Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325248 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #690 em: Agosto 09, 2022, 11:51:06 pm »

Na baixa do Porto e na “rotunda da Fujifilm”, no centro de Gaia praticamente…

E olha - andei a testar 92.8 no meu rádio, e dá um resultado próximo ao que dizes no teu carro antigo! Mas melhor, isto porque: em Espinho, os 92.8 conseguem ir aparecendo, sem nunca fixar RDS nem sair de mono e com bastantes deficiências de sinal, só que frequentemente levam com a Mega de Braga em cima a interferir forte e mesmo a sobrepor-se.

Resultado: não são alternativa para quase nada… em alguns pontos de facto compensam o sinal da Smooth vindo dos 89.5 com qualquer coisa, permitindo melhorar a escuta talvez uns 25%, mas não o suficiente para suprir todas as falhas de sinal, nem perto.

Diga-se de passagem que contar com um emissor em Figueiró dos Vinhos para suprir falhas às portas do Porto é um bocado ridículo… e claro que pronto, depois acontece isto com emissores a 0,1. Não é razoável pedir-se que falhas de sinal a 18km do ponto emissor sejam supridas por um outro emissor já a 127km em linha reta……

Não diria melhor. Eu tenho um bom rádio no novo, excelente, 92.8 resolvem desde Canelas até Santarém. Mas no velho não, e nem todos os recetores têm de ser excecionais. Realmente é absurdo que sejam 92.8 a cobrir falhas na Área Metropolitana do Porto. Já mesmo em Santa Maria da Feira é esticado ao máximo. Os 89.5 têm de ter uma localização melhor, até porque 92.8 estão, como referes e bem, pressionados por outro emissor com uma performance excecional que é o dos 92.9 Braga da MegaHits, talvez o melhor da rede Mega, que se aguentam de Vigo a Aveiro o que também não é de somenos. São frequências demasiado próximas, no Porto dá asneira. Mais uma vez, urge a reorganização do FM, proposta pela ERC, enquanto não se avança com outras soluções, sendo certo que no Porto há sempre o problema de se escutarem imensos emissores de rádios nacionais, o que por si só, limita bastante o espaço disponível no eter.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #691 em: Agosto 15, 2022, 11:51:59 am »
Estive ontem em Leça da Palmeira, no centro da freguesia, 89.5 a terem de ser socorridos por 92.8 na zona junto à Igreja, mas também na marginal na zona do Farol. Convém lembrar que Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de... pois, Matosinhos!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #692 em: Agosto 17, 2022, 08:38:46 pm »
Estive ontem em Leça da Palmeira, no centro da freguesia, 89.5 a terem de ser socorridos por 92.8 na zona junto à Igreja, mas também na marginal na zona do Farol. Convém lembrar que Leça da Palmeira é uma freguesia do concelho de... pois, Matosinhos!

Pós-mudança o pdf mencionara também que no próprio centro de Matosinhos há zonas em que a SmoothFM se ouve deficientemente…

Confirmo as falhas que mencionas em Leça da Palmeira na marginal, é claramente uma zona de sombra.

pdnf

• Hero Member
« Responder #693 em: Agosto 17, 2022, 09:46:47 pm »

Pós-mudança o pdf mencionara também que no próprio centro de Matosinhos há zonas em que a SmoothFM se ouve deficientemente…

Confirmo as falhas que mencionas em Leça da Palmeira na marginal, é claramente uma zona de sombra.

Então, deveriam pedir microcobertura, que quiçá pudesse ajudar até noutras zonas, beneficiando do efeito mar, repito, se obras terminadas, o emissor não voltar a Londres, o que a meu ver, será a grande interrogação neste momento.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #694 em: Agosto 25, 2022, 10:25:56 pm »
Ao cabo de largos meses, eis que finalmente posso reportar melhorias substanciais no sinal de 89.5 Matosinhos. Fiz hoje viagem da Murtosa a Gaia. No início de Agosto fiz este percurso todo ele em 92.8, hoje, as frequêmcias a irem alternando entre si na zona da Ria de Aveiro, quase como antes da mudança. Na EN109 entre Ovar e Arada sempre 89.5, com apenas ligeiros ruídos e uma perda mínima de sinal na curva de Arada, onde há dificuldades a todos os sinais de Norte. A partir de Cortegaça na A29, sinal sempre estável de 89.5, com o luxo de até ter direito a RadioText. Manter-se-á em S. Mamede ou terá havido nova alteração de localização? A cobertura está substancialmente melhor face ao início do mês.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #695 em: Agosto 26, 2022, 01:52:14 am »
Ao cabo de largos meses, eis que finalmente posso reportar melhorias substanciais no sinal de 89.5 Matosinhos. Fiz hoje viagem da Murtosa a Gaia. No início de Agosto fiz este percurso todo ele em 92.8, hoje, as frequêmcias a irem alternando entre si na zona da Ria de Aveiro, quase como antes da mudança. Na EN109 entre Ovar e Arada sempre 89.5, com apenas ligeiros ruídos e uma perda mínima de sinal na curva de Arada, onde há dificuldades a todos os sinais de Norte. A partir de Cortegaça na A29, sinal sempre estável de 89.5, com o luxo de até ter direito a RadioText. Manter-se-á em S. Mamede ou terá havido nova alteração de localização? A cobertura está substancialmente melhor face ao início do mês.

