Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325257 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #465 em: Maio 14, 2022, 12:21:14 am »
Estou a estranhar uma coisa: NUNCA apanhei a Smooth sem perdas de sinal dentro de minha casa em Gaia. Desde ontem até dentro dos WC's que não têm janelas consigo apanhar e com o RT. De acordo com a simulação feita pelo pdf a troca seria para pior nesta zona, nunca para melhor. Haverá alguma possibilidade de nesta fase de transição estar a sair temporariamente de uma das torres do Monte da Virgem, à revelia da ERC? Estou desconfiado disso, muito seriamente e penso que até possam estar a canibalizar a M80, até porque nunca a mesma esteve tão fraca. Hoje, até com um simples telefone, não estando a propagação nada por aí além, a Mega consegue entrar com RDS em Gaia. Reparem, a Antena 1 de Coimbra não consegue ganhar à Festival, mas a M80 perde para a Mega, e não são frequências adjacentes. Que há algo de estranho, lá isso há.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #466 em: Maio 14, 2022, 08:55:19 am »
As redes todas levaram optimização dos elementos radiantes, a M80 está mais sólida também apesar de andar a ser comida pela propagação e a Vodafone entra com mais força agora no Porto. Não pode estar a ser emitido do Monte da Virgem que o meu autoradio não concorda dadas as forças de sinal. :P

pdnf

• Hero Member
« Responder #467 em: Maio 14, 2022, 10:45:45 am »
As redes todas levaram optimização dos elementos radiantes, a M80 está mais sólida também apesar de andar a ser comida pela propagação e a Vodafone entra com mais força agora no Porto. Não pode estar a ser emitido do Monte da Virgem que o meu autoradio não concorda dadas as forças de sinal. :P
Ok. Terá sido isso então. Acredito que o efeito mar na propagação também ajude, mas que é esteanho o timing, lá isso é! A Vodafone sim, nota-se isso. Mesmo em minha casa, onde não conseguia escutar de todo, agora lá mete algum sinal muito baixinho mas audível e tapou definitivamente emndias normais a M80 Aveiro. Pelo menos é qualquer coisa melhor que a Rádio Maria. As frequências da Maia, são a meu ver, as segundas piores da AMP, só batidas mesmo pelas de Oliveira de Azeméis. Continuo a achar que a Vodafone poderia explorar melhor a localização do centto emissor, haveriam melhores opções que Santa Justa. Quanto à M80 do Monte da Virgem, não posso concordar, nunca esteve tão mal. A Rádio Observador aguenta-se muito, mas muito melhor do que  a M80 e o sinal de Coimbra sai do mesmo local.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #468 em: Maio 14, 2022, 11:29:04 am »
Então resumindo a MCR vai continuar a ignorar o Vale do Sousa onde a Mega ganha de goleada à Cidade com os "buracos" nos 107,2.

pdnf

• Hero Member
« Responder #469 em: Maio 14, 2022, 01:18:07 pm »
Então resumindo a MCR vai continuar a ignorar o Vale do Sousa onde a Mega ganha de goleada à Cidade com os "buracos" nos 107,2.

O problema dos 107.2 é só ter uma PAR de 500 quando tem uma frequência absolutamente limpa, limitada pela TSF de Braga e da Lousã já bastante distantes. Não se compreende, e não sei até que ponto não poderiam insistir junto da ANACOM para permitir um aumento da potência pelo menos para 1Kw. Claro que no Vale do Sousa há sempre dificuldades do Monte da Virgem, daí as micros da Comercial, RR e RFM (sendo que no caso da RFM, tenho algumas dúvidas da real eficácia da mesma, dado estar na frequência de Lamego).
É uma escolha difícil: a Cidade pode levar coça da Mega no Vale do Sousa, mas a Mega leva sem dúvida da Cidade em Gaia e Porto. É incompreensível que no centro da terceira e quartas cidades do país existam tantas zonas de sombra, sendo certo, mais uma vez, que os problemas no emissor da Festival que persistem há mais de dois anos não ajudam). É que se a frequência do distrito de Braga da Cidade entrasse bem, ainda podiam tentar deslocalizar para Gondomar, para a zona do Camoucho ou do marco dos quatro concelhos (porque Gondomar e Santa Maria da Feira fazem fronteira com Gaia) mas ia, de certeza, ser curto para comutar a norte com os 104.4.

