Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1206469 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #6000 em: Agosto 25, 2024, 12:07:00 pm »
Inadmissível....nem os jogos do campeonato, nem os jogos da liga Europa. Informação  sempre que se justificar a cargo do repórter Nuno Braga.

Está tudo bem.

O Atento é que anda desatento!

Atento

• Hero Member
« Responder #6001 em: Agosto 25, 2024, 12:47:26 pm »
Reitero o que fui escrevendo nos últimos tempos...

Defendo a alienação/privatização/encerramento de vários canais de rádio e tv do grupo RTP.

Reparem no seguinte pormenor Antena1  "versus" TSF:

A TSF passa /passou por uma crise gravíssima com uma redação depauperada , porém faz mais no desporto e até na informação do que a Antena1(excetua-se a informação regional do PD da Antena1 que no entretanto está de férias prolongadas...).

Só isto devia levar a várias interrogações e a uma espécie de sobressalto por parte dos contribuintes.

Mais logo lá teremos uma tardinha desportivinha para satisfazer um egozinho a dizer que foi espetacular e mais não sei quê...rebeubeubeupardaiasaoninho!!!

Às 20:30 teremos música a metro e o Sporting de Braga e o Vitória serão ignorados olimpicamente e terão informação em antena sempre que se justifique...
« Última modificação: Agosto 25, 2024, 12:51:45 pm por Atento »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6002 em: Agosto 25, 2024, 03:22:03 pm »
Será que o Fernando Eurico não é o novo coordenador pelo menos da Tarde Desportiva?
Há outra dinâmica hoje, até o Carlos Santos parece estar melhor.
Deixasse o Galopim as musiquinhas a metro a partir das 18h e acredito que ele tivesse prazer em fazer mais horas.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Atento

• Hero Member
« Responder #6003 em: Agosto 25, 2024, 03:29:24 pm »
Será que o Fernando Eurico não é o novo coordenador pelo menos da Tarde Desportiva?
Deixasse o Galopim as musiquinhas a metro a partir das 18h e acredito que ele tivesse prazer em fazer mais horas.

Não! Não é!
É Mario Rui Cardoso!!
Isto seria o normal se a Antena1 seguisse o modelo das rádios públicas europeias.
Infelizmente estamos em Portugal e quem quiser tem de pagar para ver.

É possível ter uma tarde desportiva das 15:00 às 23:00, ao domingo,  e ao sábado entre as 17:30 e as 23:00.

E nos dias úteis,  jogando Braga e Vitória, seria possível colocar o relato no digital, no Facebook,  na Onda Média e nas frequências que servem Braga e , por exemplo, Faro, caso houvesse um Braga - Farense.

Sempre a ajudar as plataformas pagas...

Não chegou a roubalheira ao contribuinte via rtp no nacimento e desenvolvimento da sportv?

Apetece-me dizer uma asneira para os artistas que mandam na Antena1...

Vão ...!!!
« Última modificação: Agosto 25, 2024, 03:33:46 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #6004 em: Agosto 25, 2024, 04:09:42 pm »
Parabéns à Augusta Henriques pelo noticiário enxuto e não andando a comer desnecessariamente minutos à  Tarde Desportiva.

Uma lição para a copiona de noticiários Cláudia Aguiar Rodrigues e para o inefável Soares verdes anos...

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6005 em: Agosto 25, 2024, 05:15:11 pm »
Muito bem. Em dia de jogo da seleção nacional feminina de vólei há uma repórter da Antena 1 presente. Assim sim . Ao contrário do esquecimento a esta seleção foi votada quando ganhou a Silver League.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6006 em: Agosto 25, 2024, 05:53:09 pm »
Mal em não ter repórter em jogos da Liga 3.Será que esta competição foi definitivamente descartada?

Atento

• Hero Member
« Responder #6007 em: Agosto 25, 2024, 07:02:16 pm »
Mal em não ter repórter em jogos da Liga 3.Será que esta competição foi definitivamente descartada?

