Ora então vamos lá.
As más notícias primeiro: o sinal está mais frágil em Vila Nova de Gaia em 89.5. Não no centro absoluto que importa, nem nos extremos do concelho, mas a meio. Em Vila d’Este, mais concretamente na descida para a rotunda que dá para as AEs ou para Jaca vindo do Burguer King local pelo desvio, onde a Smooth entrava com dificuldades já, agora entra ainda pior e em posicionamentos de antena mais fracos é sinal zero. Na A29 em Vilar do Paraíso passou os 2kms que antecederam a área de serviço sem sinal ou com sinal muito fraco. Felizmente para a Bauer, não só a A29 neste ponto é muito pouco viajada (as pessoas usam a A44) como Vila d’Este não é público para a SmoothFM, como quem é da zona pode presumir, e portanto o estrago não é materialmente relevante.
É possível que nestas zonas, dado o relevo, entrem 92.8. Não vou falar quanto a Valadares porque não tive experiência material usável na A44 suficiente ainda, e além disso detetei um erro no meu próprio equipamento de recepção na dita subida para a A44 logo esse troço tem que ser todo refeito quanto à análise. Para já, não considerem.
As boas notícias, que são muitas:
O sinal está muito mais sólido em 89.5!!! Na A29 o sinal mete Stereo pelo menos uma vez antes da saída 11 (Granja), duas vezes antes da saída 10 (São Felix da Marinha / Espinho Norte) e três vezes entre Espinho e a saída de Esmoriz. Há claramente zonas de sombra no caminho de Arcozelo a Espinho, o sinal continua a falhar nos mesmos sítios mas recupera mais rapidamente e nota-se que mesmo quando falha, está melhor e tem mais sinal restante o que torna a coisa mais razoável. A falha grave que existe a 4 kms de Espinho continua, mas recupera mais depressa e mais solidamente.
Seguindo pela A29, o sinal é sólido em Esmoriz qb, perfeitamente ok em Cortegaça, e aguenta-se muito bem, até em Stereo pontualmente, até à A47. Daí para diante apresenta mais falhas, com zonas de quase deixar de se ouvir e outras onde entra bem, notavelmente junto ao Europarque onde falhava antes, a meio do caminho até Espargo e depois junto à saída de Espargo. Está mais resiliente.
Por sua vez, isto foi na ida em 89.5. Na volta fixei manualmente em 92.8, e qual não é o meu espanto: SmoothFM a fixar RDS, TP e AF!!! Nunca tinha apanhado RDS nesta frequência neste rádio! E eles melhoraram a captação em 92.8. Não sei nem faço ideia como conseguiram, juro que não sei, mas está muito melhor.
É possível agora acompanhar quase sem falhas de sinal na A47 nessa frequência - que diga se de passagem, alterna perfeitamente com 89.5, ou seja, onde falha a frequência de Matosinhos entra Figueiró sem sequer ser em dificuldades. Na A29 começa-se a sentir a pressão da Mega de Braga quanto mais vamos para Norte, mas continua a ser uma alternativa perfeitamente capaz de escuta na zona de Cortegaça com apenas a leve interferência da Mega e isto em dia em que temos o Canal Fiesta a entrar, ou seja, propagação a beneficiar de Norte. Em Esmoriz cobre onde 89.5 falham, mas já com pressão franca da Mega.
A situação também melhorou em Espinho, os 89.5 sendo a frequência preferencial e tendo menos falhas. 92.8 já tem demasiada pressão para fixar RDS mas é possível que num sítio ou outro de Espinho o tenham passado a fazer, especialmente Silvalde e Paramos. É de presumir que no caminho de Arcozelo a Espinho os 92.8 complementem qb porque não havia o menor sinal de darem de si e não é por 6km que o vão fazer, mas provavelmente a Mega de Braga deve pressionar bastante já, exigindo por isso um rádio com boa filtragem de sinais para a comutação ser limpa e agradável.
O cenário está muito, muito melhor, a sul, e tenho o maior prazer em anunciar que sim, temos comutação perfeita e sem qualquer problema agora, 89.5-92.8. Em Aveiro a frequência preferencial deve ser um misto entre ambas.
A qualidade está de volta… mas Gaia pagou o pato.