Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 612911 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2700 em: Novembro 15, 2025, 05:08:40 pm »
Comercial 99,2 com som fraquito e sem RDS.
Em termos de receção, está normal, aqui pelo sul de Gaia a chegar ao interior de casa com a habitual força de sinal 25 dBu, mas confirmo que tem o sistema RDS desligado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

hugors

• Full Member
« Responder #2701 em: Novembro 17, 2025, 08:56:20 pm »
Deixem-me voltar um pouco atrás, a respeito da qualidade das intervenções nas duas generalistas, nos horários de ponta da manhã e da tarde. Lembrei-me de uma entrevista à Catarina Moreira, no Pequenas Reivindicações de Liberdade da Observador, onde no meio de parvoíces próprias do formato, ela disse lá uma grande verdade: é muito pior, excetuando do ponto de vista financeiro, fazer rádio numa das grandes. A " alegriatristeza de todos nós" condiciona fortemente a forma de fazer rádio nestas estações grandes e a liberdade dos próprios animadores.

Por isso digo, quando quero ouvir estações de pendor comercial, prefiro escutar as jovens. São mais genuínas, e, incrivelmente, não são idiotas, como chega a acontecer nestas, nas conversas sobre leite e cereais ou meias e calças, ou tantos outros lugares comuns.

Obviamente, que todos nós que por aqui andamos, sabemos perfeitamente onde está a boa rádio, em 90% das vezes: no serviço publico e nas informativas. Se são rádios apelativas, para uma escuta contínua? Infelizmente, demasiadas vezes não, precisamente por querem imitar aquilo que deveria ser muito diferente.

Vou ficar me por aqui quanto a comentários da Comercial, porque para mim é bater no fundo opinar sobre uma janela.
Há vídeo disso? Não duvido, mas queria-me rir um bocadinho. É por estas e por outras que tenho uma alergia tremenda à Comercial e M80. São produtos fraquíssimos.

É como diz o Bigode. Não sei quem aguenta risinhos falsos, conversa sobre a papinha do bebé, as voltas que as animadoras têm de dar para estacionar e sobre o tempo que hoje está bom ou mau. No entanto, entendo que há público para tudo!
A Comercial e a M80 é todo um outro nível de bater no fundo... É só o Ruído do Bruno Nogueira, só que, obviamente, sem ser paródia. No caso particular das manhãs da Comercial, não ponho em causa o enorme talento do Pedro Ribeiro e do Palmeirim, já o Markl e a Vera, não consigo mesmo vislumbrar o que acrescentem, mas ainda assim... aquilo é mau.

É tal a alergia que eu tenho à Comercial, que estamos a 3 meses de novo dia mundial da rádio, e ainda tenho na "to do" ouvir a emissão deste ano, por causa dos jingles ao vivo, porque isso realmente foi extremamente bem feito. Mas, simplesmente, é insuportável o conteúdo, no regular. Mesmo nas faixas etárias mais velhas, que me parecem que acompanham muito o produto, eis um exemplo, vale o que vale: a minha mãe, ouvinte fiel das manhãs da RR, e no resto do dia alternado entre a Smooth e a Antena 1, há uns tempos andou a fazer fisioterapia, e, segundo ela, na clínica tinham sempre a Comercial sintonizada, porque era o que todos os utentes queriam. Ela, que detesta usar headphones, levava para ouvir outra coisa qualquer, porque achava aquilo "embrutecedor", em particular o HqMC. A minha chefe que é mais ao menos da idade dela, cruzes se ouvir a Comercial a tocar. Já na sala ao lado da minha, aquilo roda em altos berros, de segunda à sexta, das 08h às 20h, potencializado por alguém da mesma geração. Acho que não é uma questão de idade, diria mais, isso sim, de erudição.

Uma nota para dizer que, com exceção do T2+1 Pedro, Mariana e Luís, na RFM, apesar de tudo, em minha opinião, a coisa não é tão má. Quer em termos de playlist, quer em temos de qualidade de som, mas também de animação, que, muitas vezes, se torna essencialmente, uma locução de continuidade. A única coisa que a Comercial tem de melhor é a informação, e o tratamento na terceira pessoa, que o tu da RFM, sinceramente, não me agrada por aí além. Ah, e quando o Vasco se esforça, as suas músicas.
A Comercial é um produto em fim-de-vida, isto estuda-se em Estudo da Empresa, é uma cash-cow, quando começar a cair, vai a pique.
Claro que até tem tido alguma tentativa de renovação, mormente as duplas Silve&Torres e Duarte&Galrão, mas que perdem valor, pelo tipo de rádio que a Comercial faz.

