Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325229 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #585 em: Maio 28, 2022, 09:17:04 pm »
Para isso mais valia Leiria,Porto,Coimbra,Aveiro e Viseu na M80 terem sempre nacional.
Pois a que cobre Minho é Fafe... E em Braga sinal fraco.
Por isso sugeri que a M80 trocasse com os 104.4 da Cidade FM, sugestão que a tempos aparece por aqui no fórum. Quanto às horas locais, na minha opinião de leigo parece-me que o que se pretendeu com a alteração legislativa de 2013, ao permitir associação de serviços de programas com a emissão em cadeia de seis rádios foi justamente a cobertura do eixo Viana-Setúbal, colocando emissores no distrito de Braga-Porto-Aveiro-Coimbra-Leiria/Santarém-Lisboa, cobrindo a maioria da população portuguesa e tem sido esse o aproveitamento pelos grupos de rádios, particularmente a MCR.

Interessante como este fórum é uma espécie de blog pessoal do pdnf.
Ele tem um vasto conhecimento técnico, soluções engenhosas e tomara muitos engenheiros da Anacom terem o conhecimento no terreno que ele tem.
A impressionante facilidade com que troca de frequências e de locais de emissão como se de um jogo de damas se tratasse...
O departamento técnico da Anacom anda cego. E até os grandes enormes e mais maiores grandes empresários de rádio podiam aproveitar as capacidades do pdnf porque ele faz isto tudo de borla (como eles tanto gostam).
E tem a mais valia de apesar de ser do Porto não ser um bairrista bacoco e anti Lisboa como os muito abundantes por aqui.
O mais irónico é que tirando o dono do tasco é o único que parece entender um niquinho da coisa.

Sr. Augusto Neto, respeito a sua opinião, sendo certo que naturalmente discordo dela. Mas é a sua, e tem todo o direito a ela. Efetivamente, como já disse, tenho um defeito: quando começo a escrever, tenho tendência em alongar-me, vou tentar controlar esse ímpeto.
Quanto ao assunto em concreto: repare, não sugeri nada que já não tivesse sido feito antes, independentemente de ser a solução A ou B, todas elas meritórias, e muitas certamente melhor do que o que temos hoje.
Aliás, bem recentemente tivemos esse exemplo, de uma Rádio local com alvará para Espinho passar, e bem, para uma frequência mais livre, que beneficiou todos. Aliás, algo que há uns tempos já tinha sugerido aqui pelo fórum, eu e outros foristas, e que acabou por ser autorizado pela ANACOM, certamente por considerarem uma boa decisão. Também trocas de frequências entre concelhos, como já foi por aqui confirmado, aconteceu na AMP, e no caso do Porto/Gaia fazia mesmo todo o sentido. Finalmente, não é compreensível disparidades em termos de potência dentro do mesmo concelho, para frequências que estão tão ou mais limpas do que outras. Não preciso de ser engenheiro, basta ter um rádio e picar as frequências, ver o que se escuta ou não e onde. Para mim, tudo o que seja benéfico para o ouvinte e emissoras, do ponto de vista de alargar opções e qualidade de escuta, deverá ser considerado. Não conheço de forma excecional a realidade de Leiria para baixo, mas penso que, por exemplo Lisboa, não terá o espectro tão saturado quanto o Porto. Não me parece razoável, contudo, que existam casos de sobreposição de frequências na segunda maior região do país quando, com ajustes pontuais que beneficiaram todos, se poderiam conseguir melhorias na organização, longe de ser perfeito, o que já se percebeu, o FM nunca será.
Claro que não é um jogo de damas. Por isso mesmo, em nenhuma das trocas que sugeri, implicaria mexer com torres. Bastaria por a torre A que hoje emite X a emitir Y, na mesma frequência ou noutra. Quanto aos empresários, não considero que esteja a ter um trabalho descomunal, é um mero entretenimento. Todavia, se quiserem agradecer, a mim e a outros colegas, é sempre bem-vindo. O meu IBAN é o PT5000...  ;D ;D
Sou do Porto, e defendo a minha Cidade com unhas e dentes, mas isso não me faz odiar Lisboa. Gosto de Lisboa, como de Faro, Ponta Delgada ou o Funchal. Apenas tenho pena de que muitos lisboetas, felizmente não a maioria, se esqueçam que Portugal é um país diverso e que só têm a ganhar em estarmos unidos nessa diversidade, com representatividade nas diversas esferas.
Finalmente, este fórum, a meu ver, está muito longe de ser um tasco. Aqui existe boa educação e respeito. Sem dúvida que o Sr. Luís Carvalho percebe muito de rádio e qualquer comentário dele é sempre straight to the point. Mas também outros colegas, alguns deles que desde a mudança não têm estado por aqui, têm dado contributos válidos. A moderação é muito boa, a meu ver.

