Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 621581 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2895 em: Junho 25, 2026, 11:20:19 pm »
É estranho ver a Rádio Comercial associada a um festival literário.

Seria mais natural ser qualquer uma das estações da RTP Rádio ou, até, a TSF.

Mesmo assim, é bem possível que liguem só aos concertos e não á parte literária...
Já apanhei uma entrevista ao escritor Valter Hugo Mãe. Também ouvi a cantora Lura, mas isso foi devido ao Pedro Abrunhosa que a convidou.
Peço desculpa fiz confusão , mas quem foi convidado pelo Pedro Abrunhosa foi a Matra Andrade e não a Lura.

hugors

• Full Member
« Responder #2896 em: Hoje às 12:14:41 am »
Marta Campos de saída da Comercial.

Vi os storys dela.
Uma miúda gira que trazia a irreverência e o excessivo fanatismo pela Taylor Swift. 😄 Não a acho especialmente talentosa para a Comercial.
Para onde será que vai?

Para o fundo de desemprego.

Segundo ela, dito no podcast, vai sair do país. Vai voltar para onde nasceu e cresceu.
Pode não ter sido despedida…

Vai sair da região de Lisboa, portanto. Bem faz ela. Vai conseguir mais qualidade de vida.

Facto…

pdnf

• Hero Member
« Responder #2897 em: Hoje às 12:49:22 am »
Comparando a actual playlista da Comercial com  a da RFM, prefiro bem mais a da RFM.
A Comercial é uma rádio chata, qualquer que seja o horário. Não tem o mínimo de sal, a conexão que tem com o auditório é mais reflexo do que o que foi do que daquilo que é. Se no Bom Pastor tivessem uma visão estratégica para o grupo, em vez de canibalizarem todas as estações, a música que tocava no Bareme seria outra. Mas, escrevem o que vos digo: a Comercial, no dia em que cair, vai ser com estrondo que se vai sentir de Norte a Sul.

A Vera sozinha apresenta aquilo em piloto automático. Zero graça…
Às 06h da manhã não é difícil que assim seja. Se calhar, é melhor do que a forçar o riso, onde aí disputa o Globo de Ouro com a Inês Andrade… a Gabriela Barros é que a apanhou bem.
O Daniel Fontoura é diferente, aliás muitas vezes do que tenho ouvido, é ele que puxa pela emissão.
O Daniel revela-se cada vez melhor locutor, a meu ver, um futuro seguro para a RFM. A mudança de parceira feminina trouxe vantagens óbvias: de facto, foi um caso de química quase imediata, funciona muito bem. O corta para vão acabar por ser as manhãs, ou as tardes, caso o Hélder e a Catarina cheguem lá primeiro.

Infelizmente vejo-a mais apenas para takes gravados na Smooth que na Antena 1.
Sendo qualquer uma das duas estações que referiste das melhores que temos em Portugal, acho que merecem outro nível de locução. A Joana parece-me uma Senhora porreira, mas falta-lhe vitalidade na emissão. E isso é o que puxa, verdadeiramente.

Vi os storys dela.
Uma miúda gira que trazia a irreverência e o excessivo fanatismo pela Taylor Swift. 😄 Não a acho especialmente talentosa para a Comercial.
Para onde será que vai?

Podia não ser a mais eloquente e ter o nível q.b para o painel proposto, mas não acho que seja necessário essa falta de respeito.
Se foi extinção do posto de trabalho, tinham alternativas mais interessantes para poupança de longo prazo. A Marta, contrariamente ao que vou lendo por aqui, era talvez das poucas vozes que tornavam a Comercial menos chata. Não acho sequer que fosse linear. Como disseram, não tinha tiques, e isso é capaz de ser melhor do que pior. A Comercial não é a Cidade FM. Não acho que baixa-la à jovem fosse a melhor ideia do mundo. Vide caso do Rui Simões. Ninguém gosta de ser despromovido. E, no caso, nem sequer acho que fosse merecido.
Passou-me uma hipótese pela cabeça, mas não a vou elencar aqui.
A Marta até pode dizer que volta para a terra, e até pode ser verdade. Mas, voltaria se ela fosse uma aposta segura? Ninguém diz que foi convidado a sair, dizemos sempre que fomos nós que saímos. É um mecanismo de autodefesa de todos nós.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2898 em: Hoje às 01:18:08 am »
É estranho ver a Rádio Comercial associada a um festival literário.

Seria mais natural ser qualquer uma das estações da RTP Rádio ou, até, a TSF.

Mesmo assim, é bem possível que liguem só aos concertos e não á parte literária...
Já apanhei uma entrevista ao escritor Valter Hugo Mãe. Também ouvi a cantora Lura, mas isso foi devido ao Pedro Abrunhosa que a convidou.
Peço desculpa fiz confusão , mas quem foi convidado pelo Pedro Abrunhosa foi a Matra Andrade e não a Lura.
Isto de usar o Telemóvel é o que dá, é Mayra Andrade. Já agora não poderia ser a Lura porque estava no MED.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2899 em: Hoje às 02:56:15 am »

Vi os storys dela.
Para onde será que vai?

Podia não ser a mais eloquente e ter o nível q.b para o painel proposto, mas não acho que seja necessário essa falta de respeito.