De competição com acompanhamento de mais de dois jogos, para justificar as contratações de Ricardo Pinheiro,  Ariana Azevedo e Bruno Malveira Marques,  para o esquecimento quase total...

Sem esquecer completamente a falta de promoção da tarde desportiva, redes sociais e respetivo refrescamento em antena...

Está tudo bem...

Mais música a metro!

Mais informações do tempo e temperaturas da treta!

Mais informações horárias da carochina!

E que tal uma voltinha a um sítio que eu cá sei, responsáveis (irresponsáveis da Antena1!

Com 3 antenas nacionais todas com musiquinha!

Estão a ver isto na RAI RÁDIO?

ESTÃO A VER ISTO NA RNE?

ESTÃO A VER ISTO NA RTBF?

ESTÃO A VER ISTO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS NÓRDICOS?

ESTÃO A VER ISTO NA BBC?

ESTÃO A VER ISTO NA RADIO FRANCE,?

ESTÃO A VER ISTO NO SERVIÇO PÚBLICO SUÍÇO?

DESAFIO A MANIPULADORA DESPROVEDORA E OS FOGEM À VERDADE DIRETORES A ESCLARECEREM A QUESTÃO DOS DESPORTO NO SERVIÇO PÚBLICO NACIONAL E EUROPEU.

Apanha-se mais depressa um aldrabão do que um coxo...

3 redes de FM com cobertura nacional!!!
« Última modificação: Agosto 25, 2024, 07:08:27 pm por Atento »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #6008 em: Agosto 25, 2024, 09:28:23 pm »
Hoje por volta das 9:00 ouvi uma entrevista do João Carlos Calisto ao José Cid... que homem tão egocêntrico, não sei como o João Carlos Calisto teve paciência para o aturar em 5 partes, cuja entrevista foi dividida... bem também certamente ele convidou-o de livre vontade.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #6009 em: Agosto 25, 2024, 09:32:19 pm »
A propósito, ninguém actualiza os programas na RTP Play, da Antena 1, desde 28 de Julho? E as edições do Costa a Costa? Uma pessoa não consegue apanhar, quer ouvir... e depois bola.

Atento

• Hero Member
« Responder #6010 em: Agosto 25, 2024, 09:58:08 pm »
A propósito, ninguém actualiza os programas na RTP Play, da Antena 1, desde 28 de Julho? E as edições do Costa a Costa? Uma pessoa não consegue apanhar, quer ouvir... e depois bola.

Aguente.

Está tudo bem.

O Atento é que anda a exagerar...

A Antena1 não tem mais colaboradores do que a tsf e Observador juntas?

rochacrimson

• Newbie
  • *
  • Voxx! A melhor rádio cá do prédio!
« Responder #6011 em: Agosto 25, 2024, 11:24:51 pm »

Penso que, pelos episódios que ouvi no início de Agosto de Sábado para Domingo eram reposições de episódios do início deste ano. Uma 2ª hora do programa era uma cópia de uma hora que passo por Fevereiro ou Março deste ano.
É como os Jokers da RTP... dá um episódio novo e metem cinco episódios repetidos pelo meio.
Alto nível...  8)

rochacrimson

• Newbie
  • *
  • Voxx! A melhor rádio cá do prédio!
« Responder #6012 em: Agosto 25, 2024, 11:28:53 pm »

Não! Não é!
É Mario Rui Cardoso!!
Isto seria o normal se a Antena1 seguisse o modelo das rádios públicas europeias.
Infelizmente estamos em Portugal e quem quiser tem de pagar para ver.

É possível ter uma tarde desportiva das 15:00 às 23:00, ao domingo,  e ao sábado entre as 17:30 e as 23:00.

E nos dias úteis,  jogando Braga e Vitória, seria possível colocar o relato no digital, no Facebook,  na Onda Média e nas frequências que servem Braga e , por exemplo, Faro, caso houvesse um Braga - Farense.

