Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325023 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #1065 em: Janeiro 05, 2026, 08:37:55 pm »
Propagação nos últimos dias a ajudar um pouco a reter algum sinal da Smooth em 89.5 junto à costa - contudo, como não se pode ter tudo, para o interior está inutilizável. Mozelos e Lourosa não se consegue ouvir de todo sem interferências muito fortes, Nogueira e São Paio de Oleiros tem muitas zonas de sombra.

Subitamente vai-se para a A29 e a estabilidade de sinal é incomparável com isto, apesar de ter fraquezas pontuais, sofrer à chegada a Espinho e mesmo quebrar na própria A44. Há também uma certa aberração técnica do sinal se comportar de maneira diferente no percurso Sul - Norte e no percurso Norte - Sul, sendo que é pior para sair do Porto que para chegar ao Porto (apanhei isso recentemente).

Dentro da cidade de Espinho, já é sabido, é para esquecer, o mesmo na A41.

O emissor está na torre de bombeiros, mas precisava que um técnico lhe apagasse este fogo.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1066 em: Janeiro 06, 2026, 01:51:42 am »
Isso do sinal ser melhor num sentido que noutro é facilmente explicável pelo facto de que a antena do carro fica na parte de trás e o sinal vem da parte da frente, fazendo com que a superfície de chapa do tejadilho atue como um refletor e amplificador do sinal, enquanto que ao sair do Porto a antena fica sem esse "amplificador", para além disso fica com a inclinação virada para baixo \. Também acontece nos veículos que têm a antena integrada na rede dos desembaciadores de vidro trazeiros, que quando os sinais chegam de trás têm uma ligeira melhor receção do que quando vêm da frente e têm de passar pelo interior do veículo.
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1067 em: Janeiro 06, 2026, 01:12:26 pm »
Isso do sinal ser melhor num sentido que noutro é facilmente explicável pelo facto de que a antena do carro fica na parte de trás e o sinal vem da parte da frente, fazendo com que a superfície de chapa do tejadilho atue como um refletor e amplificador do sinal, enquanto que ao sair do Porto a antena fica sem esse "amplificador", para além disso fica com a inclinação virada para baixo \. Também acontece nos veículos que têm a antena integrada na rede dos desembaciadores de vidro trazeiros, que quando os sinais chegam de trás têm uma ligeira melhor receção do que quando vêm da frente e têm de passar pelo interior do veículo.

Bem, no meu carro a antena fica na parte da frente e o vidro traseiro não tem essa malha disponível, portanto não sei...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1068 em: Janeiro 15, 2026, 05:20:52 pm »
Avenida D. João II (junto ao McDonald's) anteontem em Gaia com a Smooth sem apresentar RDS e com estéreo a cair. Campo aberto e plena visibilidade para norte (isto foi na direção da Ponte do Infante).

A degradação prossegue.
« Última modificação: Janeiro 15, 2026, 05:23:48 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1069 em: Janeiro 15, 2026, 08:05:00 pm »
Avenida D. João II (junto ao McDonald's) anteontem em Gaia com a Smooth sem apresentar RDS e com estéreo a cair. Campo aberto e plena visibilidade para norte (isto foi na direção da Ponte do Infante).

A degradação prossegue.
Certo, não muito longe, já relatei idêntica situação no triângulo D. Pedro V, Pádua Correia, Soares dos Reis. Está péssimo, chega bem a Santo Ovídio graças à altitude e pouco mais.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1070 em: Janeiro 16, 2026, 09:40:16 am »
Tenho vindo a concluir que a SMOOTH, dada a instabilidade e fraca qualidade do sinal de receção dos parcos emissores desta rádio, que considero fabulosa, não será uma aposta do Grupo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1071 em: Fevereiro 23, 2026, 05:51:56 pm »
Tenho novidades.

Dois meses e meio depois da minha participação à ANACOM das condições de recepção da SmoothFM, foi-me enviada há pouco a seguinte resposta, a qual passo a citar:

"Exmo. Senhor xxxxxx,

De acordo com a sua reclamação temos a informar o seguinte:

Esta estação de radiodifusão sonora de cobertura local tem como objetivo a cobertura do concelho de Matosinhos, o que cumpre na sua plenitude. Nos percursos realizados neste concelho, não foram verificadas qualquer tipo de perturbações ou interferências.

Sendo esta estação de cobertura local, é natural que a cobertura nos concelhos limítrofes seja diferenciada, tendo em conta os limites da PAR autorizada, bem como a existência de barreiras naturais devido à orografia do terreno dos outros concelhos.

