E sobre a questão facturante do que de manhã se deve vestir primeiro, as calças ou as meias?
Isto já ouvi umas três vezes em difrentes rádios...
É para que se veja a originalidade... a figura dos "estudos" terá talvez uns 27/28 anos, começou com a primeira vida do HQMC na Comercial e na RFM nem sei quando começou mas é possível que tenha sido pela mesma altura.
Eu vou admitir: só ouço neste momento podcasts, da emissão da Comercial. Não consigo ouvir mais nada da emissão. Não sei como são líderes.
Ouço o do Manuel Cardoso, para apreciar os títulos, rir-me com as piruetas de dialética e porque tem ali um fundo de crítica social que ainda vem da Antena 3; e o do Homem que Mordeu o Cão para encher chouriços e sobretudo para ouvir que título absurdo teve naquele dia, sendo que a este ponto 90% do HQMC é o Reddit traduzido e embrulhado, neste momento. E ouvia o da Mixórdia por genuinamente dar para rir apesar do substrato ser curtinho. O resto? Para esquecer.
Já mal suportava (há 15 anos), e agora não suporto mesmo, sete minutos de publicidade seguida duas vezes por hora; já não suporto conversa da treta, risos falsos, temas forçados a entrar para preencher antena. Não quero, ponto final. Tenho coisas mais importantes para fazer na minha vida quando ouço a essa hora e não quero que encham com o que não interessa.
A hora das 7 da manhã ainda é minimamente audível na Comercial - não há tanta publicidade ainda, o Pedro Ribeiro disserta mais, só estão 2 pessoas, é mais sincero e mais rádio de palavra. Batem as 8 da manhã, é para esquecer - e depois todo o corpo do dia, até à madrugada, é virtualmente inaudível a este ponto.
Só aguento, e muito mal, 15 minutos a ouvir a Comercial a esta hora, quando na hora anterior até consigo ouvir a hora toda. E para ouvir rádio a sofrer prefiro fazer o esforço, e ouvir estações com ruídos, que despendê-lo na líder.
A playlist da Comercial está na fase mais desequilibrada que já ouvi em uma década, as intervenções têm a profundidade de um prato raso, a informação é curta demais para o meu gosto e há sinceramente conversa a mais para o conteúdo que anda a aparecer em antena. Uma nulidade tremenda.
E a RFM não é muito melhor que isto, com a diferença de que a playlist é muito mais diversificada e os animadores "saem da frente" fora das pontas, mas eu também não ouço às horas de ponta; a TSF não é melhor que isto, com a animação pouco apelativa, a música segregada e a informação e rubricas em excesso; a Mega Hits não é melhor que isto; a Antena 3 não é melhor que isto.
A Comercial de 2008 era muito mais equilibrada que esta Comercial. Querem tanto meter palavra para valorizar a estação que se esquecem de meter palavra com conteúdo e música decente pelo meio. Há um excesso fulgurante de música portuguesa em antena por exemplo, eu se quiser ouvir tanta música portuguesa ouço a Antena 1!