Sempre a ajudar as plataformas pagas...

Não chegou a roubalheira ao contribuinte via rtp no nacimento e desenvolvimento da sportv?

Apetece-me dizer uma asneira para os artistas que mandam na Antena1...

Vão ...!!!

A OM da Antena 1 em Braga em 720 kHz há uns 20-30 anos tinha uma potência impressionante, tal e qual com a RR/Voz do Minho/Rádio Sim em 576 kHz. Agora o sinal é praticamente inexistente...  :'( :'( :'(

pdnf

• Hero Member
« Responder #6013 em: Agosto 27, 2024, 06:49:59 pm »
Depois de tão interessante discussão sobre as antenas da rádio pública, deixem-me dar nota do seguinte:

1. Aumentar a oferta de outras rádios em FM não exige privatizar as Antenas. Já dei várias vezes o exemplo, veja-se o que se faz em Espanha, em algumas cidades como Madrid e Barcelona, nem sequer falamos de mais coberturas como emissores reduzidos, falamos mesmo de monstros a operar. Aqui nem precisávamos de tanto para completar as redes à TSF, M80, Observador, MegaHits e Cidade FM.

2. Privatizar qualquer uma das Antenas, ou mesmo acabar com elas é um erro:

A) A Antena 1 terá de ser a rádio generalista por excelência. Tem, isso sim, de evoluir para ser uma rádio exclusivamente de palavra. O serviço público deve fazer diferente, porque, como todos sabemos, é pago pela CAV. O tempo que se gasta em música na Antena 1, no linear, com programas que não são de autor, é absurdo, um erro. Aqui, tem toda a razão o Atento, o desporto na Antena 1 é mais mal tratado do que na CAN RADIO, que mesmo sendo a emissora regional das ilhas, faz relatos da Liga Espanhola. Eu não seria consumidor de desporto, mas sejamos sinceros: não ter emissões desportivas 100% dedicadas ao final da semana, até ás 24h, só serve um único interesse, que é o da Olivedesportos. Não estou a dizer que seja um arranjinho, simplesmente, é, na verdade, quem beneficia com uma ausência de cobertura verdadeiramente eficaz do futebol, mas também das demais modalidades. A RTP, neste capítulo, trata muito mal o interesse público. O pior é que a RR faz exatamente a mesma coisa, ou melhor, ainda pior, diferentemente do que ocorre em Espanha.

B) A Antena 2 é uma rádio essencial, Portugal sendo um país Europeu, fortemente marcado pela cultura erudita, estar-se-ia a colocar ao nível de Marrocos, o que não pode nunca acontecer. Que a Antena 2 para chamar público possa adotar na sua playlist, para além da clássica e do jazz puro, alguma da seleção da Smooth FM, paercer-me-ia muito interessante. Os programas mais fora do mainstream, como aquele inenarrável que dá na madrugada, que me faz pensar imediatamente naquela cultura de elite, que se promove em Serralves, que toda a gente para parecer bem diz ser excelente, mas em "off" ninguém percebe bem o que é, está a capturar a Antena 2. A parte de palavra que a 2 tem, com exceção das pequenas rubricas, deve passar toda para a Antena 1, que é onde tem de estar. A Antena 2 está mal classificada, tem de ser temática musical - erudita. Não tenho dúvidas, com isso ganharia público. Tem ainda de ter painés de continuidade das 07h às 23h seguidos, fechar a emissão linear às 21h, e interromper para o almoço, é absurdo. Deve ter noticiários nos topos das horas, ao estilo dos da Comercial/M80 com 2 a 3 minutos e até podem ser com uma trilha clássica por baixo, que lhes imprima ritmo. E, por favor, acabem com as preleções do Costa Santos, que é uma pessoa interessantíssima de se ouvir, mas perder 20 minutos a ouvir sugestões culturais, é demasiado.

