Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613267 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Comercial
« Responder #2520 em: Julho 20, 2025, 12:45:01 pm »
O Atento anda mesmo numa fase... Desde quando é que tivemos pimba a passar não ironicamente na 3?

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2521 em: Julho 20, 2025, 01:17:56 pm »
Beijo,Mickael Carreira,Tony Carreira,Anselmo Ralph e Toy ja anda a rodar na Comercial. Desce se a este nivel?
A Rádio NoAr vai começar a tremer.  ;D

pdnf

• Hero Member
« Responder #2522 em: Julho 21, 2025, 12:46:37 am »
Mas isso pouco importou à organização, pois esgotou os 3 dias.
Os Thirty Seconds deviam ter ido no dia 18, o cartaz de dia 19 era para ser o dia da música portuguesa. Existiu ai qualquer coisa que não funcionou. Mas este ano, verdade seja dita, foi um desastre em todo o lado, passaram nos mínimos o último dia do Kalorama e o primeiro do Alive.

Beijo,Mickael Carreira,Tony Carreira,Anselmo Ralph e Toy ja anda a rodar na Comercial. Desce se a este nivel?
Hoje, o meu vizinho debaixo deve ter batido com a cabeça na parede, que pôs a Comercial Santos Populares a rodar a altos berros às 08h30. Foi a forma de descobrir que a Comercial tinha um produto pimba, desconhecia por completo. De repente, assustou-me a ideia de que pudessem por aquilo na rede da Batida, ou até da Smooth. Mas que era capaz de pegar, lá isso era.
Chego aqui e vejo isto, e só penso, WTF???

A Rádio NoAr vai começar a tremer.  ;D
O Marinho perdeu a oportunidade de por a NoAr lá em baixo. Se o tivesse feito, não duvidem, a coisa ia aos 3% num ápice. Preferiu ceder à Observador e ter uma Metropolitana que veremos como irá reagir, mas duvido que venha a ter força para figurar no Bareme.
« Última modificação: Julho 21, 2025, 12:49:09 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2523 em: Julho 21, 2025, 12:50:47 am »
Esta mania da Comercial de passar os concertos em directo dos Festivais aos bocados não faz sentido e não me venham dizer que os Calema ou 4 e Meia, não cederam o concerto inteiro, eu duvido muito disso, mas não são casos únicos por aqui.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2524 em: Julho 21, 2025, 12:58:02 am »
Esta mania da Comercial de passar os concertos em directo dos Festivais aos bocados não faz sentido e não me venham dizer que os Calema ou 4 e Meia, não cederam o concerto inteiro, eu duvido muito disso, mas não são casos únicos por aqui.
Há dois anos passaram os Quatro e Meia Inteiros, já passaram no SdC na RFM. A Comercial é que acha que não agarra. Mesmo no BB no Alive, fizeram uma bela de uma pausa para publicidade que...só visto. A Tecas e a Filipa até pareciam constrangidas por dizerem que tinham de ir para Intervalo.

De facto, o nome da rádio casa bem com o que ela é: PublicidadeFM, que se traduz bem por Comercial.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2525 em: Julho 21, 2025, 10:12:57 am »
Há dois anos passaram os Quatro e Meia Inteiros, já passaram no SdC na RFM. A Comercial é que acha que não agarra. Mesmo no BB no Alive, fizeram uma bela de uma pausa para publicidade que...só visto. A Tecas e a Filipa até pareciam constrangidas por dizerem que tinham de ir para Intervalo.

De facto, o nome da rádio casa bem com o que ela é: PublicidadeFM, que se traduz bem por Comercial.
Neste caso dos Calema, até cortaram umas quantas músicas do concerto, para colocarem 1 ou 2 da playlist, tenho as minhas duvidas que seja culpa de deles não terem cedido o concerto todo.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2526 em: Julho 21, 2025, 11:51:51 am »

Comercial pois, quando foi criada em 1979, era, digamos que, o "braço comercial" da RDP. Os restantes canais (Antena 1, Programa 2 e regionais) não tinham publicidade. Daí o nome.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2527 em: Julho 21, 2025, 06:22:31 pm »
Sim, para a difrenciar dos canais 1 e 2.
Os canais 3 e 4 passaram a Rádio Comercial, com uma direção  autónoma( Joao David Nunes e Jaime Fernandes) e nas instalações  da extinta Radio Clube Português na Sampaio e Pina.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2528 em: Julho 21, 2025, 07:56:18 pm »
Os canais 3 e 4 passaram a Rádio Comercial, com uma direção  autónoma( Joao David Nunes e Jaime Fernandes) e nas instalações  da extinta Radio Clube Português na Sampaio e Pina.