Com os melhores cumprimentos,
Laurindo Teles"

Acidentalmente, e sem saber ainda deste e-mail, vim com a SmoothFM no carro em 89.5 pela A20 e constata-se que a captação é inutilizável até aos Carvalhos, sendo depois captável em dificuldades e dando para ouvir, algo mal, em Mono sobretudo, até ao Porto.

Fica então aqui o relato do que a ANACOM me respondeu.

E assim vai o reino dos 89.5.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1072 em: Fevereiro 23, 2026, 06:47:54 pm »
Tenho novidades.

Dois meses e meio depois da minha participação à ANACOM das condições de recepção da SmoothFM, foi-me enviada há pouco a seguinte resposta, a qual passo a citar:

"Exmo. Senhor xxxxxx,

Esta estação de radiodifusão sonora de cobertura local tem como objetivo a cobertura do concelho de Matosinhos, o que cumpre na sua plenitude. Nos percursos realizados neste concelho, não foram verificadas qualquer tipo de perturbações ou interferências.

Sendo esta estação de cobertura local, é natural que a cobertura nos concelhos limítrofes seja diferenciada, tendo em conta os limites da PAR autorizada, bem como a existência de barreiras naturais devido à orografia do terreno dos outros concelhos.

Laurindo Teles"

Acidentalmente, e sem saber ainda deste e-mail, vim com a SmoothFM no carro em 89.5 pela A20 e constata-se que a captação é inutilizável até aos Carvalhos, sendo depois captável em dificuldades e dando para ouvir, algo mal, em Mono sobretudo, até ao Porto.

Não sei que percursos realizou a ANACOM, talvez do Viso ao Norteshopping, só pode. Nem precisava de andar muito para encontrar pontos de falha, ali entre a Senhora da Hora e o Padrão da Légua. Se a ANACOM não se queixa, a Bauer também não, haverão certamente outras alternativas... só que não, esta é das poucas que não tem concorrência.
Pelo caminho, deitam ao lixo o relatório sobre a visão para o meio na década, que a ERC realizou, que desejava que a cobertura fosse eficaz nos concelhos dos primeiros dois anéis, que publicaram na altura do COVID.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1073 em: Fevereiro 23, 2026, 08:21:30 pm »
Tenho novidades.

"Exmo. Senhor xxxxxx,

Laurindo Teles"

Não sei que percursos realizou a ANACOM, talvez do Viso ao Norteshopping, só pode. Nem precisava de andar muito para encontrar pontos de falha, ali entre a Senhora da Hora e o Padrão da Légua. Se a ANACOM não se queixa, a Bauer também não, haverão certamente outras alternativas... só que não, esta é das poucas que não tem concorrência.
Pelo caminho, deitam ao lixo o relatório sobre a visão para o meio na década, que a ERC realizou, que desejava que a cobertura fosse eficaz nos concelhos dos primeiros dois anéis, que publicaram na altura do COVID.

É caso para dizer que a teoria (das medições dos campos pelos gabinetes da ANACOM) difere da prática (audição real dos ouvintes nas diversas zonas abrangidas pelo emissor)!

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1074 em: Fevereiro 23, 2026, 08:53:06 pm »
Eu já vou testar em Matosinhos daqui a umas horas - com sacrifício pessoal, como diria o outro - e reportarei aqui. Quero acreditar que a ANACOM não se deixou capturar pelos interesses da Bauer ou, no mínimo, que não ocorreu laxismo aqui.

Mas "não foram verificadas qualquer tipo de perturbações ou interferências" é uma afirmação tão categórica e abrangente que é facilmente desmontável, a não ser verdade.

Dada a fragilidade de sinal em Campanhã, atrevo-me a dizer que pode ter havido um tapar do sol com a peneira em Matosinhos. E como os testes deles serão outdoor, assim serão os meus. É um concelho que eu conheço bastante bem e portanto isto é fácil para mim.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1075 em: Fevereiro 24, 2026, 01:50:37 am »
Testado em Matosinhos e gravado com som para inserir aqui: a ANACOM não fez medição coisíssima nenhuma. Estão a mentir com quantos dentes têm na boca, ou estão a encobrir a Bauer, ou foram incompetentes no trabalho que fizeram. Nenhuma das três é boa.

