Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613688 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2550 em: Setembro 03, 2025, 06:57:26 pm »
A ERC deve fazer copy/paste das deliberações. Em que mundo a Comercial anuncia a frequência uma vez por hora? Ainda hoje tive várias horas o rádio sintonizado na estação e não ouvi a mesma referida uma única vez.

Deve ser a designação em antena em si. As frequências há anos que não são anunciadas porque não há uma que seja o ponto de onde tudo o resto origina e numa rede vasta de emissores, claro que é impraticável ter 25 ou 30 designações por cada 60 minutos.

Não sabia que a Comercial tinha boletins logo às 06h30 da manhã, pensava que arrancavam só às 07h.

Coisa gira é ver que a mesma deliberação da ERC, para as locais custa 9-15 UCs, e para a Rádio Comercial custa... 281 UCs, ou seja, 28.662€ de uma só vez para um alvará nacional ser renovado por mais 15 anos. Até contive a respiração uns segundos só para apreciar o valor.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2551 em: Setembro 03, 2025, 07:43:32 pm »
A ERC deve fazer copy/paste das deliberações. Em que mundo a Comercial anuncia a frequência uma vez por hora? Ainda hoje tive várias horas o rádio sintonizado na estação e não ouvi a mesma referida uma única vez.

Deve ser a designação em antena em si. As frequências há anos que não são anunciadas porque não há uma que seja o ponto de onde tudo o resto origina e numa rede vasta de emissores, claro que é impraticável ter 25 ou 30 designações por cada 60 minutos.

Não sabia que a Comercial tinha boletins logo às 06h30 da manhã, pensava que arrancavam só às 07h.

Coisa gira é ver que a mesma deliberação da ERC, para as locais custa 9-15 UCs, e para a Rádio Comercial custa... 281 UCs, ou seja, 28.662€ de uma só vez para um alvará nacional ser renovado por mais 15 anos. Até contive a respiração uns segundos só para apreciar o valor.
Óbvio que não vai assinalar todas, mas, tal como faz a Antena 1, Antena 2 e RR, as demais três redes, devem indicar frequências dos vários pontos do país. Ademais, até nas associações é o entendimento que tenho ao ler a LdR, nas parcerias é diferente, aí é a da que retransmitem, como se vê e bem na deliberação da Vila de Rei FM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2552 em: Setembro 05, 2025, 12:37:19 am »
Um concerto, no caso do Diogo Piçarra no F, para lá das 00h, completo, quase sem falas dos animadores e sem cortes, deu-se um milagre na Comercial, é aproveitar que é raro.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2553 em: Setembro 05, 2025, 10:00:28 am »
Um concerto, no caso do Diogo Piçarra no F, para lá das 00h, completo, quase sem falas dos animadores e sem cortes, deu-se um milagre na Comercial, é aproveitar que é raro.
O milagre é que depois das 24h já não há os constrangimentos publicitários. A ditadura do € fala mais alto.
A esse respeito hei de partilhar aqui uma entrevista que a Catarina Moreira deu há uns tempos... Curioso.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2554 em: Setembro 10, 2025, 05:38:08 pm »
Foi preciso a Vera Fernandes fazer anos para o Programa da Manhã, colocar algumas músicas diferentes no ar, é o que temos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2555 em: Setembro 12, 2025, 03:09:56 pm »
O concurso Show me the Money mudou.
Agora já não é  preciso  dizer a frase do nome do concurso.
Agora há vários potes e o ouvinte tem que acertar no pote que tem o dinheiro.
Tambem o apresentador é  fixo, passa a ser o Renato Duarte...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2556 em: Setembro 14, 2025, 01:30:38 pm »
Dupla Tecas e Carolina Torres a partir de amanha.
Saltara alguem para a M80?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2557 em: Setembro 14, 2025, 01:58:47 pm »
Aquele horário era onde a Comercial estava pior.
Ate gosto da voz do Pedro Andrade mas estava a dar pouco...
Portanto a irreverente Carolina Torres sera uma mais valia no horário.
Veremos com ela se estreia em rádio,  mas ao lado a Tecas, penso que sera uma boa dupla.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2558 em: Setembro 14, 2025, 02:07:18 pm »
Aquele horário era onde a Comercial estava pior.
Ate gosto da voz do Pedro Andrade mas estava a dar pouco...
Portanto a irreverente Carolina Torres sera uma mais valia no horário.
Veremos com ela se estreia em rádio,  mas ao lado a Tecas, penso que sera uma boa dupla.