Exactamente!

Embora tivessem programas ao vivo fora dos estúdios da Sampaio e Pina (exemplos: no cinema Nimas - "Febre de Sábado de Manhã" e Estúdio A do Quelhas (sede da RDP e antigos estúdios da Emissora Nacional) - um programa da AM do qual não me recordo do nome).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2529 em: Julho 21, 2025, 08:34:12 pm »

Exactamente!

Embora tivessem programas ao vivo fora dos estúdios da Sampaio e Pina (exemplos: no cinema Nimas - "Febre de Sábado de Manhã" e Estúdio A do Quelhas (sede da RDP e antigos estúdios da Emissora Nacional) - um programa da AM do qual não me recordo do nome).
Nimas que também foi herdado do RCP.

Basicamente a Comercial foi um "reformar" do conceito do Rádio Clube Português, uma estação comercial mas (ainda) dentro da RDP, com os mesmos dois canais em AM e FM. Vários programas transitaram do estação "pai" para a "filha", como o Diário Rural. Os noticiários também passaram a ser autónomos do Programa 1 da RDP (em 1981, Antena 1).

Na minha óptica teria sido também inteligente terem ressuscitado a marca, talvez truncando-a para apenas Rádio Clube, haveria ainda uma maior continuidade. Mas isso é um mero pormenor.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2530 em: Julho 21, 2025, 09:22:33 pm »

Exactamente!

Basicamente a Comercial foi um "reformar" do conceito do Rádio Clube Português, uma estação comercial mas (ainda) dentro da RDP, com os mesmos dois canais em AM e FM. Vários programas transitaram do estação "pai" para a "filha", como o Diário Rural. Os noticiários também passaram a ser autónomos do Programa 1 da RDP (em 1981, Antena 1).

Na minha óptica teria sido também inteligente terem ressuscitado a marca, talvez truncando-a para apenas Rádio Clube, haveria ainda uma maior continuidade. Mas isso é um mero pormenor.

O "Em Órbita" também foi herdado do RCP.

E, como referido, o "Diário Rural" (patrocinado pelos adubos da Quimigal, antiga CUF, nacionalizada depois da revolução).

E, por arrasto deste último, o célebre "Picnicao" que arrastava multidões...

Atento

• Hero Member
« Responder #2531 em: Julho 21, 2025, 09:37:51 pm »

Exactamente!

Acho que o nome Rádio Clube Português  como continua a ter em Espanha a CADENA SER.
Acho que o nome Rádio Clube Português  era verdadeiramente potente tal como continua a ser em Espanha o  nome CADENA SER.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2532 em: Julho 21, 2025, 09:56:35 pm »
Fui muitas vezes ao Nimas, ver o Febre de Sábado de Manha das 10h às  13, aos Sabados. Nessa altura morava fora de Lisboa e, para estar às  10 no Nimas Tinha  que me levantar cedissimo,  mas falhei poucos programas. Musica ao vivo e pequenos concursos.

Um programa memorável...
A Radio Comercial desse tempo era especial, radio de gerdade e com paixão  e já  agora com dinheiro de sobra..

Práticamente todas as estrelas cintilantes da televisão  oassaram por lá...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2533 em: Agosto 06, 2025, 09:03:48 pm »
Não sei quando começou, mas agora pelo menos às 21h passam o noticiário "Essencial em 2 minutos" que já tinha aparecido há algum tempo como podcast Comercial.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2534 em: Agosto 06, 2025, 09:43:56 pm »
Não sei quando começou, mas agora pelo menos às 21h passam o noticiário "Essencial em 2 minutos" que já tinha aparecido há algum tempo como podcast Comercial.

Pareceu-te gravado ou em direto?