PS: Este comentário ou qualquer outro podem ser eliminados pela moderação, se entendem que não se enquadra no tópico. No caso, o que pretendi chamar a atenção, foi para a necessidade de que sem grande esforço, seria possível melhorar a cobertura da Smooth FM, e, de passagem ajustar outras rádios do grupo, tornando a escuta melhor. Só isso...  ;)

PS 2: Estive a reler o que escrevi e há de facto uma ligeira imprecisão da minha parte, que talvez tenha sido forte. Quando referi que a ANACOM organizava mal o espectro, em função do Operador A ou B, expressei-me mal. Não acho que isso aconteça hoje. O que queria dizer é que existindo, a meu ver alguma desorganização que poderia ser melhorada com ajustes pontuais, beneficiar-se-ia todos, e não apenas A ou B. Aliás, pegando nos quatro grandes grupos, consigo pensar em situações em que todos eles saem prejudicados, locais também as há, mas sendo o seu âmbito de atuação restrito ao concelho, é mais difícil existir um prejuízo tão grande.
« Última modificação: Maio 28, 2022, 09:23:59 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #586 em: Maio 29, 2022, 01:11:37 am »
Aviso

Na qualidade de administrador do Fórum tenho a informar que removi algumas mensagens deste tópico cujo conteúdo não tinha qualquer relevância para a discussão do assunto do mesmo, a Smooth FM.

Queiram, por favor, parar imediatamente com a troca de "galhardetes" neste espaço. Se tiverem assuntos pessoais a discutir, façam-no por mensagem privada, e-mail, Messenger, telefone, CW (código Morse), sinais de fumo... o que quiserem, menos os tópicos do Fórum! Caso contrário, terei de continuar a apagar publicações... e em caso de reincidência poderei ter de suspender alguns utilizadores.  Peço desculpa mas poluição no Fórum dispensa-se!

Obrigado pela compreensão!
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #587 em: Maio 29, 2022, 12:19:08 pm »
Interessante como este fórum é uma espécie de blog pessoal do pdnf.
Ele tem um vasto conhecimento técnico, soluções engenhosas e tomara muitos engenheiros da Anacom terem o conhecimento no terreno que ele tem.
A impressionante facilidade com que troca de frequências e de locais de emissão como se de um jogo de damas se tratasse...
O departamento técnico da Anacom anda cego. E até os grandes enormes e mais maiores grandes empresários de rádio podiam aproveitar as capacidades do pdnf porque ele faz isto tudo de borla (como eles tanto gostam).
E tem a mais valia de apesar de ser do Porto não ser um bairrista bacoco e anti Lisboa como os muito abundantes por aqui.
O mais irónico é que tirando o dono do tasco é o único que parece entender um niquinho da coisa.
Chamar bairristas aos portuenses, mostra que não conhece  o Porto e os portuenses. Quem vive nas duas cidades durante a semana , sabe que o bairrismo existe muito mais em Lisboa que no Porto. Basta ver que os portuenses vêem TV de Lisboa e os lisboetas, não vêem TV do Porto. Os portuenses consomem a rádio de Lisboa e os lisboetas não. No Porto identificam - se os nomes dos concelhos e das cidades mas em Lisboa chamam Norte a tudo. Quanto às Smooth Rádio, não passa de uma cassete.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #588 em: Maio 29, 2022, 12:33:46 pm »
Aqui tem razão.

