Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1197583 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8670 em: Fevereiro 22, 2026, 11:59:37 am »
Ah e ainda numa outra nota, e como creio que o Rui Alves de Sousa terá a oportunidade de ler este meu comentário, deixo um elogio à vossa dinâmica bem disposta e leve no espaço de agenda. Dá gosto ouvir por ser tão espontânea, fico com vontade de ir a tudo só de vos ouvir durante aqueles minutos. Passe, por favor, esta mensagem também à Carina.
Em relação ao Rui Alves de Sousa, também lhe dou os parabéns pelo programa de música de cinema de Olhos Bem Fechados, tenho ouvido e tem bastante qualidade aconselho.

Atento

• Hero Member
« Responder #8671 em: Fevereiro 22, 2026, 12:43:53 pm »
Tenho estado pouco ativo por aqui, tenho optado pelo modo leitura, ultimamente. Já o disse aqui antes, viajo entre a Antena 1 e a 3 no que respeita aos programas de regresso a casa, mas nas últimas semanas tenho acompanhado com especial interesse o da 1, muito devido ao acompanhamento dos estragos causados pelas tempestades e cheias. Por isso, volto aqui em modo ativo, para elogiar muito a forma como o horário tem sido conduzido durante este período e também ressalvar a excelente emissão que fizeram em Pombal, na sexta feira. Tiro o meu chapéu à Carina Jorge e ao Nuno Rodrigues e aos seus repórteres no terreno. Acredito que este fórum também sirva para dizer bem quando é preciso.

Ninguém nega isso.

Agora o negativo por .... fico por aqui...Não PODE NEM DEVE FICAR POR EXPOR.

Por menos AJT foi afastado da DI TV...

Atento

• Hero Member
« Responder #8672 em: Fevereiro 22, 2026, 02:03:46 pm »
Tenho estado pouco ativo por aqui, tenho optado pelo modo leitura, ultimamente. Já o disse aqui antes, viajo entre a Antena 1 e a 3 no que respeita aos programas de regresso a casa, mas nas últimas semanas tenho acompanhado com especial interesse o da 1, muito devido ao acompanhamento dos estragos causados pelas tempestades e cheias. Por isso, volto aqui em modo ativo, para elogiar muito a forma como o horário tem sido conduzido durante este período e também ressalvar a excelente emissão que fizeram em Pombal, na sexta feira. Tiro o meu chapéu à Carina Jorge e ao Nuno Rodrigues e aos seus repórteres no terreno. Acredito que este fórum também sirva para dizer bem quando é preciso.

Ainda há dias houve um escalonamento para um jogo relevante que foi alterado à última da hora...

Uma situação grave ou muito grave... que cria instabilidade e desconforto...

Esta malta vai destruir o desporto...

A "sorte" é que a concorrência é muito fraca...

Noutros tempos, ou se fosse em Espanha, a situação teria já atingido o caos total...

A administração tem de abrir a pestana...
« Última modificação: Fevereiro 22, 2026, 02:09:43 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8673 em: Fevereiro 22, 2026, 03:54:04 pm »
Para mim, quando há problemas e eventos como os de Coimbra, só ouço Antena 1. A diferença na qualidade da cobertura para toda a concorrência é significativa.

E isto apesar do Observador ter uma condução de antena mais simples e acessível nestas alturas. Mas não é comparável. A TSF nem sequer a considero para estes pontos e a RR é inconsistente no que faz e não faz nisto, não há uma estratégia editorial clara para o ouvinte que o ouvinte possa seguir e sintonizar a RR.

A ironia é que a RR tem profissionais que rivalizam em qualidade com os da Antena 1. É a gestão que estraga tudo nessa parte.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8674 em: Fevereiro 22, 2026, 04:51:41 pm »
Para mim, quando há problemas e eventos como os de Coimbra, só ouço Antena 1. A diferença na qualidade da cobertura para toda a concorrência é significativa.

E isto apesar do Observador ter uma condução de antena mais simples e acessível nestas alturas. Mas não é comparável. A TSF nem sequer a considero para estes pontos e a RR é inconsistente no que faz e não faz nisto, não há uma estratégia editorial clara para o ouvinte que o ouvinte possa seguir e sintonizar a RR.

A ironia é que a RR tem profissionais que rivalizam em qualidade com os da Antena 1. É a gestão que estraga tudo nessa parte.

"A diferença na qualidade da cobertura para toda a concorrência é significativa." - basta dizer que a RTP é a única a ter um centro emissor que serve todo o concelho de Manteigas com as três Antenas! dos outros Grupos nem vale a pena referir a diferença de qualidade de sinal FM na captação, nesta região serrana...

joao_s

• Hero Member
« Responder #8675 em: Fevereiro 22, 2026, 05:05:15 pm »
“Memórias...”, para isso seria necessário que a emissão da OBSRVDOR estivesse no ar.

