Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1206489 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5985 em: Agosto 23, 2024, 11:45:34 am »
E tudo isto porque o Sporting Clube de Braga não foi ou não é acompanhado na Antena 1.

por isso.

E pior: a repetir-se entre posts. Não sei se não seria de apelar à moderação que revisse isto, até porque lá em cima há chamar gente de "racistas de conteúdos", o que me parece muito exagerado. Está ali na fina linha de ser spam direto.

Não!

Não é só pelo Sporting de Braga.

Vários foristas reportaram outras situações,  mormente na questão dos jogos olímpicos.

Sim há racismo de conteúdos, quando o desporto é visto como o mau da fita e ao que dizem prejudica a programação.

Sim, há racismo de conteúdos quando qualquer pseudo cantor tem tempo de antena e o interior do país e os clubes mais pequenos são ostracizados.

Sim, há racismo de conteúdos quando a Desprovedora opta por uma facção minoritária para atacar o desporto, dando-lhe tempo de antena e ostracizando os outros nomeadamente as muitas mensagens em prol do desporto em antena e do Sporting Clube de Braga que se acha prejudicado face aos outros, ao não voltar a ter as mesmas oportunidades de promoção assim como outros clubes e desportos.

A culpa é do desporto!

A culpa é dos imigrantes!

Quando à perseguição e ostracismo chamamos o quê?

Amabilidade?
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 11:51:22 am por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #5986 em: Agosto 23, 2024, 11:51:54 am »
E tudo isto porque o Sporting Clube de Braga não foi ou não é acompanhado na Antena 1.

por isso.

E pior: a repetir-se entre posts. Não sei se não seria de apelar à moderação que revisse isto, até porque lá em cima há chamar gente de "racistas de conteúdos", o que me parece muito exagerado. Está ali na fina linha de ser spam direto.

Não!

Vários foristas reportaram outras situações,  mormente na questão dos jogos olímpicos.

Sim há racismo de conteúdos, quando o desporto é visto como o mau da fita e ao que dizem prejudica a programação.

Sim, há racismo de conteúdos quando qualquer pseudo cantor tem tempo de antena e o interior do país e os clubes mais pequenos são ostracizados.

Sim, há racismo de conteúdos quando a Desprovedora opta por uma facção minoritária para atacar o desporto, dando-lhe tempo de antena e ostracizando os outros nomeadamente as muitas mensagens em prol do desporto em antena e do Sporting Clube de Braga que se acha prejudicado face aos outros, ao não voltar a ter as mesmas oportunidades de promoção assim como outros clubes e desportos.

A culpa é do desporto!

Quando há perseguição e ostracismo chamamos o quê?

Amabilidade?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5987 em: Agosto 23, 2024, 12:00:28 pm »

por isso.

Não!

A culpa é do desporto!

Amabilidade?

A justificação dada para o tema dos Jogos Olímpicos foi muito razoável.

Ninguém está a falar de imigrantes aqui.

E curiosamente fala do interior do país e dos mais ostracizados, mas depois quer tirar poder ao Centro de Produção do Porto movendo-lhe um canal para Lisboa e deixando-lhe outro com 0,5%, que por arrasto retira força ao de Coimbra, e despreza o de Faro.

Acho que sim.

Atento

• Hero Member
« Responder #5988 em: Agosto 23, 2024, 12:09:16 pm »

por isso.

Não!

A culpa é do desporto!

Amabilidade?

A justificação dada para o tema dos Jogos Olímpicos foi muito razoável.

Ninguém está a falar de imigrantes aqui.

E curiosamente fala do interior do país e dos mais ostracizados, mas depois quer tirar poder ao Centro de Produção do Porto movendo-lhe um canal para Lisboa e deixando-lhe outro com 0,5%, que por arrasto retira força ao de Coimbra, e despreza o de Faro.

Acho que sim.

É isso que  vai acontecer: a rtp3 vai toda para Lisboa e vão dar ao Zeca a RTP2 para brincarem com ela em Gaia a ver se levantam as audiências...

Sobre a rtp2 leia a inenarrável entrevista da Diretora ao Gaiense...

Algumas pérolas resumidas...

É bom a rtp2 ir para Gaia...podemos pensar nelhor e estar mais sossegadas...

A RTP2 não é para as elites...

Ainda não consegui acertar na tecla certa para ter mais audiência...

Mas continuamos a tentar...

