Não. Iniciou em outubro 1993 nas duas cidades, sendo que teve depois um perÃodo em que suspendeu temporariamente as emissões do Porto, que foram depois retomadas quando surgiram patrocÃnios que viabilizaram a estação. Nesse perÃodo de interregno de alguns meses, a imensa minoria que ouvia a estação no Porto protestou bastante...
Sendo que suspendeu as emissões no Porto devido a ser impossÃvel uma ligação por link e estavam a alugar rede com uma elevada taxa de disponibilidade à PT com um custo mensal para cima de... 1000 contos (5000€ à taxa de conversão de 1999, mas talvez 5500/6000€ ajustado ao câmbio de 97 e a uma certa imprecisão de quem disse isso).
Foi uma revelação feita pelo LuÃs Montez numa ida ao Falatório da RTP2 em 1997, uns meses antes da estação fechar.
Ora, como acho que toda a gente deve concordar, terem de ligação de redes mais que provavelmente a soma de toda a equipa de locutores juntos... nunca pode ser sustentável. Foi sobretudo por isso que falhou. Porque cortar em locutores não podiam, cortar nisso não podiam, e a tabela já estando alta e as audiências andando no nicho já captavam poucos anunciantes.
Porque é que optaram por alugar à PT em vez de ir pelo satélite? Não sei. Mas em 93 uma ligação de satélite era sobretudo analógica em áudio e vÃdeo - o digital não surgiria até 1999/2000 - e se já de si atualmente um satélite não é barato a levar não sei quantas estações na mesma frequência digital (sempre de 500€ para cima, por mês, e dependendo de vários fatores), imaginem nesta época em que uma única frequência analógica ocupava o espaço de 7 ou 10 digitais (para fazer a conta por baixo).
Basicamente se a XFM tivesse surgido em 99 talvez ainda hoje cá estivesse. Não da mesma maneira, porque sabem o caminho que as coisas levaram com os anos, mas estaria. Outra hipótese teria sido investir em ligações por link e mais emissores. Podia exigir um investimento maior à cabeça, mas cobria mais gente e talvez, só talvez, o custo mensal tivesse ficado bem menor mesmo pagando mais de eletricidade e tendo mais custo com manutenção, enquanto o projeto ficava um pouco mais viável.
Mas não foi o que se decidiu.