Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 145730 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #435 em: Maio 11, 2022, 12:56:39 pm »
Mesmo agora já não está totalmente direcionado para o Porto porque a Maia dista 9kms em linha reta. Eu acho que pode ser para a Vodafone e para a SmoothFM, na primeira para contenção de custos (é a única torre da MCR neste momento em Santa Justa e isso não deve sair barato para aquilo que vai para a antena).

O propósito disto deverá ser aumentar a cota da antena, que poderá estar limitada pelos elementos geográficos associados a estar num prédio, ao mesmo tempo que melhora sinal para norte e sul na direção de Braga e Aveiro. Não sei é se vai resultar, mas vamos ver. É a primeira mudança nos emissores locais da MCR em anos!!!

pdf

• Visitante
« Responder #436 em: Maio 11, 2022, 01:24:46 pm »
Nem vos digo nem vos conto, mas vale o que vale...

Cobertura atual:

Hipotética cobertura "nova":

A ver vamos... lol.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #437 em: Maio 11, 2022, 01:28:09 pm »
Quanto é que fizeste de cota para o emissor? A mesma que esta agora na Senhora da Hora? De certeza que vai ser diferente.

Ocorreu me também entretanto que poderia albergar a M80, uma vez ser do concelho vizinho e ficar a fazer fronteira. A MCR adoooora juntar rádios no mesmo emissor (só na Moita estão 3). Mas seria um tiro no pé monumental se deslocalizassem do Monte da Virgem para lá.

pdf

• Visitante
« Responder #438 em: Maio 11, 2022, 01:33:18 pm »
Quanto é que fizeste de cota para o emissor? A mesma que esta agora na Senhora da Hora? De certeza que vai ser diferente.

Ocorreu me também entretanto que poderia albergar a M80, uma vez ser do concelho vizinho e ficar a fazer fronteira. A MCR adoooora juntar rádios no mesmo emissor (só na Moita estão 3). Mas seria um tiro no pé monumental se deslocalizassem do Monte da Virgem para lá.

Está a apanhar os dados de terreno do OSM, depois calculei (aproximadamente, assumindo o pé direito dos andares do Centro Comercial Londres) estrutura (ou seja, num caso, prédio + antena, no outro torre dos bombeiros + antena). Repeti várias vezes as simulações, porque não queria acreditar que SMI tivesse cobertura tão fraca... mas...

pdf

• Visitante
« Responder #439 em: Maio 11, 2022, 01:36:51 pm »

Aqui os dados de altitude nas cartas militares. Pelas curvas de relevo vemos que não há diferenças muito grandes. Sempre 100, 100 e poucos.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #440 em: Maio 11, 2022, 01:43:03 pm »
Mudança desastrosa a confirmar-se.

Assim será mesmo necessária uma frequência a sul do Douro/zona do Vouga.

pdf

• Visitante
« Responder #441 em: Maio 11, 2022, 01:47:03 pm »

Ainda não sei por que razão os 101,0 MHz não estão a emitir a Smooth. A Cidade FM em 107,2 MHz comuta perfeitamente com os 99,7 MHz. Quando o RCP era rei e senhor da frequência de Vale de Cambra, a ir para Coimbra conseguia ouvir a Cidade na perfeição o percurso todo...

Quer dizer, até sei: não querem deixar Aveiro à mercê da Mega.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #442 em: Maio 11, 2022, 03:11:17 pm »

Ainda não sei por que razão os 101,0 MHz não estão a emitir a Smooth. A Cidade FM em 107,2 MHz comuta perfeitamente com os 99,7 MHz. Quando o RCP era rei e senhor da frequência de Vale de Cambra, a ir para Coimbra conseguia ouvir a Cidade na perfeição o percurso todo...

Mas não sei se não será mesmo isso que virá acontecer. Aveiro pelo que me parece, estará bem servido com os 99.7 de Penacova e mesmo o Monte da Virgem tem muito pior desempenho a Norte do que a Sul, não compreendo bem o porquê. Com esta mudança da Smooth, será que conseguem progredir melhor para Norte, evitando mais as entradas da Antena 2 de Valença nos 89.6? Aparentemente não o conseguirão pela simulação feita pelo pdf. Realmente, pensava que a cota entre S. Mamede a Srª da Hora fosse mais diferenciada. Analisando o Street View, a torre do Centro Comercial é bastante mais alta que a do Quartel dos Bombeiros.
Há ainda uma hipótese que não estamos a afiançar que é a de ter existido algum problema contratual entre o Centro Comercial Londres e a Media Capital Radio, que tenha levado alguma das partes a desejar interromper o vínculo. No concelho de Matosinhos não existiria muito melhor localização, mas no vizinho Porto, assim de repente, não sei se por no topo do Edifício A do IPO, que está mesmo em frente a Matosinhos (talvez nem exigissem refletores) se não seria uma melhor solução. Presumo que Torre das Antas e o Esqueiro da Maia estejam fora de opção por razões variadas.

Mesmo agora já não está totalmente direcionado para o Porto porque a Maia dista 9kms em linha reta. Eu acho que pode ser para a Vodafone e para a SmoothFM, na primeira para contenção de custos (é a única torre da MCR neste momento em Santa Justa e isso não deve sair barato para aquilo que vai para a antena).