Em relação à Comercial as coisas pioraram também desde que entraram produtores medíocres para as Manhãs, nomeadamente a voz do horrível "Dejajero" que é super promovido sabe se lá porquê...
Porque o Pedro Ribeiro, até pelo que está a mostrar na Bolha da Rádio, faria muita coisa diferente.

Tenho acompanhado esses podcast. A qualidade vai-se degradando de episódio para episódio…. Nao aguentei ouvir o episódio 4 até ao final. Veio à baila o tema de só dar ao povo o que o povo quer e conhece. Se assim for o mundo parava de evoluir. Isso explica o estado decrépito em que se encontram as rádios musicais que lideram os rankings de audiências. É preciso uma pedrada no charco deste terreno lamacento.
Vou-vos ser sincero, fui lendo os vossos comentários e não fui ouvir. Sabem porquê? Há uns anos tive uma médica, já idosa, que acertou bastante bem no meu diagnóstico. Porém, quando chegou a hora de me medicar, lembrou-se de dizer que o que precisava era de ir beber uns copos e outra coisa que me abstenho de reproduzir aqui. Percebem a analogia? Não adianta tirar uma excelente radiografia ao panorama da rádio portuguesa, se depois, na hora da verdade, em vez de se agir rapidamente e em força, se vai pela solução mais simples, mas que deixa tudo na mesma, com a doença a progredir.

Eram mais do Norte quando faziam os regressos a casa a partir do Porto e já eram líderes.

Este tipo de homenagens são bonitas, mas eram mais sinceras se a voz que deram no passado a dessem hoje a quem é da região.
Este post deve estar com o autor trocado. Agora, parecias-me o Zeca.  ;D ;D
Não obstante, estás coberto de razão, e, já agora, subscrevo por baixo inteiramente. É inadmissível a rádio líder no país, não ter sequer um estúdio numa região com perto de 3M de habitantes. Quando, boa parte da música em Portugal até nasce aqui mais perto, do que da capital, e sendo esta estação uma rádio musical...

Na Antena 1 justifica-se por ser serviço público. Nada impede que as privadas a complementem nessa nobre missão, mas ainda assim acho um pouco redundante.
Eu não gosto de Waze, mas uso o Maps, principalmente quando vou na queima. Agora, se vou com tempo, detesto a ditadura do GPS, portanto, até não desgosto de ir ouvindo como está o trânsito. No outro dia aconteceu uma coisa engraçada, durante quatro dias, no sentido Porto - Maia, o Maps dava indicação de que a Via Norte estava cortada até ao nó da Circunvalação. Penso que foi na RR que mencionaram que se tratava de um bug, do qual já me havia dado conta a planear uma rota.
O trânsito é um conteúdo que depende muito. Se for bem dado, como o fazem na Amália e na Antena 1, tudo bem, se for aquelas frases cliché "os acessos à VCI todos preenchidos" ou "demoras significativas a partir do segundo viaduto do Feijó", passa-se, isso é o pão nosso de cada dia útil, e por vezes até não útil. Na Comercial está a meio caminho. Tem a vantagem de fazer serviço ao fim-de-semana, onde já não é tão linear que esteja tudo live.
Aprecio em particular na Antena 1 o facto de, cada vez mais, os boletins saírem de Lisboa e Porto.
Em suma, não acho que seja para cair.

Digo sempre isto e volto a dizer: este pessoal do mundo corporate vive completamente desligado da realidade e dos problemas das pessoas comuns. O LinkedIn é um cancro.
Em grande parte, é verdade, sim. Eu é a única que tenho, mas sou criterioso em quem sigo. Há pessoas muito técnicas, com quem se aprende imenso. Outras há, que não são muito diferentes das influencers de Instagram, que vendem vidas perfeitas. Não sei, sinceramente, quais serão mais tóxicos.
Enfim, redes sociais são todas más, de um modo geral, separando o trigo do joio, lá se consegue aproveitar qualquer coisa.

Pedro Santana Lopes pede mais música e menos conversa na Comercial!!!

Santana quer mais música nas rádios e menos conversa.

Hoje o Santana estava a dar música a toda a gente, incluindo à Marisa da NOW...
Confesso que só vejo o espaço Santana porque está sempre a querer "engatar" a pivot. É muito cómico.

