A meu ver, apesar de tudo - e tenho legitimidade para o dizer, porquanto já critiquei a estação em várias ocasiões- a Antena 3 é a única rádio nacional que, do ponto de vista musical, constitui uma alternativa razoável para quem não se revê no mainstream de consumo fácil e imediato numa Rádio Comercial, RFM, se quiserem, inclusivamente numa Cidade, Mega Hits, etc. Quem está no Algarve, no Alentejo, no interior no Centro e Norte do paÃs e até no litoral do Alto Minho, não tem acesso hertziano a uma Vodafone FM, SBSR ou a uma Oxigénio, por exemplo. Excluindo, por razões óbvias a Antena 2, quem não se revê nas escolhas musicais das rádios com cobertura nacional, demasiadamente concentradas nas tendências comerciais, a Antena 3, pese a duvidosa oferta de música portuguesa, mantém uma playlist de música internacional minimamente interessante. E pode ser uma rádio enclausurada, como um negócio de "amigos", todavia, é a rádio que, nos últimos anos, tem promovido artistas e bandas como os Capitão Fausto, Noiserv ou os Oioai. Claro que se dispensava ver na mesma bitola alguns projectos interessantes de música portuguesa e "artistas" como o tal "Mike El Nite", o "PZ" e outros rappers medÃocres. Não é claramente o meu género musical, mas ao menos a Capicua sabe escrever.
Quanto a programas de autor, deixem a "Prova Oral" em paz, que, não obstante ter margem para melhorar, continua por vezes a "colocar em cima da mesa de debate" alguns temas interessantes. Sim, concordo que a justificação do serviço público devia obrigar os responsáveis da 3 a mudarem muita coisa, contudo, receio que o "statu quo" perpetuado há anos só poderá ter fim no dia em que a ordem vier de cima na hierarquia...