(...)
Quo vadis os 94.8?
Se tivesse que apostar seria na Observador.
Como é a cobertura desse emissor, “AG”? Aqui, 94.8 não se ouve, a não ser que esteja desligado. Mas ouve-se a ‘+OESTE’, em 94.2, não obstante a receção afigurar-se complicada em interiores. Por exemplo, com um rádio portátil só é audível próximo das janelas, mesmo assim com pressão da ‘Antena2’, em 94.4 ( e não há obstáculos na direção de Montejunto). Mas noutros equipamentos domésticos ouve-se qualquer coisa e até em smartphone. A potência de 500w é demasiado baixa. A qualidade de som deixa muito a desejar, abafado, sem gama dinâmica, sem textura, sem detalhe, enfim, som comprimido.
Relativamente a 94.8, a zona de sombra de Montejunto verifica-se onde? Acho arriscado a ‘Observador’ investir num emissor para “desenrascar” e, depois, fica entalada porque podem existem existir outros emissores com melhores prestações para a mesma zona e já está comprometida com aquela frequência. Talvez a precipitação não seja a melhor conselheira… Mas, como referi, desconheço a área de cobertura desse emissor.
Eu consigo por acaso responder até bem e pelo AG porque conheço bem a realidade de ambos os emissores, por isso vou-lhe já adiantando qualquer coisa.
Dizer desde logo antes de mais que o som da Mais Oeste não era assim nos tempos da anterior gestão. Ainda que não fosse o melhor som da história que já ouvi, era bastante razoável para o que era e em especial para rádio local. Não tinha grande brilho, mas a gama dinâmica e a expansão estéreo eram razoavelmente bem tratadas e davam conta do recado. O volume sempre tendeu a ser mais baixo que as congéneres à volta embora isto tenha tido fases, umas vezes melhor que outras.
Desde a nova gestão, que entrou já nem sei precisar bem quando mas creio que em 2019/2020, o tipo de emissão e o tipo de som pioraram significativamente, passando a ter mais interação em antena mas muito menos polida, e o som a ser consideravelmente pior. Não sei quem lá andou a mexer, sei que fez muito mal. A Mais Oeste tinha uma certa polidez que hoje não tem, perdeu o Cadaval.
Quanto à cobertura da Mais Oeste, a mudança para o Montejunto sempre teve essas duas nuances: a potência muito muito curtinha (500w), essencial para propagar adequadamente o sinal, e ter a Antena 2 demasiado próxima, mas com o emissor a carburar bem isto sempre só foi um problema de Vila Franca de Xira para baixo. Em Santarém o sinal afigurava-se razoável em viatura em exteriores, em interiores os 500w sendo manifestamente fracos para ir além de Mono e exigindo perícia.
Na zona de cobertura do lado de Leiria nunca fui ao Cadaval e não posso falar, mas no Bombarral o sinal é bastante bom, em Óbidos também impressiona. Nas Caldas é que acontece algo parecido a Santarém: certas zonas da cidade recebem bem a frequência, outras propaga com dificuldade em exteriores e não se ouve de todo em interiores (centro nevrálgico). Ainda chega até perto da Nazaré.
Quanto aos 94.8, tem havido múltiplos relatos de que o emissor se encontra a funcionar com potência reduzida (pode ter 1000w pelo alvará) e com uma qualidade de som de MP3 a 64 Kbps. No Bombarral ouve-se, fora disso começa a perder-se rapidamente e para ter uma noção, da última vez que eu vi nem chegava ao centro de Torres Vedras, ficava-se ali a uns 10kms para norte ou coisa que o valha. Para Norte, nas Caldas atualmente entra pouco, em Óbidos entrava em mono. Isto foi o que eu vi da última vez que passei nesta zona de carro. Era sofrer a ouvir a estação. A Santarém e ao Ribatejo por norma nem pensar.
No entanto, há potencial: a frequência faz fronteira com o Cadaval, que tem a Serra de Montejunto, e poderia ser deslocalizada para aí. Precisa de equipamentos novos e de uma grande remodelação, como a Observador teve que fazer com os 93.7. Mas com 1000w tem todo o potencial para ter uma cobertura francamente melhor, interiores e exteriores. A questão é: chegaria ao Ribatejo? Chegaria. Mas pode precisar de refletores. No início da Mais Oeste ela possuía refletores quando foi para o Montejunto. E não se sabe de que maneira afetaria a cobertura para o Ribatejo. Pode ser este o motivo pelo qual ainda nada se ouviu disto: são precisos estudos e articular com a ANACOM.
Além disso há outro problema: uma mudança de localização só pode ser feita se nenhum operador se queixar em não sei quanto tempo. A questão é que logo ao lado em 94.7 há… a Rádio Voz do Sorraia, em Coruche. E se no centro absoluto da cidade Montejunto creio que não chega, certo é que aquilo é um concelho enorme que arranca de bem perto do Tejo e vai por ali fora, o que pode ser mais um motivo para justificar refletores. Os 94.8 estão próximos em frequência. Isto envolveria possivelmente uma eventual mudança de frequência para os 94.9, MAS essa é a frequência da Antena 1 de Coimbra e tem a 2 décimas a RR de Leiria em 95.1. Está a perceber a dinâmica da questão?
Muitas incógnitas, poucas certezas. Talvez por isso ainda não tenhamos ouvido sobre esta frequência. Mas acredito que escutemos em breve.