Não foi uma falta de respeito nem pretendeu ser, foi apenas a pura verdade nua e crua. Era mesmo demasiado fácil antever que seria para o fundo de desemprego porque os lugares nas principais estão todos preenchidos e a Marta Campos não é nem nunca foi uma voz que se destacasse. Nem sonhando o era, quanto mais na realidade. Não cometia erros técnicos nem era a pior profissional só por si, o problema não foi esse. O problema foi falta de presença.

Quando sai de um painel de dias úteis e anda a marcar passo em painéis de fim de semana, e a produzir programas da tarde que perdem para várias rádios na concepção neste momento, é mais que óbvio que era isso o que ia acontecer. Não é preciso ser-se mágico quando há décadas que se acompanha rádio e se tira muito rapidamente a situação atual que está reduzida a um círculo de uns quê, 40/50 locutores em Lisboa, tudo somado? Não é nada, nada difícil. E a Comercial tinha gente a mais e não pôs ninguém a fazer madrugadas de forma consistente. Portanto...

Quando a Asize Topal saiu do grupo ninguém disse para onde foi e não me ouviu a dizer que ia para o fundo de desemprego ou para um mau projeto - disse logo ali que era uma boa voz para a Antena 1, e que se fosse para a RR ficaria chocado, porque de facto a via a ir para uma ou outra pelo perfil de pessoa e pelo perfil em antena, mas achava menos provável uma que a outra. Acabou mesmo por ir para a RR, para minha surpresa, mas está a encaixar-se muito bem e domina a antena com qualidade.

Já levo quase duas décadas de fóruns de rádio e quase três como ouvinte ativo... isto é suficientemente pequeno para prever o que a casa gasta em nomes menos, digamos, cimeiros.
Nos principais tudo pode acontecer, nos outros acontece o que puder. Gostemos ou não, são assim as coisas em Lisboa. Sempre foram.

E ela agora vai-se afastar disso e faz ela muito bem, que lhe desejo a melhor das sortes. Fica bem posicionada para fazer parte e ser mais voz ativa em futuros projetos de rádio que partam da região para onde ela for. Nunca sabemos o que acontece, a vida dá muitas voltas.
« Última modificação: Hoje às 03:01:18 am por Memorias da Radio »

ToLv

• Hero Member
« Responder #2900 em: Hoje às 12:44:28 pm »

Vi os storys dela.
Para onde será que vai?

Não foi uma falta de respeito nem pretendeu ser, foi apenas a pura verdade nua e crua. Era mesmo demasiado fácil antever que seria para o fundo de desemprego porque os lugares nas principais estão todos preenchidos e a Marta Campos não é nem nunca foi uma voz que se destacasse. Nem sonhando o era, quanto mais na realidade. Não cometia erros técnicos nem era a pior profissional só por si, o problema não foi esse. O problema foi falta de presença.

Quando sai de um painel de dias úteis e anda a marcar passo em painéis de fim de semana, e a produzir programas da tarde que perdem para várias rádios na concepção neste momento, é mais que óbvio que era isso o que ia acontecer. Não é preciso ser-se mágico quando há décadas que se acompanha rádio e se tira muito rapidamente a situação atual que está reduzida a um círculo de uns quê, 40/50 locutores em Lisboa, tudo somado? Não é nada, nada difícil. E a Comercial tinha gente a mais e não pôs ninguém a fazer madrugadas de forma consistente. Portanto...

Quando a Asize Topal saiu do grupo ninguém disse para onde foi e não me ouviu a dizer que ia para o fundo de desemprego ou para um mau projeto - disse logo ali que era uma boa voz para a Antena 1, e que se fosse para a RR ficaria chocado, porque de facto a via a ir para uma ou outra pelo perfil de pessoa e pelo perfil em antena, mas achava menos provável uma que a outra. Acabou mesmo por ir para a RR, para minha surpresa, mas está a encaixar-se muito bem e domina a antena com qualidade.

Já levo quase duas décadas de fóruns de rádio e quase três como ouvinte ativo... isto é suficientemente pequeno para prever o que a casa gasta em nomes menos, digamos, cimeiros.
Nos principais tudo pode acontecer, nos outros acontece o que puder. Gostemos ou não, são assim as coisas em Lisboa. Sempre foram.

E ela agora vai-se afastar disso e faz ela muito bem, que lhe desejo a melhor das sortes. Fica bem posicionada para fazer parte e ser mais voz ativa em futuros projetos de rádio que partam da região para onde ela for. Nunca sabemos o que acontece, a vida dá muitas voltas.

Faz hoje programa com a Tecas para a despedida.

hugors

• Full Member
« Responder #2901 em: Hoje às 02:53:41 pm »
Já agora o Pedro Ribeiro fez ontem ou anteontem um story no Instagram com um post da Marta e com um coração. Palpita-me que pelo Pedro ela não iria embora…

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2902 em: Hoje às 02:55:47 pm »
E parece que esta ainda nao é  a emissão  de despedida...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2903 em: Hoje às 03:28:16 pm »
O problema foi a gravidez dela.
A Comercial tem demasiado animadores.

hugors

• Full Member
« Responder #2904 em: Hoje às 05:07:45 pm »
Pelo post da Joana Azevedo parece que foi escolha da Marta: “Sei que é por bons motivos e vai para melhor mas sinto uma tristeza egoísta, gostava de a ter só para nós para sempre.”