.

pdnf

• Hero Member
« Responder #411 em: Julho 21, 2021, 01:39:28 am »
O Diogo,a Teresa e o Luís Pinheiro, até mesmo o Alexandre Guimarães, estão vocacionados para outros voos.
Não são muito deslumbrantes nem eufóricos mas são o futuro da rádio. Numa RFM,numa RR,numa Comercial via os 4...
Com exceção do Luís Pinheiro, que ainda tem que palmilhar muito na Mega para crescer a sério (as emissões das 20h não tem corrido bem, sem dúvida), entendo que os demais 3, particularmente a Teresa, que já tem muita rodagem on air poderiam pensar em outros voos. Numa RFM/Comercial vejo muito o Alexandre, numa RR/Antena 1, TSF, acho que o Diogo encaixaria muito melhor. Aliás, o Diogo tem potencial para a informação. A Teresa, não é por nada, mas palpita-me que vai acabar na RDP. É só um palpite. Se ficar no grupo, vai passar diretamente para a RR como a sua mentora. Não tem perfil para uma rádio demasiadamente comercial. Se não tivesse tido uma má experiência na Sampaio e Pina, sei qual era o produto que tinha a cara dela: Smooth FM! Basta analisar um bocadinho as playlists que ela partilha no Spotify. Ela, aliás, já referiu num pod que não gosta da música que passa na Mega!
Mas alguém acredita que os animadores mudariam os relógios para fazer stories e simular que estão a fazer a emissão no momento? Ou que chegam a casa e estão no WhatsApp da Mega a ver/responder aos ouvintes? Portanto a pessoa vai ao local de trabalho, faz o que tem de fazer/gravar e ainda vai para casa com essa por fazer? Por favor... Nem ao fim de semana se dão ao cuidado de evitar stories a mostrar que estão num (outro) sítio qualquer enquanto ao mesmo tempo os podemos ouvir em antena.
Mais uma nota: eu não ando a ouvir o mesmo Luís Pinheiro que vocês...  ;D Tudo aquilo é tão lido, tão sem graça, tão sem sal, tão monocórdico... Eu espero que não seja um horário que fique para ele (até porque ele continua no Snooze de manhã e, claramente, aquilo é gravado). Que, pelo menos, dêem as 20h-23h ao Alexandre.

Claro que não! Eu que não sou uma vedeta, não faço isso na minha profissão que tem bem mais responsabilidade, ia lá agora um animador de rádio fazer. Nem tem de o fazer. Tem o direito e até a obrigação de se desligar. Não são um médico!
O acertar relógios seria cómico. Mais a mais tendo um sistema central, com jeitinho para aldrabar na Mega, os noticiários na RR entravam atrasados!
Eu descobri que os fins de semana deixaram de ser em direto quando estava a fazer horas no carro a um sábado a ouvir a Palma e eis que passo num storie dela à espera do Comboio…em Lagos! Depois lá descobri que desde a Páscoa começaram a fazer diferidos ao final da semana, com exceção do The Listening e do RadioShow. No início do ano, em conversa com a Maria, ela referiu que “detestava” a profissão quando na manhã do dia de Natal se tinha de levantar às 06h para ir fazer programa para as paredes ouvirem. Aliás, disse-me que a diferença é que, nesses dias, não tinham produtores lá, e as equipas técnicas eram reduzidas ao mínimo indispensável (contou, aliás uma história bem caricata que aconteceu num direto a um feriado, há uns 5 anos: estava sozinha a fazer emissão, com a via aberta e o software encravou, não consegue por música, teve de deixar o micro aberto e ir chamar o técnico, que estava no WC…e na emissão mais de 5 minutos de silêncio!).
Não me acredito que as 20-23h vão ser para o Alexandre. Acho que é mesmo para ficar o Luís
Faz sentido dizer que as emissões à partir das 20 h e ao fim de semana são gravadas por norma, há exceções quando tal se justifica.
Quanto a questões técnicas não sou um entendido, agora hoje a forma de se fazerem emissões gravas a parecer directo é muito fácil, assisti a isso nos dos open days no dia da Rádio, acho que já comentei esse episódio.

Entretanto Inês Andrade já anunciou que vai para a RFM, só não se sabe para fazer o quê...
Os gravados devem ser uma forma de reduzir custos ao trabalho noturno, justamente a partir das 20h, em que é hora a dobrar e aos fins-de-semana.
A Inês deve ir para as tardes na irmã do meio!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #412 em: Julho 21, 2021, 11:03:26 am »
Isto não é um jogo de xadrez onde um profissional vai para  aqui e outro para acolá.

Os jovens da Mega estão lá e futuro dirá qual o seu destino, até porque hoje em dia, pouco se contrata e os jovens têm isso presente.

A ida da Inês para a RFM tem a mesma lógica das idas do Daniel Fontoura e Catarina Figueiredo. Jovens já com algum tempo de rádio ou seja, com alguma experiência.

Nesse aspecto, entre os jovens da Mega, ela é que tem mais experiência, acumulada sobretudo na Cidade FM.

Mas a Inês faz me lembrar um pouco a Joana Gama, que num período de grande exuberância, foi para, a RFM, aí da sem grande experiência e nunca se impôs e teve que regressar a Mega.

Tem a ver com a voz, num tom aí da muito juvenil, comum a ambas.

Mas sem dúvida que a Inês tem mais experiência.

Para já, deve fazer as madrugadas para ganhar calo( a titular das madrugadas, Carolina Camargo está nos finais de tarde) e depois se verá.

