Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 622208 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2595 em: Setembro 18, 2025, 10:52:32 am »
Nem mais.
Aliás sempre houve malta nova a fazer rádio.
Há  um forista que nao aceita isto,  então  com mulheres...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2596 em: Setembro 18, 2025, 11:33:40 am »
Também vi/ouvi isso.
Mas nem é bem verdade. Como ja sou velhinho, lembro me de uns finais de tarde  com três  mulheres.
Quem eram? Uma Paula Alexandra, vinda da RR, onde entrou muito novinha, com 21 anos, voz e comunicadora excelente,  das melhores da altura, outra a Filomena Crespo e a outra Dina Isabel.
Tres, muito  jovens na altura  num programa muito irreverente...
O programa era o Sexto Sentido (nome apropriado):
https://soundcloud.com/dioomercial/sexto-sentido-1
Quando disserem que a malta nova não pode fazer coisas "a sério", lembrem-se que há 33 anos a Filomena Crespo e a Dina Isabel teriam mais ao menos a idade de quem está na Mega e na Cidade. O problema não é a idade, são as oportunidades.

Já agora, a Comercial chegou a emitir na rede da Antena 3? 100.3 Lisboa... não foi sempre 97.4?

A Comercial teve, durante muitos anos, emissões distintas em Onda Média e FM Estéreo, ou seja, dois canais.

O FM Estéreo sempre emitiu, na zona de Lisboa, nos 97.4, o que ainda hoje sucede.

A OM, no período a que se refere a gravação disponibilizada, para além de emitir na respectiva rede nacional, emitia, também, nos 100.3 FM somente para a zona de Lisboa, como é referido na gravação.

Esta frequência já vem desde os tempos dos antigos Emissores Associados de Lisboa que, após as nacionalizações ocorridas em 1975 (com excepção da RR) e a criação da RDP passaram para a posse desta última. Após vários anos inactivos, creio que já no início dos anos 90 e poucos anos antes da privatização da Comercial, passaram a transmitir a programação da OM desta última.

Com a alienação da estação, passaram a transmitir a RDP FM, antecâmara daquela que viria a ser a actual Antena 3.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2597 em: Setembro 18, 2025, 12:10:46 pm »
Também vi/ouvi isso.
Mas nem é bem verdade. Como ja sou velhinho, lembro me de uns finais de tarde  com três  mulheres.
Quem eram? Uma Paula Alexandra, vinda da RR, onde entrou muito novinha, com 21 anos, voz e comunicadora excelente,  das melhores da altura, outra a Filomena Crespo e a outra Dina Isabel.
Quando disserem que a malta nova não pode fazer coisas "a sério", lembrem-se que há 33 anos a Filomena Crespo e a Dina Isabel teriam mais ao menos a idade de quem está na Mega e na Cidade. O problema não é a idade, são as oportunidades.

Já agora, a Comercial chegou a emitir na rede da Antena 3? 100.3 Lisboa... não foi sempre 97.4?
Onda Média. Passou a ter um emissor em FM em 100,3 a partir de meados dos anos 80. FM sempre foi 97,4, sim.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2598 em: Setembro 18, 2025, 03:14:29 pm »
Nem mais.

E continuará sempre a haver... a chama acende-se nessas idades e não se apaga depois. E bem.

Esse forista com mulheres é de fugir. Chama-se a isso: misoginia. O que é lamentável.

Boas memórias da rádio nestas respostas :)

Atento

• Hero Member
« Responder #2599 em: Setembro 18, 2025, 04:19:27 pm »
Nem mais.

Está enganado.
Mais uma vez remeto-o para aquilo que escrevo. Tem de ler com atenção.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2600 em: Setembro 18, 2025, 04:57:31 pm »
Enfiou o " barrete"? Falei num forista...

Mas ja que enfiou quer que elenque as mulheres da rádio  que perseguiu de maneira indelicada?
Ja sei  que é  muito exigente  e que  isso justifica tudo, mas faço  lhe uma pergunta  muito directa na sua vida tambem aplica esse principo? Olhe, sendo também muito directo,  tenho sustentadas dúvidas...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2601 em: Setembro 18, 2025, 06:36:21 pm »
Camaradas de fórum,

Vamos, por favor, nos centrar no que realmente motiva a nossa presença por cá: rádio!

Excelente tesourinho aqui partilhado.

A Filomena Crespo colocava muito a voz ou é impressão minha? 😅

A Dina Isabel mantém um pouco o seu registo.

Alguém sabe responder o que é feito da Maria Alexandra?
(Após uma pesquisa sobre ela, encontrei uma presença da mesma num programa da RTP em 1992, onde as «amigas» Ana Bola e Parrachita contracenavam.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cha-das-5-parte-ii-5/ )

Ter o Igrejas Caeiro como convidado, ainda por cima, de última hora é um autêntico luxo!

