Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1221657 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #1500 em: Dezembro 16, 2019, 07:50:13 pm »
“Olha quem fala” na antena 1 com Jorge Afonso, o animador da noite da Antena 1.

https://www.youtube.com/watch?v=IPrTXvgD7zw

Ao ouvi-lo na entrevista, a voz não parece ser a mesma ao ouvi-la nas emissões de rádio. Estará equalizada, com certeza, quando faz emissão. Gosto de ouvi-lo, é uma voz que fica bem à noite, rouca, pausada… a equalização dá-lhe aquele brilho, resulta muito bem.
Atualmente, na minha opinião, não há grandes vozes a fazer Rádio. Há boas vozes, vozes bonitas, mas aquelas vozes que enchem o microfone, não existem. No passado houve grandes vozes no Rádio, estou a lembrar-me de alguns nomes: José Ramos (Rádio Comercial, Rádio Nova…), Rui Branco (apresentava o café da manhã na RFM há alguns anos) uma voz poderosa, Rui Morrison (Rádio Comercial), António Sérgio (RR, Comercial, XFM, Radar), João David Nunes (Rádio Comercial -  Estas, eram, para mim, as grandes vozes do Rádio. Outras vozes que também gostava de ouvir: Cândido Mota, Adelino Gonçalves, José Lá Féria… Poderia incluir a do Augusto Seabra (que na essência também poderei considerar uma grande voz), mas neste momento é uma voz estafada, ouve-se em todo o lado, como voz de vários canais SIC, em publicidade… Não se consegue escapar de ouvi-la, está a rentabilizar a voz, nada contra, eu é que já não consigo ouvi-la. Nos dias de hoje oiço boas vozes, como por exemplo a do Augusto Fernandes(Antena 1) e Pedro Ramos (Radar),  há também jornalistas com boa voz, a do Daniel Belo, por exemplo. Só inclui vozes masculinas, também há boas vozes femininas, gosto muito da voz da Catarina Limão, a voz ao programa: ‘A Contar’ de David Ferreira.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1501 em: Dezembro 16, 2019, 08:17:49 pm »
Fernando Eurico a fazer narração do jogo do Porto na Sporttv.
Curioso ou não,Pedro Azevedo da RR está na Sporttv também.
É engraçado que cada vez mais relatadores a fazerem narração na televisão.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1502 em: Dezembro 16, 2019, 09:11:09 pm »
Fernando Eurico a fazer narração do jogo do Porto na Sporttv.
Curioso ou não,Pedro Azevedo da RR está na Sporttv também.
É engraçado que cada vez mais relatadores a fazerem narração na televisão.
A Sport TV está cada vez mais com a corda na garganta portanto é mais fácil trazer os relatadores da rádio em part-time do que recrutar mais gente...
Mas nada contra, são bem melhores do que muitos que lá estão há anos.
« Última modificação: Dezembro 16, 2019, 09:13:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1503 em: Dezembro 16, 2019, 09:25:39 pm »
Mas não é só a Sporttv.
A Eleven é igual.
Na Eleven o Alexandre Afonso até abusa digamos assim um pouco.
Mas solta-se mais do que na Antena 1.
Na Eleven estão alguns da TSF,da RR há 2,o Carlos Dias e o José Pedro Pinto,da Antena 1 João Gomes Dias (mudou da Sporttv para a Eleven).

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1504 em: Dezembro 16, 2019, 09:35:53 pm »
“Olha quem fala” na antena 1 com Jorge Afonso, o animador da noite da Antena 1.

https://www.youtube.com/watch?v=IPrTXvgD7zw

Ao ouvi-lo na entrevista, a voz não parece ser a mesma ao ouvi-la nas emissões de rádio. Estará equalizada, com certeza, quando faz emissão. Gosto de ouvi-lo, é uma voz que fica bem à noite, rouca, pausada… a equalização dá-lhe aquele brilho, resulta muito bem.
Atualmente, na minha opinião, não há grandes vozes a fazer Rádio. Há boas vozes, vozes bonitas, mas aquelas vozes que enchem o microfone, não existem. No passado houve grandes vozes no Rádio, estou a lembrar-me de alguns nomes: José Ramos (Rádio Comercial, Rádio Nova…), Rui Branco (apresentava o café da manhã na RFM há alguns anos) uma voz poderosa, Rui Morrison (Rádio Comercial), António Sérgio (RR, Comercial, XFM, Radar), João David Nunes (Rádio Comercial -  Estas, eram, para mim, as grandes vozes do Rádio. Outras vozes que também gostava de ouvir: Cândido Mota, Adelino Gonçalves, José Lá Féria… Poderia incluir a do Augusto Seabra (que na essência também poderei considerar uma grande voz), mas neste momento é uma voz estafada, ouve-se em todo o lado, como voz de vários canais SIC, em publicidade… Não se consegue escapar de ouvi-la, está a rentabilizar a voz, nada contra, eu é que já não consigo ouvi-la. Nos dias de hoje oiço boas vozes, como por exemplo a do Augusto Fernandes(Antena 1) e Pedro Ramos (Radar),  há também jornalistas com boa voz, a do Daniel Belo, por exemplo. Só inclui vozes masculinas, também há boas vozes femininas, gosto muito da voz da Catarina Limão, a voz ao programa: ‘A Contar’ de David Ferreira.

Concordo em absoluto consigo, mesmo não tendo sido ouvinte das grandes vozes que mencionou.
Normalmente costumo distinguir grandes vozes, de grandes comunicadores.
Sei que é um tema muito subjectivo ao gosto de cada um.
Uma grande voz, nem sempre faz um grande comunicador.

Por exemplo, considero que, na rádio, a Ana Galvão, o Pedro Ribeiro, a Vanda Miranda, a Filomena Crespo ou o Fernando Alvim são grandes comunicadores, mas não têm aquela grande voz. Também há o inverso, como acho que o Nuno Reis, o Paulo Rocha ou a Catarina Limão têm uma grandiosa voz, mas não os considero grandes comunicadores dado ao seus estilos mais reservados (não invalidando as suas qualidades, pois são bons naquilo que fazem).
Do pouco que me lembro do Augusto Seabra na 3, penso que também se engloba nesse grupo, achando-o a melhor voz masculina deste país, mas que não era um comunicador que «me obrigasse a ficar colado ao auto-rádio, mesmo após ter terminado a viagem que pretendia fazer».

Na televisão, o Goucha é, a meu ver, o maior comunicador do meio em Portugal, mas não tem um vozeirão. Faz a comunicação com a mestria que emprega nas suas palavras e na empatia que gera com os entrevistados e com o auditório.

Por fim, quando se aliam grandes vozes a grandes comunicadores, a magia acontece.
Poderia lembrar-me de alguns nomes em que isso acontece, mas nesse aspecto concordo com o Luís. As grandes vozes estão cada vez mais escassas e, principalmente, quando estas também são grandes comunicadores.
De repente, recordo-me da Inês Menezes.
Para além de ter uma voz inconfundível, é uma delícia ouvir o «Fala com Ela» ou as grandes conversas que tem com o Dr. Júlio Machado Vaz.

Também penso que a Mónica Mendes também é uma mulher especial, que alia os dois factores e que muita falta faz à rádio.

Nos homens, lembro-me do Rui Pego (pai), do António Macedo, do Fernando Alves, do Álvaro Costa ou do Sr. Fernando Correia.

Sei que posso estar a ser muito injusto, mas estes são os nomes que me recordo e são fortemente influenciados pelas minhas preferências radiofónicas.

Saudações!
« Última modificação: Dezembro 16, 2019, 09:38:34 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1505 em: Dezembro 17, 2019, 12:57:25 pm »
Concordo com tudo o que tem sido dito em relação às grandes vozes. Na minha opinião apenas faltam aí o Miguel Quintão, a Sofia Morais da Smooth e eterna voz-off da Comercial e o Nelson Miguel da M80.
Mas felizmente o processo de recrutamento na rádio já não é feito praticamente apenas com base da voz como antigamente, embora de vez em quando caímos no exagero de termos as Joanas Marques da vida.

Mas não é só a Sporttv.
A Eleven é igual.
Na Eleven o Alexandre Afonso até abusa digamos assim um pouco.
Mas solta-se mais do que na Antena 1.
Na Eleven estão alguns da TSF,da RR há 2,o Carlos Dias e o José Pedro Pinto,da Antena 1 João Gomes Dias (mudou da Sporttv para a Eleven).
Sim eu sei mas isso já é uma política da Eleven desde o ínicio, ao contrário da Sport TV. Para estarem a fazer é porque eventualmente estarão a afastar antigos relatadores que podiam ganhar salários elevados e incomportáveis neste momento, ou então a mudá-los de função.
« Última modificação: Dezembro 17, 2019, 01:10:02 pm por radiokilledtheMTVstar »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #1506 em: Dezembro 17, 2019, 02:04:20 pm »
"Por fim, quando se aliam grandes vozes a grandes comunicadores, a magia acontece.
Poderia lembrar-me de alguns nomes em que isso acontece, mas nesse aspecto concordo com o Luís. As grandes vozes estão cada vez mais escassas e, principalmente, quando estas também são grandes comunicadores.
De repente, recordo-me da Inês Menezes.
Para além de ter uma voz inconfundível, é uma delícia ouvir o «Fala com Ela» ou as grandes conversas que tem com o Dr. Júlio Machado Vaz.

Também penso que a Mónica Mendes também é uma mulher especial, que alia os dois factores e que muita falta faz à rádio."

O ideal: Grande voz/grande comunicador, se houve alguém próximo dessa perfeição, em rádio, foi José Ramos. No inicio dos anos 90 acordava todos os dias às 7 horas da manhã para ouvir as manhãs da comercial com este senhor aos comandos da emissão. Sublime.

A Mónica Mendes uma voz carismática, sem dúvida, ouvi-a muito, nos tempos em que ouvia a antena 3. Uma voz de horário nobre na Rádio, posta de lado com a direção Reis, e entende-se a saída da 3. Daqueles que vieram ocupar os lugares dos dias de semana na 3, qualquer um deles,  longe da comunicadora Mónica Mendes. Perdi-lhe o rasto.

Inês Menezes, uma voz peculiar, com um excelente gosto musical e com muito para dizer. Oiço-a regularmente na Radar.

Também incluiria no grupo de boas vozes: José Marinho, para mim também uma voz carismática.
« Última modificação: Dezembro 17, 2019, 02:08:02 pm por Luis P Borges »

Atento

• Hero Member
« Responder #1507 em: Dezembro 20, 2019, 08:30:33 pm »
Joana Dias vai passar pela ANTENA 1...

Brevemente!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1508 em: Dezembro 20, 2019, 09:25:00 pm »

Brevemente!

Boa opção para as manhãs de fim-de-semana.
Ela ultimamente estava no Aqui Portugal da RTP1 e penso que colabora com a Rádio Zig Zag.

Eu até gosto da ouvir. Tenho saudades do 5 Para a Uma.
Já aquela altura em que fazia manhãs com o Luís Oliveira, o que fazia valer era a música e a ajuda do Markl (antes da saída).
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #1509 em: Dezembro 20, 2019, 09:59:46 pm »

Brevemente!

Ela ultimamente estava no Aqui Portugal da RTP1 e penso que colabora com a Rádio Zig Zag.

Já aquela altura em que fazia manhãs com o Luís Oliveira, o que fazia valer era a música e a ajuda do Markl (antes da saída).

Não será para as manhãs...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1510 em: Dezembro 20, 2019, 10:05:28 pm »

Então deverá ser para uma das rubricas, é onde se parece sair melhor.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1511 em: Dezembro 20, 2019, 10:34:24 pm »

Brevemente!

Volto a reforçar a ideia que o senhor parece que trabalha na RTP.
Vá, não fomente mais a nossa curiosidade e conte, por favor, o destino da Joana Dias na Antena 1.
Não me diga que vai substituir o Mundo Fantástico da Antena 1 aos fins-de-semana? Com sorte, vai substituir o Paulo Rocha para que ele tenha um merecido ano sabático. 😈
« Última modificação: Dezembro 20, 2019, 10:36:04 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

tuscano

• Hero Member
« Responder #1512 em: Dezembro 20, 2019, 11:05:39 pm »
Não sei se é bem adequado para aqui, mas vou escrever na mesma.Através de uma aplicação para Android com rádios espanholas, ouvi um programa de madrugadas chamado No Son Horas e perguntei - me, porque raio é que em Portugal não existe um bom programa de madrugadas e são todas cheias de programas gravados, playlist ou repetições(especialmente entre as 2 e as 5).
« Última modificação: Dezembro 20, 2019, 11:47:53 pm por tuscano »

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #1513 em: Dezembro 20, 2019, 11:14:50 pm »

Brevemente!

Parece-me que vem aí um novo videoclip para uma canção da Rita Dias, sua irmã.
O mesmo deverá ter divulgação nas redes sociais da ANTENA 1 e a canção deverá passar na emissão.

A Joana entra no videoclip, apenas isso.
« Última modificação: Dezembro 20, 2019, 11:17:37 pm por Márcio Santos »

Atento

• Hero Member
« Responder #1514 em: Dezembro 21, 2019, 08:37:55 am »
Não sei se é bem adequado para aqui, mas vou escrever na mesma.Através de uma aplicação para Android com rádios espanholas, ouvi um programa de madrugadas chamado No Son Horas e perguntei - me, porque raio é que em Portugal não existe um bom programa de madrugadas e são todas cheias de programas gravados, playlist ou repetições(especialmente entre as 2 e as 5).

Porque em Portugal qualquer programa gravado baseado numa playlist serve e sai muito mais barato...

A duas rádios com mais palavra em PORTUGAL, somadas, chegam aos 8%...

É o que há...