O que se calhar podiam fazer, não sei até que ponto não ajudaria era pedirem uma microcobertura para por na Senhora da Saúde, dado que toda aquela área dos Carvalhos é zona de sombra ao emissor e está em linha de vista com o Vale do Sousa.
« Última modificação: Maio 14, 2022, 01:20:03 pm por pdnf »
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #470 em: Maio 15, 2022, 02:53:19 pm »
Aumentar a potencia da Cidade no emissor da Satélite em Gaia?
Para isso teria que aumentar a potencia de todos os restantes emissores de todas.
Não há radios com mais direitos que outras.

pdnf

• Hero Member
« Responder #471 em: Maio 15, 2022, 03:24:15 pm »
Para isso teria que aumentar a potencia de todos os restantes emissores de todas.

Oh Zeca, mas há algum motivo para, por exemplo, a Nova Era e a Record terem 2000 e a Cidade 500? E diria até que a Nova Era tem a frequência mais truncada pela Antena 3 do Marão e pela Renascença do Sameiro. Até em termos geográficos a proximidade é maior.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #472 em: Maio 15, 2022, 03:56:00 pm »

Oh Zeca, mas há algum motivo para, por exemplo, a Nova Era e a Record terem 2000 e a Cidade 500? E diria até que a Nova Era tem a frequência mais truncada pela Antena 3 do Marão e pela Renascença do Sameiro. Até em termos geográficos a proximidade é maior.

As frequências nasceram com essa potencia e quem as adquiriu já sabia com o que contar.
Já muita sorte têm em usar as frequencias e potenciar umas em detrimento de outras é desvirtuar o mercado das rádios, pois de forma legal, permitiria potenciar o valor de alguns emissores e desse modo, os seus proprietários em vez de um Fiat passam a ter um Volvo.
O negocio das rádios já está há muito tempo podre. ~
Porque motivo aumentar a Cidade e não aumentar uma Rádio Regional de Arouca?
Porque motivo neste forum apenas se tenta falar sempre das mesmas rádios e promover sempre os mesmos grupos?

pdnf

• Hero Member
« Responder #473 em: Maio 15, 2022, 11:31:15 pm »

As frequências nasceram com essa potencia e quem as adquiriu já sabia com o que contar.
Já muita sorte têm em usar as frequencias e potenciar umas em detrimento de outras é desvirtuar o mercado das rádios, pois de forma legal, permitiria potenciar o valor de alguns emissores e desse modo, os seus proprietários em vez de um Fiat passam a ter um Volvo.
O negocio das rádios já está há muito tempo podre. ~
Porque motivo aumentar a Cidade e não aumentar uma Rádio Regional de Arouca?
Porque motivo neste forum apenas se tenta falar sempre das mesmas rádios e promover sempre os mesmos grupos?

Porque todas as que saem da Freita têm 500 e diga-se que teabalham bem com essa potência. Ao passo que de Gaia varia! Se aumentassem, por exemplo os 101 iria colidir ainda mais com a RR de Braga. Por acaso, a de Arouca até podia e deveria ter mais, mas tinham de encontrar uma nova frequência para a micro da Comercial de Vouzela.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #474 em: Maio 15, 2022, 11:34:16 pm »
Ninguém tem culpa que Gaia fique junto ao mar.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #475 em: Maio 15, 2022, 11:44:36 pm »

Vá dizer isso a quem é de Oliveira do Douro ou de Sandim e depois diga-me como correu. :P

pdnf

• Hero Member
« Responder #476 em: Maio 15, 2022, 11:51:18 pm »

Certo, mas o ponto é o mesmo. E acredite que barafustaria ainda mais se fosse a Nova Era a ter 500 e as demais 2000. Qual o racional técnico, não político que encontra para tal discrepância. É que com 500 tem no mínimo 30% do concelho onde se escutam melhor os 101 de Vale de Cambra. E isso, a meu ver não faz qualquer sentido.
E se em lugar de se ter um modelo em que a potência é definida... bom, pprque sim, algures em 1989, se evoluísse para im modelo em que a PAR autorizada estivesse dependente, isso sim, da localização do emissor?

Edit: Outro ponto que gostava de compreender é o porquê da aparente vantagem de uma rádio local ter emissores em Porto, Coimbra e Lisboa com 5KW. São mais que os outros concelhos?
« Última modificação: Maio 15, 2022, 11:53:06 pm por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #477 em: Maio 16, 2022, 06:28:04 pm »
Meus amigos ! SmoothFM já mudou o emissor para São Mamede.

Resultado: agora mal se ouve em Espinho. ;D

Força similar à Golo FM… de Amarante! Nem fixa RDS nem nada!

Realmente estes senhores…

pdf

• Visitante
« Responder #478 em: Maio 16, 2022, 06:28:44 pm »
Aquela simulação que eu fiz não foge muito à realidade, portanto.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #479 em: Maio 16, 2022, 06:40:55 pm »
Resumindo numa imagem:
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"