A semana passada estava igual, portanto o que quer que tenha havido foi mesmo há pouco tempo! Amanhã vou a Gaia e já posso reportar aqui se noto melhorias.

pdf

• Visitante
« Responder #696 em: Agosto 26, 2022, 01:43:44 pm »
Aqui em casa ouço melhor, mas longe das condições de outros tempos (natural, tinha o emissor a 2/3 km e em linha de vista). Agora com o meu fantástico Majority Fitzwilliam de mesa (tem sensibilidade muito boa quando lhe metemos uma boa antena, estou a ver se instalo uma exterior) já consigo captar sinal bastante percetível e em stereo, com um ligeiro ruído de fundo. Só lhe falta fixar RDS e RT...

É uma melhoria importante, tendo em conta que antigamente era mono e um milagre se percebesse alguma coisa do que estava a tocar (com antena na janela). Agora até com antena dentro consigo ir ouvindo algo.

(Zona de Matosinhos Sul, para quem ainda não sabia)

EDIT: hoje devo ir para os lados do Minho, vou ver se faço um desvio ali por São Mamede para "ver uma coisa"! E depois testar como está a cobertura para norte (a semana passada aguentou-se bem até Cruz na A3).
« Última modificação: Agosto 26, 2022, 01:47:11 pm por pdf »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #697 em: Agosto 26, 2022, 01:54:43 pm »
Aqui em casa ouço melhor, mas longe das condições de outros tempos (natural, tinha o emissor a 2/3 km e em linha de vista). Agora com o meu fantástico Majority Fitzwilliam de mesa (tem sensibilidade muito boa quando lhe metemos uma boa antena, estou a ver se instalo uma exterior) já consigo captar sinal bastante percetível e em stereo, com um ligeiro ruído de fundo. Só lhe falta fixar RDS e RT...

É uma melhoria importante, tendo em conta que antigamente era mono e um milagre se percebesse alguma coisa do que estava a tocar (com antena na janela). Agora até com antena dentro consigo ir ouvindo algo.

(Zona de Matosinhos Sul, para quem ainda não sabia)

EDIT: hoje devo ir para os lados do Minho, vou ver se faço um desvio ali por São Mamede para "ver uma coisa"! E depois testar como está a cobertura para norte (a semana passada aguentou-se bem até Cruz na A3).

Eles devem ter aumentado a *altura do emissor e eventualmente mexeram no direcional... Estamos a ter uma situação girissima: ainda não consigo dar feedback na A29 em direção a Espinho, mas em Vilar do Paraíso e Francelos sinal está mais resiliente, está bastante melhor apenas com o ocasional dropout e chega a apanhar estéreo. Em contrapartida, num dos sentidos da A44 na zona de Valadares pude experienciar há bocado quase total perda de sinal (apenas num, em subida, em descida esteve mais frágil do que estava na mesma zona mas ok de qualquer forma), o que é… inédito mas pode ter sido momentâneo porque senti perda de potência.

Está a propagar por mar também com maior facilidade, mas ao mesmo tempo parece mais dependente dele também. Estou na zona da Quinta do Cedro (Gaia) e ouvi há instantes efeito clássico no som disso.

Daqui a cerca de 50 minutos já dou feedback nas ligações sul. Mas muito bom ter chegado a Cruz dado que antigamente em Famalicão já não era brilhante!!!
« Última modificação: Agosto 26, 2022, 01:58:25 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #698 em: Agosto 26, 2022, 03:17:02 pm »
Ora então vamos lá.

