Autor Tópico: Antena 1  (Lida 1003039 vezes)

Radiofilo

• Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #8085 em: Setembro 09, 2025, 10:13:18 pm »
Não entendo qual a perplexidade.

A Antena 1 sempre procedeu assim, ter estúdios, para além de Lisboa, no Porto, Coimbra e Faro para alguma coisa tem que servir.

Quanto ao Pedro Henriques, nada a apontar, irrepreensível, gostei da sua prestação. Uma excelente aquisição da rádio pública.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8086 em: Setembro 09, 2025, 10:25:34 pm »
Positividades na rádio pública:
Entrada com o pé direito do Pedro Henriques no relato do Hungria vs Portugal.
E que diferença enorme face ao «inenarrável» Nuno Coelho.

Perplexidades na rádio pública:
Paulo Sérgio em Budapeste, Pedro Henriques na Marechal Gomes da Costa e Fernando Eurico a conduzir a emissão no Monte da Virgem.

Perplexidades porquê?

Acho que a emissão fluía melhor, visto o comentador estar em Portugal, ser acompanhado por quem conduz a emissão.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #8087 em: Setembro 09, 2025, 10:39:42 pm »
Sinergias na RTP:

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8088 em: Setembro 09, 2025, 11:31:42 pm »
Mas quantas vezes vamos ter de levar com os documentários dos 90 anos da rádio público, é que este episódio sobre a música feito pelo Nuno Galopim a contar com a Antena 2, já é o 3ª vez que o apanho.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8089 em: Setembro 10, 2025, 12:02:08 am »
Só ouvi os primeiros 20 minutos do painel da Carina Jorge hoje (é, está de extremos), foi um dia complicado e não deu para mais.

Está melhor no dia 2. Mais natural, mais presente, mais à vontade, tranquila mesmo, sem querer pelo menos parecer tanto que segue à tabela.
É este o caminho, muito bem.

Ainda um pouco mais estrita do que me agradaria num locutor ou locutora, e por agora ainda não aproveita o ritmo dos separadores para imprimir vivacidade à emissão como faz o José Carlos Trindade e como fazia (a mais...) o Ricardo Soares, mas pelo menos as interações em antena estão mais suaves e está transversalmente mais agradável. Dia a dia, dia a dia vai lá, as bases estão presentes.

Está bem mais harmonizável com o que é a Antena 1 e há mesmo aqui o potencial de poder vir a fazer aqui umas interações nesse registo cheias de conteúdo, a encher a antena, bem interessantes, com o Nuno Rodrigues (e não Domingues, como parvamente escrevi ontem, que é da TSF) - e que eu pessoalmente gostaria de ouvir, mas isso com mais tempo de rodagem.

Mais uma vez apenas pelo curto espaço de tempo, mas dá para subir para, vá, um 15. Já assume mais a posição que tem!

Ainda trabalho pela frente, ainda coisas para ver, mas ainda é só o 2º dia. A coisa vai lá, é dar tempo ao tempo.

Eu não rezaria sentenças tão depressa... gostei da resposta.

---------------

E se o Atento queria o não sei quê do modelo da France Info ou lá o que era em Portugal: a Carina Jorge era jornalista na Fi FM também. Ao contrário do José Carlos Trindade, ela tem lá isso no registo de continuidade dela, estão lá uns traços.

Podem por isso vir a ser interações que nalguns momentos (de conversa pivô-jornalista) adquirem um certo registo mais principal entre os dois pivots da tarde. Portanto, eu se fosse ao Atento não deitava já esta ideia fora, que ainda pode ir lá dar ao que insiste tanto em ver...

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #8090 em: Setembro 10, 2025, 07:19:38 am »
Também ouvi ontem parte do espaço da tarde 16 19.. não ouvimos o mesmo. Não notei mudanças em relação á primeira emissão. Se fosse um espaço normal de continuidade cumpriria os requisitos mínimos de  uma loucura de continuidade. Agora para um final de tarde, regresso a casa na Antena 1 é muito pouco. A Carina Jorge não é uma comunicadora. Com o tempo poderá tornar-se melhor. Para mim não é locutora para ocupar aquele espaço, não me transmite nada. Não querendo fazer comparações com a Mônica Mendes, no sentido de não ter resultado na manhã da Antena 1, teria, se calhar funcionado num outro horário de continuidade, mas na manha não funcionou, um erro de casting para aquele horário da manhã, com a Carina Jorge, e na minha opinião, passasse o mesmo no horário da tarde, não chega, é muito pouco, é fraco.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8091 em: Setembro 10, 2025, 07:38:31 am »
Lá está, eu tenho apenas 20 minutos de amostragem e no arranque da emissão. Se calhar ela degrada um bocado com o tempo e podes já ter ouvido a uma hora em que estava pior. Não sei, estou a especular.

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #8092 em: Setembro 10, 2025, 08:25:46 am »
Poderei também estar enganado, ao dar esta opinião com poucas emissões ouvidas. Terá espaço para evoluir, sem dúvida. Mas o registo é aquele. Cada animador tem o seu registo. Nestas duas emissões já deu para perceber o registo da Carina Jorge, é aquele que ouvimos. Mais uma nota: Se desse uma avaliação de 15 á Carina Jorge teria de dar um 30 ao José Carlos Trindade. É ouvir o JCT e a  CJ. E ver a diferença. Não tem de ser iguais em termos de registo, o JCT tem o seu registo e a CJ tem o dela. Coloco aqui mais aquilo que é dito por um e por outro. A diferença é abismal.
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 08:31:31 am por Luis P Borges »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8093 em: Setembro 10, 2025, 01:33:29 pm »
Poderei também estar enganado, ao dar esta opinião com poucas emissões ouvidas. Terá espaço para evoluir, sem dúvida. Mas o registo é aquele. Cada animador tem o seu registo. Nestas duas emissões já deu para perceber o registo da Carina Jorge, é aquele que ouvimos. Mais uma nota: Se desse uma avaliação de 15 á Carina Jorge teria de dar um 30 ao José Carlos Trindade. É ouvir o JCT e a  CJ. E ver a diferença. Não tem de ser iguais em termos de registo, o JCT tem o seu registo e a CJ tem o dela. Coloco aqui mais aquilo que é dito por um e por outro. A diferença é abismal.

