Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613770 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1770 em: Setembro 08, 2023, 11:21:07 pm »
Algo me diz que vão haver grandes mexidas na grelha...
Para mim,desconfio que vai haver dupla nova no Regresso a Casa...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1771 em: Setembro 09, 2023, 07:56:20 pm »
Eu aposto em nova plástica e algumas mexidas de horários.

Ouvir o Pedro Ribeiro antes das 10 e a seguir ouvir o Pedro Andrade... que contraste!

pdnf

• Hero Member
« Responder #1772 em: Setembro 09, 2023, 08:08:51 pm »

Ouvir o Pedro Ribeiro antes das 10 e a seguir ouvir o Pedro Andrade... que contraste!

Eu diria que esse contraste existiria sempre, excetuando se fosse o Palmeirim ou o Câmara. A Comercial e o Pedro Ribeiro confundem-se, esse é que é a verdade! Goste-se ou não, há que reconhecer o mérito dele, quer enquanto locutor, quer enquanto diretor.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1773 em: Setembro 10, 2023, 02:00:07 am »

Eu diria que esse contraste existiria sempre, excetuando se fosse o Palmeirim ou o Câmara. A Comercial e o Pedro Ribeiro confundem-se, esse é que é a verdade! Goste-se ou não, há que reconhecer o mérito dele, quer enquanto locutor, quer enquanto diretor.

Sim, sem dúvida, mas não há qualquer comparação possível num personalizado Pedro Ribeiro ao microfone fechar a hora das 09h no excelente Enquanto Houver Estrada Para Andar, de uma maneira completamente incrível e apelativa, espetacular, do melhor que eu ouvi em rádio nos últimos tempos... e depois o Pedro Andrade em gravado aparecer às 10h01 com um take sem os mínimos de sal a dizer quase roboticamente algo do estilo "Você ouve a Comercial porque temos a melhor música sempre e somos a número 1". É que sem exagero: foi isto que ele disse na abertura das 10h, pré-notícias.

Se alguém me ler na Sampaio e Pina que por favor vá aquele software que grava o contínuo das emissões e vão perceber rapidamente o que é que eu quis dizer com isto. Foi muito mau. Foi como se me tivessem dado esperança e a seguir a arrancassem friamente, passo o lirismo. É daquelas que só mesmo ouvidas. Foi uma pena.

Nota que não está em causa o estilo do Pedro Andrade, que é mais protocolar e institucional que o Pedro Ribeiro, a fazer-me lembrar e muito o Paulo Soares da Renascença. Isso... cada um é como é. O que está em causa é o pífio da intervenção dele gerar uma profunda quebra na transição que devia ser reparada.

Mais aspetos da emissão:
- Excessivo desequilíbrio do boletim das 10h, exclusivamente dedicado a Marrocos, o que achei um exagero. Foi melhor no das 11h.
- A playlist da Comercial melhorou e muito face ao desequilíbrio que tinha desde há alguns meses. Tem agora apenas um ligeiro excesso de músicas no feminino, mas pode ser que isso venha a ser corrigido na Segunda com o refresh. Já consigo ouvir mais de 20 minutos, a ponto de estar à beira de substituir no meu rádio a pouco ouvida RFM.
- Excelente captação de 97.7 FM no Porto, a Comercial finalmente a atingir a solidez técnica que o grupo R/Com sempre teve, pelo menos neste emissor.
- O Pedro Andrade precisa urgentemente de se soltar em antena. Os takes que ele se encontra a fazer estão de uma falta de substância altamente relevante: em 3, talvez aproveitasse 1. São um bocado vazios... Não serve de nada estar a repetir o epíteto de serem número 1 porque isto não é a Rádio Cidade para ele andar assim.

Urge: mais criatividade, muito mais criatividade; postura muito mais solta e menos protocolar mesmo em gravados, que a Comercial não é uma informativa, é uma rádio de entretenimento e generalista; e maior variação de flexões vocais. Um pouco mais de personalidade ao microfone, também, imprimindo a sua forma de ser. Os melhores na Comercial fazem isto mesmo.

A propósito, ocorre-me que a Anabela Gonçalves seria uma excelente aquisição para a Comercial.

« Última modificação: Setembro 10, 2023, 02:02:34 am por Memorias da Radio »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1774 em: Setembro 10, 2023, 05:13:08 pm »
Para o refresh faria algo deste género, com algum risco mas não seria por aí que se perderia a liderança:

07h Manhãs da Comercial com rubrica de Luís Franco Bastos e Linha de Passe com Paulo Rico que viria da M80
10h Wilson Honrado
14h Ana Isabel Arroja e André Santos (A3) - com curiosidades do mundo da música e os passatempos da casa
17h Já se Faz Tarde
20h Era o que Faltava
21h By Night - com escolhas musicais de famosos

Fim de semana
10h Duplas rotativas com alguma palavra
12h Fast Forward (sábados) / One Hit Wonders (domingos)
14h André Santos
...
22h Noites temáticas ao género da M80

Pedro Andrade de volta à informação.
Continuar a apostar na Marta Campos e arranjar substitutos para a Joana Azevedo no JSFT a médio prazo.
« Última modificação: Setembro 10, 2023, 05:15:17 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1775 em: Setembro 10, 2023, 07:41:45 pm »
Mas nao será isso a acontecer.
Tudo muito segredo dos deuses...