Uma cassete de rádio, até pode ser muito boa a música, mas o que dizer de uma rádio quase sem locução, sem directos, sem entrevistas, com mini noticiários e sem muito mais que destaque esta rádio.

Quanto à questão Norte e, vou aqui citar uma rádio do Porto, a Nova Era, que costuma dizer " só quem é do Norte é que sabe o que isto quer dizer", e  nunca cita os concelhos onde essas expressões são usadas. Está muito mal..

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #589 em: Maio 29, 2022, 02:08:13 pm »
Quanto à questão Norte e, vou aqui citar uma rádio do Porto, a Nova Era, que costuma dizer " só quem é do Norte é que sabe o que isto quer dizer", e  nunca cita os concelhos onde essas expressões são usadas. Está muito mal..

É o absurdo de tantas vezes os portuenses terem sido chamados de "nortenhos" que alguns lá aceitaram a expressão, mas isso acaba quando se chega ao Minho.
E admiro muito os GNR, mas a "Pronúncia do Norte" foi muito mauzinho para ao contribuir para isto neste aspeto :D

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #590 em: Maio 29, 2022, 02:55:24 pm »

É o absurdo de tantas vezes os portuenses terem sido chamados de "nortenhos" que alguns lá aceitaram a expressão, mas isso acaba quando se chega ao Minho.
E admiro muito os GNR, mas a "Pronúncia do Norte" foi muito mauzinho para ao contribuir para isto neste aspeto :D
A Nova Era infelizmente segue o mau exemplo que vem da Capital, confundido Porto com Norte e Norte com Porto. Essa rubrica das expressões nortenhas so mesmo um ignorante acha que as expressões tipicamente tripeiras são expressões do Norte. O Norte é tão vasto e diferente que 30km ao lado do Porto as expressões e sotaque já são diferentes. Infelizmente a Nova Era peça e muito nesta rubrica matinal. Infelizmente o tal bairrismo do Porto não existe pois acabam por aceitarem ser chamados de nortenhos e não de portuenses. Em Lisboa, todas as semanas sou um nortenho e não um português. Um português é um lisboeta porque os outros os são nortenhos, alentejanos ou algarvios porque na Capital só já quatro tipos de portugueses.

joao_s

• Hero Member
« Responder #591 em: Maio 29, 2022, 04:06:58 pm »
(...)
Uma cassete de rádio, até pode ser muito boa a música, mas o que dizer de uma rádio quase sem locução, sem directos, sem entrevistas, com mini noticiários e sem muito mais que destaque esta rádio.
(...)

No geral, concordo com a sua apreciação. Neste caso concreto, discordo, sobretudo quando as opções são: o que temos, com o dimensionamento e características atuais, ou nada. Ou seja, nesta tipologia de produto ou tem a ‘SmoothFM’ ou zero. Outro aspeto relevante é que, para dinamizar este tipo emissões, são necessários recursos humanos com cultural acima da média, o que implica investimento, que, como sabemos, não é a prioridade do grupo neste target de produto.

Faz-se um balanço bastante positivo da ‘SmoothFM’, que na última década tem contribuído para explanar os horizontes culturais dos portugueses e formar gostos musicais, o que beneficia o mercado dos concertos, espetáculos musicais e eventos culturais, doutro modo, a indústria dos eventos & cultura.

Aspeto menos positivo, a limitada cobertura de sinal, que utiliza uma tecnologia primitiva do século passado, sem soluções para fazer desta estação uma rádio nacional com um outro propósito e alcance. O DAB+ faz falta em Portugal para superar este e muitos outros constrangimentos.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #592 em: Maio 29, 2022, 04:52:19 pm »
Pois, so que neste momento pouco mais é do que já disse.

