Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313112 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3585 em: Julho 19, 2023, 07:48:52 pm »
Dou de barato que a 3 puxe à esquerda (com tristes casos como o do CC Stop no Porto contribui ainda mais para o seu público fique com uma má ideia da direita) e até o Alvim já admitiu algumas vezes em quem vota, mas abordarem política desta forma é elitizar ainda mais os ouvintes a que querem chegar.
Se é para entrar desta forma falem dos cheques-cultura que estão a ser oferecidos em alguns países europeus, que seria muito mais útil.

E se gostar de música/cultura alternativa significasse ter de ser de esquerda, a Observador nunca teria começado com a playlist que começou...

Não entendo porque é que a Antena 3 se tem de acantonar à esquerda, de todo. Serviço público não é fação. Deve ser neutral, mais direcionada a rádio cultural e musicalmente alternativa que qualquer outra coisa... e deixar a política de fora.

Isto sendo dito, são obviamente de esquerda, na FLUP atualmente é o que muitas pessoas ouvem, pelo que pronto. Mas é uma clara deriva, como outras que já assolaram o grupo RTP. E nestas coisas, desculpem lá, é tão errado acantonar à esquerda como acantonar ao PSD ou optar pelo sensacionalismo das aberturas do Telejornal. Não me parece muito razoável para uma musical que para mais até descura a parte da informação.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3586 em: Julho 19, 2023, 08:16:47 pm »
Não queria dizer que "tem" acantonar à esquerda, só sei qual é o contexto da orientação política das principais forças da cultura em Portugal.
E mesmo na 3, não esquecer que já estava perdida há algum tempo mas só caiu o "Carmo e a Trindade" sobre o modelo a seguir nos tempos do governo do Passos Coelho e já sem o Relvas à vista.

Entretanto, o Defeitos Especiais é hoje feito com música de projetos que já passaram pelo STOP. Uma maneira muito mais eficaz de sensibilizar para um problema do que ir buscar extremos só porque sim.

@Atento, acho que a situação foi muito mal gerida pela CMP. Só hoje é que essas alternativas vieram a público na CS, ontem não deram quaisquer explicações e a revolta foi compreensível.
« Última modificação: Julho 19, 2023, 08:22:21 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3587 em: Julho 19, 2023, 08:22:44 pm »
Não queria dizer que "tem" acantonar à esquerda, só sei qual é o contexto da orientação política das principais forças da cultura em Portugal.
E mesmo na 3, não esquecer que já estava perdida há algum tempo mas só caiu o "Carmo e a Trindade" sobre o modelo a seguir nos tempos do governo do Passos Coelho e já sem o Relvas à vista.

Entretanto, o Defeitos Especiais é hoje feito com música de projetos que já passaram pelo STOP. Uma maneira muito mais eficaz de sensibilizar para um problema do que ir buscar extremos só porque sim.

@Atento, acho que a situação foi muito mal gerida pela CMP. Só hoje é que essas alternativas vieram a público na CS, ontem não deram quaisquer explicações e a revolta foi compreensível.

https://www.tsf.pt/portugal/politica/fecho-do-stop-no-porto-merece-reflexao-e-ministerio-da-cultura-disposto-a-ajudar-16718023.html

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3588 em: Julho 19, 2023, 08:36:16 pm »

Esclarecendo que não era uma crítica a ti, era um comungar da mesma perspetiva que tu e uma crítica, isso sim, à orientação atual da Antena 3. :)

A partir do momento que na FLUP é uma das mais ouvidas...  tem que haver qualquer coisa.

Excelente iniciativa do Defeitos Especiais, inviabilizada parcialmente pela hora de transmissão (20h), tornando a questão longe do auditório comum. Devia ter sido era no regresso a casa, de maneira inteligente e espaçada, mas que percebo eu disto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3589 em: Julho 19, 2023, 11:05:04 pm »
Não sendo eu um ouvinte assíduo da A3, porque não é exatamente a minha praia em termos musicais para o dia-a-dia, tenho de reconhecer que o defeitos especiais me tem cativado quando ouço rádio na hora das 20H. Eu que nem era um grande fã do Luís Oliveira em modo playlist, tenho achado que está muito bom neste registo de programa. O de ontem sobre João Donato achei bastante interessante.

