Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1318965 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #1770 em: Setembro 12, 2020, 02:20:40 pm »
Diogo Beja, Luís Franco-Bastos, Joana Marques, Jorge Botas, José Marino, Mónica Mendes, Ana Galvão, Raquel Bulha, Joana Dias, Joaquim Pantaleão, Tó Pereira, Pedro Coquenão, Freddy Locks, Bruno Nogueira/João Quadros, Guilherme Duarte, o desaparecimento do éter do Pedro Costa...

Estes são os nomes que, de cabeça, abandonaram a Antena 3 desde da entrada da troika Nuno Reis, Henrique Amaro e Luís Oliveira na direcção da estação.

As minhas participações neste fórum também estiveram «em confinamento».
Contudo, tive que o violar quando ontem, a caminho do trabalho, escutei o Tiago Ribeiro a menosprezar «os tais quatro membros».

Há uns tempos que desconfio que há um membro neste fórum que trabalha na Antena 3, dado o facto de todas as suas intervenções se cingirem ao terceiro canal do serviço público de rádio, sempre em defesa da actual direcção que tomou posse em Abril de 2015.
Não sei se será o Tiago Ribeiro, mas se for, as próximas palavras serão-lhe destinadas:

Caro Tiago.
Eu nasci no ano da fundação da Antena 3 e, com quase 26 anos, posso dizer que já a escuto assiduamente desde dos 14.
Agradeço a todos os radialistas, a ti inclusive, que me abriram o ouvido para várias sonoridades, desde das mais populares às mais alternativas.
Quando comecei a ouvir a 3, o Markl ainda estava nas Manhãs com o José Marino e Claudia Semedo e, pouco mais tarde, com a Joana Dias e o Luís Oliveira.
Era o tempo «da primeira vez», das «Party Zones», do «Ambientassons» e «Música Sem Filme» nas manhãs de fim-de-semana, do «Laboratolarilolela» e do «Nuno e Nando», das «Canções com História» e do «Costa a Costa», do Jorge Botas a debitar o trânsito de manhã e do Paulo Castelo à tarde (sempre com a trilha da Missão Impossível), das edições bi-diárias da Linha Avançada, sempre em estúdio. Do «Pontapés na Gramática» e do Mário Augusto a falar de cinema. Da «Música Enrolada», do DJ Vibe e do DJ Fox e do «Bons Rapazes» diário.
A Cátia Simão era a acompanhante do Alvim na Prova Oral.
Havia a «Hora do Sexo» e as «Conversas de Raparigas».
Enfim... O José Marino era o Director-adjunto da RTP Rádios e responsável pela playlist da Antena 3 (cargo que desempenhou de 2005 a 2013), que misturava muito bem os valores emergentes da pop internacional de então, com a nova música portuguesa e canções mais alternativas... Uma verdadeira «Alternativa Pop», diria eu.

Basta ouvires os Índices A3.30 mais antigos no RTP Play (que datam de 2011), para constatares que por aí se escutava desde dos pré-sucessos estrondosos como o «Somebody That I Use To Know» do belga Gotye, à emergente Katy Perry, passando pelos alternativos The Naked and Famous, The Temper Trap e à então nova música portuguesa dos Pontos Negros, dos Deolinda, dos For Pete Sake's, dos Prana, etc..

Desde de 2015 para cá que a playlist da Antena 3 está voltada a um elitismo e uma irrelevância enorme, beneficiando alguns catálogos de algumas editoras ditas alternativas.
Para não falar da sangria de excelentes radialistas, muito deles históricos, os quais referi no início desta publicação, que viram de um momento para o outro o seu espaço na 3 encurtado com a entrada de alguns amigos para os «Q»uadros.

Acho-te um grande valor da estação e da rádio nacional (tal como o André Santos e a Mariana Oliveira) e foi graças à tua incursão nas manhãs que voltei a escutá-las ao fim de 3 anos sem o fazer.
Não gostei da forma jocosa como trataste alguns membros deste fórum pois também pertencem à principal razão para que tu continues a comunicar diariamente. Essa razão chama-se auditório!

Falando um pouco sobre o van der Ding.
Acho a rubrica dele genial, pois alia história ao humor «um pouco negro».
Contudo, tenho que concordar que as suas intervenções durante as manhãs estão cada vez mais complicadas de suportar, nomeadamente os seus berros matinais e as constantes interrupções aos seus colegas de painel.

