A Antena 3 Madeira é melhor e faz mais serviço público do que a do continente…
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Que exagero? Alguma vez ouviste essa emissão insular??
A grande vantagem da Antena 3 Madeira é só uma: a captação em FM.
Como a RFM chegou tarde e não se digna a ter mais que um emissor que se ouve aos solavancos entre Santa Cruz e o Funchal (entre túneis e a orografia natural) porque acham que emitir da Camacha resolve tudo e mais de metade do arquipélago sinal nem vê-lo, a Antena 3 Madeira é a verdadeira estação comercial por excelência com uma playlist que corre próxima das congéneres continentais. Pelo menos, das 7 às 20.
A Antena 3 Madeira é em mesmo muitos pontos a única opção para ter música pop porque o sinal é tão forte e os emissores tão espalhados que não apresenta quase uma única falha (há pipocas nalguns túneis de 200-400 metros, o normal). No centro do Funchal vamos 2km para o interior e os 93.6 da RFM já se ouvem muito mal ou não se ouvem mesmo, o que piora porque depois o Funchal tem uma série de vielas ainda por cima. Subimos as encostas e é um jogo de tapa e destapa em que ora há ora não há, é muito desconfortável de ouvir em continuidade.
Como o madeirense não complica e a música é parecida, vai Antena 3. De bónus tem programas alternativos após as 20 e portanto passa por uma boa generalista com informação regional e locução (algo "canastrona" a espaços, outras vezes boa) feita a pensar da Madeira para a Madeira. Nesse aspeto as antenas açoreanas têm outro polimento, mercê de valores bons como o João Saavedra.
E isto na Madeira é razoavelmente perto do emissor e na zona nevrálgica. Eu não quero nem pensar como é a realidade no norte da Madeira ou mesmo na zona oeste da ilha. Deve ser mais o tempo que não se ouve que aquele que se ouve. Em vez de 44 kW na Madeira a R/Com precisava era de algumas 20 de 2 kW cada para ter uma cobertura minimamente decente, mas isso nunca vai acontecer.