Para isso mais valia Leiria,Porto,Coimbra,Aveiro e Viseu na M80 terem sempre nacional.
Pois a que cobre Minho é Fafe... E em Braga sinal fraco.
Por isso sugeri que a M80 trocasse com os 104.4 da Cidade FM, sugestão que a tempos aparece por aqui no fórum. Quanto às horas locais,
na minha opinião de leigo parece-me que o que se pretendeu com a alteração legislativa de 2013, ao permitir associação de serviços de programas com a emissão em cadeia de seis rádios foi justamente a cobertura do eixo Viana-Setúbal, colocando emissores no distrito de Braga-Porto-Aveiro-Coimbra-Leiria/Santarém-Lisboa, cobrindo a maioria da população portuguesa e tem sido esse o aproveitamento pelos grupos de rádios, particularmente a MCR.
Interessante como este fórum é uma espécie de blog pessoal do pdnf.
Ele tem um vasto conhecimento técnico, soluções engenhosas e tomara muitos engenheiros da Anacom terem o conhecimento no terreno que ele tem.
A impressionante facilidade com que troca de frequências e de locais de emissão como se de um jogo de damas se tratasse...
O departamento técnico da Anacom anda cego. E até os grandes enormes e mais maiores grandes empresários de rádio podiam aproveitar as capacidades do pdnf porque ele faz isto tudo de borla (como eles tanto gostam).
E tem a mais valia de apesar de ser do Porto não ser um bairrista bacoco e anti Lisboa como os muito abundantes por aqui.
O mais irónico é que tirando o dono do tasco é o único que parece entender um niquinho da coisa.
Sr. Augusto Neto, respeito a sua opinião, sendo certo que naturalmente discordo dela. Mas é a sua, e tem todo o direito a ela. Efetivamente, como já disse, tenho um defeito: quando começo a escrever, tenho tendência em alongar-me, vou tentar controlar esse ímpeto.
Quanto ao assunto em concreto: repare, não sugeri nada que já não tivesse sido feito antes, independentemente de ser a solução A ou B, todas elas meritórias, e muitas certamente melhor do que o que temos hoje.
Aliás, bem recentemente tivemos esse exemplo, de uma Rádio local com alvará para Espinho passar, e bem, para uma frequência mais livre, que beneficiou todos. Aliás, algo que há uns tempos já tinha sugerido aqui pelo fórum, eu e outros foristas, e que acabou por ser autorizado pela ANACOM, certamente por considerarem uma boa decisão. Também trocas de frequências entre concelhos, como já foi por aqui confirmado, aconteceu na AMP, e no caso do Porto/Gaia fazia mesmo todo o sentido. Finalmente, não é compreensível disparidades em termos de potência dentro do mesmo concelho, para frequências que estão tão ou mais limpas do que outras. Não preciso de ser engenheiro, basta ter um rádio e picar as frequências, ver o que se escuta ou não e onde. Para mim, tudo o que seja benéfico para o ouvinte e emissoras, do ponto de vista de alargar opções e qualidade de escuta, deverá ser considerado. Não conheço de forma excecional a realidade de Leiria para baixo, mas penso que, por exemplo Lisboa, não terá o espectro tão saturado quanto o Porto. Não me parece razoável, contudo, que existam casos de sobreposição de frequências na segunda maior região do país quando, com ajustes pontuais que beneficiaram todos, se poderiam conseguir melhorias na organização, longe de ser perfeito, o que já se percebeu, o FM nunca será.
Claro que não é um jogo de damas. Por isso mesmo, em nenhuma das trocas que sugeri, implicaria mexer com torres. Bastaria por a torre A que hoje emite X a emitir Y, na mesma frequência ou noutra. Quanto aos empresários, não considero que esteja a ter um trabalho descomunal, é um mero entretenimento. Todavia, se quiserem agradecer, a mim e a outros colegas, é sempre bem-vindo. O meu IBAN é o PT5000...

Sou do Porto, e defendo a minha Cidade com unhas e dentes, mas isso não me faz odiar Lisboa. Gosto de Lisboa, como de Faro, Ponta Delgada ou o Funchal. Apenas tenho pena de que muitos lisboetas, felizmente não a maioria, se esqueçam que Portugal é um país diverso e que só têm a ganhar em estarmos unidos nessa diversidade, com representatividade nas diversas esferas.
Finalmente, este fórum, a meu ver, está muito longe de ser um tasco. Aqui existe boa educação e respeito. Sem dúvida que o Sr. Luís Carvalho percebe muito de rádio e qualquer comentário dele é sempre straight to the point. Mas também outros colegas, alguns deles que desde a mudança não têm estado por aqui, têm dado contributos válidos. A moderação é muito boa, a meu ver.
PS: Este comentário ou qualquer outro podem ser eliminados pela moderação, se entendem que não se enquadra no tópico. No caso, o que pretendi chamar a atenção, foi para a necessidade de que sem grande esforço, seria possível melhorar a cobertura da Smooth FM, e, de passagem ajustar outras rádios do grupo, tornando a escuta melhor. Só isso...

PS 2: Estive a reler o que escrevi e há de facto uma ligeira imprecisão da minha parte, que talvez tenha sido forte. Quando referi que a ANACOM organizava mal o espectro, em função do Operador A ou B, expressei-me mal. Não acho que isso aconteça hoje. O que queria dizer é que existindo, a meu ver alguma desorganização que poderia ser melhorada com ajustes pontuais, beneficiar-se-ia todos, e não apenas A ou B. Aliás, pegando nos quatro grandes grupos, consigo pensar em situações em que todos eles saem prejudicados, locais também as há, mas sendo o seu âmbito de atuação restrito ao concelho, é mais difícil existir um prejuízo tão grande.