ToLv

• Hero Member
« Responder #1776 em: Setembro 10, 2023, 08:00:34 pm »
Dado o interesse manifestado pelo Pedro Ribeiro no podcast Geração 70, e a mensagem que tem servido de tease durante o verão todo - Ctrl F5 refresh -, diria mesmo que a comercial vai começar o seu refresh em alguns painéis (ainda que residualmente e não a 100%). Não acredito numas manhãs renovadas (talvez o regresso do Gilmário), nem do JSFT. Nos restantes painéis já apostava mais fichas … isso explicaria também a saída (com muita pena minha) da Ana do Carmo do horário das 11h.
« Última modificação: Setembro 10, 2023, 08:03:02 pm por ToLv »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1777 em: Setembro 10, 2023, 08:06:11 pm »
Parece que já há uma novidade: o Pedro Ribeiro deixa o TNT que passará a ser apresentado pelas coqueluches Marta Campos e Lourenço Hecker.
Podiam aproveitar para mudar de horário também...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1778 em: Setembro 10, 2023, 08:11:35 pm »
Será que na M80 haverá novidades?
Achei a grelha estranha esta semana...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1779 em: Setembro 10, 2023, 08:20:42 pm »
A Ana do Carmo se voltar para o painel das 5...
Cheira me regresso da Rita Rugeroni ao painel das 11...
Cheira me Era O Que Faltava de regresso...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1780 em: Setembro 10, 2023, 08:35:43 pm »
Para o refresh faria algo deste género, com algum risco mas não seria por aí que se perderia a liderança:

07h Manhãs da Comercial com rubrica de Luís Franco Bastos e Linha de Passe com Paulo Rico que viria da M80
10h Wilson Honrado
14h Ana Isabel Arroja e André Santos (A3) - com curiosidades do mundo da música e os passatempos da casa
17h Já se Faz Tarde
20h Era o que Faltava

Fim de semana
14h André Santos
...

Continuar a apostar na Marta Campos e arranjar substitutos para a Joana Azevedo no JSFT a médio prazo.

Acredito que o Pedro Ribeiro não desgostasse de uma grelha mais nessa linha, que fosse um pouco mais além do que os mais de 45 minutos de música sem parar. Porém, diria que isso era dar o ouro ao bandido, traduzido, a liderança à RFM. Não me parece que venha a ser o caso, infelizmente, mas veremos. Entretanto, a Rita Rugeroni já aparece no site, na equipa, confirma-se que regressa ao seu painel. O João Paulo Sousa irá ficar com as manhãs 2, 10-13H aos fins-de-semana.De resto, aparentemente tudo como dantes.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #1781 em: Setembro 10, 2023, 09:03:04 pm »

10h Wilson Honrado
17h Já se Faz Tarde
20h Era o que Faltava

Fim de semana
14h André Santos
...

Acredito que o Pedro Ribeiro não desgostasse de uma grelha mais nessa linha, que fosse um pouco mais além do que os mais de 45 minutos de música sem parar. Porém, diria que isso era dar o ouro ao bandido, traduzido, a liderança à RFM. Não me parece que venha a ser o caso, infelizmente, mas veremos. Entretanto, a Rita Rugeroni já aparece no site, na equipa, confirma-se que regressa ao seu painel. O João Paulo Sousa irá ficar com as manhãs 2, 10-13H aos fins-de-semana.De resto, aparentemente tudo como dantes.

Retiram da manhã um dos melhores comunicadores - Vasco Palmeirim?

Retiram outro peso pesado o diretor Pedro Ribeiro do horário nobre da rádio?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1782 em: Setembro 10, 2023, 09:05:55 pm »
So espero que a Comercial melhore mesmo e que este refrech não seja uma mera troca de horários dos animadores, também que música haja mais ousadia e que por exemplo os Capitão Fausto deixem de bater na trave.

Sobre o Luís F. Bastos, sei que o tempo tudo esquece, mas há uns anos ele era personna non grata na Comercial, depois de uma brincadeira dele que caiu mal na Sampaio e Pina...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1783 em: Setembro 10, 2023, 09:08:47 pm »
Essa grelha sempre esteve no site...

ToLv

• Hero Member
« Responder #1784 em: Setembro 10, 2023, 09:53:34 pm »
Sim, que a comercial ia mesmo deixar a informação de bandeja no site antes de anunciar isso na prometida segunda feira.