E a Ana Markl agora, para além de desaparecer algumas vezes durante a emissão, tirou novamente férias?
Tive pena de ti há coisa de umas 3 semanas quando apresentaste as manhãs sozinho, pois o Hugo van der Ding e a Inês Gonçalves estavam de férias e a Ana Markl deveria ter tido um novo contratempo para não ter aparecido em emissão.

A Antena 3 precisa de novo rumo, de uma nova direcção, pois esta já teve 5 anos para reverter a sua decadência.

E acredito piamente que graças a gente como tu que a 3 irá dar a volta.

Saudações bigodeanas! 😎
« Última modificação: Setembro 12, 2020, 02:23:01 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1771 em: Setembro 12, 2020, 02:25:05 pm »
Diogo Beja, Luís Franco-Bastos, Joana Marques, Jorge Botas, José Marino, Mónica Mendes, Ana Galvão, Raquel Bulha, Joana Dias, Joaquim Pantaleão, Tó Pereira, Pedro Coquenão, Freddy Locks, Bruno Nogueira/João Quadros, Guilherme Duarte, o desaparecimento do éter do Pedro Costa...

Estes são os nomes que, de cabeça, abandonaram a Antena 3 desde da entrada da troika Nuno Reis, Henrique Amaro e Luís Oliveira na direcção da estação.

Contudo, tive que o violar quando ontem, a caminho do trabalho, escutei o Tiago Ribeiro a menosprezar «os tais quatro membros».

Há uns tempos que desconfio que há um membro neste fórum que trabalha na Antena 3, dado o facto de todas as suas intervenções se cingirem ao terceiro canal do serviço público de rádio, sempre em defesa da actual direcção que tomou posse em Abril de 2015.
Não sei se será o Tiago Ribeiro, mas se for, as próximas palavras serão-lhe destinadas:

Caro Tiago.
Eu nasci no ano da fundação da Antena 3 e, com quase 26 anos, posso dizer que já a escuto assiduamente desde dos 14.
Agradeço a todos os radialistas, a ti inclusive, que me abriram o ouvido para várias sonoridades, desde das mais populares às mais alternativas.
Quando comecei a ouvir a 3, o Markl ainda estava nas Manhãs com o José Marino e Claudia Semedo e, pouco mais tarde, com a Joana Dias e o Luís Oliveira.
Era o tempo «da primeira vez», das «Party Zones», do «Ambientassons» e «Música Sem Filme» nas manhãs de fim-de-semana, do «Laboratolarilolela» e do «Nuno e Nando», das «Canções com História» e do «Costa a Costa», do Jorge Botas a debitar o trânsito de manhã e do Paulo Castelo à tarde (sempre com a trilha da Missão Impossível), das edições bi-diárias da Linha Avançada, sempre em estúdio. Do «Pontapés na Gramática» e do Mário Augusto a falar de cinema. Da «Música Enrolada», do DJ Vibe e do DJ Fox e do «Bons Rapazes» diário.
Enfim... O José Marino era o Director-adjunto da RTP Rádios e responsável pela playlist da Antena 3 (cargo que desempenhou de 2005 a 2013), que misturava muito bem os valores emergentes da pop internacional de então, com a nova música portuguesa e canções mais alternativas... Uma verdadeira «Alternativa Pop», diria eu.

Basta ouvires os Índices A3.30 mais antigos no RTP Play (que datam de 2011), para constatares que por aí se escutava desde dos pré-sucessos estrondosos como o «Somebody That I Use To Know» do belga Gotye, à emergente Katy Perry, passando pelos alternativos The Naked and Famous, The Temper Trap e à então nova música portuguesa dos Pontos Negros, dos Deolinda, dos For Pete Sake's, dos Prana, etc..

Desde de 2015 para cá que a playlist da Antena 3 está voltada a um elitismo e uma irrelevância enorme, beneficiando alguns catálogos de algumas editoras ditas alternativas.
Para não falar da sangria de excelentes radialistas, muito deles históricos, os quais referi no início desta publicação, que viram de um momento para o outro o seu espaço na 3 encurtado com a entrada de alguns amigos para os «Q»uadros.

Acho-te um grande valor da estação e da rádio nacional (tal como o André Santos e a Mariana Oliveira) e foi graças à tua incursão nas manhãs que voltei a escutá-las ao fim de 3 anos sem o fazer.
Não gostei da forma jocosa como trataste alguns membros deste fórum pois também pertencem à principal razão para que tu continues a comunicar diariamente. Essa razão chama-se auditório!

Contudo, tenho que concordar que as suas intervenções durante as manhãs estão cada vez mais complicadas de suportar, nomeadamente os seus berros matinais e as constantes interrupções aos seus colegas de painel.

E a Ana Markl agora, para além de desaparecer algumas vezes durante a emissão, tirou novamente férias?
Tive pena de ti há coisa de umas 3 semanas quando apresentaste as manhãs sozinho, pois o Hugo van der Ding e a Inês Gonçalves estavam de férias e a Ana Markl deveria ter tido um novo «contratempo» para não ter aparecido em emissão.

A Antena 3 precisa de novo rumo, de uma nova direcção, pois esta já teve 5 anos para reverter a sua decadência.

Saudações bigodeanas! 😎
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

guest6

• Visitante
« Responder #1772 em: Setembro 12, 2020, 02:44:39 pm »

Caro Tiago.

Tive pena de ti há coisa de umas 3 semanas quando apresentaste as manhãs sozinho, pois o Hugo van der Ding e a Inês Gonçalves estavam de férias e a Ana Markl deveria ter tido um novo contratempo para não ter aparecido em emissão.

Saudações bigodeanas! 😎

Quando a A3 "nasceu" já eu era adulto. Foi durante muito tempo uma rádio que ouvia assiduamente. Hoje já conto com mais de "meio século" e só vos digo que na A3 anda MUITA canalha (sim o termo é forte, mas só assim alguns percebem...), e entre eles eu , sem problemas em assumir o que escrevo/digo, destaco um PEDANTE ASQUEROSO de nome Van Der Ding; um "sr" (???!!!) director que ainda é mais baixo que a nulidade; uma tal de sobrenome Markl que entre o vulgar e o insignificante ocupa espaço; esse tal de Tiago que ainda não "cresceu" e nem percebeu o real valor de alguns princípios; para não falar num ETERNO adolescente irresponsável e que pensa que tem piada e "come" miúdas de sobrenome Alvim que NUNCA será adulto... E é desta "argamassa" movediça e sem valor que é feita a A3. Claro que quem tem "5 tostões" de capacidade e aptidões, como o ultimo caso da Inês L. Gonçalves, abandona o "titanic"...  O problema é que quem mantém a "canoa" á deriva somos todos nós com os €€€ dos nosso impostos... 

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #1773 em: Setembro 12, 2020, 02:56:19 pm »
O Nuno Calado conduz muito melhor as tardes do que o Luís Oliveira. Basta ouvir um pouco para notar a clara diferença.

Quando está o Luís Oliveira, dá vontade de mudar logo de canal. Com o Nuno Calado, a selecção musical é completamente diferente para melhor, não inventa; e não vai para a emissão com alguns temas que levam para o aborrecimento num espaço vespertino, como faz o Luís Oliveira.

O Luís Oliveira é um grande conhecedor musical mas como locutor de playlist é para esquecer. Nuno Reis idem, grande voz mas nessa posição é para esquecer, pelo menos na actual Antena 3.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1774 em: Setembro 12, 2020, 03:27:14 pm »
O Nuno Calado conduz muito melhor as tardes do que o Luís Oliveira. Basta ouvir um pouco para notar a clara diferença.

Quando está o Luís Oliveira, dá vontade de mudar logo de canal. Com o Nuno Calado, a selecção musical é completamente diferente para melhor, não inventa; e não vai para a emissão com alguns temas que levam para o aborrecimento num espaço vespertino, como faz o Luís Oliveira.

O Luís Oliveira é um grande conhecedor musical mas como locutor de playlist é para esquecer. Nuno Reis idem, grande voz mas nessa posição é para esquecer, pelo menos na actual Antena 3.
O Luís Oliveira sabe imenso, mas não consegue fazer emissão corrida( a não ser em programas de autor,) por mero acaso passei esta semana na 3, vi que era o Nuno Calado fiquei 1h e voltei no dia seguinte. Parte dos melhores programas da Antena3 nem são bem do estilo desta radio, refiro-me ao Ping Pong e ao Materia Prima. O estado actual da 3 é muito mau, precisa de ser completamente repensada, desde a playlist, às vozes e até acabar com alguns programas. Isto não é um grupo de amigos que se junta num café para fazer rádio, não é assim, isto é serviço público. Neste momento por exemplo a Vodafone fm que podemos considerar concorrência direta tem melhor playlist , se fosse nacional o estado da 3 provavelmente seria pior.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1775 em: Setembro 12, 2020, 05:26:27 pm »
O mais notável disto tudo é ainda haver ouvintes que estejam incomodados com a decadência imparável da Antena 3 e para além disso incomodarem a malta que por lá passeia. A coisa já não tem remédio.