Podia ter entrevistas, mais rubricas, mais locução e mais dinâmica e por exempo'o fazer directos a partir de eventos, como festivais que dentro do conceito da Smooth, bossa nova, Jazz, etc...

Mas nada disto acontece...

Quem gosta desta  rádio são os melómanos, não os amantes de rádio..

Com boa música, mas uma cassete..
« Última modificação: Maio 29, 2022, 04:56:13 pm por R4 »

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #593 em: Maio 29, 2022, 05:32:32 pm »
Aviso

Na qualidade de administrador do Fórum tenho a informar que removi algumas mensagens deste tópico cujo conteúdo não tinha qualquer relevância para a discussão do assunto do mesmo, a Smooth FM.

Queiram, por favor, parar imediatamente com a troca de "galhardetes" neste espaço. Se tiverem assuntos pessoais a discutir, façam-no por mensagem privada, e-mail, Messenger, telefone, CW (código Morse), sinais de fumo... o que quiserem, menos os tópicos do Fórum! Caso contrário, terei de continuar a apagar publicações... e em caso de reincidência poderei ter de suspender alguns utilizadores.  Peço desculpa mas poluição no Fórum dispensa-se!

Obrigado pela compreensão!

Logo na 1ª publicação a seguir a este aviso uma pessoa que ouve rádios que não existem teceu assuntos pessoais. E há outras depois. Não é considerado poluição?
A Smooth FM é um produto radiofónico de serviço mínimo tal como a Vodafone FM.
Não há audiências, não há entrada de publicidade. Não há milagres.
Há cada vez mais pessoas a organizar os seus spotify´s (streamings) com listas melhores do que a Smooth FM.
Um país inteiro durante décadas empurrado para rádios musicais é natural que a rádio seja substituída por streaming.
Tal como dito em cima a Smooth Fm não é para os amantes de rádio.

joao_s

• Hero Member
« Responder #594 em: Maio 29, 2022, 06:36:00 pm »
Pois, so que neste momento pouco mais é do que já disse.

Podia ter entrevistas, mais rubricas, mais locução e mais dinâmica e por exempo'o fazer directos a partir de eventos, como festivais que dentro do conceito da Smooth, bossa nova, Jazz, etc...

Mas nada disto acontece...

Quem gosta desta  rádio são os melómanos, não os amantes de rádio..

Com boa música, mas uma cassete..

Boa tarde, “R4”. Mais uma vez, discordo.

Não o tinha em conta de proferir posições inflexíveis como esta: ou se ouve as rádios que eu oiço e então está-se perante “amantes da rádio”, senão está-se perante entusiastas de cassetes (atenção, são objetos de museu!). Não vejo a questão nestes termos. Cassetes repetitivas com discursos vazios, infantilizados, banais, a encher o tempo, estão cheias as rádios que o caro classifica como para “amantes da rádio”. A automação e formatação é feita de outra forma, quiçá menos substantiva, já que não se retira nada daquilo. A era da rádio feita para, passo a redundância, “amantes da rádio”, terminou há muito tempo e diga-se, apelando ao rigor, com enormes responsabilidades do grupo R/COM, que preteriu a rádio com substância, à radio descartável.

Quando à dinamização da ‘SmoothFM’ é muito bem-vinda, mas não feita por qualquer um. O dinamizador deve ter uma cultura geral acima da média e um estilo próprio, natural, não formatado. Senão, está melhor assim. Aliás Dora Isabel, Sofia Morais e Gonçalo Câmara enquadram-se no perfil, será necessário mais, mas não a “qualquer custo”.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #595 em: Maio 29, 2022, 07:14:56 pm »
Caro João, tenho muito gosto em debater consigo e isto é muito sincero, mas temos aqui posições bastante diferentes.

Realmente tenho que ser inflexível, com um produto que podia ser de excepção, mas apenas é de serviços mininos.