Por mim, colocava-a nas manhãs, como segunda voz femeninas, como faz e bem a Comercial...
« Última modificação: Julho 21, 2021, 11:05:06 am por R4 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #413 em: Julho 21, 2021, 02:29:36 pm »
Isto não é um jogo de xadrez onde um profissional vai para  aqui e outro para acolá.

Os jovens da Mega estão lá e futuro dirá qual o seu destino, até porque hoje em dia, pouco se contrata e os jovens têm isso presente.

A ida da Inês para a RFM tem a mesma lógica das idas do Daniel Fontoura e Catarina Figueiredo. Jovens já com algum tempo de rádio ou seja, com alguma experiência.

Nesse aspecto, entre os jovens da Mega, ela é que tem mais experiência, acumulada sobretudo na Cidade FM.

Mas a Inês faz me lembrar um pouco a Joana Gama, que num período de grande exuberância, foi para, a RFM, aí da sem grande experiência e nunca se impôs e teve que regressar a Mega.

Tem a ver com a voz, num tom aí da muito juvenil, comum a ambas.

Mas sem dúvida que a Inês tem mais experiência.

Para já, deve fazer as madrugadas para ganhar calo( a titular das madrugadas, Carolina Camargo está nos finais de tarde) e depois se verá.

Por mim, colocava-a nas manhãs, como segunda voz femeninas, como faz e bem a Comercial...

Claro que não é um jogo de xadrez. Agora porque A, B e C têm a mesma experiência profissional e a mesma formação, não quer dizer que A siga o caminho 1, B o caminho 2 e C o caminho 4... pode até nenhum seguir o caminho 3! Repare, isso acontece em TODAS as profissões. Eu sou economista e volta e meia entre colegas lá vem à baila...tu daqui a 10 anos estás aqui, eu ali e o outro acolá. No caso da rádio, é mais fácil o escurtínio público, portanto, também nós podemos dizer que vemos A ali e B acolá. Muitas vezes acertamos, porque, de facto, os perfis são diferenciados. No caso da Mega, os animadores têm contrato com a R/Com, portanto, podem transitar dentro da empresa entre marcas, sem perdas de direitos e regalias, o que é ótimo. Nada os impede, também, de poderem sair ou de serem convidados a, respeitando os termos da lei. Felizmente, na R/Com ao nível dos animadores, pelo que me é dado a conhecer, não há recibos verdes, coisa que acontece nos dois grupos concorrentes!

A Inês terá tanta experiência quanto a Maria e o Diogo (embora o Diogo seja maioritariamente em locais). Admito que entre a passarem a ela ou à Maria, a escolha foi melhor. Não a acho uma locutora extraoridinária, mas é sem dúvida muito boa e tem ainda muito para evoluir. O perfil dela encaixa bem numa RFM e sim, acho que as manhãs seriam um risco calculado, num café da manhã que precisa de mais uma voz feminina.

Atenção, não quero abrir aqui tema para discussão "pessoal" mas a Joana Gama tem problemas de saúde (é público, admitido pela própria) que levam a alguma instabilidade profissional. Ora, do que conheço da Inês, não será o caso: é uma mulher segura, mãe de família, muito trabalhadora e com capacidade para agarrar um novo desafio com toda a garra necessária. Vai ser muito bem sucedida nesta passagem, que acredito que durará bastantes anos.

Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #414 em: Julho 21, 2021, 08:32:13 pm »
Atenção, quando comparei a Joana e a Inês foi no tom de voz, que me parece demasiado juvenil para uma rádio como a RFM.

Ora bem, ora isso está correto, só que na rádio não há grandes oportunidades, se alguém da Mega saísse ( com excepção de 2 ou 3), passado uns meses ficavam no esquecimento.
Rui Maria Pego, sabia que não ficaria muito tempo parado, mas Rui só há aquele.

Obviamente que desejo toda a sorte à Inês, que é boa profissional e boa rapariga, bem Intencionada.

pdnf

• Hero Member
« Responder #415 em: Julho 26, 2021, 04:23:15 pm »
Entretanto, a Teresa a passar Toxic de Britney Spears na MegaHits perto do 12:20!  8) 8)
Rádio é:

TiagoAGCF

• Full Member
« Responder #416 em: Julho 27, 2021, 07:17:30 pm »
Nestes últimos dias tem passado na emissão:
 - 50 CENT - IN DA CLUB
 - BEYONCÉ - RUN THE WORLD (GIRLS)
 - DAFT PUNK - ONE MORE TIME
 - COLDPLAY - VIVA LA VIDA
 - BLACK EYED PEAS - I GOT THE FEELING
 - BEYONCÉ - SINGLE LADIES (PUT A RING ON IT)
 - OUTKAST - HEY YA
 - JUSTIN TIMBERLAKE FT. TIMBALAND - SEXYBACK
 - BRITNEY SPEARS - TOXIC

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #417 em: Julho 27, 2021, 07:32:31 pm »
Já parece a M80...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #418 em: Julho 27, 2021, 11:09:58 pm »
Nestes últimos dias tem passado na emissão:
 - 50 CENT - IN DA CLUB
 - BEYONCÉ - RUN THE WORLD (GIRLS)
 - DAFT PUNK - ONE MORE TIME
 - COLDPLAY - VIVA LA VIDA
 - BLACK EYED PEAS - I GOT THE FEELING
 - BEYONCÉ - SINGLE LADIES (PUT A RING ON IT)
 - OUTKAST - HEY YA
 - JUSTIN TIMBERLAKE FT. TIMBALAND - SEXYBACK
 - BRITNEY SPEARS - TOXIC

Medonho

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #419 em: Julho 27, 2021, 11:53:12 pm »
Já parece a M80...

Ou a Cidade FM aqui há uns 12 anos... Que maravilha