As más notícias primeiro: o sinal está mais frágil em Vila Nova de Gaia em 89.5. Não no centro absoluto que importa, nem nos extremos do concelho, mas a meio. Em Vila d’Este, mais concretamente na descida para a rotunda que dá para as AEs ou para Jaca vindo do Burguer King local pelo desvio, onde a Smooth entrava com dificuldades já, agora entra ainda pior e em posicionamentos de antena mais fracos é sinal zero. Na A29 em Vilar do Paraíso passou os 2kms que antecederam a área de serviço sem sinal ou com sinal muito fraco. Felizmente para a Bauer, não só a A29 neste ponto é muito pouco viajada (as pessoas usam a A44) como Vila d’Este não é público para a SmoothFM, como quem é da zona pode presumir, e portanto o estrago não é materialmente relevante.

É possível que nestas zonas, dado o relevo, entrem 92.8. Não vou falar quanto a Valadares porque não tive experiência material usável na A44 suficiente ainda, e além disso detetei um erro no meu próprio equipamento de recepção na dita subida para a A44 logo esse troço tem que ser todo refeito quanto à análise. Para já, não considerem.

As boas notícias, que são muitas:

O sinal está muito mais sólido em 89.5!!! Na A29 o sinal mete Stereo  pelo menos uma vez antes da saída 11 (Granja), duas vezes antes da saída 10 (São Felix da Marinha / Espinho Norte) e três vezes entre Espinho e a saída de Esmoriz. Há claramente zonas de sombra no caminho de Arcozelo a Espinho, o sinal continua a falhar nos mesmos sítios mas recupera mais rapidamente e nota-se que mesmo quando falha, está melhor e tem mais sinal restante o que torna a coisa mais razoável. A falha grave que existe a 4 kms de Espinho continua, mas recupera mais depressa e mais solidamente.

Seguindo pela A29, o sinal é sólido em Esmoriz qb, perfeitamente ok em Cortegaça, e aguenta-se muito bem, até em Stereo pontualmente, até à A47. Daí para diante apresenta mais falhas, com zonas de quase deixar de se ouvir e outras onde entra bem, notavelmente junto ao Europarque onde falhava antes, a meio do caminho até Espargo e depois junto à saída de Espargo. Está mais resiliente.

Por sua vez, isto foi na ida em 89.5. Na volta fixei manualmente em 92.8, e qual não é o meu espanto: SmoothFM a fixar RDS, TP e AF!!! Nunca tinha apanhado RDS nesta frequência neste rádio! E eles melhoraram a captação em 92.8. Não sei nem faço ideia como conseguiram, juro que não sei, mas está muito melhor.

É possível agora acompanhar quase sem falhas de sinal na A47 nessa frequência - que diga se de passagem, alterna perfeitamente com 89.5, ou seja, onde falha a frequência de Matosinhos entra Figueiró sem sequer ser em dificuldades. Na A29 começa-se a sentir a pressão da Mega de Braga quanto mais vamos para Norte, mas continua a ser uma alternativa perfeitamente capaz de escuta na zona de Cortegaça com apenas a leve interferência da Mega e isto em dia em que temos o Canal Fiesta a entrar, ou seja, propagação a beneficiar de Norte. Em Esmoriz cobre onde 89.5 falham, mas já com pressão franca da Mega.

A situação também melhorou em Espinho, os 89.5 sendo a frequência preferencial e tendo menos falhas. 92.8 já tem demasiada pressão para fixar RDS mas é possível que num sítio ou outro de Espinho o tenham passado a fazer, especialmente Silvalde e Paramos. É de presumir que no caminho de Arcozelo a Espinho os 92.8 complementem qb porque não havia o menor sinal de darem de si e não é por 6km que o vão fazer, mas provavelmente a Mega de Braga deve pressionar bastante já, exigindo por isso um rádio com boa filtragem de sinais para a comutação ser limpa e agradável.

O cenário está muito, muito melhor, a sul, e tenho o maior prazer em anunciar que sim, temos comutação perfeita e sem qualquer problema agora, 89.5-92.8. Em Aveiro a frequência preferencial deve ser um misto entre ambas.

A qualidade está de volta… mas Gaia pagou o pato.
« Última modificação: Agosto 26, 2022, 03:21:24 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #699 em: Agosto 26, 2022, 03:31:07 pm »
Ora então vamos lá.