Atento

• Hero Member
« Responder #1776 em: Setembro 12, 2020, 05:51:50 pm »
O mais notável disto tudo é ainda haver ouvintes que estejam incomodados com a decadência imparável da Antena 3 e para além disso incomodarem a malta que por lá passeia. A coisa já não tem remédio.

Aquilo por lá atingiu um nível de autismo tal que já não há remédio...
Terá de cair para eventualmente voltar a (re)nascer.

tuscano

• Hero Member
« Responder #1777 em: Setembro 12, 2020, 06:05:15 pm »

Aquilo por lá atingiu um nível de autismo tal que já não há remédio...
Terá de cair para eventualmente voltar a (re)nascer.
A gente preocupa-se, porque queríamos uma rádio que se oiça em todo o Portugal que seja uma verdadeira alternativa às Comerciais e RFMS, coisa que a 3 neste momento não é.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1778 em: Setembro 12, 2020, 07:22:48 pm »
Minuto 33:53 é onde tudo acontece. https://www.rtp.pt/play/p934/e492537/manhas-da-3

A história mostra que quando os locutores de uma estação se dão ao trabalho de comentar figuras num fórum de rádio, a coisa não costuma acabar nada bem. Nem para a estação, nem para os locutores. Simplesmente não é benéfico. Há nos últimos vinte anos uma sucessão de vezes em que isso acontece, desde o saudoso Telefonia Virtual ao Ondas da Rádio, e volta a acontecer no fórum Mundo da Rádio uma vez mais e pela segunda vez na sua existência. Sejam nacionais, sejam regionais, sejam locais - ninguém escapa. No contexto da rádio em Portugal... é um pecado capital.

E sabem porquê? Porque amplia por várias vezes o alcance das críticas demonstradas de umas poucas centenas de pessoas para umas sólidas dezenas de milhar e potencia os ouvintes que, estando insatisfeitos, ainda vão tolerando a estação, acabando por fazer ricochete e afetar a própria audiência, fazendo com que a estação a perca. Uma coisa é o que se escreve na internet, outra é chegar a uma rádio com 44 emissores. É um erro grave de condução de emissão em antena, um bê-á-bá que qualquer locutor sabe. É aproveitar uma antena nacional de um operador reputado para dirigir uma crítica a um conjunto pequeno, numa rádio alternativa que é feita de conjuntos pequenos.

Em 1996 (!!!), o Telefonia Virtual tinha uma página de crítica a estações de rádio e era aceite no meio.  Pelos vistos o Tiago Ribeiro e o Hugo van der Ding não parecem ser muito fãs de críticas, mas a verdade é que são sinal que ainda há ouvintes, por poucos que sejam. Quando deixarem de existir... vai ser mais grave. As críticas não se rejeitam, ouvem-se ou toleram-se mesmo que não se concorde com elas, e procura-se entender a perspetiva se se quiser ou refutá-la em vez de meramente olhar para um conjunto de pessoas e dizer "pff, esta gente é doida, acham que tu gritas demais, onde é que já se viu?" (não foram as palavras exatas mas o tom foi mais ou menos este).

Esta conta não tem feito parte do coro de críticas que aqui se tem juntado por parte de vários ouvintes à estação, ainda por cima ouvintes dentro das idades que escutam de facto a Antena 3, logo não se enquadra nessa questão. No entanto, não deixa de estar profundamente solidária com os seus colegas de fórum que foram indevidamente mencionados e de repudiar veementemente tudo isto.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1779 em: Setembro 12, 2020, 08:17:11 pm »
O que o Tiago Ribeiro disse era aceitável se fosse uma chamada de atenção/alerta para a direcção da Rádio ou até mesmo para o Van der Ding que o rumo não está a resultar e basta ler o que se escreve, mas não me parece que seja o caso.
Isto tudo para demonstrar o que se escreve por aqui, acima de tudo as nossas opiniões sejam elas afirmativas,negativas ou construtivas, são lidas pelos grupos de rádios em Portugal. Pode ser uma ajuda, tendo em conta que todos somos ouvintes de rádio e pode-se retirar ideias para mudar o rumo da mesma ou adquirir novos ouvintes. Eu é muito raro ouvir a Antena 3, ouvia o Tiago Ribeiro no regresso a casa algumas vezes e mais antigamente as manhãs com o Diogo Beja, Joana Marques, Luis Franco Bastos juntando o José Nunes e Jorge Botas, umas manhãs que dava gosto ouvir e acredito que tinham grande audiência.
Podem ter essas conversas e discordar como é óbvio, mas nunca "on air". Do pouco do ouvi no RTP Play, concordo com o que é dito neste fórum acerca das manhãs, se já era raro ouvir esta rádio é caso para dizer que ficou disponível uma memória no rádio para outra.