Tenho ideia que a RDP Rádio Comercial Onda Média tinha uma programação destinada a um público mais envelhecido face à da Frequência Modelada. Ou estou enganado?

Apesar de jovens, aquele programa parece ser destinado a faixas etárias bem acima do seu tempo.

Também noto que, apesar de ser gravado directamente do FM, o som da RC em 1992 era bastante baço.

Muito obrigado pela partilha.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 06:38:59 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2602 em: Setembro 18, 2025, 07:24:40 pm »
Há momentos em que a Filomena Crespo me faz lembrar a Ana Lamy nesta gravação...

Também noto que, apesar de ser gravado directamente do FM, o som da RC em 1992 era bastante baço.

Esta gravação é de cassete, até foi digitalmente restaurada mas não é o melhor dos exemplos do som da Comercial nesta época - pura e simplesmente porque as cassetes (e os gravadores) tendem a alterar um pouco o som original, tornam-no mais baço à cabeça. Bastava o gravador ser mais intermédio e já se notava uma boa diferença face ao som em FM. Ainda fiz algumas gravações em cassete no último estertor delas serem vendidas (até 2003) e de ter um gravador para isso, e havia boas diferenças conforme a marca (em casa tive Technics, que produzia gravações de excelência, e um mais barato do estilo da Firstline que degradava imenso o som da RFM).

Mesmo os cortes quando se ouve a voz profunda do Ruy Castelar a dizer "O Sexto Sentido" tem que ver com a falta de gama dinâmica do gravador nos graves, fazia esse resultado nos gravadores, se bem me recordo.

Isto em FM deve ter soado bem. :)

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2603 em: Setembro 18, 2025, 07:35:49 pm »
Camaradas de fórum,

Vamos, por favor, nos centrar no que realmente motiva a nossa presença por cá: rádio!

Excelente tesourinho aqui partilhado.

A Filomena Crespo colocava muito a voz ou é impressão minha? 😅

A Dina Isabel mantém um pouco o seu registo.

Alguém sabe responder o que é feito da Maria Alexandra?
(Após uma pesquisa sobre ela, encontrei uma presença da mesma num programa da RTP em 1992, onde as «amigas» Ana Bola e Parrachita contracenavam.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/cha-das-5-parte-ii-5/ )

Ter o Igrejas Caeiro como convidado, ainda por cima, de última hora é um autêntico luxo!

Tenho ideia que a RDP Rádio Comercial Onda Média tinha uma programação destinada a um público mais envelhecido face à da Frequência Modelada. Ou estou enganado?

Apesar de jovens, aquele programa parece ser destinado a faixas etárias bem acima do seu tempo.

Sim, no geral a programação da OM da Comercial era destinada a um público mais velho. Profissionais como Ruy Castelar, Marques Vidal, Matos Maia, a programação desportiva, etc., faziam parte desse cardápio. Apesar disso, era na OM (já não me recordo se era em simultâneo com o FM Estéreo) que tinha lugar o mítico programa de Júlio Isidro, "Febre de Sábado de Manhã".

Por outro lado, em relação ao som, é importante ter em conta que o mesmo era muito menos expressivo (mais baço, como muito bem refere) nestes 100.3 (que, se não estou errado, emitiam em mono) comparativamente com a sonoridade do FM Estéreo; recordo-me bem do prazer auditivo que sentia ao escutar programas como o "Em Órbita", o "Círculo em FM" ou o "Lança Chamas" na minha aparelhagem Philips lá de casa.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2604 em: Setembro 18, 2025, 07:41:08 pm »

Mesmo os cortes quando se ouve a voz profunda do Ruy Castelar a dizer "O Sexto Sentido" tem que ver com a falta de gama dinâmica do gravador nos graves, fazia esse resultado nos gravadores, se bem me recordo.

Curioso, a mim parece-me mais a voz do Rui Morrison, que também andou por lá na Comercial (no FM Estéreo) com o excelente "Morrison Hotel".

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2605 em: Setembro 18, 2025, 08:00:24 pm »
Na altura este canal era o grande rival da RR, disputavam o nesmo público.
Teve o Julio Isidro como grande nome no Grafonola Ideal, entre as 10 e as 13. Teve o Costa Macedo no horário  das 6 da manh e famoso Pinicao.
Depois tinha bins noticiarios, muito desporto, com Davida Borges, Jorje Prestelo, o Fernando Correia, Costa Monteiro, etc, etc...