Concordo que a nível de locução não pode ser qualquer um, os nomes que referiu são adequados ao estilo da Smooth, mas há mais.

Estou a lembrar do João Almeida( acho que é assim que se chama), que há anos atrás fazia umas manhãs memoraveis  na 2, com bons entrevistados e uma dinâmica radiofónica Incrível.
Aquilo era RADIO.
Podia ser um nome em mente, para uma Smooth diferente..

Cada vez sou menos ouvinte de uma rádio, mas mais de bons momentos, de boas entrevistas, boas reportagens, bons directos. Para mim isso é que é RADIO.

E, repito, a Smooth podia ser bem melhor, mais dinâmica, mais atrativa, até para os anunciantes.
Um produto premium.

pdnf

• Hero Member
« Responder #596 em: Maio 29, 2022, 10:00:28 pm »
No meio estará a virtude: a Smooth poderia fazer mais? Sem dúvida! Se há nomes no mercado que poderiam encaixar bem naquela rádio, que se calhar estão a fazer rádio num estilo que não é aquele que desejariam porque há contas para pagar? Sem dúvida também. Mas...a Smooth é também uma pedrada no charco do panorama radiofónico português. A par da Antena 2, é a única escolha quando pretendes algo menos óbvio que não seja apenas a música do momento...de hoje ou de ontem! Com dois locutores apenas, ainda consegue, mesmo assim, ser atractiva para publicidade, ter espaços de divulgação de eventos culturais (pelo menos nas manhãs), trânsito, informação, boas rubricas como a do Gonçalo Câmara. Não é um produto morto. A dúvida que me assalta é se no consulado Bauer será para continuar. Se sim, obviamente deveria ser reforçada: em meios humanos, novas apostas na playlist dentro do estilo, convidados, parcerias... e cobertura. É preciso não esquecer que a Rádio deixou de ser há muito uma prioridade para a MCR, daí que a mesma esteja à venda. Isso justifica o estado de ligado ao ventilador da Vodafone, os cuidados intermédios da Smooth e até o internamento em enfermaria da Cidade FM, onde é conhecida a dificuldade de atrair recursos humanos, por parte da Administração da MCR. Só agora, com os novos acionistas se poderá fazer uma avaliação justa destes produtos, em particular do que será a Smooth FM daqui para a frente.
A solução Spotify, enquanto não existir uma generalização dos dados móveis abrangente não será solução. E não esquecer a média de idades do público-alvo da Smooth. Não é a da Cidade FM que mexe na tecnologia desde que nasceu ou quase.

Aspeto menos positivo, a limitada cobertura de sinal, que utiliza uma tecnologia primitiva do século passado, sem soluções para fazer desta estação uma rádio nacional com um outro propósito e alcance. O DAB+ faz falta em Portugal para superar este e muitos outros constrangimentos.

Mesmo com esta tecnologia arcaica, que tenho dúvidas que vá desaparecer em Portugal antes de 2035/2040 é bem possível fazer muito mais. Dei uma solução, entre muitas outras que já populam por este fórum. O que não pode acontecer é em Gaia, a Smooth estar a transmitir a final da Liga Europeia de  Andebol...ah, espera, afinal era a TSF de Lisboa e não a Smooth FM de Matosinhos! Como estava em 89.5...  :( :(
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #597 em: Maio 31, 2022, 12:21:25 am »
Caro João, tenho muito gosto em debater consigo e isto é muito sincero, mas temos aqui posições bastante diferentes.

Realmente tenho que ser inflexível, com um produto que podia ser de excepção, mas apenas é de serviços mininos.

Concordo que a nível de locução não pode ser qualquer um, os nomes que referiu são adequados ao estilo da Smooth, mas há mais.

Estou a lembrar do João Almeida( acho que é assim que se chama), que há anos atrás fazia umas manhãs memoraveis  na 2, com bons entrevistados e uma dinâmica radiofónica Incrível.
Aquilo era RADIO.
Podia ser um nome em mente, para uma Smooth diferente..