Você quer que os contribuintes continuem a pagar a gente com estas tiradas?
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 12:14:13 pm por Atento »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #5989 em: Agosto 23, 2024, 10:25:43 pm »
Desculpe a minha ignorância, mas a Tarde Desportiva acabou? As alegações que faz para justificar a razia de quase todos os canais nos mais diversos conteúdos e públicos é absolutamente desproporcionada da realidade.
Os portugueses devem ter a opção de querer pagar a RTP ou não.

Acho muito difícil, para não dizer quase impossível, haver serviço público de rádio e televisão sem que seja o Estado a financiar, de forma mais directa ou mais indirecta, esse serviço. Até pelos limites constitucionais - o Estado tem a obrigação de garantia a existência e o funcionamento do serviço público de rádio e televisão, o que implica que tem de garantir o seu financiamento de forma previsível e estável. Nesse sentido, não vejo como é que o financiamento da concessionária do serviço público poderia depender da boa ou da má vontade dos portugueses. Se não fosse na factura da luz, o serviço público teria de ser pago através de taxa sobre os serviços de televisão paga. Ou através do Orçamento de Estado. De outra forma, e como a ERC considerou em resposta a uma proposta da Iniciativa Liberal para acabar com a contribuição audiovisual, sem uma fonte de financiamento que não dependesse exclusivamente do mercado, a missão do serviço público estaria comprometida.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Atento

• Hero Member
« Responder #5990 em: Agosto 24, 2024, 12:29:15 am »
Desculpe a minha ignorância, mas a Tarde Desportiva acabou? As alegações que faz para justificar a razia de quase todos os canais nos mais diversos conteúdos e públicos é absolutamente desproporcionada da realidade.
Os portugueses devem ter a opção de querer pagar a RTP ou não.

Acho muito difícil, para não dizer quase impossível, haver serviço público de rádio e televisão sem que seja o Estado a financiar, de forma mais directa ou mais indirecta, esse serviço. Até pelos limites constitucionais - o Estado tem a obrigação de garantia a existência e o funcionamento do serviço público de rádio e televisão, o que implica que tem de garantir o seu financiamento de forma previsível e estável. Nesse sentido, não vejo como é que o financiamento da concessionária do serviço público poderia depender da boa ou da má vontade dos portugueses. Se não fosse na factura da luz, o serviço público teria de ser pago através de taxa sobre os serviços de televisão paga. Ou através do Orçamento de Estado. De outra forma, e como a ERC considerou em resposta a uma proposta da Iniciativa Liberal para acabar com a contribuição audiovisual, sem uma fonte de financiamento que não dependesse exclusivamente do mercado, a missão do serviço público estaria comprometida.

Tudo certo. Mas bem trabalhado será possível chegar lá.

Em todo caso, o governo pode começar por alienar e encerrar  canais do grupo RTP.  Já será um começo para começar a desmantelar um grupo mediático que  está a transformar-se num elefante branco,  sem qualquer solução e com um evidente divórcio relativamente à esmagadora maioria dos portugueses.

Um canal de tv e outro de rádio mais o digital chegam e sobram para entreter determinada malta...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5991 em: Agosto 24, 2024, 06:09:25 am »
E nos últimos dias têm estado a "limpar o pó" aos estúdios de Faro, como brincou o ano passado o André Santos ao fazer de lá o seu painel na 3 durante uns dias, com o Edgar Canelas a fazer continuidade a partir da capital algarvia.

Limpar pó a partir de Faro a passar música,  dar as temperaturas e informação horária serve para alguma coisa numa rádio generalista?

Obviamente que não!

Tanto faz a partir de Faro, Lisboa ou Berlengas...

Dá emprego a quem é de Faro, que tem tanto direito como os outros.

O património histórico-cultural, a localização desse espaço, etc merecia maior aproveitamento dos recursos existentes, bem como um maior investimento em meios e recursos humanos. Tudo isso são passos que deveriam ser dados em prol da dinamização das emissões regionais, como antigamente existiam, com entrevistas, musica de autores locais, informação regional,  reportagens, etc. Não basta apenas utilizar este estudos pelos deslocados permanentes ou que estão de férias. Ainda no sábado da superteça o José Nunes esteve nesses estúdios a comentar, o que se saúda, mais isso não chega.

Esse comboio já passou, quando os canais regionais da RDP foram extintos.por enfermarem do mesmo mal de muitos canais canais do universo rtp: sem público não há justificação para existirem.