Em menos de um ano, 28 de abril – apagão, 28 de janeiro – ciclogénese explosiva, a OBSRVDOR falhou estrondosamente, precisamente nos momentos em que a rádio é mais necessária para se obter informação segura e credível. Os 92.6 OBSRVDOR ficaram OFF por falha de energia elétrica no emissor, não havendo nenhum sistema de backup de energia.  No dia 28 de janeiro, às 7h da manhã em 92.6 ouvia-se… estática, ruído, nada mais. Parece-me óbvio que a rádio desempenha um papel fundamental nestas ocasiões é preciso é que também não falhe, e isso tem de ser previsto e preparado antecipadamente (são especificações fundamentais/estruturantes num projeto deste tipo).

Atento

• Hero Member
« Responder #8676 em: Fevereiro 22, 2026, 05:35:45 pm »
“Memórias...”, para isso seria necessário que a emissão da OBSRVDOR estivesse no ar.

Em menos de um ano, 28 de abril – apagão, 28 de janeiro – ciclogénese explosiva, a OBSRVDOR falhou estrondosamente, precisamente nos momentos em que a rádio é mais necessária para se obter informação segura e credível. Os 92.6 OBSRVDOR ficaram OFF por falha de energia elétrica no emissor, não havendo nenhum sistema de backup de energia.  No dia 28 de janeiro, às 7h da manhã em 92.6 ouvia-se… estática, ruído, nada mais. Parece-me óbvio que a rádio desempenha um papel fundamental nestas ocasiões é preciso é que também não falhe, e isso tem de ser previsto e preparado antecipadamente (são especificações fundamentais/estruturantes num projeto deste tipo).

Errado!!!!

A rádio desempenha SEMPRE. Por cá é menorizada, pois as que estão estão a dar são as de música a metro que pouco acrescentam...

joao_s

• Hero Member
« Responder #8677 em: Fevereiro 22, 2026, 06:09:50 pm »
“Atento”, sim, tem razão.

Mas não era o contexto de normalidade a que me referia, eram contextos extremos.
Repare, em menos de um ano verificaram-se dois desses contextos em que as comunicações, infraestruturas. energia elétrica e, de alguma forma, o normal funcionamento do país foi posto em causa. Nesses casos a rádio desempenhou o seu papel e reforçou a sua importância (pelo menos, algumas estações preparadas tecnicamente para eventos dessa natureza), uma vez que foi a única fonte de informação em tempo real a chegar até aos cidadãos, desconstruindo desinformação, especulações de diversa índole, pânico, etc. Concordará que em termos de distribuição de sinal, nestas alturas, a rádio é imbatível, daí a necessidade de upgrade para o DAB+, como fazem os países europeus civilizados, pensado como infraestrutura relevante para a comunidade em todos os cenários.

Atento

• Hero Member
« Responder #8678 em: Fevereiro 22, 2026, 06:25:28 pm »
A equipa banana (Carvalho,  Cardoso & Galego) responsável pelo desporto da Antena1 a ser exposta ao ridículo este fim de semana, vejamos

1-Desprezo total pelo jogo da jornada (SCB-VSC,);

2- Tarde Desportiva hj a navegar à vista...ora há noticiário à hora certo, ora não há...

3- Final de Basquetebol, acompanhada por um amador (Carlos Manuel Santos);

4- Os principais jogos da Primeira Liga e Segunda de hoje completamente desprezados (jogos das 18:00).

Na BBC, RAI, RNE, SERVIÇOS PÚBLICOS NÓRDICOS,  os pequeninos Carvalho, Cardoso e Galego nem para porteiros tal é a sua estupidez no momento da decisão...

Como estou a gostar deste prolongamento da Tarde Desportiva depois das 18:00...

Ahahahahahahahah

Adoro quando artistas da estirpe dos citados são fintados pela realidade...

Tadinhos!!!!

Entrando música a metro...

Desprezando os protagonistas da final de basquetebol.

RIDÍCULOS!!!!!
« Última modificação: Fevereiro 22, 2026, 06:33:33 pm por Atento »

pdnf

• Hero Member
« Responder #8679 em: Fevereiro 22, 2026, 11:24:43 pm »

A Observador tem uma rede muito mais pequena. Com emissores nacionais, que, logicamente têm outra resiliência, pelo efeito rede e alcance/potência, claro que seria diferente. A TSF não é que tenha coberto mal, mas uma rádio cinzenta, em dias cinzentos, torna-se pesada.

Em relação à RR, vi coisas muitíssimo bem feitas, melhores até do que nas TVs, o problema foi apenas um, estão apenas no online, no FM não têm lugar. Claro que a RR tem um problema de gestão, isso é evidente. A ANTENA 1 agradece.