Cada vez sou menos ouvinte de uma rádio, mas mais de bons momentos, de boas entrevistas, boas reportagens, bons directos. Para mim isso é que é RADIO.

E, repito, a Smooth podia ser bem melhor, mais dinâmica, mais atrativa, até para os anunciantes.
Um produto premium.

Caro “R4” retribuo as palavras e devo reconhecer o poder argumentativo do seu texto, com o qual, globalmente, concordo.

Há uma terminologia-chave no seu escrito e consiste no “elemento diferenciador”. Uma tipologia que é replicada estação após estação, na qual apenas variam as vedetas, isto é, o público escolhe a estação A ou estação B em função das vedetas que dinamizam as emissões, em termos absolutos, esse produto não se pode considerar diferenciador. É mais do mesmo.

Mesmo com investimento reduzido e uma dinamização em antena que fica aquém das expetativas, sobretudo ao fim de semana que é inexistente, a ‘SmoothFM’ é uma estação diferenciadora no ambiente sonoro que proporciona. Não há outra igual. Tivemos o exemplo no 10.º aniversário do que poderia ser uma ‘SmoothFM’ com maior investimento e o consequente aumento de horas dinamizadas por radialistas: um palco para os criadores portugueses e outros intervenientes no espaço público, as suas experiências e/ou ensinamentos de vida, aproximando-os do público.

Portanto, dado o panorama afunilado da atual da rádio portuguesa, mesmo automatizada, a ‘SmoothFM’ marca a identidade de um estilo de rádio, enriquecendo a oferta para os ouvintes. Para os que encaram a rádio como uma forma descobrir novos sons, estilos, fusão de estilos, formas culturais, esta rádio presta-se a isso. Por exemplo, na última década descobri um elevado número de artistas e estilos nesta nossa rádio, que mais tarde venho a tomar contacto nas estações de TV internacionais como a France.TV ou ZDF. É assim. Ninguém concebe um ato de gestão mentecapto de acabar com esta pequena/grande estação. Para dar lugar a quê? Mais do mesmo? Poupem-nos!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #598 em: Maio 31, 2022, 12:01:24 pm »
Sim, concordo ofim da Smooth era um disparate, até porque o que viesse a seguir, seria sempre mais do mesmo.

Mas ey defendo uma Smooth renovada, porque actualmente é diferenciadora na música e num ou noutro apontamento, porque como rádio é pouco, muito pouco.

Para já, acho que a rádio tinha que ter mais divulgação, uma campanha de marketing inteligente e sedutora.
Depois mais locução, com outro dinamismo e, lá está, com essas conversas com esses ensinamentos e experiências de vida. E  há tanta gente  com intreresse, com essa capacidade de acrescentar sabedoria e conhecimento.

Afinal, nem estamos muito distantes, do que pretendemos para uma nova Smooth, que seja diferenciadora em tudo e não apenas na música.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #599 em: Maio 31, 2022, 07:19:28 pm »
O que eu sei é que a Smooth como está é completamente insustentável. Às 18:30 os anunciantes são muito, muito poucos e agora sem a TVI e a restante Média Capital a meter la dinheiro para segurar o barco vai ser impossível mesmo. Pior que ela só a Vodafone de quem não ouço *um unico* anúncio.

Ou a Smooth cresce, quer em emissores quer em equipa e programas, ou morre. E já tem com o problema dos 89.5 para resolver.

Esta é a realidade pura e dura, por muito que a queiramos glossar e por muitos adágios que se teçam ao produto. De três locutores está reduzido a duas, de emissões em direto está reduzida a gravadas, notícias só de manhã e neste momento praticamente zero anunciantes estando fora da demais Media Capital. Só com sinergias com as restantes rádios europeias da Bauer e mais emissores (99.7 Loulé seria altamente pertinente porque a Cidade no Algarve é “só mais uma de hits”) se safa. O resto é wishful thinking.