“Olha quem fala†na antena 1 com Jorge Afonso, o animador da noite da Antena 1.
https://www.youtube.com/watch?v=IPrTXvgD7zw
Ao ouvi-lo na entrevista, a voz não parece ser a mesma ao ouvi-la nas emissões de rádio. Estará equalizada, com certeza, quando faz emissão. Gosto de ouvi-lo, é uma voz que fica bem à noite, rouca, pausada… a equalização dá-lhe aquele brilho, resulta muito bem.
Atualmente, na minha opinião, não há grandes vozes a fazer Rádio. Há boas vozes, vozes bonitas, mas aquelas vozes que enchem o microfone, não existem. No passado houve grandes vozes no Rádio, estou a lembrar-me de alguns nomes: José Ramos (Rádio Comercial, Rádio Nova…), Rui Branco (apresentava o café da manhã na RFM há alguns anos) uma voz poderosa, Rui Morrison (Rádio Comercial), António Sérgio (RR, Comercial, XFM, Radar), João David Nunes (Rádio Comercial - Estas, eram, para mim, as grandes vozes do Rádio. Outras vozes que também gostava de ouvir: Cândido Mota, Adelino Gonçalves, José Lá Féria… Poderia incluir a do Augusto Seabra (que na essência também poderei considerar uma grande voz), mas neste momento é uma voz estafada, ouve-se em todo o lado, como voz de vários canais SIC, em publicidade… Não se consegue escapar de ouvi-la, está a rentabilizar a voz, nada contra, eu é que já não consigo ouvi-la. Nos dias de hoje oiço boas vozes, como por exemplo a do Augusto Fernandes(Antena 1) e Pedro Ramos (Radar), há também jornalistas com boa voz, a do Daniel Belo, por exemplo. Só inclui vozes masculinas, também há boas vozes femininas, gosto muito da voz da Catarina Limão, a voz ao programa: ‘A Contar’ de David Ferreira.
Concordo em absoluto consigo, mesmo não tendo sido ouvinte das grandes vozes que mencionou.
Normalmente costumo distinguir grandes vozes, de grandes comunicadores.
Sei que é um tema muito subjectivo ao gosto de cada um.
Uma grande voz, nem sempre faz um grande comunicador.
Por exemplo, considero que, na rádio, a Ana Galvão, o Pedro Ribeiro, a Vanda Miranda, a Filomena Crespo ou o Fernando Alvim são grandes comunicadores, mas não têm aquela grande voz. Também há o inverso, como acho que o Nuno Reis, o Paulo Rocha ou a Catarina Limão têm uma grandiosa voz, mas não os considero grandes comunicadores dado ao seus estilos mais reservados (não invalidando as suas qualidades, pois são bons naquilo que fazem).
Do pouco que me lembro do Augusto Seabra na 3, penso que também se engloba nesse grupo, achando-o a melhor voz masculina deste paÃs, mas que não era um comunicador que «me obrigasse a ficar colado ao auto-rádio, mesmo após ter terminado a viagem que pretendia fazer».
Na televisão, o Goucha é, a meu ver, o maior comunicador do meio em Portugal, mas não tem um vozeirão. Faz a comunicação com a mestria que emprega nas suas palavras e na empatia que gera com os entrevistados e com o auditório.
Por fim, quando se aliam grandes vozes a grandes comunicadores, a magia acontece.
Poderia lembrar-me de alguns nomes em que isso acontece, mas nesse aspecto concordo com o LuÃs. As grandes vozes estão cada vez mais escassas e, principalmente, quando estas também são grandes comunicadores.
De repente, recordo-me da Inês Menezes.
Para além de ter uma voz inconfundÃvel, é uma delÃcia ouvir o «Fala com Ela» ou as grandes conversas que tem com o Dr. Júlio Machado Vaz.
Também penso que a Mónica Mendes também é uma mulher especial, que alia os dois factores e que muita falta faz à rádio.
Nos homens, lembro-me do Rui Pego (pai), do António Macedo, do Fernando Alves, do Ãlvaro Costa ou do Sr. Fernando Correia.
Sei que posso estar a ser muito injusto, mas estes são os nomes que me recordo e são fortemente influenciados pelas minhas preferências radiofónicas.
Saudações!