Os terrenos em Faro estão bons para serem vendidos e renderem alguns milhões de euros. Pelo menos que haja alguma utilidade do grupo rtp.
Atento, muitas vezes concordo consigo, mas depois de ler isto, acho que é uma aberração essa ideia.
O que é que a Madeira e os Açores têm a mais que o Algarve, sem ser o facto de serem uma autonomia?
Para isso, fechávamos as delegações todas, e ficaríamos apenas com Lisboa.
Isso faz algum sentido?
O Algarve necessita sim de investimento.
O que acontece se por algum motivo surgir algo de última hora?
Vão deslocar recursos de Lisboa?
3 horas de viagem?
Aí critica-se a RTP, por não ter meios na região.
Critica-se por ter, e critica-se por não ter
« Última modificação: Agosto 24, 2024, 06:12:52 am por nelsonsoares »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5992 em: Agosto 24, 2024, 06:29:22 am »
Vai haver novidades até ao final do ano, vai, isso concordo. Sendo que a novidade que vai haver é a de que haverá Ano Novo, e arranca já a dia 1.

Qualquer tentativa de privatização terá firme e vigorosa oposição da minha parte e certamente, como em 2003, de toda a sociedade civil. E continuarei a pagar mesmo que a taxa não seja obrigatória. Aliás, se for preciso até ouço mais.

O mercado já não está brilhante e em vez de se falar em concentração ou em fusão fala-se em privatização? Então está bem.

Repito: isto foi tudo porque lhe mexeram no desporto. É tão mas tão absurdo como tirarem os programas de autor da TSF e vir reinvindicar a nacionalização. Ah espere...

Aliás a vida está facilitada...o próprio Nicolau Santos abriu a porta ao encerramento e alienação de canais...

Quem não respeitou a maioria foram os decisores da Antena1 que numa atitude arrogante e sem fazerem pontes , quais  netos do Gonçalvismo cruzados de pelagem com os do Salazarismo,  tiraram o tapete ao Sporting de Braga, cedendo a uma minoria acantonada com a Desprovedora.

Agora cada um que use "as armas" que tem ao seu dispor...

Questões editoriais...

Questões orçamentais...

É  a vida como dizia o outro...
É de um rigor extraordinário.
Primeiro, no seu entender, quer acabar com as delegações (ler o que disse sobre a delegação do Algarve).
Mas critica a Antena 1 de acabar com os relatos do Sp. Braga.
Sabe mesmo porquê que acabou?
Talvez se a Antena 1 continuar a desinvestir nas regiões, continue a perder recursos humanos, que não dá para fazer cobertura do Sp. Braga, e de muitos outros.
Sim, a Antena 1 tem os recursos humanos limitados, e ainda há quem queira acabar com as delegações.
Ah esperem, mas é a mesma pessoa que defende e é contra o seu ponto...
Um pouco mais de rigor Sr. Atento.
Já não vou sequer entrar dentro da aberração da privatização.
Aí é que o desporto ia mesmo de vela, até porque com as rádios portuguesas no estado em que estão, e com a mentalidade que os Srs. Doutores da Rádio em Portugal têm, alegariam logo que por contenção de custos, que iriam acabar com o desporto, e fariam mais duas rádios de música a metro, que está na moda, e nem temos muitas em Portugal.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #5993 em: Agosto 24, 2024, 06:33:49 am »
A Antena 1 é uma rádio generalista, com ótima qualidade de vozes, música no melhor plano dos últimos 15 anos, boas rubricas e bons programas.

A Antena 2 é a única rádio portuguesa dedicada à música clássica.

A Antena 3 posicionou-se como uma rádio mais eclética, mais jovem, das outras músicas e do outro conteúdo, coisas que as privadas mal têm coragem.

A RDP África... Bem... passa música africana e tem informação dos PALOPs.

Privatizar só porque o Atento não gostou do que se fez com o desporto, que é o que está em causa? Vamos falar da sua fixação em haver desporto na rádio pública, coisa que só me lembro de ver nos anos 90 e em taxistas a este nível? É uma birra, só uma birra.

Em termos de rádio privatizar para quê? A Antena 1 está na melhor fase. Privatizar a rede da Antena 2 significa relegar a música clássica e os subgéneros para a madrugada e os fins de semana na Antena 1, condená-la à quase irrelevancia nesses períodos, e engordá-la a um nível imenso, dado que ninguém com um pingo de juízo vai passar Beethoven a seguir a EZ Special. A Antena 3 cumpre um papel que a Cidade FM e a Mega Hits não fazem, embora pudesse ser parcialmente integrada na Antena 1 se esta concedesse abrir-se um bocadinho. Da RDP África já se sabe o que acho.