Atento

• Hero Member
« Responder #1780 em: Setembro 12, 2020, 08:26:13 pm »
Não somos quatro pessoas, Tiago & Companhia...

Vejam lá a página do facebook da ANTENA 3...

Aquilo está morto!!!

Os gostos raramente, na maioria das publicações, chegam à meia centena...

E que dizer das audiências?

Vá lá...

Toca a trabalhar arduamente para mudar esse estado de coisas.

Bom fim de semana.

Segunda quero ver melhorias no face da 3 e no programa!!!

Atento

• Hero Member
« Responder #1781 em: Setembro 12, 2020, 08:36:34 pm »
Ah...

Aqui ninguém elogiou o cinzentismo da EN.

Aqui criticamos esse tal cinzentismo.

Vá lá menos cinzentismo na 3!!!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1782 em: Setembro 16, 2020, 10:13:31 am »
Hoje, a meio da semana, registou-se uma alteração nos horários dos locutores.
O Nuno Calado trocou com o André Santos.
A programação está assim:
07h/10h - Manhãs da 3 - Tiago Ribeiro e Hugo van der Ding
10h/13h - Nuno Calado
13h/16h - Isilda Sanches
16h/19h - André Santos
19h/20h - Prova Oral
20h/22h - Vanessa Augusto

Com o investimento e os locutores disponíveis, creio que esta é a melhor grelha.
Talvez poderia substituir a Isilda pelo Rui Estêvão (talvez regresse com a saída do Nuno Calado das emissões diurnas caso este só queira se cingir ao Indiegente).

Não tinha noção como era o Nuno Calado nas emissões diurnas e é uma agradável surpresa. Aprecio-o mais que o Luís Oliveira. Também creio que o André Santos merece e é a voz indicada para as tardes e que diferença faz em relação ao Luís Oliveira.
Adoro as pontes com a Prova Oral e a interacção que conseguiu ter com o Manel Cardoso, no Pão Para Malucos.
E o painel nocturno assenta que nem uma luva na Vanessa Augusto.
« Última modificação: Setembro 16, 2020, 10:18:39 am por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1783 em: Setembro 16, 2020, 10:53:56 am »
Hoje o Tiago fez mais uma subtil referência ao Fórum quando falou "daquelas pessoas que dizem que só nos atropelamos" justificando-se com o delay perfeitamente normal causado pelo programa que utilizam no programa para a emissão remota e que hoje causou muitos problemas à Linha Avançada. Não era bem isso que se falou por aqui, é mesmo o facto do Van der Ding interromper muitas vezes também o José Nunes...

10h/13h - Nuno Calado
13h/16h - Isilda Sanches
16h/19h - André Santos
19h/20h - Prova Oral

Com o investimento e os locutores disponíveis, creio que esta é a melhor grelha.
Talvez poderia substituir a Isilda pelo Rui Estêvão (talvez regresse com a saída do Nuno Calado das emissões diurnas caso este só queira se cingir ao Indiegente).

Não tinha noção como era o Nuno Calado nas emissões diurnas e é uma agradável surpresa. Aprecio-o mais que o Luís Oliveira. Também creio que o André Santos merece e é a voz indicada para as tardes e que diferença faz em relação ao Luís Oliveira.
Adoro as pontes com a Prova Oral e a interacção que conseguiu ter com o Manel Cardoso, no Pão Para Malucos.

Vou rezar a todos os santinhos para que essa grelha se mantenha... embora ache improvável que por exemplo o Luis Oliveira saísse sem se despedir do do Manuel Cardoso com quem construiu uma grande química.

Atento

• Hero Member
« Responder #1784 em: Setembro 16, 2020, 08:58:25 pm »
Hoje o Tiago fez mais uma subtil referência ao Fórum quando falou "daquelas pessoas que dizem que só nos atropelamos" justificando-se com o delay perfeitamente normal causado pelo programa que utilizam no programa para a emissão remota e que hoje causou muitos problemas à Linha Avançada. Não era bem isso que se falou por aqui, é mesmo o facto do Van der Ding interromper muitas vezes também o José Nunes...

10h/13h - Nuno Calado
13h/16h - Isilda Sanches
16h/19h - André Santos
19h/20h - Prova Oral

Vou rezar a todos os santinhos para que essa grelha se mantenha... embora ache improvável que por exemplo o Luis Oliveira saísse sem se despedir do do Manuel Cardoso com quem construiu uma grande química.

E a Inês Lopes Gonçalves???