Autor Tópico: Rádio Terranova - 105,0 MHz Ílhavo  (Lida 13439 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Rádio Terranova - 105,0 MHz Ílhavo
« em: Fevereiro 15, 2016, 03:58:52 pm »
O temporal da última madrugada, com rajadas de vento muito fortes, derrubou a torre que suportava as antenas que asseguravam a emissão regular da Rádio Terra Nova. Assim, a emissão de Rádio está interrompida por tempo indeterminado. É possível, no entanto, seguir a emissão online em www.terranova.pt e todo o trabalho redatorial.

Fonte: http://www.terranova.pt/noticia/sociedade/temporal-da-ultima-noite-derrubou-torre-de-antenas-da-terra-nova-emissao-sujeita#sthash.vSCtFLAr.dpuf

Mais fotos: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10156480894895104&id=10150144569950104
« Última modificação: Novembro 25, 2021, 10:32:02 pm por AG »

Linxtuga

• Hero Member
Re: Rádio Terranova
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2016, 06:31:16 pm »
Ficou muito, muito feio...

pdf

• Visitante
« Responder #2 em: Fevereiro 17, 2016, 11:09:20 pm »
Já há valor para uma nova torre: 22 mil euros. De sobremaneira importante, pois de uma nova torre depende o sustento e a paixão de muita gente que garante uma das últimas rádios verdadeiramente locais do distrito de Aveiro. Página de apoio neste link.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2016, 11:48:24 am »
Eu já ajudei. :)

Entretanto, já foi adquirida uma antena provisória:
https://www.facebook.com/SOSTerranova/posts/1233264076702744

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4 em: Junho 27, 2016, 07:22:52 pm »
Nova torre definitiva (de 100 metros) já instalada e em funcionamento.  :)

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #5 em: Junho 27, 2016, 08:05:20 pm »
Muito bom!
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Terranova - 105,0 MHz Ílhavo
« Responder #6 em: Setembro 14, 2021, 01:23:35 pm »
Apesar da deslocalização do emissor da FAMA Rádio para a Nossa Senhora da Assunção, que concorre com a TerraNova no sul da Área Metropolitana do Porto, esta última continua a levar a melhor. Neste momento estou a escutar a FAMA 1km a sul do que indica no FMSCAN como limite de escuta desta rádio, na zona de Canelas em Vila Nova de Gaia, dentro de um edifício, mas próximo à janela, o que até aqui há uns tempos atrás era completamente impossível, pois a TerraNova dominava a frequência totalmente, entrando até com RDS e radiotext no interior. Tem de se localizar muito bem a antena para não ter qualquer estático e no caso tenho o telefone quase no chão. Para a FAMA ainda está difícil o sul da AMP. A TerraNova continua a dominar, deixou apenas de meter RDS e no interior do edifício passou a escutar-se com mais alguma dificuldade, mas tem som totalmente limpo em várias posições. Felizmente, ajustando a antena é dos casos em que se consegue ter som limpo de uma ou outra frequências, sem serem misturadas, o que, naturalmente, num carro não deve acontecer. A TerraNova mesmo no Porto ainda mete sinal, mas aí é o contrário, a FAMA domina e a TerraNova tem de se escutar com alguma mestria.

Ora, estive aqui a fazer uma brincadeira no Google que passo a explicar: no local em que escuto agora, estou a 32km em linha reta do Santuário e  a 50km em linha reta do Parque de Campismo da Gafanha. A FAMA emite com 2kw, a TerraNova com 1kw. A FAMA emite de uma cota alta, a TerraNova de uma cota baixa. Portanto está em total desvantagem. É verdade que o terreno tem mais acidentes pelo caminho para a rádio de Santo Tirso do que para a de Aveiro, e a de Aveiro beneficia de fazer quase metade do percurso sobre a ria que ajuda a refletir o sinal. Mas justifica-se que uma rádio mais longe se imponha de forma tão expressiva face a uma mais perto, com melhores condições? Ou estará a TerraNova a emitir com mais PAR do que o autorizado? Ou a FAMA com menos do que os 2Kw?

É que no caso da Voz de Santo Tirso e da TSF da Lousã, a tendência é precisamente inversa e falamos de um emissor muito mais potente que o da TerraNova

Nota: Curioso que a FAMA se apresenta em antena, aquando da indicação das frequências como MAIA 105.8, apesar de Famalicão nem fazer fronteira com o distrito, o que revela algum desejo de expandir para a AMP.
« Última modificação: Setembro 14, 2021, 01:25:33 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #7 em: Setembro 14, 2021, 09:15:52 pm »
É natural que se ouça ainda qualquer coisa em Canelas porque a Terra Nova propaga principalmente pela costa litoral. No entanto, isso é mesmo de ter captação feita com o telemóvel. Porque numa viatura, asseguro que é muito mais consistente a captação da Fama.

Há casos, como da A20, em que só dá Fama Rádio a partir do momento em que se entronca lá vindos da A1. Em zona serrana, a Fama tende a ganhar. Em zona de costa, não havendo qualquer costa em Famalicão, não há milagres e a Terra Nova anda 50/50 com a Fama Rádio.

O resultado atual é que em Espinho está misturado entre ambas e a Terra Nova escuta-se com dificuldade perante o poderio da Fama Rádio, onde antes chegava bem.