Atrevo-me a dizer até mais: privatizar dois canais e ficar só a Antena 1 não vai fazer o seu querido desporto regressar. Vai fazê-lo é desaparecer de vez de antena, porque há obrigações de serviço público e nunca na vida, mas é que nunca na vida mesmo, se vai aceitar perder correntes de música clássica, de educação, ou vários dos programas da Antena 3. Inevitavelmente vão para o fim de semana, inevitavelmente o desporto desaparece.

Sugiro, por isso, que mude de estratégia/ideia. Esta não tem cabimento.

Retirando alguma dureza das tuas palavras, concordo em absoluto contigo.
Estou neste momento na Andaluzia e tenho aproveitado para escutar rádios espanholas, com enfoque para as da RTVE.

Sim, de facto os espanhóis primordiam a palavra.
Contudo, fico estupefacto dos noticiários da RNE 1 darem como destaque crimes de faca e alguidar, ao estilo de uma CMTV versão rádio.
Como disse anteriormente, gostava que existe mais palavra e informação na Antena 1, contudo, se é para isto ou para conversas da treta em antena, ou opto pela CMTV ou opto por uma Rádio Comercial.

Nada tenho a acrescentar à RNE-CLASS, pois cumpre bem o requisito de rádio musical erudita. Contudo, ao contrário do pdnf, gosto mais da nossa Antena 2 pois é mais ecléctica, apostando em música contemporânea, experimental e em documentários.

E o que dizer sobre a Radio 3... Tirando o programa da manhã e a cobertura de eventos académicos (a grande falha da Antena 3), a Radio 3 estagnou nos anos 80. É maioritariamente feita com programas de autor e, não obstante a qualidade dos mesmos, é completamente desfasada da realidade actual. Não faz sentido nenhum um programa que incide forte na MPB como o Cuando Los Elefantes Suenan Con La Musica (que caíria como sopa no mel na nossa Antena 2) anteceder outro programa de drum and bass.
Nem nos momentos mais críticos da troika ou na mais alternativa era do Reis na direcção da 3 isto de verificava.

Por fim, invejo sim a existência de uma Radio 5, que urge em Portugal, visto a TSF estar em baixo e a Rádio Observador não cobrir todos os espectros.
Isso e a descentralização de noticiários, algo que aqui e dando razão ao Zeca 2021, seria impensável para algumas cabeças pensantes.

Há coisas a melhorar na Antena 1?
Claro que sim. Mas ela já esteve pior? Sem dúvida que teve.
O desporto é um dos pontos em que tem forçosamente que melhorar.
Sobre a música, desde que não seja em excesso, sempre é preferível que escutar o estado do tempo de 15 em 15 minutos ou ter um Gaspar Loureiro nos comandos ou até a Filomena Crespo passar o Paraíso do Diogo Piçarra ou o Anselmo Ralph a cada topo de hora, que nem uma RFM fazia.

Além disso, a plástica da rádio pública espanhola e diria mesmo mais, de uma SER ou COPE, é tão anos 90...Até a Antena Livre de onde sou natural consegue ser mais harmoniosa.
Pessoalmente, gosto muito da plástica da COPE

Atento

• Hero Member
« Responder #5994 em: Agosto 24, 2024, 07:24:44 pm »
Alguns têm de ler tudo com atenção aquilo que fui escrevendo...

Boxx

• Hero Member
« Responder #5995 em: Agosto 24, 2024, 07:54:15 pm »

É uma cassete repetitiva/ cansativa.

Atento

• Hero Member
« Responder #5996 em: Agosto 24, 2024, 08:16:51 pm »

Ótimo!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5997 em: Agosto 24, 2024, 11:59:17 pm »

E daquelas com a chamada videocacetada: andam às voltas, às voltas e não têm algo direito por 5 segundos...

rochacrimson

• Newbie
  • *
  • Voxx! A melhor rádio cá do prédio!
« Responder #5998 em: Agosto 25, 2024, 12:01:51 am »
Inadmissível....nem os jogos do campeonato, nem os jogos da liga Europa. Informação  sempre que se justificar a cargo do repórter Nuno Braga.
« Última modificação: Agosto 25, 2024, 12:05:32 am por rochacrimson »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5999 em: Agosto 25, 2024, 12:16:22 am »
Inadmissível....nem os jogos do campeonato, nem os jogos da liga Europa. Informação  sempre que se justificar a cargo do repórter Nuno Braga.

Bem, desinvestiram mesmo. Ou isso ou têm meia redação de férias (mas se o campeonato começa em Agosto porque iriam tirar férias nessa altura, não é).

Enquanto isso, a Sintonia Feirense envergonha a Antena 1... ao ter uma pessoa para o relato e outra a dar os resultados de toda a liga da federação de Aveiro.