Eu aposto em nova plástica e algumas mexidas de horários.
Ouvir o Pedro Ribeiro antes das 10 e a seguir ouvir o Pedro Andrade... que contraste!
Eu diria que esse contraste existiria sempre, excetuando se fosse o Palmeirim ou o Câmara. A Comercial e o Pedro Ribeiro confundem-se, esse é que é a verdade! Goste-se ou não, há que reconhecer o mérito dele, quer enquanto locutor, quer enquanto diretor.
Sim, sem dúvida, mas não há qualquer comparação possível num personalizado Pedro Ribeiro ao microfone fechar a hora das 09h no excelente Enquanto Houver Estrada Para Andar, de uma maneira completamente incrível e apelativa, espetacular, do melhor que eu ouvi em rádio nos últimos tempos... e depois o Pedro Andrade em gravado aparecer às 10h01 com um take sem os mínimos de sal a dizer quase roboticamente algo do estilo "Você ouve a Comercial porque temos a melhor música sempre e somos a número 1". É que sem exagero: foi isto que ele disse na abertura das 10h, pré-notícias.
Se alguém me ler na Sampaio e Pina que por favor vá aquele software que grava o contínuo das emissões e vão perceber rapidamente o que é que eu quis dizer com isto. Foi muito mau. Foi como se me tivessem dado esperança e a seguir a arrancassem friamente, passo o lirismo. É daquelas que só mesmo ouvidas. Foi uma pena.
Nota que não está em causa o estilo do Pedro Andrade, que é mais protocolar e institucional que o Pedro Ribeiro, a fazer-me lembrar e muito o Paulo Soares da Renascença. Isso... cada um é como é. O que está em causa é o pífio da intervenção dele gerar uma profunda quebra na transição que devia ser reparada.
Mais aspetos da emissão:
- Excessivo desequilíbrio do boletim das 10h, exclusivamente dedicado a Marrocos, o que achei um exagero. Foi melhor no das 11h.
- A playlist da Comercial melhorou e muito face ao desequilíbrio que tinha desde há alguns meses. Tem agora apenas um ligeiro excesso de músicas no feminino, mas pode ser que isso venha a ser corrigido na Segunda com o refresh. Já consigo ouvir mais de 20 minutos, a ponto de estar à beira de substituir no meu rádio a pouco ouvida RFM.
- Excelente captação de 97.7 FM no Porto, a Comercial finalmente a atingir a solidez técnica que o grupo R/Com sempre teve, pelo menos neste emissor.
- O Pedro Andrade precisa urgentemente de se soltar em antena. Os takes que ele se encontra a fazer estão de uma falta de substância altamente relevante: em 3, talvez aproveitasse 1. São um bocado vazios... Não serve de nada estar a repetir o epíteto de serem número 1 porque isto não é a Rádio Cidade para ele andar assim.
Urge: mais criatividade, muito mais criatividade; postura muito mais solta e menos protocolar mesmo em gravados, que a Comercial não é uma informativa, é uma rádio de entretenimento e generalista; e maior variação de flexões vocais. Um pouco mais de personalidade ao microfone, também, imprimindo a sua forma de ser. Os melhores na Comercial fazem isto mesmo.
A propósito, ocorre-me que a Anabela Gonçalves seria uma excelente aquisição para a Comercial.