Quanto ao Domínio Público, sendo eu de centro-direita, não me chocou minimamente. Para mim, qualquer tentativa de obstrução à liberdade de expressão é merecedora de uma veemente crítica, portanto, nada tenho contra aquilo que me pareceu um ato de censura deliberado por parte do Vox. Agora, se o fariam se fosse um partido da extrema-esquerda a fazê-lo? Aí, já não tenho tanta certeza, porque se percebe que há uma orientação editorial, o que não é necessariamente mau, a Antena 3 não é a Antena 1, note-se. Mas eu, por norma, tendo a concordar com muitas das causas defendidas pela esquerda, posso discordar é da forma de lá chegar, portanto, posso ser suspeito.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3590 em: Julho 21, 2023, 06:32:21 pm »
Prova Oral hoje com 2 horas para o sempre interessante Festival Idiota :)

Entretanto deixo aqui uma sugestão para um rebranding para uma 3 devolvida aos jovens em vez do marasmo do logo atual que vi hoje, obra do canal de Youtube Grafismos Portugueses:

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3591 em: Julho 22, 2023, 11:37:29 am »

Entretanto deixo aqui uma sugestão para um rebranding para uma 3 devolvida aos jovens em vez do marasmo do logo atual que vi hoje, obra do canal de Youtube Grafismos Portugueses:

Já não é RDP.
Sou de opinião que o grafismo atual deve ser mantido, pois dá uma identidade da rádio ao longo do tempo. Em Portugal julgamos que a mudança está no logotipo e não em outras coisas essenciais.
O que estará em causa é a qualidade da programação, que deverá estar mais próximo das faixas etárias a que se destina. Já o referi aqui, que deverá ser feita uma programação de enorme proximidade, junto de escolas, clubes, associações, etc., levando os jovens a ter a curiosidade de ouvir, e envolvendo-os na própria rádio! Julgo que este é o caminho a seguir!

Atento

• Hero Member
« Responder #3592 em: Julho 22, 2023, 12:16:58 pm »

Na 3, como em qualquer outra rádio,  não é o logótipo que resolve, ainda que pudessem ser melhorados os das várias antenas, sem, no entanto, perderem a identidade...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3593 em: Julho 22, 2023, 01:48:34 pm »
Claro que o logótipo só seria o primeiro passo de um rebranding, a grelha e os jingles também tinham de dar uma grande volta.
Não sou a favor da unifomização dos logos nas rádios porque retira-lhes personalidade ao contrário da TV onde isso não é tão notado, seja na RTP seja na BBC onde achei um crime o que fizeram principalmente aos da Radio 1 e 3.
« Última modificação: Julho 22, 2023, 01:50:28 pm por radiokilledtheMTVstar »

Wiseguy

• Full Member
« Responder #3594 em: Julho 23, 2023, 11:32:42 am »
???

Pode esclarecer?

Parece que a Raquel Mourão Lopes da Antena 1 se juntou à equipa do Domínio Público... e resultou nisto:
https://www.rtp.pt/play/p2813/e705849/dominio-publico-diarios

Meteram-se num poço sem saída dando voz a comissários políticos que sabem que vão perder o lugar a partir do dia 23 de julho.
Tomaram partido. Só contam uma parte. Portanto, credibilidade zero. A correspondente do grupo rtp, em Espanha,  está a ser paga para fazer o trabalho de casa, mas, lamentavelmente,  nem com auxiliares de memória lá vai.

Resumindo: Morão Lopes, Romeu, VOX, extrema-esquerda espanhola,  satélites e woke podem ir tomar um cafezinho juntos,  para não dizer outra coisa, pois estão bem uns para os outros...

Isso não é nada de surpreendente, acontece nos períodos prévios a várias eleições, seja aqui ao lado em Espanha, ou na Venezuela, ou noutro país. O que interessa é como disse e bem tomar parte por um dos lados e dizer mal do X e do Y todos os dias até às eleições, de modo a denegrir a imagem e influenciar as pessoas.
Por isso, peças jornalísticas cada vez mais entram em descrédito por essas e outras razões, mas alguém acha nos dias de hoje que são meramente isentos? Se calhar uma pequena maioria o é, mas o que importa mais é seguir o guião estabelecido e direccionar a notícia para atacar constantemente o denominado para eles "mau da fita".

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3595 em: Julho 23, 2023, 03:04:55 pm »
Na próxima Quinta feira a 3 também vai relatar o jogo da seleção femenina no Mundial, o jogo será novamente às 8.30 e terá relato do... Daniel Belo...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #3596 em: Julho 23, 2023, 03:26:52 pm »
Muito gosta de se meter nas Manhãs... Se fosse algo informal e com piada até compreendia (e até podiam fazer com o mundial masculino), agora com ele tenho medo do que vai sair.
E o resto da equipa?

Atento

• Hero Member
« Responder #3597 em: Julho 23, 2023, 03:31:09 pm »
Na próxima Quinta feira a 3 também vai relatar o jogo da seleção femenina no Mundial, o jogo será novamente às 8.30 e terá relato do... Daniel Belo...

E o enviado especial da RTP - RÁDIO só relata para a Antena1 ou fica a ver a banda passar?

Mais uma sem noção...
« Última modificação: Julho 23, 2023, 03:32:44 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3598 em: Julho 23, 2023, 04:31:10 pm »
Deve ser algo improvisado, uma brincadeira própria do espírito do programa.
Ja ouvi dizer ao Pedro Ribeiro que a Comercial vai fazer algo também do género.
E as outras provavelmente também...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3599 em: Julho 23, 2023, 05:07:03 pm »
Relato integral?
Bem,e tudo isto só por ser no feminino?