M80 Valongo e a Comercial em 98.2 estão em Santa Justa! Por aí, não me acredito, mas não sei se no caso da Vodafone não ganhariam com a mudança. Os emissores de Santa Justa quebram muito em Porto e Gaia, e mesmo Matosinhos não é maravilhoso, justamente os concelhos onde o público alvo reside mais. Claro que ajudaria ter a frequência livre de espúrias da IURD FM de Gaia, há zonas onde perde mesmo o sinal e entra a RECORD com RDS.
Mas mesmo a Mega, não compreendo muito bem como ainda não foi para o Monte da Virgem como a Meo Sudoeste. Santa Justa funciona muito bem para a zona sul da AMP mas no miolo urbano, e portanto, mais populoso, não me convence como localização. M80 aí seria em grande parte de Gaia dar, com quase toda a certeza, mais uma frequência à MegaHits. Era mau para o negócio.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #443 em: Maio 11, 2022, 03:19:56 pm »
Também pensei nisso: haver alguma razão "externa" que obrigue a torre a mudar de local, e aquele foi o melhor que encontraram, dentro do possível. É uma forma de perceber isto...

Outra razão pode ser a proximidade da rota de aproximação à pista 35 do LPPR.

A mudar podiam ter mudado para uma torre com espias no alto de São Gens, a 116 metros, ia acabar por ter efeito semelhante - mas como é a poucas centenas de metros do local atual, não devem autorizar também.

Neste local perto dos banquinhos podemos ver os dois spots de que falei. Para oeste, o Londres. Para nordeste, São Gens (onde aparece uma torre da MEO, salvo erro). Conheço bem a zona, morei neste bairro muitos anos! :)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #444 em: Maio 11, 2022, 03:33:51 pm »

Outra hipótese mais remota era trocar a frequência da Cidade no Porto para os 89,5 MHz, mantendo os 101,0 na rede e passando a Smooth para os 107,2.

Se calhar não era nada mal pensado, dado que devem pretender manter Vale de Cambra para tapar a Mega em Aveiro, como dizes.
« Última modificação: Maio 11, 2022, 03:35:28 pm por AG »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #445 em: Maio 11, 2022, 04:05:34 pm »
Para já à hora de almoço estava tudo igual, sinal forte da SmoothFM na Senhora da Hora e aquele ruído de fundo irritante. A torre parece ter sido exatamente a mesma que estava na Senhora da Hora só que mudada de local LOL porque a anterior também era mais ou menos daquele tamanho. A cena é que não noto diferenças na cobertura, pelo que não pode ser a mesma, tem que ser nova.

pdf

• Visitante
« Responder #446 em: Maio 11, 2022, 04:06:46 pm »
Para já à hora de almoço estava tudo igual, sinal forte da SmoothFM na Senhora da Hora e aquele ruído de fundo irritante. A torre parece ter sido exatamente a mesma que estava na Senhora da Hora só que mudada de local LOL porque a anterior também era mais ou menos daquele tamanho. A cena é que não noto diferenças na cobertura, pelo que não pode ser a mesma, tem que ser nova.

Já não há torre no Londres? Tenho de passar por lá daqui a pouco e ver. Estou a 5 minutos, posso fazer-me de útil. Lol

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #447 em: Maio 11, 2022, 04:12:04 pm »

Outra hipótese mais remota era trocar a frequência da Cidade no Porto para os 89,5 MHz, mantendo os 101,0 na rede e passando a Smooth para os 107,2.

Se calhar não era nada mal pensado, dado que devem pretender manter Vale de Cambra para tapar a Mega em Aveiro, como dizes.

À data de hoje a Smooth sairia claramente a perder. No Porto, tenho dificuldades com a Cidade em espaço interior, já com a Smooth é sinal sempre forte. Reforçavam a Cidade, é certo, mas para isso teria de vir algum socorro de Norte para a rede. Penso que ainda podem adquirir mais uma ou duas frequência, mas acho mais rebuscado.

A hipótese que o pdf adiantou do Aeroporto é capaz até de ter algum sentido, até porque se a memória não me falha, há uns tempos li qualquer coisa sobre uma série de obstáculos no acesso aos aeroportos nacionais, que poderiam ser minimizados. Mas, a ser o caso, não se compreende que a ANACOM e a ERC não possam excepcionar a norma do concelho e permitir uma localização igualmente favorável e que não prejudique o raio de alcance do operador face à atual situação.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #448 em: Maio 11, 2022, 05:46:35 pm »

Já não há torre no Londres? Tenho de passar por lá daqui a pouco e ver. Estou a 5 minutos, posso fazer-me de útil. Lol

Pelo menos para já parece ainda existir. Na tradição da MCR deve mudar só à meia-noite. Só me posso fazer ao piso lá para as 22h, ainda é um esticaozito de onde moro ahah

pdf

• Visitante
« Responder #449 em: Maio 11, 2022, 06:21:39 pm »

Em São Mamede ainda está assim. Torre muito curta e sem elementos.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk