Já disponível em podcast, aqui:
https://www.rtp.pt/play/p13371/e875693/logo-se-ve-bits. Não sabia que havia nova plástica também, é bastante boa!
Notas soltas:
- O bloco de informação tem zero química da titular às 17h, foi lá cumprir horário, basicamente. O Alexandre mostrou mais ímpeto na edição de sexta, 12.
- Tiago Ribeiro no topo da hora num estilo total e completamente over the top, a começar a partir do "Ai que 'excitex'!" para diante, uma coisa completamente exagerada e lamentável. Mas antes disso, esteve bem, nas transições e tudo, igual a ele. Isto é o que me intriga.
- Fiquei muito aliviado da Teresa Oliveira estar como esteve em antena neste primeiro dia. Parecia que andava a preparar isto há um mês ou mais. Deu um tom mais maduro, mas suave, à dupla. Esteve absolutamente impecável, está que nem peixe na água. Nunca estive tão contente de estar errado.
- A música entre as duas/três primeiras intervenções, não sei se é de ter envelhecido, mas não me despertou interesse nenhum. Muito, muito, muito longe da playlist que norteava a Antena 3 na altura do 30º aniversário. Um bocado desinteressante.
- O Tiago Ribeiro tem este estilo estranhíssimo de colocar a voz num registo suave e neutral aos 15 minutos que fica muito mal em antena, não sei o que é que lhe aconteceu à voz mas não era assim. Contrasta em tudo com o que a Teresa está a fazer em antena. Sai mal, muito mal, da intervenção, ao minuto 18:09, sem a menor noção ou enquadramento da música que vem a seguir.
- Melhor a intervenção deles no minuto 21, muito melhor, muito mais interessante, salvo a inenarrável saída do "woah, woah!" dele aos 22:25
Resultado: a dupla funciona? Funciona. Funciona muito. Funciona da mesma maneira que funcionaria o Fernando Alvim ou o André Santos no regresso a casa com a Teresa Oliveira - a ideia-base é ótima, é um contrastar entre alguém que entra como mais espevitado e uma Teresa que consegue ser dinâmica mas ao mesmo tempo composta. Como conceito, é vencedor.
Mas o Tiago Ribeiro, nesta postura "coelhinho Duracell" de quem parece que está constantemente a apresentar os prémios Play em esteróides, não está nada bem. Está muito longe da persona radiofónica que pode ser. Criou uma capa por cima do Tiago real, que cai nalguns momentos e aparece noutros, e tem esta postura, que é absolutamente incompatível com quem se lembra do Tiago a solo e mesmo nos primeiros tempos de Manhãs da 3 - e esse Tiago não tem nada a ver com este, e eu não consigo, nem vou, descolar da ideia original que tinha para ir para esta postura atual.
Nota final: 12/20,
no contexto da Antena 3 (a nota não é comparável com a Antena 1).
2 pontos descontados pela desinteressada jornalista, 3 pontos descontados pela postura do Tiago Ribeiro, 3 pontos descontados pela maior parte da música, pelo menos na primeira meia-hora das 17 e com exceção do David Bruno. É mesmo a Teresa quem salva isto e torna interessante e suportável.