As más notícias primeiro: o sinal está mais frágil em Vila Nova de Gaia em 89.5. Não no centro absoluto que importa, nem nos extremos do concelho, mas a meio. Em Vila d’Este, mais concretamente na descida para a rotunda que dá para as AEs ou para Jaca vindo do Burguer King local pelo desvio, onde a Smooth entrava com dificuldades já, agora entra ainda pior e em posicionamentos de antena mais fracos é sinal zero. Na A29 em Vilar do Paraíso passou os 2kms que antecederam a área de serviço sem sinal ou com sinal muito fraco. Felizmente para a Bauer, não só a A29 neste ponto é muito pouco viajada (as pessoas usam a A44) como Vila d’Este não é público para a SmoothFM, como quem é da zona pode presumir, e portanto o estrago não é materialmente relevante.

É possível que nestas zonas, dado o relevo, entrem 92.8. Não vou falar quanto a Valadares porque não tive experiência material usável na A44 suficiente ainda, e além disso detetei um erro no meu próprio equipamento de recepção na dita subida para a A44 logo esse troço tem que ser todo refeito quanto à análise. Para já, não considerem.

As boas notícias, que são muitas:

O sinal está muito mais sólido em 89.5!!! Na A29 o sinal mete Stereo  pelo menos uma vez antes da saída 11 (Granja), duas vezes antes da saída 10 (São Felix da Marinha / Espinho Norte) e três vezes entre Espinho e a saída de Esmoriz. Há claramente zonas de sombra no caminho de Arcozelo a Espinho, o sinal continua a falhar nos mesmos sítios mas recupera mais rapidamente e nota-se que mesmo quando falha, está melhor e tem mais sinal restante o que torna a coisa mais razoável. A falha grave que existe a 4 kms de Espinho continua, mas recupera mais depressa e mais solidamente.

Seguindo pela A29, o sinal é sólido em Esmoriz qb, perfeitamente ok em Cortegaça, e aguenta-se muito bem, até em Stereo pontualmente, até à A47. Daí para diante apresenta mais falhas, com zonas de quase deixar de se ouvir e outras onde entra bem, notavelmente junto ao Europarque onde falhava antes, a meio do caminho até Espargo e depois junto à saída de Espargo. Está mais resiliente.

Por sua vez, isto foi na ida em 89.5. Na volta fixei manualmente em 92.8, e qual não é o meu espanto: SmoothFM a fixar RDS, TP e AF!!! Nunca tinha apanhado RDS nesta frequência neste rádio! E eles melhoraram a captação em 92.8. Não sei nem faço ideia como conseguiram, juro que não sei, mas está muito melhor.

É possível agora acompanhar quase sem falhas de sinal na A47 nessa frequência - que diga se de passagem, alterna perfeitamente com 89.5, ou seja, onde falha a frequência de Matosinhos entra Figueiró sem sequer ser em dificuldades. Na A29 começa-se a sentir a pressão da Mega de Braga quanto mais vamos para Norte, mas continua a ser uma alternativa perfeitamente capaz de escuta na zona de Cortegaça com apenas a leve interferência da Mega e isto em dia em que temos o Canal Fiesta a entrar, ou seja, propagação a beneficiar de Norte. Em Esmoriz cobre onde 89.5 falham, mas já com pressão franca da Mega.

A situação também melhorou em Espinho, os 89.5 sendo a frequência preferencial e tendo menos falhas. 92.8 já tem demasiada pressão para fixar RDS mas é possível que num sítio ou outro de Espinho o tenham passado a fazer, especialmente Silvalde e Paramos. É de presumir que no caminho de Arcozelo a Espinho os 92.8 complementem qb porque não havia o menor sinal de darem de si e não é por 6km que o vão fazer, mas provavelmente a Mega de Braga deve pressionar bastante já, exigindo por isso um rádio com boa filtragem de sinais para a comutação ser limpa e agradável.

O cenário está muito, muito melhor, a sul, e tenho o maior prazer em anunciar que sim, temos comutação perfeita e sem qualquer problema agora, 89.5-92.8. Em Aveiro a frequência preferencial deve ser um misto entre ambas.

A qualidade está de volta… mas Gaia pagou o pato.

