Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198716 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8055 em: Setembro 08, 2025, 11:36:06 am »
Para contentamento de alguns, a Eduarda Maio esteve hoje a partir de Lisboa.
Mudará de cidade perto dos 60 anos?

Ela já andou por Lisboa, quando esteve na SIC e quando esteve como subdiretora da informação da Antena1 (2003/2004) e apresentava com Nuno Santos o programa Conselho de Estado na RTP2...
Uma familiar próxima está em Barcelona...

Hoje as distâncias já não são as distâncias de outros tempos...

SamM

• Hero Member
« Responder #8056 em: Setembro 08, 2025, 12:57:49 pm »
Por isso é  que por vezes é  preferível  fazer os relatos via estúdio,  apesar dos imensos contras. Porque  eu também sou favorável a relatos ao vivo, fem outro " sal".
Mas há  países,  como a Arménia que tradicionalmente apresentam loucas condições para relatos via estádio.
Ate as condições  do relvado são  deploráveis.
Não, não é preferível, nem nunca será.
Diga isso à direção da Cadena SER, da COPE, da Onda Cero, da RNE ou da Radio Marca, e vai ver a reação deles (e os relatos deles às vezes também têm cortes, mas nunca, jamais, abdicam de estar no local).
A rádio faz-se no local.
As falhas técnicas, a existirem (eu ouvi o relato, os cortes não foram nada demais), só dá autenticidade.
A rádio faz-se sempre no local.
Mas não interessa às privadas dizer-se isto, para continuarem na mesma linha de comodismo comercial.

Concordo absolutamente com o Nelson Soares. Isso não tem discussão. Entrar nesse argumento é defender o que se faz em rádio, de apenas resumir noticiários e reler notas informáticas da Lusa...

Atento

• Hero Member
« Responder #8057 em: Setembro 08, 2025, 01:21:06 pm »
Por isso é  que por vezes é  preferível  fazer os relatos via estúdio,  apesar dos imensos contras. Porque  eu também sou favorável a relatos ao vivo, fem outro " sal".
Mas há  países,  como a Arménia que tradicionalmente apresentam loucas condições para relatos via estádio.
Ate as condições  do relvado são  deploráveis.
Não, não é preferível, nem nunca será.
Diga isso à direção da Cadena SER, da COPE, da Onda Cero, da RNE ou da Radio Marca, e vai ver a reação deles (e os relatos deles às vezes também têm cortes, mas nunca, jamais, abdicam de estar no local).
A rádio faz-se no local.
As falhas técnicas, a existirem (eu ouvi o relato, os cortes não foram nada demais), só dá autenticidade.
A rádio faz-se sempre no local.
Mas não interessa às privadas dizer-se isto, para continuarem na mesma linha de comodismo comercial.

Concordo absolutamente com o Nelson Soares. Isso não tem discussão. Entrar nesse argumento é defender o que se faz em rádio, de apenas resumir noticiários e reler notas informáticas da Lusa...

Totalmente de acordo também com os dois.

Aos sábados até às 15:00 temos quase só palavra...

O programa Bloco Notas substitui o Geometria Variável aos sábados às 14:00.

Geometria Variável mantém-se às sextas-friras, às 10:00, repetindo  às 00:00 se sexta para sábado...

Durante a semana creio que entre as 00:00 e as 02:00 faz falta um programa em direto que seja em simultâneo na Antena1,  Internacional e África...

Uma boa ideia para a Antena1

https://www.rtve.es/play/audios/el-ultimo-tren/

Com a Andreia Rocha, por exemplo...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8058 em: Setembro 08, 2025, 05:22:20 pm »
Tenho estado no trabalho  e a acompanhar as novas tardes.
Do Nuno não  à  nada, que ja nao se saiba, do melhor que há  na rádio.

Para já Carina Jorje muito certinha com o guião,  mas fora disso nao arrisca...
É o primeiro programa, muito cedo para tirar conclusões.
Vou tentar continuar ouvir até  às 19...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8059 em: Setembro 08, 2025, 05:38:58 pm »

É isso mesmo.
É compreensível dada a importância deste horário.
Gosto desta rubrica «Escolhidas a Dedo» que hoje foi com o Eduardo Madeira. Até porque escutar AC/DC na rádio pública não é prato habitual.

Estou a torcer por ela!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8060 em: Setembro 08, 2025, 06:21:34 pm »

Estar muito certinha sem fugir ao guião é normal, é o primeiro dia no horário, deve estar cheia de medo de cometer erros, mas acredito que com passagem dos dias, perca os nervos e comece a arriscar um pouco.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8061 em: Setembro 08, 2025, 06:42:02 pm »
Gisela João como convidada do programa, a 20m do fim parece-me pouco, mas tudo bem.

Atento

• Hero Member
« Responder #8062 em: Setembro 08, 2025, 07:27:02 pm »
Balanço

Programa da Manhã  - 11 valores

Programa da Tarde - 12,3 valores

Ou abrem a pestana ou vão derrapar forte.

Resumindo: estragaram forte e feio o que estava a funcionar bem.

Culpa própria.

Chau e até à próxima renovação/remodelação.
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 07:28:34 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8063 em: Setembro 08, 2025, 08:19:27 pm »

Apanhei os últimos 20 minutos mais o pós-noticiário, que já de si é bastante benéfico porque é quando a coisa está em plena rotação. Apanha a maior parte da "entrevista" com a Gisela João (20 minutos que ainda por cima foram com 2 músicas não chega a ser bem uma entrevista...).