C) A Antena 3 está no bom caminho, mas ainda precisa de se abrir. A Antena 3 tem de concorrer diretamente com as musicais, num equilíbrio difícil entre o fazer diferente, sendo parecida. Tem de ter mais música mainstream, e converter o que é bom do alternativo em mainstream. Porque a rádio tem esse poder, esse passo de mágica. É a rádio que faz o público na música, fundamentalmente. Lamento muito a quem não gosta de ouvir isto, mas a Prova Oral não é programa para a 3, muito menos naquele horário. A maioria dos programas de autor, ou são relegados para as madrugadas, ou têm mesmo de acabar. A 3 não pode ser uma SBSR. Tem de ter emissão linear entre as 07h e as 24h, também com noticiários curtos de 2/3 minutos, e mais focados num público jovem, feitos por jornalistas jovens, e com temas que lhes interessem. Tal como a Antena 1 deve fazer, tem de usar as capacidades instaladas nos diversos centros de produção, mormente para trazer a Antena não apenas os protagonistas de Lisboa, do mundo musical, contribuindo para a criação de outros clusters que não apenas a bolha que gravita em torno da capital. A 1 tem de fazer o mesmo nas outras áreas do saber.

D) África: deve manter-se em operação na AML, porventura até com um reforço de emissor na margem sul, mas com potências de locais, isto se existir audiência que justifique tal. Quanto ao mais, deve avançar-se rapidamente para a criação de uma rádio notícias, como a RNE-5, onde caiba também a informação regional, que não pode ficar limitada a 1h diária, e que vai de férias prolongadas. Mas é mesmo para fazer coisas bem feitas, não é para ir atrás do cacique com o microfone em punho. Em tempos já pus aqui como deveria ser a distribuição dessa rede regional, não vou repetir, mas que envergonha o serviço público português não ter este acompanhamento, essa é uma verdade. Aqui poderiam existir sinergias claras com a RTP3.

E) Antena 1 Madeira e Açores: não podem, em qualquer circunstância, impedir a transmissão do som nacional da Antena 1. Devem ser integradas na rede regional, que operará para todo o país. Em todo o caso, esta semana que passou tive a oportunidade de sintonizar por várias vezes os 95.5 do Pico do Areeiro e estavam sempre a retransmitir a emissão nacional. Mas estamos em Agosto, pode ser o caso de estar tudo de férias. A Antena 3 Madeira, então essa, não tem qualquer cabimento a sua existência.

Em suma, o problema da RTP é ser uma casa a arder, porque não tem gestão, e por vezes, dá a sensação de que a que existe não consegue ter pulso para mandar. Eu não quero uma rádio pública subordinada aos poderes políticos e a gestores que entendam que os funcionários são seus e não do povo português. Mas também não quero uma empresa que não se abra, que não se faça mais porque não interessa, porque há quem queira emprego e não trabalho (e longe de dizer que é o caso, a RTP tem profissionais de excelência). Quero uma RTP que tenha meios para os funcionários desempenharem convenientemente as suas funções, para que a audiência possa aparecer. Não vai ser do dia para a noite, mas se se trabalhar com afinco, pode-se chegar lá.

Nota: Esta reflexão, numa grande parcela das suas componentes, aplica-se também a outros grupos de rádio, com as devidas diferenças associadas ao financiamento da operação.

C)

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #6014 em: Agosto 27, 2024, 07:25:29 pm »
Resumidamente, discordo apenas totalmente do que dizes da Antena 3 nacional e madeirense e ainda as emissoras regionais.
De resto, no fundo acho que já todos podemos dizer que esta presidência do Nicolau Santos é uma nulidade total, isto antes de conseguir começar a estragar o equilíbrio que o Gonçalo Reis acabou por trazer. As únicas mudanças realmente relevantes na RTP durante o seu mandato foram na 3, e suspeito eu, muito por obra do Luís Oliveira.
« Última modificação: Agosto 27, 2024, 07:27:19 pm por radiokilledtheMTVstar »