Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1309475 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4905 em: Março 17, 2025, 08:21:07 pm »
A Antena 3 Madeira é melhor e faz mais serviço público do que a do continente…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Que exagero? Alguma vez ouviste essa emissão insular??

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4906 em: Março 17, 2025, 09:04:29 pm »

Cumpre o propósito de ser uma rádio jovem na sua emissão diurna. Pararam em 2015 em alguns aspectos.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4907 em: Março 17, 2025, 09:08:24 pm »

A grande vantagem da Antena 3 Madeira é só uma: a captação em FM.

Como a RFM chegou tarde e não se digna a ter mais que um emissor que se ouve aos solavancos entre Santa Cruz e o Funchal (entre túneis e a orografia natural) porque acham que emitir da Camacha resolve tudo e mais de metade do arquipélago sinal nem vê-lo, a Antena 3 Madeira é a verdadeira estação comercial por excelência com uma playlist que corre próxima das congéneres continentais. Pelo menos, das 7 às 20.

A Antena 3 Madeira é em mesmo muitos pontos a única opção para ter música pop porque o sinal é tão forte e os emissores tão espalhados que não apresenta quase uma única falha (há pipocas nalguns túneis de 200-400 metros, o normal). No centro do Funchal vamos 2km para o interior e os 93.6 da RFM já se ouvem muito mal ou não se ouvem mesmo, o que piora porque depois o Funchal tem uma série de vielas ainda por cima. Subimos as encostas e é um jogo de tapa e destapa em que ora há ora não há, é muito desconfortável de ouvir em continuidade.

Como o madeirense não complica e a música é parecida, vai Antena 3. De bónus tem programas alternativos após as 20 e portanto passa por uma boa generalista com informação regional e locução (algo "canastrona" a espaços, outras vezes boa) feita a pensar da Madeira para a Madeira. Nesse aspeto as antenas açoreanas têm outro polimento, mercê de valores bons como o João Saavedra.

E isto na Madeira é razoavelmente perto do emissor e na zona nevrálgica. Eu não quero nem pensar como é a realidade no norte da Madeira ou mesmo na zona oeste da ilha. Deve ser mais o tempo que não se ouve que aquele que se ouve. Em vez de 44 kW na Madeira a R/Com precisava era de algumas 20 de 2 kW cada para ter uma cobertura minimamente decente, mas isso nunca vai acontecer.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4908 em: Março 18, 2025, 10:45:10 am »
E isto na Madeira é razoavelmente perto do emissor e na zona nevrálgica. Eu não quero nem pensar como é a realidade no norte da Madeira ou mesmo na zona oeste da ilha. Deve ser mais o tempo que não se ouve que aquele que se ouve. Em vez de 44 kW na Madeira a R/Com precisava era de algumas 20 de 2 kW cada para ter uma cobertura minimamente decente, mas isso nunca vai acontecer.
A questão é: será sequer possível? Não pela R/Com, mas pelos poderes regionais. Efetivamente, nunca ouvi um ouvinte madeirense a entrar na emissão da RFM, nos passatempos, por exemplo, dos Açores já não é atípico. Inclusivamente, uma vez, alguém do grupo Central a se queixar que só conseguia ouvir a RFM em casa.

A Antena 1 Madeira, para mim faz sentido, mas devia operar em frequências distintas da nacional. A Antena 3, sendo uma rádio musical, acho um tremendo disparate. Além disso, há um ponto a ter em consideração: até que ponto essa liderança na Madeira contribui para camuflar um ainda pior resultado a nível nacional. Por acaso, não faço mesmo ideia se o Bareme cobre as ilhas...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4909 em: Março 18, 2025, 11:18:30 am »
A questão é: será sequer possível? Não pela R/Com, mas pelos poderes regionais. Efetivamente, nunca ouvi um ouvinte madeirense a entrar na emissão da RFM, nos passatempos, por exemplo, dos Açores já não é atípico. Inclusivamente, uma vez, alguém do grupo Central a se queixar que só conseguia ouvir a RFM em casa.

A Antena 1 Madeira, para mim faz sentido, mas devia operar em frequências distintas da nacional. A Antena 3, sendo uma rádio musical, acho um tremendo disparate. Além disso, há um ponto a ter em consideração: até que ponto essa liderança na Madeira contribui para camuflar um ainda pior resultado a nível nacional. Por acaso, não faço mesmo ideia se o Bareme cobre as ilhas...

Pdnf, creio que as audiências das Antenas regionais não contam para o bolo das nacionais.
Mas é uma questão pertinente a que lançaste.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4910 em: Março 18, 2025, 11:23:05 am »

Claro que sim.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4911 em: Março 18, 2025, 11:33:36 am »
Só sabemos que a A3 Madeira é a segunda mais ouvida no arquipélago devido ao que está escrito nos Planos de Atividades da RTP, como chegam a esse resultado só eles podem explicar mas acredito que não esteja longe da verdade.
« Última modificação: Março 18, 2025, 11:38:21 am por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4912 em: Março 18, 2025, 01:55:57 pm »
Só sabemos que a A3 Madeira é a segunda mais ouvida no arquipélago devido ao que está escrito nos Planos de Atividades da RTP, como chegam a esse resultado só eles podem explicar mas acredito que não esteja longe da verdade.
Não é díficil, só a Antena 1 e Antena 3 Madeira tem um boa rede FM na ilha.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4913 em: Março 18, 2025, 03:49:57 pm »
Não é díficil, só a Antena 1 e Antena 3 Madeira tem um boa rede FM na ilha.
Se a Antena 1 for a primeira, faz com que o consumo na Madeira seja mais similar aquilo que é a realidade de Espanha do que da de Portugal, com a rádio de Palavra a ser líder. É que imaginando que a Antena 3 faça as vezes de Comercial e parcialmente de RFM, o normal seria estar largamente à frente da Antena 1.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"

tuscano332

• Hero Member

Atento

• Hero Member
« Responder #4916 em: Março 19, 2025, 09:08:37 pm »

livelx90

• Sr. Member
« Responder #4917 em: Março 19, 2025, 09:50:21 pm »
Assim sim, uma Antena 3 perto dos jovens e dos estudantes. Que seja devolvida o canal 3 da rádio pública aos jovens.
« Última modificação: Março 19, 2025, 09:54:10 pm por livelx90 »

Atento

• Hero Member
« Responder #4918 em: Março 19, 2025, 10:17:28 pm »
Assim sim, uma Antena 3 perto dos jovens e dos estudantes. Que seja devolvida o canal 3 da rádio pública aos jovens.

Ainda há muito mofo!!!

Faltam mais recursos humanos que conectem com os jovens.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4919 em: Março 19, 2025, 10:59:04 pm »
Isto caiu um santo do altar. E deve ter sido dos grandes. É melhor ir a Fátima verificar se a estátua de Maria está no sítio.
Contudo, não deixo de achar curioso que, para os painéis de peso, tenham escolhido ir para onde não há Mega ou a há a chegar deficitária.
Mas, é de admirar, saímos de Lisboa e Porto.

Inês Henriques é 13h-16h, naturalemente.
Rádio é: