Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 627237 vezes)

Ricardo F Matos

• Jr. Member
  • **
Re: Rádio Comercial
« Responder #2910 em: Junho 30, 2026, 03:13:51 pm »
Do que dá a entender, a razão da saída da Marta Campos é a maior de todas a seguir da saúde, a família. Não é conhecido até ao momento, se vai sair do país ou não, sabe-se que tem família no Brasil.
Mas ainda sobre a saida, mesmo que fosse uma má animadora, não era a melhor mas também muito longe de ser da piores, podia sempre voltar à produção de programas que fazia antes, pelo que o dizer que é verdade nua e crua e que era fácil de antever não faz sentido, sobretudo numa Rádio Comercial que dá varias oportunidades, veja-se os casos da Luisa Barbosa e o Pedro Andrade.

Não faz sentido à luz do que se sabe agora, que isso veio a terreiro. Agora é fácil dizer isso, "assim também eu com a minha barriguinha", já dizia o saudoso Jorge Perestrelo. Faz todo o sentido presumir o que presumi no contexto decrépito em que está enterrada a rádio portuguesa. As coisas não têm ido para melhor. E muito gostaria eu de dizer o oposto.

E é extremamente polémico dizer-se que a Comercial deu muitas oportunidades à Luísa Barbosa. Os vídeos que estão no Youtube não mostram bem isso - mostram muito mais um cenário híbrido em que alguns ligam melhor com a Luísa que outros, que foi verdade desde a saída da Vanda MIranda até ao derradeiro vídeo nas Manhãs que há no Youtube. Qualquer pessoa que saiba ler uma sala percebe que isso não foi bem verdade. Claro que depois entramos para as noções de oportunidades e o que se fez e não se fez e etc etc etc, mas eu não lido sequer com isso - a minha leitura vai a montante. Ela simplesmente acabou por não ser aceite em última instância por alguns no painel das manhãs, o painel não se ia dividir por alguém mais secundário e optou, e bem, por retirar-se.

O culminar e o último estertor dessa não aceitação completa do grupo (chamemos-lhe assim) é este vídeo de 9 de junho de 2017 do Rebenta a Bolha: https://www.youtube.com/watch?v=hHk5YJqCwg8 em que vemos uma Luísa Barbosa completamente assoberbada por um César Mourão a ir direito a ela com bastante agressividade, e depois uma equipa dividida entre um Nuno Markl a gerir a persona, o João Só a apoiá-la e um Vasco Palmeirim que passou por neutro e bem (porque estava a pivot nestes dias). No mesmo exato dia em que este vídeo foi publicado, ela fez uma postagem no Instagram ali entre o velado e o direto (na base de "entendedores entenderão") em que se queixava um bocado de temas que um leitor atento percebia estarem ligados à Comercial. Algum tempo depois desaparece da antena, e nem 2 meses depois, a 21-07, sabe-se que foi convidada a sair das Manhãs: https://www.novagente.pt/luisa-barbosa-e-convidada-sair-das-manhas-da-comercial-e-trocada-por

Não me façam também ir buscar vários outros vídeos do Rebenta a Bolha - assim de cabeça, pelo menos dois - em que o César Mourão se dirige à Luísa Barbosa em certos momentos em formas, no mínimo, particulares (estou a ser suave no que escrevo), e idem aspas para o Pedro Ribeiro. Só pesquisarem um bocadinho pelas rubricas desta época e pelos vídeos delas que a divisão é bem, bem visível. A vantagem de não ser plástico como a RFM é poder-se analisar esse material.

Mas teria um espaço numa equipa diferente. Por exemplo, nas tardes da Comercial neste momento seria uma lufada de ar fresco. Mas que não se diga que esse tema foi linear, porque não foi.

No caso do Pedro Andrade, é também outro animador que sairá, mais cedo que mais tarde, nem que seja para outro projeto. Não anima mal, atenção. Mas acho-o desenquadrado. Opinião aqui, apenas, não matéria de facto.

Foi bonita a festa de despedida e completamente merecida, mas quando sairam a Ana do Carmo e a Catarina Miranda, não houve festa nenhuma, saíram pela calada da noite, silêncio que não se passou nada e já poucos se lembram.

Muito bem lembrado. E se no caso da Catarina Miranda ainda houve espaço para ela aflorar o tema numa ou noutra entrevista, sem qualquer direito de resposta exercido pela Comercial, no caso da Ana do Carmo nem isso sequer aconteceu em momento algum (que eu tenha ouvido).

Mais: quando ambas surgem na Rádio Observador, ambas surgem absurdamente formatadas e isso fica muito denunciado em antena. A Catarina Miranda não se adaptou, tentou mas a base era demasiado forte, e acaba mesmo a derivar para outras coisas e a sair do Observador; a Ana do Carmo conseguiu adaptar-se e ir buscar o registo da Rádio Observador, beneficiando de ser a animadora feminina menos formatada que a Comercial tinha e das muitas épocas em que fazia horários ermos e de pouco relevo, e tem o destaque que sempre mereceu ter agora, por estes dias. Faz umas entrevistas excelentes.

Uma rádio que faz 22% de audiência tem sempre os seus quês, é inevitável, são pessoas. A questão é que têm passado por vezes com muito pouco escrutínio e acho que faz falta tratar-se desse tema com mais afinco para o caso da Comercial, nem que seja por questões de rotação.para não serem "sempre os mesmos".
Oi? Então estamos a esquecer que a Luísa chegou a fazer painéis ao fim de semana depois da saída das manhãs?
Mas o que eu falava é que não era pela própria Rádio Comercial que a Marta sairia, facilmente seria colocada noutro painel ao fim de semana, regresso à produção ou pelos podcasts.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2911 em: Julho 02, 2026, 12:30:16 am »
Mariana Pinto na emissão noturna da Comercial a esta hora (penso que faça 22-01h). Não anima mal de todo, já ouvi pior na Comercial, é agradável. Nada de particularmente destacável mas sim, passa bem para a hora (bem o Diogo Beja).

Não tão boa está a qualidade do som do micro dela (pelo menos em 97.7) e agora, já 00h25 de Quinta, disse que era noite de Quarta. Ou fazia esse take antes da meia noite ou dizia o clássico "noite de Quarta para Quinta", assim ficou esquisito.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2912 em: Julho 02, 2026, 07:55:32 am »
Por acaso gostei bastante de a ouvir. Muito agradável mesmo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2913 em: Julho 03, 2026, 08:43:57 pm »
Mas está  a fazer emissão  porque há  ferias do Wilson Honrado.
A Arroja faz o horário 19/ 22 e a Mariana o das 22h.

Ainda não ouvi nada dela...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2914 em: Julho 03, 2026, 08:57:28 pm »
E Arroja a fazer também 5-7

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2915 em: Julho 03, 2026, 09:42:12 pm »
O Pedro Andrade também  deve estar de férias.
Ele faz tambem o horario nocturno  das Sextas e hohe quem esta a fazer emissão  é  o Renato Duarte.

Enfim, começa  Julho e as férias e passa a ser tudo uma confusão..

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2916 em: Julho 05, 2026, 12:09:39 pm »
Ele só faz emissão noturna ao sábado. Ontem ele fez.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2917 em: Julho 05, 2026, 10:25:32 pm »

Mas com certeza que não será em direto, certo? No início do programa chegou a ler mensagens do Whatsapp, até aos sábados.
« Última modificação: Julho 05, 2026, 10:28:21 pm por radiokilledtheMTVstar »

hugors

• Full Member
« Responder #2918 em: Julho 08, 2026, 12:47:48 am »

Mas com certeza que não será em direto, certo? No início do programa chegou a ler mensagens do Whatsapp, até aos sábados.

A falta de programas em direto ao fim-de-semana, na minha opinião, é uma das maiores falhas da Comercial. Tirando em eventos como festivais, e uma ou outra vez por exemplo com o Renato ou Pedro Andrade, quase tudo é gravado. Zero interação com os ouvintes, zero interesse. Há umas semanas o Pedro Ribeiro fez “o meu top dos anos 90” em direto, viu-se bem a diferença. Claro que só o deve ter feito porque não teve tempo durante a semana.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2919 em: Julho 08, 2026, 02:00:01 pm »

A falta de programas em direto ao fim-de-semana, na minha opinião, é uma das maiores falhas da Comercial. Tirando em eventos como festivais, e uma ou outra vez por exemplo com o Renato ou Pedro Andrade, quase tudo é gravado. Zero interação com os ouvintes, zero interesse. Há umas semanas o Pedro Ribeiro fez “o meu top dos anos 90” em direto, viu-se bem a diferença. Claro que só o deve ter feito porque não teve tempo durante a semana.
A Comercial aos fins-de-semana é o 2000 e Quê, mesmo não sendo feito em directo pela Vera e o Top dos Anos 90, o resto esqueçam, pelo menos para mim não tem interesse, a não ser que estejam em directo de algum evento( como vai acontecer agora do Alive e das corridas de automóveis em Vila Reall).

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2920 em: Julho 09, 2026, 06:37:48 pm »
Para mim o programa  da manhã  da Comercial  ainda é  dos melhores  da radio maos comercial  muito também  pelo Oedro Ribeiro  de quem  sou fã.
Mas hoje a historia das bolachas húngaras,  que são  boas com ou sem recheio.
E foi assim  até à chegada do Markl que também opinou sobre o candente tema...

Não  há necessidade destes autênticos exageros...

ToLv

• Hero Member
« Responder #2921 em: Julho 09, 2026, 10:03:52 pm »
Que primeiro dia de Alive tão fraquinho! O Já Se Faz Tarde em estúdio apenas com a Patrícia Pereira em campo na reportagem. Painel seguinte com a Tecas e a produtora Mariana das manhãs. E agora às 22h volta à emissão normal com a Arroja. Que pobrezinho…

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2922 em: Julho 10, 2026, 10:59:47 am »
Que primeiro dia de Alive tão fraquinho! O Já Se Faz Tarde em estúdio apenas com a Patrícia Pereira em campo na reportagem. Painel seguinte com a Tecas e a produtora Mariana das manhãs. E agora às 22h volta à emissão normal com a Arroja. Que pobrezinho…
Está certo que o cartaz do 1º dia não era muito estilo Rádio Comercial, mas podiam ter feito um esforço e ter pelo menos transmitido um concerto, além de que deviam ter tido a equipa todo lá.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2923 em: Julho 10, 2026, 11:22:37 am »
Pois, mas o programa da manhã  está a ser transmitido a partir de Vila Real com a dupla Renato/ Filipa, a proposito de circuito automóvel da cidade.

Provavelmente o NOS Alive terá  os mínimos de transmissão.

A organização apostou mais este ano na SIC e SIC Radical, nomeadamente com nomes da radio como Mafalda  Castro ou Inês Nogueira.

As duas vao transmitir várias horas a partir do Passeio Maritimo de Algés...

ToLv

• Hero Member
« Responder #2924 em: Julho 10, 2026, 11:46:24 am »
Está certo que o cartaz do 1º dia não era muito estilo Rádio Comercial, mas podiam ter feito um esforço e ter pelo menos transmitido um concerto, além de que deviam ter tido a equipa todo lá.

Do que ouvi, ainda passaram Gui Aly - ele que até passa na Comercial e referiu a certa altura no concerto.

Pois, mas o programa da manhã  está a ser transmitido a partir de Vila Real com a dupla Renato/ Filipa, a proposito de circuito automóvel da cidade.

Provavelmente o NOS Alive terá  os mínimos de transmissão.

A organização apostou mais este ano na SIC e SIC Radical, nomeadamente com nomes da radio como Mafalda  Castro ou Inês Nogueira.

As duas vao transmitir várias horas a partir do Passeio Maritimo de Algés...

Isso é zero válido como desculpa. Disse bem: o segundo painel da manhã; em nada interfere com a cobertura do festival ao fim da tarde / noite. Além disso, justiça seja feita nestas alturas, a Mega esteve presente em 3 festivais diferentes no último fim de semana e em todos lhe deu cobertura/destaque.  A Comercial, para número 1, trabalhou pouco. Vejamos para hoje e amanhã o que está pensado. Sobre a aposta na SIC/Radical/OPTO: escolha acertada face ao trabalho paupérrimo da RTP. A SIC nisto destaca-se a léguas e tem equipa para isso.