Tenho estado no trabalho e a acompanhar as novas tardes.
Do Nuno não à nada, que ja nao se saiba, do melhor que há na rádio.
Para já Carina Jorje muito certinha com o guião, mas fora disso nao arrisca...
É o primeiro programa, muito cedo para tirar conclusões.
Vou tentar continuar ouvir até às 19...
Apanhei os últimos 20 minutos mais o pós-noticiário, que já de si é bastante benéfico porque é quando a coisa está em plena rotação. Apanha a maior parte da "entrevista" com a Gisela João (20 minutos que ainda por cima foram com 2 músicas não chega a ser bem uma entrevista...).
Avaliando à performance da Carina Jorge em antena: está quase tudo igual face ao que ouvia há 16 anos. Podia ser 2009 outra vez e estava a ouvir a Fi FM, a diferença é que ao contrário do que acontecia nessa estação ela deixou de colocar tanto a voz (em linha com o que mudou também em 16 anos). Timbre igual - sempre gostei do dela -, cadência de voz praticamente igual, som do microfone que bem beneficiaria de um melhor perfil de som na Antena 1 para puxar mais graves e presença à voz da Carina, mas é usável.
Resumindo: no estado atual, e sabendo eu que ainda é um bocado cedo porque é dia de estreia no prime-time do regresso... não me aquece nem arrefece.
Acho que essa é a melhor conclusão aqui.
Excessivamente presa por larga margem à matriz da emissão da Antena 1; muito, muito pouco solta em antena e quando se solta parece algo plástico, algo meramente de cortesia, não há uma ligação natural por exemplo com a Gisela João, mas também seria difícil para um tempo em antena tão curto com ela (aqui a culpa é mesmo do produtor - 20 minutos que bem somados são 14 não servem de nada em emissão, soa a algo mal espremido, mal rende o tempo de chegar aos estúdios sequer para a convidada, quanto mais...).
Falta chama em antena, particularmente visível quando entra o trânsito. Falta vivacidade, é mesmo excessivamente formalista, quando passa a emissão para os Grandes Adeptos (gostei da menção ao Porto mas o resto é o que é). Limita-se a ler texto de entrada, quando vai apresentar o Postal do Dia, mas depois na saída dessa rubrica correu-lhe melhor. É tudo para cumprir calendário. É tudo para cumprir matriz. É tudo pouco natural. É tudo à tabela e nada mais que a tabela.
Não compromete no bloco, não é uma desgraça nem nada que se assemelhe ou se pudesse achar por vir da RDPi como se chegou a escrever aqui, é competente na continuidade - ou seja, não há enganos materialmente relevantes nem de um ponto de vista de dicção nem de um ponto de vista técnico, e portanto tudo somado está longe de ser uma má profissional, mas... é tudo demasiado técnico, demasiado a régua e esquadro. Sem alma. Sem vida. Sem chama.
Parece uma locutora de continuidade de um horário normal, quase não parece que está no horário de regresso a casa. Numa emissão de continuidade normal não há muito por onde inventar nem se vai inventar a roda, a verdade é essa, e vai muito da forma de estar e ser de cada um - e aí eu admitiria este tipo de registo. Aqui, soa pouco natural.
No estado atual é um furo abaixo do que eram as tardes - e não me merece mais que 13 valores. Ainda assim, acima da TSF neste horário, que avaliaria com nota 10/11.
Vai precisar de uns 2 meses (talvez 3) para ir ao registo que existia nas tardes. Se não o for, não deveria durar até mais que Setembro do próximo ano... a não ser que seja este o registo pretendido pelo Nuno Reis, e assim sendo poderá durar mais tempo neste horário.
O Nuno Domingues está excelente e sólido em antena, nada a dizer. A parte da informação cumpre bem.