"A diferença na qualidade da cobertura para toda a concorrência é significativa." - basta dizer que a RTP é a única a ter um centro emissor que serve todo o concelho de Manteigas com as três Antenas! dos outros Grupos nem vale a pena referir a diferença de qualidade de sinal FM na captação, nesta região serrana...
Manteigas, Coimbra cidade, Marão (vs Lamego, o que não é desprezível), Montargil, Alcoutim, Paredes de Coura, Caminha/Cerveira... o único ponto, a nível continental onde a Antena 1, a meu ver, perde para a RR, é a escolha de Grândola em lugar da Serra da Arrábida. O servilço público tem outras possibilidades financeiras de servir zonas com baixa penetração, reforçando emissores.

Para mim, a Antena 1 continua a ter uma grande lacuna, que são as regiões autónomas. Não faz qualquer sentido não existir emissão nacional 24H, a regional deveria ocupar outras frequências, nas ilhas isso nem seria problema. Não faz sentido os desdobramentos. Mas também aqui, a RR ainda está uns furos abaixo, pois, nos Açores, não chega aos grupos central e ocidental e na Madeira faltam as micros.
« Última modificação: Fevereiro 22, 2026, 11:33:45 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #8680 em: Fevereiro 23, 2026, 12:42:32 am »

A Observador tem uma rede muito mais pequena. Com emissores nacionais, que, logicamente têm outra resiliência, pelo efeito rede e alcance/potência, claro que seria diferente. A TSF não é que tenha coberto mal, mas uma rádio cinzenta, em dias cinzentos, torna-se pesada.

Em relação à RR, vi coisas muitíssimo bem feitas, melhores até do que nas TVs, o problema foi apenas um, estão apenas no online, no FM não têm lugar. Claro que a RR tem um problema de gestão, isso é evidente. A ANTENA 1 agradece.

Manteigas, Coimbra cidade, Marão (vs Lamego, o que não é desprezível), Montargil, Alcoutim, Paredes de Coura, Caminha/Cerveira... o único ponto, a nível continental onde a Antena 1, a meu ver, perde para a RR, é a escolha de Grândola em lugar da Serra da Arrábida. O servilço público tem outras possibilidades financeiras de servir zonas com baixa penetração, reforçando emissores.

Para mim, a Antena 1 continua a ter uma grande lacuna, que são as regiões autónomas. Não faz qualquer sentido não existir emissão nacional 24H, a regional deveria ocupar outras frequências, nas ilhas isso nem seria problema. Não faz sentido os desdobramentos. Mas também aqui, a RR ainda está uns furos abaixo, pois, nos Açores, não chega aos grupos central e ocidental e na Madeira faltam as micros.

Parece que as regiões autónomas são outro país...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #8681 em: Fevereiro 23, 2026, 10:40:09 am »

A Observador é aquilo que a RR devia ser. Uma rádio de informação um pouco mais leve que a concorrência. Com os meios que tem em comparação com "o jornal que é rádio" ficaria logo a ganhar ao adoptar esse modelo.

Falta de visão estratégica para dizer o mínimo.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2026, 02:10:41 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #8682 em: Fevereiro 23, 2026, 01:24:17 pm »

A Observador é aquilo que a RR devia ser. Uma rádio de informação um pouco mais leve que a concorrência. Com os meios que tem em comparação com "o jornal que é rádio" ficaria logo a ganhar ao adoptar esse modelo.

Falta de visão estratégia para dizer o mínimo.

Obviamente, tendo dado ao Página 1 a dimensão de um jornal digital.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8683 em: Fevereiro 23, 2026, 06:44:38 pm »

O Atento em tempos chegou a defender a fusão da RR com a Observador. Era uma ideia que seria, a meu ver, mais interessante, que a fusão com a TSF que volta e meia vem à baila. Com o know how na animação que o grupo tem, e a dinâmica da redação que a Observador traz, acho que seria muito proveitoso para todas as partes. Está visto que música ao km na RR é algo que não funciona e, nem sequer justifica.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8684 em: Fevereiro 23, 2026, 08:23:50 pm »

O Atento em tempos chegou a defender a fusão da RR com a Observador. Era uma ideia que seria, a meu ver, mais interessante, que a fusão com a TSF que volta e meia vem à baila. Com o know how na animação que o grupo tem, e a dinâmica da redação que a Observador traz, acho que seria muito proveitoso para todas as partes. Está visto que música ao km na RR é algo que não funciona e, nem sequer justifica.

Acrescento ainda que, tendo em conta que o Grupo RR detém a MEGA e a RFM que, essas sim, passam música a metro...