Duas notas: zona de Vila D'Este tem para o interior (Baltar, São Lourenço, e até aquele quarteirão entre a RETI e o Monte da Virgem pessoas que poderão sem margem para dúvidas serem ouvintes da Smooth FM. Na zona sul do concelho, Perosinho, Serzedo, São Félix, se fixar em 92.8 manualmente, sinal perfeitamente estável, com RDS e muitas vezes RT. Aliás na EN109-2 diria que, apesar de tudo, ao longo do comprimento da mesma, estará, ainda assim 60% 92.8; 40% 89.5. Que Figueiró está esticado ao máximo, sem margem para dúvida. Aliás, isso notou-se e bem no alcance da Mega de Braga. Gaia centro tem um problema para quase todos os emissores, chama-se efeito Monte da Virgem e suas espúrias, que por mínimas que sejam, afetam a qualidade de audição das rádios. O meu equipamento do carro é bom, no Bairro do Cedro, as únicas rádios que surgem na busca automática, são as que saem do Monte da Virgem, num telemóvel, capta em todas as frequências, qualquer coisa que saia de lá.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #700 em: Agosto 26, 2022, 03:35:51 pm »
Obrigado pela nota quanto a Vila D’Este pdnf, que eu só conhecia a envolvente que se vê da rotunda, a zona de Jaca e a Rechousa (e o que se diz “generalistamente” da zona) e digamos que nunca tinha tido contacto com essas zonas mais recomendáveis até agora. (Claro que toda a gente tem direito a ter sinal mas eu creio que se percebeu o que quis dizer com aquilo)

Tive que fazer assim para perceber o sinal de 92.8 mas está sem dúvida muito mais recomendável. Agora estou é curioso para perceber como ficou o sinal nas baixas de Porto e Gaia… não acredito que descurassem ao ponto de deixar sem sinal mas que estou intrigado estou!

Temos que aguardar pelo feedback do pdf.

pdnf

• Hero Member
« Responder #701 em: Agosto 26, 2022, 09:23:23 pm »
Obrigado pela nota quanto a Vila D’Este pdnf, que eu só conhecia a envolvente que se vê da rotunda, a zona de Jaca e a Rechousa (e o que se diz “generalistamente” da zona) e digamos que nunca tinha tido contacto com essas zonas mais recomendáveis até agora. (Claro que toda a gente tem direito a ter sinal mas eu creio que se percebeu o que quis dizer com aquilo)

Tive que fazer assim para perceber o sinal de 92.8 mas está sem dúvida muito mais recomendável. Agora estou é curioso para perceber como ficou o sinal nas baixas de Porto e Gaia… não acredito que descurassem ao ponto de deixar sem sinal mas que estou intrigado estou!

Temos que aguardar pelo feedback do pdf.

Eu percebi Memórias, e eu próprio caí nessa armadilha de pensamento, de associar o Bairro a um local menos culto, o que não é necessariamente verdade. Mesmo no Bairro há muita gente que poderá ter interesse em ouvir a estação. Aqui estou a dar um exemplo pessoal, tenho uma pessoa (quase) família, com ensino superior completo, a residir lá, que apesar de ouvir muito pouca rádio, quando escuta é Smooth.

Hoje passei na A29 e na A1 junto ao Bairro, não senti qualquer quebra, na subida do Monte da Virgem aí é provável que existam problemas. Reporto, contudo, que hoje mesmo testei em Rio Tinto 92.8, escuta com bastante qualidade, RDS logado. Junto à antiga fábrica do Cobre ainda ajudaram por uns 300m 89.5.
Outro emissor que me parece que também sofreu intervenção foi o da Cidade FM Penacova, também com RDS na zona, ai ainda mais difícil devido à exposição aos 99.8 MHz Marão da Antena 2. Ausência de evidência de efeitos de propagação, uma vez que nenhuma das outras rádios clientes habituais da região centro (ABC, Dueça, S. Miguel, RCP, etc), bem como como de Leiria estavam a chegar.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #702 em: Agosto 27, 2022, 03:25:44 pm »
Consegui ouvir a Smooth em Ferreiros (Braga)… durante… 5 segundos. Em mono. Lá ao fundo. :/

Amanhã dou mais detalhes.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #703 em: Setembro 01, 2022, 05:04:55 pm »
SmoothFM - 92.8 estava ontem sem sinal à hora do almoço. Não havia interferências, não havia sobreposição… pura e simplesmente não estava ligada. A situação estava resolvida à noite.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #704 em: Setembro 02, 2022, 08:07:35 pm »
João Vaz a partir de 2ª nas manhãs da SmoothFM.