Autor Tópico: Golo FM - 94,8 MHz Bombarral  (Lida 182227 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Golo FM - 94,8 MHz Bombarral
« Responder #375 em: Setembro 04, 2022, 05:25:01 pm »
A GOLO FM informou hoje através da sua pagina do Facebook que vais gradualmente deixar de emitir a estação via FM, concentrando tudo no digital.
Aceitam-se apostas para quem vai ficar com as frequências de Amarante e do Bombarral.

No caso de Bombarral há um candidato óbvio: a Rádio Observador.

pdf

• Visitante
« Responder #376 em: Setembro 04, 2022, 05:26:00 pm »
A GOLO FM informou hoje através da sua pagina do Facebook que vais gradualmente deixar de emitir a estação via FM, concentrando tudo no digital.
Tradução: “não temos dinheiro para manter emissores em FM”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #377 em: Setembro 04, 2022, 05:26:42 pm »
Aceitam-se apostas para quem vai ficar com as frequências de Amarante e do Bombarral.

A de Amarante é um pouco desinteressante. Duvido que volte a emitir algo de relevante.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #378 em: Setembro 04, 2022, 05:39:16 pm »
Sem DAB+, boa sorte com isso... Mas bem, o "milagre" durou quase 10 anos e estão com mais publicidade que nunca, há que dar algum mérito ainda assim.
Quanto a Amarante podia ser minimamente interessante para a Cidade FM melhorar a sua péssima cobertura no Vale do Sousa.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #379 em: Setembro 04, 2022, 05:59:45 pm »

A de Amarante é um pouco desinteressante. Duvido que volte a emitir algo de relevante.

Não há grande viabilidade para essa frequência de facto. Emitiu isto aqui porque o dono era quem era, mas fora disso…

Grandes grupos fora de questão, projetos especializados é complicado. Ou dá para rádio de rock ou volta ao formato de rádio local. Deve entrar à venda na casa dos 100 mil euros.

Mesmo assim pareada com outro emissor que supra as zonas em falta fica interessante para efeito rede.

Tradução: “não temos dinheiro para manter emissores em FM”

Errado nem estás.

Sem DAB+, boa sorte com isso... Mas bem, o "milagre" durou quase 10 anos e estão com mais publicidade que nunca, há que dar algum mérito ainda assim.
Quanto a Amarante podia ser minimamente interessante para a Cidade FM melhorar a sua péssima cobertura no Vale do Sousa.

Sim, pelo menos com publicidade. E nunca será uma online daquelas sem pés nem cabeça, terá sempre uma certa estrutura. Mas terá que haver uma fortíssima aposta no digital para compensar a perda do FM e mesmo assim certos targets vão ser permanentemente perdidos, em particular acima dos 45/50 anos cujo consumo rádio fora do FM é residual.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #380 em: Setembro 04, 2022, 11:46:54 pm »
A Golo FM é a primeira rádio no mundo que deixa de emitir no FM por causa da "pegada ecologica"
Ler o comunicado do seu "dono"  na sua pagina pessoal do Facebook é de ir às lagrimas.
Se o fim do FM se deve tudo à energia, sugiro que optem o uso de velas.
Pelos vistos a Golo FM acha que o digital é o futuro.
A Golo fm pelas redes sociais apenas pode ser comparada à Rádio Portuense, pois são as unicas que transmitem o relato pelas redes sociais.
Fui comparar as duas nos relatos do FCPorto apenas no facebook.
A Rádio Portuense atingiu 70 mil pessoas apenas no facebook.
Interação de comentários chegou a 3 mil comentários, mais de 400 partilhas do relato.
A Golo FM atinge as 8 mil visualizações na sua pagina, 33 comentários.
Nos relatos do Porto a Golo FM leva goleada 10 - 0 de uma micro rádio.

pdnf

• Hero Member
« Responder #381 em: Setembro 05, 2022, 12:21:28 am »
Começando pelo início, é sempre de lamentar a morte de mais um projeto de rádio em Portugal, por muito pouca qualidade que a mesma pudesse ou não ter, era a única rádio desportiva atualmente a emitir no FM, o que reforça essa percepção de que estamos perante mais um sinal do agudizar da crise que a rádio em Portugal vive. Posto isto, falar em pegada ecológica, é no mínimo não querer assumir a realidade, o que é uma condição inerente ao ser humano: arranjar eufemismos para aceitarmos mais facilmente o terminar das nossas realizações pessoais.

Quanto aos emissores, Bombarral não pode ser deslocalizado para o Montejunto, ainda que com refletores para sul? Se sim, 94.8 com uma frequência bastante limpa, tem todas as condições para ser uma frequência pujante, que chegue até às portas de Coimbra, e permita a ligação com os 88.1 à Observador. Naturalmente, Leiria continuará a ter os problemas de escuta que todos conhecemos.