Ouço cada vez menos rádio, mas do que ouço do estrangeiro, as rádios musicais não tem a "conversa da tanga" que as nossas rádios tem.

Por isso, admito que Santana tenha alguma razão no seu comentário.

O homem é que devia ser animador de uma rádio qualquer. Era capaz de se safar melhor do que na política...  ;D ;D
Os melhores momentos do engate, compilados pelo Daniel Leitão na RR: https://www.youtube.com/watch?v=4vMa55pXC6k&pp=ygUcU2FudGFuYSBMb3BlcyBkYW5pZWwgbGVpdMOjbw%3D%3D

O Noble também lhe deu uma boa dose de tanga: https://www.tiktok.com/@iamnoblemusic/video/7556216635359644960

Mas enfim, sobre a Comercial (se foi sobre esta que ele falou, que o Now não disponibiliza o comentário na íntegra), tem toda a razão.

Xiii, tanto fel contra a Comercial. Eu adoro a Rádio, principalmente as manhãs e, para mim, o Markl é o bónus que os diferencia dos outros (e as canções do Vasco de tempos a tempos vá).
Quanto à RFM tratar por tu nem consigo estar lá 10 minutos por esse motivo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2702 em: Novembro 17, 2025, 10:11:25 pm »

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Às tantas a Cláudia relegou a Comercial para equipamentos alternativos...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2703 em: Novembro 17, 2025, 10:55:46 pm »
99.2 já estão normais, com RDS e RT a chegarem perfeitamente normais ao sul de Gaia, com sinal forte.

Xiii, tanto fel contra a Comercial. Eu adoro a Rádio, principalmente as manhãs e, para mim, o Markl é o bónus que os diferencia dos outros (e as canções do Vasco de tempos a tempos vá).
Quanto à RFM tratar por tu nem consigo estar lá 10 minutos por esse motivo.
Fel? Nenhum, nem por sombras. Não escondo qual é o meu clube, e digo mesmo clube, porque acho que tem um bocadinho disso gostarmos mais de A ou B, daí a ter qualquer tipo de fel, nem por sombras. A Comercial tem excelentes profissionais, mas acho que é curto o que fazem. E, nos horários de ponta, o formato soa um bocadinho esgotado, sinceramente.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2704 em: Novembro 18, 2025, 04:13:49 pm »

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Foi a sensação que me deu. Aquilo estava a sair quase direto, som sem processamento e nada de RDS.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2705 em: Novembro 20, 2025, 10:20:31 pm »
Segundo vi no site do Correio da Manhã,Nuno Markl teve um AVC hoje.
Esperemos que se recupere rápido.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2706 em: Novembro 20, 2025, 10:27:38 pm »
Segundo vi no site do Correio da Manhã,Nuno Markl teve um AVC hoje.
Esperemos que se recupere rápido.

Esses abutres já estão à porta do hospital, coisa que o Nuno adoraria ver... Ainda esta semana dizia na Prova Oral que tudo à volta do tão desejado filme do HQMC o estava a desgastar muito... Que recupere rápido!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2707 em: Novembro 20, 2025, 11:29:07 pm »
Melhoras rápidas para o Nuno, espero que ele se safe desta. Acho muito, muito mau sinal não termos boletim clínico para já.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2708 em: Novembro 21, 2025, 12:11:53 am »
Melhoras rápidas para o Nuno, espero que ele se safe desta. Acho muito, muito mau sinal não termos boletim clínico para já.

Caiu-me tudo quando acabei de ver a notícia. É um homem ainda tão novo, com tanto para dar, com um filho adolescente. Não sei, sinceramente, o que pensar.
Como utilizador recorrente do nosso SNS, e sabendo o caos que o mesmo vive, mesmo sendo uma fofura pública, e estando quase de madrugada, acho que é cedo tirarmos essa conclusão precipitada. Vamos todos esperar o melhor, e que dentro de umas semanas, o Markl possa estar novamente aos microfones.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2709 em: Novembro 21, 2025, 12:23:30 am »

Caiu-me tudo quando acabei de ver a notícia. É um homem ainda tão novo, com tanto para dar, com um filho adolescente. Não sei, sinceramente, o que pensar.
Como utilizador recorrente do nosso SNS, e sabendo o caos que o mesmo vive, mesmo sendo uma fofura pública, e estando quase de madrugada, acho que é cedo tirarmos essa conclusão precipitada. Vamos todos esperar o melhor, e que dentro de umas semanas, o Markl possa estar novamente aos microfones.