Concordo plenamente, e não é nada contra a Carina.
Já tivemos outros casos de figuras que se impõem desde o primeiro minuto desde que entram num programa e a A1 precisava de alguém assim se realmente quer lutar pelo 4º lugar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8094 em: Setembro 10, 2025, 01:52:55 pm »
Tendo ouvido residualmente, gostava de lembrar que Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Dito isto, continuo sem compreender o porquê das mexidas na grelha, quando se está em trajetória ascendente. Isso é que seria de questionar. Quanto ao mais, e em particular no caso da Carina, é muito recente para se estar já a crucificar alguém por duas emissões, que, do que ouvi, não me despertaram nada de particular, nem positivo, nem negativo. Aguardemos mais umas semanas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8095 em: Setembro 10, 2025, 02:07:11 pm »
Eu duvidei muito desta escolha,  pir um passado já  um pouco longínquo que conhecia dela( Rádio Sim), sem conhecer o seu psssado mais próximo ( Internacional ).
O forista Atento com a sua habitual jactância logo disse disse que eu duvidava é  porque a direção da 1, tinha acertado na escolha.
Espero que ainda tenha  mesma opinião.
Claro que nem por sombras,  se pode equiparar a outros nomes já aqui citados.
Continuo sem entender o critério  da escolha.
Dito isto, agora é  dar tempo ao tempo...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #8096 em: Setembro 10, 2025, 02:37:20 pm »
Recordo que o José Carlos Trindade, por exemplo, quando começou a dar os primeiros passos na Antena 1, já há uma série de anos, era muito trapalhão, enganava-se constantemente, cometia umas belas argoladas no ar. Evoluiu, actualmente é um dos melhores profissionais da casa, na minha modesta opinião.

Cheguei a opinar aqui no fórum, na altura, que gostava do seu timbre de voz, mas, tinha os "handicaps" acima referidos; no entanto, augurava-lhe um bom futuro em antena.

Quanto às "novas" tardes, do pouco que já ouvi, achei mais do mesmo, nem positivo, nem negativo, cumprem. Apesar de tudo, confesso que gosto da postura da Carina Jorge ao microfone, descontraída, leve, fresca sem ser em demasia, contribui para que a Antena 1 não seja uma rádio pesada, "formalona", sem desvirtuar por completo o seu carácter como principal canal da rádio pública; tem potencial para evoluir ainda mais, ninguém nasce ensinado, ao contrário do que muitos possam achar. Que aproveite a oportunidade dada.
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 02:39:03 pm por Radiofilo »

Atento

• Hero Member
« Responder #8097 em: Setembro 10, 2025, 06:38:20 pm »
Tendo ouvido residualmente, gostava de lembrar que Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Dito isto, continuo sem compreender o porquê das mexidas na grelha, quando se está em trajetória ascendente. Isso é que seria de questionar. Quanto ao mais, e em particular no caso da Carina, é muito recente para se estar já a crucificar alguém por duas emissões, que, do que ouvi, não me despertaram nada de particular, nem positivo, nem negativo. Aguardemos mais umas semanas.

Eu questionei em devido tempo...

Havia por aqui gente que enrolava e até pedia a minha expulsão...

A saída de Moreno para o Consulta Pública é qualquer coisa...

As alterações não fazem qualquer sentido...

Para a Dra.Ramalho é na fase tranquila ou ascendente que se devem fazer as alterações...

Na Antena1,  ouviram atentamente a Dra. Ramalho!!!
« Última modificação: Setembro 10, 2025, 06:40:20 pm por Atento »

SamM

• Hero Member
« Responder #8098 em: Setembro 10, 2025, 08:53:32 pm »
Não entendo qual a perplexidade.

A Antena 1 sempre procedeu assim, ter estúdios, para além de Lisboa, no Porto, Coimbra e Faro para alguma coisa tem que servir.

Quanto ao Pedro Henriques, nada a apontar, irrepreensível, gostei da sua prestação. Uma excelente aquisição da rádio pública.

Subscrevo. A Antena 1 não é uma rádio de Lisboa, é uma rádio da Lusofonia.

mg.luis

• Full Member
« Responder #8099 em: Setembro 11, 2025, 08:37:46 am »
Parceria Público/Antena 1: série narrativa sobre o acidente de Alcafache.

https://www.publico.pt/2025/09/11/sociedade/noticia/dois-comboios-chocaram-frente-linha-beira-alta-2146756

Ainda não ouvi mas fico contente que a A1 continue com este tipo de conteúdos, depois da série "Na deriva do Império".

Entretanto uma falha que acho que deviam colmatar urgentemente é a falta de Ciência em antena. Tempos houve em que tinham diariamente a rubrica "A1 Ciência" e tinham os "Dias do Futuro" do Edgar Canelas ao fim de semana. Podia voltar este último, com 1 hora por semana. Era um formato que se ouvia bem. Hoje em dia só há 90 segundos por dia.