Duvido muito que no centro absoluto de Gaia, por exemplo Mafamude, se ouça sequer a Terra Nova. Demasiados edifícios. Só deve dar Fama.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8 em: Setembro 15, 2021, 11:09:55 am »
É natural que se ouça ainda qualquer coisa em Canelas porque a Terra Nova propaga principalmente pela costa litoral. No entanto, isso é mesmo de ter captação feita com o telemóvel. Porque numa viatura, asseguro que é muito mais consistente a captação da Fama.

Há casos, como da A20, em que só dá Fama Rádio a partir do momento em que se entronca lá vindos da A1. Em zona serrana, a Fama tende a ganhar. Em zona de costa, não havendo qualquer costa em Famalicão, não há milagres e a Terra Nova anda 50/50 com a Fama Rádio.

O resultado atual é que em Espinho está misturado entre ambas e a Terra Nova escuta-se com dificuldade perante o poderio da Fama Rádio, onde antes chegava bem.

Duvido muito que no centro absoluto de Gaia, por exemplo Mafamude, se ouça sequer a Terra Nova. Demasiados edifícios. Só deve dar Fama.

Confirmo que aqui no Porto, zona do Hospital São João a melhoria de cobertura foi significativa para a FAMA. Estive a consultar o meu excel de registos e no interior do edifício haviam dificuldades, mais até do que no caso da Cidade Hoje e agora chega com RDS. Posso andar a passear pelo edifício que o sinal é estável. Por outro lado a TerraNova aqui desaparece por completo.

Quanto ao carro, em Gaia, aparecia-me sempre na lista a TerraNova, só mesmo do El Corte Inglês para baixo é que desaparecia, ou seja, já quase a chegar à baixa. Vou ver hoje na A20 e zona centro se existiu novidades, mas acredito que será similar ao comportamento da Antena Minho que começa a falhar na zona que referi e a dar entrada à RR da Lousã.

Mas nada disto é linear. Hoje, com o carro estacionado aqui no Porto, piquei a VozdoNeiva e deixei-me ficar uns minutos porque estavam a fazer a antevisão da jornada europeia de hoje na Liga Europa. Chegava com o RDs e o radiotext. De um momento para o o utro, do nada, eis que troca para a AVFM também com RDS. Há demasiadas rádios com emissores muito próximos nesta situação.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #9 em: Setembro 20, 2021, 08:41:14 pm »
TerraNova a dominar a partir da A29 para sul, com entradas pontuais da FAMA. No Porto, vê-se que tenta entrar mas sem sucesso, apenas uns ruídos.

Corresponde, grosso modo, ao que disse. O emissor da FAMA parce-me melhor que o da TerraNova.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #10 em: Setembro 20, 2021, 09:05:24 pm »
TerraNova a dominar a partir da A29 para sul, com entradas pontuais da FAMA. No Porto, vê-se que tenta entrar mas sem sucesso, apenas uns ruídos.

Corresponde, grosso modo, ao que disse. O emissor da FAMA parce-me melhor que o da TerraNova.

Não diria que é exatamente dominar, vai conforme a encosta... pontos baixos vence a Terra Nova, pontos altos dá Fama... é quase 50/50. :)

pdnf

• Hero Member
« Responder #11 em: Setembro 20, 2021, 10:59:39 pm »

Não diria que é exatamente dominar, vai conforme a encosta... pontos baixos vence a Terra Nova, pontos altos dá Fama... é quase 50/50. :)

Sim, na realidade nisso tens alguma razão. Diria que dá uma mistura que não é boa para nenhuma. Mas o estúpido é que aqui era muito fácil de solucionar: bastava a FAMA passar para 105.1, pois não sofria o efeito da Terra Quente em 105.2, tem ali uns 30 kms entre o alcance de ambas com serra pelo meio. A TerraNova ainda podia sofrer alguma coisa com as entradas da TSF. É pena porque, para locais, são duas boas rádios que poderiam chegar ambas ao Porto e assim anulam-se a modos que mutuamente.
Rádio é:

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #12 em: Setembro 21, 2021, 05:52:36 pm »
Eu na zona da Lapa, nos 105.0Mhz, capto muito melhor a Terra Nova, que a Fama.
De resto, estou de acordo com o facto de uma delas poder mudar de frequência, de modo a escutarem-se ambas no Porto.
É sem dúvida, duas excelentes rádios locais, que mereciam chegar nas melhores condições à Invicta.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #13 em: Setembro 22, 2021, 09:55:33 am »
De resto, estou de acordo com o facto de uma delas poder mudar de frequência, de modo a escutarem-se ambas no Porto.
É sem dúvida, duas excelentes rádios locais, que mereciam chegar nas melhores condições à Invicta.

Deve haver algum bloqueio de sinal para norte para isso acontecer, não é suposto uma rádio a 70kms linha reta chegar melhor que uma a uns 20 com o dobro da potência... e deve ser exceção à regra no Porto

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Setembro 22, 2021, 04:42:00 pm »

Deve haver algum bloqueio de sinal para norte para isso acontecer, não é suposto uma rádio a 70kms linha reta chegar melhor que uma a uns 20 com o dobro da potência... e deve ser exceção à regra no Porto

Isso foi o que eu já disse acima. Na baixa a TerraNova impõe-se em algumas zonas face à Fama e mesmo na Circunvalação, por exemplo, na descida entre a rotunda de Rio Tinto e a Fábrica do Cobre, que é muito problemática para os sinais de Norte, entra a TerraNova que até chega a conseguir meter RDS. Eu tenho sérias desconfianças sobre a potência daquele emissor estar nos 1kw, tendo em conta que emite em plano, está mais distante do que a FAMA e, mesmo assim consegue fazer estragos.
Rádio é: