Diogo Beja, LuÃs Franco-Bastos, Joana Marques, Jorge Botas, José Marino, Mónica Mendes, Ana Galvão, Raquel Bulha, Joana Dias, Joaquim Pantaleão, Tó Pereira, Pedro Coquenão, Freddy Locks, Bruno Nogueira/João Quadros, Guilherme Duarte, o desaparecimento do éter do Pedro Costa...
Estes são os nomes que, de cabeça, abandonaram a Antena 3 desde da entrada da troika Nuno Reis, Henrique Amaro e LuÃs Oliveira na direcção da estação.
As minhas participações neste fórum também estiveram «em confinamento».
Contudo, tive que o violar quando ontem, a caminho do trabalho, escutei o Tiago Ribeiro a menosprezar «os tais quatro membros».
Há uns tempos que desconfio que há um membro neste fórum que trabalha na Antena 3, dado o facto de todas as suas intervenções se cingirem ao terceiro canal do serviço público de rádio, sempre em defesa da actual direcção que tomou posse em Abril de 2015.
Não sei se será o Tiago Ribeiro, mas se for, as próximas palavras serão-lhe destinadas:
Caro Tiago.
Eu nasci no ano da fundação da Antena 3 e, com quase 26 anos, posso dizer que já a escuto assiduamente desde dos 14.
Agradeço a todos os radialistas, a ti inclusive, que me abriram o ouvido para várias sonoridades, desde das mais populares às mais alternativas.
Quando comecei a ouvir a 3, o Markl ainda estava nas Manhãs com o José Marino e Claudia Semedo e, pouco mais tarde, com a Joana Dias e o LuÃs Oliveira.
Era o tempo «da primeira vez», das «Party Zones», do «Ambientassons» e «Música Sem Filme» nas manhãs de fim-de-semana, do «Laboratolarilolela» e do «Nuno e Nando», das «Canções com História» e do «Costa a Costa», do Jorge Botas a debitar o trânsito de manhã e do Paulo Castelo à tarde (sempre com a trilha da Missão ImpossÃvel), das edições bi-diárias da Linha Avançada, sempre em estúdio. Do «Pontapés na Gramática» e do Mário Augusto a falar de cinema. Da «Música Enrolada», do DJ Vibe e do DJ Fox e do «Bons Rapazes» diário.
A Cátia Simão era a acompanhante do Alvim na Prova Oral.
Havia a «Hora do Sexo» e as «Conversas de Raparigas».
Enfim... O José Marino era o Director-adjunto da RTP Rádios e responsável pela playlist da Antena 3 (cargo que desempenhou de 2005 a 2013), que misturava muito bem os valores emergentes da pop internacional de então, com a nova música portuguesa e canções mais alternativas... Uma verdadeira «Alternativa Pop», diria eu.
Basta ouvires os Ãndices A3.30 mais antigos no RTP Play (que datam de 2011), para constatares que por aà se escutava desde dos pré-sucessos estrondosos como o «Somebody That I Use To Know» do belga Gotye, à emergente Katy Perry, passando pelos alternativos The Naked and Famous, The Temper Trap e à então nova música portuguesa dos Pontos Negros, dos Deolinda, dos For Pete Sake's, dos Prana, etc..
Desde de 2015 para cá que a playlist da Antena 3 está voltada a um elitismo e uma irrelevância enorme, beneficiando alguns catálogos de algumas editoras ditas alternativas.
Para não falar da sangria de excelentes radialistas, muito deles históricos, os quais referi no inÃcio desta publicação, que viram de um momento para o outro o seu espaço na 3 encurtado com a entrada de alguns amigos para os «Q»uadros.
Acho-te um grande valor da estação e da rádio nacional (tal como o André Santos e a Mariana Oliveira) e foi graças à tua incursão nas manhãs que voltei a escutá-las ao fim de 3 anos sem o fazer.
Não gostei da forma jocosa como trataste alguns membros deste fórum pois também pertencem à principal razão para que tu continues a comunicar diariamente. Essa razão chama-se auditório!
Falando um pouco sobre o van der Ding.
Acho a rubrica dele genial, pois alia história ao humor «um pouco negro».
Contudo, tenho que concordar que as suas intervenções durante as manhãs estão cada vez mais complicadas de suportar, nomeadamente os seus berros matinais e as constantes interrupções aos seus colegas de painel.
E a Ana Markl agora, para além de desaparecer algumas vezes durante a emissão, tirou novamente férias?
Tive pena de ti há coisa de umas 3 semanas quando apresentaste as manhãs sozinho, pois o Hugo van der Ding e a Inês Gonçalves estavam de férias e a Ana Markl deveria ter tido um novo contratempo para não ter aparecido em emissão.
A Antena 3 precisa de novo rumo, de uma nova direcção, pois esta já teve 5 anos para reverter a sua decadência.
E acredito piamente que graças a gente como tu que a 3 irá dar a volta.
Saudações bigodeanas! 😎