Avaliando à performance da Carina Jorge em antena: está quase tudo igual face ao que ouvia há 16 anos. Podia ser 2009 outra vez e estava a ouvir a Fi FM, a diferença é que ao contrário do que acontecia nessa estação ela deixou de colocar tanto a voz (em linha com o que mudou também em 16 anos). Timbre igual - sempre gostei do dela -, cadência de voz praticamente igual, som do microfone que bem beneficiaria de um melhor perfil de som na Antena 1 para puxar mais graves e presença à voz da Carina, mas é usável.

Resumindo: no estado atual, e sabendo eu que ainda é um bocado cedo porque é dia de estreia no prime-time do regresso... não me aquece nem arrefece.
Acho que essa é a melhor conclusão aqui.

Excessivamente presa por larga margem à matriz da emissão da Antena 1; muito, muito pouco solta em antena e quando se solta parece algo plástico, algo meramente de cortesia, não há uma ligação natural por exemplo com a Gisela João, mas também seria difícil para um tempo em antena tão curto com ela (aqui a culpa é mesmo do produtor - 20 minutos que bem somados são 14 não servem de nada em emissão, soa a algo mal espremido, mal rende o tempo de chegar aos estúdios sequer para a convidada, quanto mais...).

Falta chama em antena, particularmente visível quando entra o trânsito. Falta vivacidade, é mesmo excessivamente formalista, quando passa a emissão para os Grandes Adeptos (gostei da menção ao Porto mas o resto é o que é). Limita-se a ler texto de entrada, quando vai apresentar o Postal do Dia, mas depois na saída dessa rubrica correu-lhe melhor. É tudo para cumprir calendário. É tudo para cumprir matriz. É tudo pouco natural. É tudo à tabela e nada mais que a tabela.

Não compromete no bloco, não é uma desgraça nem nada que se assemelhe ou se pudesse achar por vir da RDPi como se chegou a escrever aqui, é competente na continuidade - ou seja, não há enganos materialmente relevantes nem de um ponto de vista de dicção nem de um ponto de vista técnico, e portanto tudo somado está longe de ser uma má profissional, mas... é tudo demasiado técnico, demasiado a régua e esquadro. Sem alma. Sem vida. Sem chama.

Parece uma locutora de continuidade de um horário normal, quase não parece que está no horário de regresso a casa. Numa emissão de continuidade normal não há muito por onde inventar nem se vai inventar a roda, a verdade é essa, e vai muito da forma de estar e ser de cada um - e aí eu admitiria este tipo de registo. Aqui, soa pouco natural.

No estado atual é um furo abaixo do que eram as tardes - e não me merece mais que 13 valores. Ainda assim, acima da TSF neste horário, que avaliaria com nota 10/11.

Vai precisar de uns 2 meses (talvez 3) para ir ao registo que existia nas tardes. Se não o for, não deveria durar até mais que Setembro do próximo ano... a não ser que seja este o registo pretendido pelo Nuno Reis, e assim sendo poderá durar mais tempo neste horário.

O Nuno Domingues está excelente e sólido em antena, nada a dizer. A parte da informação cumpre bem.
« Última modificação: Setembro 08, 2025, 08:21:03 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8064 em: Setembro 08, 2025, 09:20:01 pm »
Nuno Rodrigues...

Nao ouvi a entrevista à  Gisela João  devido a um stress de trabalho.
MS ela ela não saiu do registo, nem quando o Rui Alves de De Sousa a " picou" e lhe chamou de " revisteira".
Enfim, a primeira vez e o peso da responsabilidade..

Atento

• Hero Member
« Responder #8065 em: Setembro 08, 2025, 09:52:11 pm »
Nuno Rodrigues...

Nao ouvi a entrevista à  Gisela João  devido a um stress de trabalho.
MS ela ela não saiu do registo, nem quando o Rui Alves de De Sousa a " picou" e lhe chamou de " revisteira".
Enfim, a primeira vez e o peso da responsabilidade..

A  primeira vez é a priva do algodão...

Já agora Sena Santos no Mesa para Dois

https://antena1.rtp.pt/video/mesa-para-dois-com-francisco-sena-santos/

pdnf

• Hero Member
« Responder #8066 em: Setembro 08, 2025, 10:39:12 pm »

Já agora Sena Santos no Mesa para Dois

https://antena1.rtp.pt/video/mesa-para-dois-com-francisco-sena-santos/
Com uma entrevista que, como é hábito nestes grandes nomes da rádio, devia ser de escuta obrigatória para as gerações mais novas. Boa condução também por parte da Noémia.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8067 em: Setembro 08, 2025, 11:18:45 pm »
Este novo programa de entrevistas a pessoas mais idosas no caso a Helena Sacadura Cabral, estou a gostar e é um bom programa para a Antena 1, curioso com os próximos convidados.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8068 em: Setembro 08, 2025, 11:27:23 pm »
Este novo programa de entrevistas a pessoas mais idosas no caso a Helena Sacadura Cabral, estou a gostar e é um bom programa para a Antena 1, curioso com os próximos convidados.
A Helena Sacadura Cabral tem uma experiência de vida notável. Escreve muito bem, é alguém que sabe pensar a sociedade. Não ouvi, mas fá-lo-ei.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8069 em: Setembro 08, 2025, 11:28:22 pm »
A Helena Sacadura Cabral tem uma experiência de vida notável. Escreve muito bem, é alguém que sabe pensar a sociedade. Não ouvi, mas fá-lo-ei.
Está no ar ainda pode ouvir.