O Pedro Andrade infelizmente não puxa, é provavelmente o animador menos interessante, que a Comercial tem e já teve várias oportunidades, a solo em companhia e não dá, talvez muda-lo de rádio, tipo pra a M80 que está muito desfalcada o ajude e seja mais o seu estilo, não sei.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2559 em: Setembro 14, 2025, 02:12:31 pm »
Finalmente a Carolina com algo estável na rádio, mas com uma playlist formatada...noutros tempos não aceitaria, mas há que ganhar a vida.
Sobre o Pedro Andrade que volte para a informação ou então se a M80 realmente quiser continuar a ser uma rádio de plástico ele ficaria lá bem.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2560 em: Setembro 14, 2025, 07:40:25 pm »
Convém é que não fiquem quase 30 minutos sem intervir em antena, como acontecia com a Inês e o Pedro. Penso que a Carolina não vai ficar muito tempo naquele painel, mais dia menos dia, vão ter de mexer nas tardes, e acho que vamos ficar surpreendidos com a qualidade dela como animadora/locutora. Uma boa noticia, num horário que está mortiço em todas as rádios, pode ter potencial de subir ao número 1. Até porque acho que na Buraca, Inês Andrade e Rodrigo Gomes não são o melhor dos casamentos.
Olhando para o FB da Comercial, parece é que as pessoas não estão muito satisfeitas pela saída do Pedro, preferiam que fosse a Tecas. Porém, acho mesmo que o Pedro Andrade deve regressar à informação. Aquela dupla tinha zero química, e sabemos o historial excelente da Inês.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2561 em: Setembro 15, 2025, 12:15:33 am »

A Carolina Torres para mim é um completo mistério como é que ela não estava a fazer rádio há mais tempo. Tem uma voz muito radiofónica, muita presença e muita raça, e tem imenso potencial em antena. Ao nível de uma Catarina Silva, mas com um pouco menos de criação, de "plastificar", e um pouco mais de autenticidade, também dados pela maturidade que adquiriu nestes anos. E um gosto musical que é... qualquer coisa. Já devia estar na rádio há 10 anos ou mais.

Parece que é outra dupla de testes na Comercial. Vejo muito potencial para substituir a Joana Azevedo no regresso a casa e tornar aquilo uma coisa tão dinâmica como as manhãs, com o Diogo Beja, para mais. Tem também o potencial de fazer um bom programa de autor aos fins de semana. Tudo depende da perícia dela em antena, se é que a vão deixar ir para a mesa ganhar prática - mas deviam.

Quanto ao Pedro Andrade, ele que reforce o período noturno na Comercial na informação, que a estação bem precisa. Em 2025 é pouco qualificável não haver notícias até no mínimo às 00h (uma tecla na qual continuarei a bater).

hugors

• Full Member
« Responder #2562 em: Setembro 15, 2025, 12:21:16 am »
O concurso Show me the Money mudou.
Agora já não é  preciso  dizer a frase do nome do concurso.
Agora há vários potes e o ouvinte tem que acertar no pote que tem o dinheiro.
Tambem o apresentador é  fixo, passa a ser o Renato Duarte...

Pra mim era bem mais interessante o outro. Havia aquela adrenalina de atender o tlm com o “Show me the money”. Basicamente agora o contemplado tem apenas 25% de hipóteses de sair o prémio grande. Os outros prémios devem ser bem mais pequenos.
Eu não irei gastar o 1.5 euros mais iva (caríssimo diga-se).

hugors

• Full Member
« Responder #2563 em: Setembro 15, 2025, 12:23:28 am »
Convém é que não fiquem quase 30 minutos sem intervir em antena, como acontecia com a Inês e o Pedro. Penso que a Carolina não vai ficar muito tempo naquele painel, mais dia menos dia, vão ter de mexer nas tardes, e acho que vamos ficar surpreendidos com a qualidade dela como animadora/locutora. Uma boa noticia, num horário que está mortiço em todas as rádios, pode ter potencial de subir ao número 1. Até porque acho que na Buraca, Inês Andrade e Rodrigo Gomes não são o melhor dos casamentos.
Olhando para o FB da Comercial, parece é que as pessoas não estão muito satisfeitas pela saída do Pedro, preferiam que fosse a Tecas. Porém, acho mesmo que o Pedro Andrade deve regressar à informação. Aquela dupla tinha zero química, e sabemos o historial excelente da Inês.

Pra mim o Pedro é muito superior à Tecas. Esta não tem qualquer talento para a Comercial…

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2564 em: Setembro 15, 2025, 07:24:31 am »

A Carolina Torres para mim é um completo mistério como é que ela não estava a fazer rádio há mais tempo. Tem uma voz muito radiofónica, muita presença e muita raça, e tem imenso potencial em antena. Ao nível de uma Catarina Silva, mas com um pouco menos de criação, de "plastificar", e um pouco mais de autenticidade, também dados pela maturidade que adquiriu nestes anos. E um gosto musical que é... qualquer coisa. Já devia estar na rádio há 10 anos ou mais.

Parece que é outra dupla de testes na Comercial. Vejo muito potencial para substituir a Joana Azevedo no regresso a casa e tornar aquilo uma coisa tão dinâmica como as manhãs, com o Diogo Beja, para mais. Tem também o potencial de fazer um bom programa de autor aos fins de semana. Tudo depende da perícia dela em antena, se é que a vão deixar ir para a mesa ganhar prática - mas deviam.

Penso que foi porque terá estado demasiado tempo a rondar a SIC até tentar ficar efetiva por lá... caso contrário já estaria na Antena 3 há muito promovida pelo Alvim, com certeza.
Agora que finalmente desistiu dessa ideia poderia ir para qualquer grupo - mesmo ignorando o facto de ir para uma rádio com playlist que não suporta, o que noutros tempos insisto seria impossível para ela - foi a Comercial a agarrá-la e bem.
« Última modificação: Setembro 15, 2025, 07:26:28 am por radiokilledtheMTVstar »