Estive em Matosinhos às voltas na última hora, com direito até a perder-me na zona da Exponor em Leça da Palmeira e a seguir em contramão por mais de um quilómetro para chegar à rotunda de Leça porque há obras atrás de obras e ninguém soube desenhar um caminho de regresso em condições, e este é o cenário atual:

Final da A4 a partir dos "semáforos" (desativados): centro de Matosinhos portanto, e é um festival de interferências. Seguir em frente, até inverter junto ao metro em Matosinhos Sul (representativo de quem vai para a Praia de Matosinhos), é ter um sinal cheio de quebras, estável mas cheio de quebras, progressivamente piores tanto quanto se vai em direção à costa, sem nunca se perder.

A28, Senhora da Hora / Norteshopping: razoável na zona do NorteShopping, concentração significativa de interferências à passagem pelo Estádio do Mar quase a mandar abaixo o sinal, acompanhável mas com elas bem presentes, bem no centro de Matosinhos.

A28, acesso entre Matosinhos Sul e Leça da Palmeira: comportamento aceitável se não fosse um emissor local do mesmo concelho, e quase limpo.

A28, Leça da Palmeira entre a saída para o centro de Leça e a Exponor: globalmente aceitável com algumas interferências pontuais, aceitável no limite para algo local.

A28, sentido inverso, Exponor > acesso A28 sentido Viana do Castelo: perfeitamente inaceitável na rampa de acesso para a A28, quase se perde o sinal.

A28, acesso à Zona Comercial / Mar Shopping e dentro desta área: sem obstáculos de maior, é o melhor sítio para captar a SmoothFM, com um sinal limpo e com qualidade.

Ironicamente, o sinal chega a ser melhor fora do concelho que dentro: Porto, acesso da VCI entre Francos e o Campo Alegre, sinal perfeito e limpo com ótima qualidade; Gaia, a partir de 1km após a saída da Afurada e até ao acesso da A44, sinal perfeito também. Há também bom sinal na VCI entre a saída para o Amial e a ligação com a A28, salvo uma ou outra interferência menor à passagem... pela saída para a Via Norte.

Este é rigorosamente o cenário exato de sinal que se verifica desde que o emissor passou para São Mamede de Infesta. E eu já fiz os troços com dois carros e três rádios neste período.

No cenário atual da Smooth e para este rádio, por ser mais exigente com os mínimos de sinal (não por captação deficitária), é virtualmente inutilizável assim que ponho os pés na A29 e passo as portagens. Não se ouve em condições, com réstias de sinal a aparecer antes da saída de Arcozelo e antes da saída de Espinho. Vou ver se um amplificador compensa alguma coisa nisto, onde há sinal claro, que já sabemos que amplifica o ruído se ele não existir (e na Smooth não existe, lol).

É de frisar que o rádio é de 2019 e isto foi medido com uma antena de 45cm, grande, apenas não amplificada. Mesmo assim, condições acima do que muito carro tem (os Fiat 500 são comparáveis em captação mas o rádio de origem trabalha melhor o RDS).

De qualquer forma, aqui fica o relato, e amanhã fica a captação gravada.
« Última modificação: Fevereiro 24, 2026, 01:56:54 am por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1076 em: Fevereiro 25, 2026, 12:13:44 am »
Aqui está a gravação, que começa na descida da A4 para o centro de Matosinhos: https://vocaroo.com/1cYq46G1gSxr

De lá para cá já consegui melhorar bastante na captação, e no volume das interferências, não com amplificador, mas andando a mexer nos cabos internos e afastando fontes elétricas (que é melhor). De qualquer forma, corri o sinal da Smooth na A20 novamente hoje e portanto este resultado continua a ser vinculativo, as falhas só são muito menos vincadas em volume e o som mais limpo.

Os primeiros 5/10 minutos são no centro de Matosinhos, ida a Matosinhos Sul e inversão respectiva.

A área mais estável por volta do minuto 10/15/20 é em Leça da Palmeira e depois na zona do MarShopping nesse período, a partir daí arrancando com uma descida rápida em direção a Espinho pela A28, VCI, A1, A44 e A29. A gravação acaba no entanto muito antes, em Arcozelo ao minuto 35, porque conforme vão perceber rapidamente, é inútil prosseguir uma gravação nos termos que vão ouvir.

Num melhor rádio a qualidade de som degrada-se, podem entrar algumas interferências mas sente-se pouco. Num pior rádio ou com uma antena curta dificilmente se escuta em grandes condições. O meu rádio é do meio da tabela.

E agora pergunto, só a contar nos primeiros 20 minutos: isto é uma qualidade de sinal que seja digna de um emissor local?
« Última modificação: Fevereiro 25, 2026, 12:17:51 am por Memorias da Radio »