Quando há fumo, há fogo: nenhum dos principais canais de informação está a noticiar o tema do Nuno Markl. RTP Notícias, SIC Notícias e CNN Portugal estão a ignorar olimpicamente o tema, e o Nuno tem ou teve ligações pelo menos a dois dos órgãos (no 2o caso de forma mais ampla).

O caso é, receio, muito delicado para apenas a CMTV noticiar e no Now haver apenas direito a uma coluna lateral que ainda por cima vai circulando.

Eu já vi muitas destas e, receio, não é mesmo bom sinal. Se fosse algo num sentido ou noutro já se saberia nestes canais. Especialmente na RTP, que não está em piloto automático e é um canal em sinal aberto.

Não sei o que pensar disto mas caiu me tudo também. A verdade é que já há uns valentes meses (penso que o ano passado) ele teve um episódio precisamente no contexto de estar a gravar o Taskmaster, aqui foi logo depois.

Mas não esperes muito daqui. Já vi várias destas assim e o caso não deve estar nada bom. Não estou a tirar conclusões, é pura intuição e a intuição diz me que isto não pode estar bem parado. Caso contrário nem uma última hora tinha feito ou chegado aqui.

Logo veremos...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2710 em: Novembro 21, 2025, 12:41:24 am »
Esperemos que tudo corra pelo melhor. As informações ainda são escassas e não vou especular.

Estava aqui a pensar e o Markl é a última figura mediática que o meio rádio conseguiu gerar nos últimos 30 anos. De lá para cá é o vazio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2711 em: Novembro 21, 2025, 02:32:05 am »
Não se confirma o pior: está estável de saúde e, noticia o Observador, livre de perigo. https://observador.pt/2025/11/20/humorista-nuno-markl-internado-apos-sofrer-avc/

A CMTV noticiou também que ele estava a fazer exames. Ora, para estar a fazer exames, já deixou os socorros mais imediatos.

Ou seja, o único problema que pode verdadeiramente existir aqui é alguma eventual sequela - e claro, aqueles 10% de probabilidade de partir, mas que no grande plano das coisas valem pouco.

Boas notícias!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2712 em: Novembro 21, 2025, 08:13:17 am »
Curioso como não estão a dar notícia do Nuno nos noticiários mas o Pedro Ribeiro já referiu vários pormenores a confirmar o melhor. Deu ainda para agradecer à RFM pela publicação nas redes sociais a desejar força ao NM.

Em relação ao que o Memórias falou, ontem deu para ver que os canais de notícias estão cada vez mais numa bolha. A obsessão por comentadores retira-os muita da humanidade!

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2713 em: Novembro 21, 2025, 10:54:43 am »
Primeiro desejar as melhores ao Nuno Markl e que volte quando a saúde o permitir, não tenha pressas, com a saúde não se brinca.

Gostei bastante de ouvir falar nele noutras rádios, por exemplo no programa da amanhã da RFM e por obvias razões nas 3 da Manhã da RR, passei por estas 2 esta manhã, apanhei a Pipoca na RFM a menciona-lo e também a Inês Lopes Gonçalves e a Joana Marques na RR, para além claro das redes sociais o terem mencionado. Figuras nacionais tão consensuais como ele temos poucas e na rádio ainda menos(talvez o Júlio Isidro e o Aurélio Carlos Moreira), e não me parece que nos próximos tempos venhamos a ter mais alguma, o que é de facto uma pena.

O programa da manhã da Comercial, que ouvi mais tempo que as outras que mencionei, fez bem em retirar a maioria dos espaços de humor(mantiveram apenas o das crianças por estar gravado), demonstra que não são máquinas, que são de facto seres humanos, não é dia para estar com isso.

Em relação à CM, seja rádio ou TV, darem a noticia sim, mas não queiram ser abutres.
« Última modificação: Novembro 21, 2025, 10:59:55 am por tuscano332 »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2714 em: Novembro 21, 2025, 10:57:03 am »
Em primeiro lugar desejar ao Markl uma recuperação  o mais breve possível.
É  uma figura da rádio...

Em segundo lugar, a familia deve ter pedido aos média,  reserva e contencao nas informacao divulgadas.

Ou seja, á que respeitar...