Mudança desastrosa a confirmar-se.
Assim será mesmo necessária uma frequência a sul do Douro/zona do Vouga.
Ainda não sei por que razão os 101,0 MHz não estão a emitir a Smooth. A Cidade FM em 107,2 MHz comuta perfeitamente com os 99,7 MHz. Quando o RCP era rei e senhor da frequência de Vale de Cambra, a ir para Coimbra conseguia ouvir a Cidade na perfeição o percurso todo...
Quer dizer, até sei: não querem deixar Aveiro à mercê da Mega.
Mas não sei se não será mesmo isso que virá acontecer. Aveiro pelo que me parece, estará bem servido com os 99.7 de Penacova e mesmo o Monte da Virgem tem muito pior desempenho a Norte do que a Sul, não compreendo bem o porquê. Com esta mudança da Smooth, será que conseguem progredir melhor para Norte, evitando mais as entradas da Antena 2 de Valença nos 89.6? Aparentemente não o conseguirão pela simulação feita pelo pdf. Realmente, pensava que a cota entre S. Mamede a Srª da Hora fosse mais diferenciada. Analisando o Street View, a torre do Centro Comercial é bastante mais alta que a do Quartel dos Bombeiros.
Há ainda uma hipótese que não estamos a afiançar que é a de ter existido algum problema contratual entre o Centro Comercial Londres e a Media Capital Radio, que tenha levado alguma das partes a desejar interromper o vínculo. No concelho de Matosinhos não existiria muito melhor localização, mas no vizinho Porto, assim de repente, não sei se por no topo do Edifício A do IPO, que está mesmo em frente a Matosinhos (talvez nem exigissem refletores) se não seria uma melhor solução. Presumo que Torre das Antas e o Esqueiro da Maia estejam fora de opção por razões variadas.
Mesmo agora já não está totalmente direcionado para o Porto porque a Maia dista 9kms em linha reta. Eu acho que pode ser para a Vodafone e para a SmoothFM, na primeira para contenção de custos (é a única torre da MCR neste momento em Santa Justa e isso não deve sair barato para aquilo que vai para a antena).
M80 Valongo e a Comercial em 98.2 estão em Santa Justa! Por aí, não me acredito, mas não sei se no caso da Vodafone não ganhariam com a mudança. Os emissores de Santa Justa quebram muito em Porto e Gaia, e mesmo Matosinhos não é maravilhoso, justamente os concelhos onde o público alvo reside mais. Claro que ajudaria ter a frequência livre de espúrias da IURD FM de Gaia, há zonas onde perde mesmo o sinal e entra a RECORD com RDS.
Mas mesmo a Mega, não compreendo muito bem como ainda não foi para o Monte da Virgem como a Meo Sudoeste. Santa Justa funciona muito bem para a zona sul da AMP mas no miolo urbano, e portanto, mais populoso, não me convence como localização. M80 aí seria em grande parte de Gaia dar, com quase toda a certeza, mais uma frequência à MegaHits. Era mau para o negócio.