Apesar da deslocalização do emissor da FAMA Rádio para a Nossa Senhora da Assunção, que concorre com a TerraNova no sul da Ãrea Metropolitana do Porto, esta última continua a levar a melhor. Neste momento estou a escutar a FAMA 1km a sul do que indica no FMSCAN como limite de escuta desta rádio, na zona de Canelas em Vila Nova de Gaia, dentro de um edifÃcio, mas próximo à janela, o que até aqui há uns tempos atrás era completamente impossÃvel, pois a TerraNova dominava a frequência totalmente, entrando até com RDS e radiotext no interior. Tem de se localizar muito bem a antena para não ter qualquer estático e no caso tenho o telefone quase no chão. Para a FAMA ainda está difÃcil o sul da AMP. A TerraNova continua a dominar, deixou apenas de meter RDS e no interior do edifÃcio passou a escutar-se com mais alguma dificuldade, mas tem som totalmente limpo em várias posições. Felizmente, ajustando a antena é dos casos em que se consegue ter som limpo de uma ou outra frequências, sem serem misturadas, o que, naturalmente, num carro não deve acontecer. A TerraNova mesmo no Porto ainda mete sinal, mas aà é o contrário, a FAMA domina e a TerraNova tem de se escutar com alguma mestria.
Ora, estive aqui a fazer uma brincadeira no Google que passo a explicar: no local em que escuto agora, estou a 32km em linha reta do Santuário e a 50km em linha reta do Parque de Campismo da Gafanha. A FAMA emite com 2kw, a TerraNova com 1kw. A FAMA emite de uma cota alta, a TerraNova de uma cota baixa. Portanto está em total desvantagem. É verdade que o terreno tem mais acidentes pelo caminho para a rádio de Santo Tirso do que para a de Aveiro, e a de Aveiro beneficia de fazer quase metade do percurso sobre a ria que ajuda a refletir o sinal. Mas justifica-se que uma rádio mais longe se imponha de forma tão expressiva face a uma mais perto, com melhores condições? Ou estará a TerraNova a emitir com mais PAR do que o autorizado? Ou a FAMA com menos do que os 2Kw?
É que no caso da Voz de Santo Tirso e da TSF da Lousã, a tendência é precisamente inversa e falamos de um emissor muito mais potente que o da TerraNova
Nota: Curioso que a FAMA se apresenta em antena, aquando da indicação das frequências como MAIA 105.8, apesar de Famalicão nem fazer fronteira com o distrito, o que revela algum desejo de expandir para a AMP.