A Maria Alexandra  foi directora ds comunicação de uma conecida empres e esteve  envolvida na fundacao da Radio Sibes...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2606 em: Setembro 18, 2025, 08:06:34 pm »
Na altura este canal era o grande rival da RR, disputavam o nesmo público.
Teve o Julio Isidro como grande nome no Grafonola Ideal, entre as 10 e as 13. Teve o Costa Macedo no horário  das 6 da manh e famoso Pinicao.
Depois tinha bins noticiarios, muito desporto, com Davida Borges, Jorje Prestelo, o Fernando Correia, Costa Monteiro, etc, etc...

A Maria Alexandra  foi directora ds comunicação de uma conecida empres e esteve  envolvida na fundacao da Radio Sibes...

Rádio Sines... suponho?

Em relação ao desporto, refere nomes que, curiosamente, transitaram todos mais tarde para a TSF, sendo mesmo fundadores.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 08:09:05 pm por Radiofilo »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2607 em: Setembro 18, 2025, 08:39:30 pm »
Radio Sines. Isto de escrever à  pressa é  o que dá...
Sim, curiosamente foram todos para a TSF, a equipa Comercial ficou muito desfalcada e depois foi nesmo extinta, salvo erro com a privatização.
Mas era um canal muito popularucho, com o Quando o Telefone Toca, os Parodiantes de Lisboa e as emissões épicas da madrugada condizidas pelo Rui Castelar, com repórteres nos teatros de revista e em varios bares da noite Lisboa.
Neste  espaço nocturno " a noite é  nossa" passaram  muitos nomes conhecido...
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 08:41:47 pm por Julio Carvalho »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2608 em: Setembro 18, 2025, 11:56:16 pm »
Também vi/ouvi isso.

A Comercial teve, durante muitos anos, emissões distintas em Onda Média e FM Estéreo, ou seja, dois canais.

O FM Estéreo sempre emitiu, na zona de Lisboa, nos 97.4, o que ainda hoje sucede.

A OM, no período a que se refere a gravação disponibilizada, para além de emitir na respectiva rede nacional, emitia, também, nos 100.3 FM somente para a zona de Lisboa, como é referido na gravação.

Esta frequência já vem desde os tempos dos antigos Emissores Associados de Lisboa que, após as nacionalizações ocorridas em 1975 (com excepção da RR) e a criação da RDP passaram para a posse desta última. Após vários anos inactivos, creio que já no início dos anos 90 e poucos anos antes da privatização da Comercial, passaram a transmitir a programação da OM desta última.

Com a alienação da estação, passaram a transmitir a RDP FM, antecâmara daquela que viria a ser a actual Antena 3.
A frequência em FM da EAL era 99,4 MHz. Foi RDP Programa 3 Regional (tal como a frequência OM) e passou posteriormente para a Antena 1, onde ainda emite nos dias de hoje.

100,3 MHz apareceu garantidamente após 1984, altura em que pela Convenção de Genebra o aspecto FM foi alargado, passando dos 87,5-100,0 MHz para 87,5-107,9 MHz. O mesmo para a rede da Rádio Porto em FM (depois Rádio Comercial Norte), nas frequências 100,4 Porto, 103,0 Braga e 102,0 Muro. Essas frequências viriam a "desaguar" na RDP FM em 1993 e no ano seguinte na Antena 3.

Curioso, a mim parece-me mais a voz do Rui Morrison, que também andou por lá na Comercial (no FM Estéreo) com o excelente "Morrison Hotel".
Sim, é o Rui Morrison.
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 12:10:43 am por AG »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2609 em: Setembro 19, 2025, 12:32:29 am »
Também vi/ouvi isso.

A frequência em FM da EAL era 99,4 MHz. Foi RDP Programa 3 Regional (tal como a frequência OM) e passou posteriormente para a Antena 1, onde ainda emite nos dias de hoje.

100,3 MHz apareceu garantidamente após 1984, altura em que pela Convenção de Genebra o aspecto FM foi alargado, passando dos 87,5-100,0 MHz para 87,5-107,9 MHz. O mesmo para a rede da Rádio Porto em FM (depois Rádio Comercial Norte), nas frequências 100,4 Porto, 103,0 Braga e 102,0 Muro. Essas frequências viriam a "desaguar" na RDP FM em 1993 e no ano seguinte na Antena 3.

Sim, é o Rui Morrison.

Penitencio-me pelo erro, mas, não sei porquê, estava convencidissimo que os 100.3 tinham pertencido aos EAL.

Quanto ao espectro FM, ainda possuo um rádio leitor/gravador de cassetes, embora em estado não funcional, da marca japonesa National Panasonic comprado pelo meu pai ali por volta de 1974/1975 que já tem um quadrante FM até aos 108.0 MHz.