Quanto aos 89.2, a mesma questão: porque não mandá-los para o Marão? Penso que meia dúzia de metros para oeste da localização atual estamos em Baião, concelho contíguo. Se assim for, aí pode ser interessante para qualquer uma das rádios que possa querer cobertura para Vila Real, possivelmente chegaria ainda a Lamego. A R/Com penso que esteja fora de jogo, mas seria interessante para reforço da Mega, fazendo a ligação 92.9-90.6-106.4 que se perde no interior do distrito, do Porto, e que permitiria uma escuta estável (que hoje não acontece) em Vila Real, cidade universitária. O mesmo raciocínio se aplica à Cidade FM. A prórpia Smooth, se for para apostar, não ficaria mal servida nesta frequência, parece-me que terá potencial no eixo que poderia servir. Tudo isto se é ou não rentável, é que tenho dúvidas, considerando que a região não é ultrapopulosa, mas a A4 é um eixo ainda bastante movimentado. Por isso, tendo a concordar com o que refere o pdf. Deverá voltar a um formato estilo AMARANTE FM ou até, quem sabe, acabar por ver o alvará cessado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #382 em: Setembro 05, 2022, 05:51:52 am »
Esse cromo com mania que é pioneiro só revela que não tem dinheiro para sustentar as rádios no FM.

SamM

• Hero Member
« Responder #383 em: Setembro 05, 2022, 10:03:34 am »
É muito curioso que muitos dos que aqui escrevem concordem que existe uma centralização dos media em Portugal, e quando alguém acaba com as frequencias nas zonas próximas dos grandes aglomerados, se esquecem que em formato digital esta rádio é das mais ouvidas no resto do país (pelo menos durante os relatos dos clubes da terra).

Não venho aqui discutir a questão financeira da rádio, pois até acredito que tido muito peso na tomada de decisão, mas a verdade é que o digital será cada vez mais o futuro e já há cada vez mais quem a use. Temo que no futuro médio/longo prazo sobrem os 4 ou 5 grupos de Lisboa e o resto será por esta via...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #384 em: Setembro 05, 2022, 01:14:13 pm »
É muito curioso que muitos dos que aqui escrevem concordem que existe uma centralização dos media em Portugal, e quando alguém acaba com as frequencias nas zonas próximas dos grandes aglomerados, se esquecem que em formato digital esta rádio é das mais ouvidas no resto do país (pelo menos durante os relatos dos clubes da terra).

Não venho aqui discutir a questão financeira da rádio, pois até acredito que tido muito peso na tomada de decisão, mas a verdade é que o digital será cada vez mais o futuro e já há cada vez mais quem a use. Temo que no futuro médio/longo prazo sobrem os 4 ou 5 grupos de Lisboa e o resto será por esta via...

Concordo que a net é o futuro da rádio e o FM irá ter os dias contados.
Quanto ao resto e olhando para as redes sociais da rádio, não vejo muito movimento por lá, o que não é bom sinal.

pdf

• Visitante
« Responder #385 em: Setembro 05, 2022, 01:34:53 pm »
A "net" nunca será o futuro da rádio enquanto existirem plafonds de tráfego.

E isto só para citar uma condicionante, pois há bem mais.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #386 em: Setembro 05, 2022, 01:50:04 pm »

Já começas a ter caminho feito para não haver limitações de tráfego e apenas de velocidade (que também é uma limitação de tráfego de outra forma sim, mas não nos distraiamos)… diria que estamos a uns 2 anos de todo o tráfego ser ilimitado e o que varia é a velocidade.

pdf

• Visitante
« Responder #387 em: Setembro 05, 2022, 03:11:10 pm »

Já começas a ter caminho feito para não haver limitações de tráfego e apenas de velocidade (que também é uma limitação de tráfego de outra forma sim, mas não nos distraiamos)… diria que estamos a uns 2 anos de todo o tráfego ser ilimitado e o que varia é a velocidade.
Por mim nem me importo. Prefiro ter dados ilimitados a uma velocidade razoável (sei lá, mínimo de uns 10/20 Mbps de download e uns 5/10 de upload) do que ter “toda a velocidade do mundo” e depois ficar sem dados ao final de 10 GB (e já estou a ser generoso, ainda anda aí muita gente com 1/10 disto).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #388 em: Setembro 05, 2022, 03:23:42 pm »

Por mim nem me importo. Prefiro ter dados ilimitados a uma velocidade razoável (sei lá, mínimo de uns 10/20 Mbps de download e uns 5/10 de upload) do que ter “toda a velocidade do mundo” e depois ficar sem dados ao final de 10 GB (e já estou a ser generoso, ainda anda aí muita gente com 1/10 disto).

100% de acordo! (E saudades quando com 512k safavas toda a Internet…)

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #389 em: Outubro 02, 2022, 01:38:38 am »
Golo FM a passar conteúdo tão alternativo musicalmente a esta hora que eu até tive que ir confirmar se não era a Antena 2. Mas não era.

Para terem uma ideia, a esta hora foram cinco minutos seguidos de uma guitarra no mesmo tom, seguido de umas badaladas de igreja e agora um órgão de igreja, tudo num ritmo muito lento, sem separadores. Emissão online da Golo está igual. Não sei o que é que estão a passar.

EDIT: Perdeu-se agora de repente o sinal todo, ouve-se mais ruído que o normal, de repente passa a estéreo, ouve-se “Bluetooth Connection Success” e a seguir volta a tocar a mesma exata música. WTF
« Última modificação: Outubro 02, 2022, 01:40:35 am por Memorias da Radio »