Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 325253 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #450 em: Maio 11, 2022, 08:11:36 pm »
O que eu achava piada agora se fossem mudar os mesmos elementos de um sítio para o outro…

É uma torre que não chega aos 40 metros. Começo a ter medo do que aí possa vir.

pdnf

• Hero Member
« Responder #451 em: Maio 11, 2022, 11:56:04 pm »
O que eu achava piada agora se fossem mudar os mesmos elementos de um sítio para o outro…

Já aqui escrevi que não sei se a Smooth vai ter grande futuro nas mãos da Bauer. O que é uma imensa pena, era rádio que merecia justamente um outro tratamento. Se a MCR conseguir forçar uma iniciativa legislativa que termine com uma série de restrições que a Lei impõe, em matéria de localização dos emissores, mas mais do que isso, no que respeita à obrigatoriedade de horas locais se existir mais do que um emissor por distrito, bem que podem se dar ao luxo de ter uma torre mais pequenina para retransmitir a Cidade FM em 89.5.
Por acaso, achei curiosas as declarações de hoje do Pedro Adão e Silva. Qualquer coisa como desejar ser o ministro mínimo, que não crie barreiras às dinâmicas dos órgãos de comunicação social. Será que...  >:(
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #452 em: Maio 12, 2022, 03:31:50 pm »

Já aqui escrevi que não sei se a Smooth vai ter grande futuro nas mãos da Bauer. O que é uma imensa pena, era rádio que merecia justamente um outro tratamento. Se a MCR conseguir forçar uma iniciativa legislativa que termine com uma série de restrições que a Lei impõe, em matéria de localização dos emissores

Não acredito que seja viável flexibilizar muito mais as regras para a deslocalização de emissores. As restrições servem para evitar, na medida do tecnicamente possível, que uma rádio mais distante prejudique outra dentro do concelho de atribuição do alvará da segunda. O espectro é demasiadamente escasso para ter uma exploração liberalizada a gosto deste ou de outro operador. Abrindo-se o precedente de Matosinhos, a  M80 Manteigas 104,4 podia migrar para a Serra da Estrela e interferir a Antena 1 Gravia (104,5), a R. Popular  de Soure (104,4), a Universidade FM (104,3 Vila Real), a Antena 3 (104,3 Castelo Branco)... Imaginem 500W a "sair" de uma torre com 100m de altura e a quase 2000m de altitude.

Dir-me-ão que só estão a pensar na Smooth FM 89,5, mas eu acrescento: se a Smooth FM pudesse emitir do Monte da Virgem, estão a SBSR 91,0 faria o mesmo. E porque não colocar a Rádio Linear (88,6) mesmo ao lado dos elementos radiantes da Rádio 5 (88,4)? E a Vodafone FM 94,3, para lhe facilitar o trabalho de interferir a M80 Aveiro 94,4? E se Maia e Vila do Conde podem, porque não Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Varzim, quiçá Famalicão, Barcelos... Não digo que não seria viável migrar os 89,5 para Gaia, mas, aberta a "caixa de Pandora", como justificar o privilégio de uma das frequências locais de Matosinhos (apesar de ser uma frequência temática que retransmite uma rádio musical) perante os operadores que não poderão deslocalizar os respectivos emissores devido a restrições técnicas inevitáveis?
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #453 em: Maio 12, 2022, 04:17:24 pm »

Já aqui escrevi que não sei se a Smooth vai ter grande futuro nas mãos da Bauer. O que é uma imensa pena, era rádio que merecia justamente um outro tratamento. Se a MCR conseguir forçar uma iniciativa legislativa que termine com uma série de restrições que a Lei impõe, em matéria de localização dos emissores

Não acredito que seja viável flexibilizar muito mais as regras para a deslocalização de emissores. As restrições servem para evitar, na medida do tecnicamente possível, que uma rádio mais distante prejudique outra dentro do concelho de atribuição do alvará da segunda. O espectro é demasiadamente escasso para ter uma exploração liberalizada a gosto deste ou de outro operador. Abrindo-se o precedente de Matosinhos, a  M80 Manteigas 104,4 podia migrar para a Serra da Estrela e interferir a Antena 1 Gravia (104,5), a R. Popular  de Soure (104,4), a Universidade FM (104,3 Vila Real), a Antena 3 (104,3 Castelo Branco)... Imaginem 500W a "sair" de uma torre com 100m de altura e a quase 2000m de altitude.

Dir-me-ão que só estão a pensar na Smooth FM 89,5, mas eu acrescento: se a Smooth FM pudesse emitir do Monte da Virgem, estão a SBSR 91,0 faria o mesmo. E porque não colocar a Rádio Linear (88,6) mesmo ao lado dos elementos radiantes da Rádio 5 (88,4)? E a Vodafone FM 94,3, para lhe facilitar o trabalho de interferir a M80 Aveiro 94,4? E se Maia e Vila do Conde podem, porque não Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Varzim, quiçá Famalicão, Barcelos... Não digo que não seria viável migrar os 89,5 para Gaia, mas, aberta a "caixa de Pandora", como justificar o privilégio de uma das frequências locais de Matosinhos (apesar de ser uma frequência temática que retransmite uma rádio musical) perante os operadores que não poderão deslocalizar os respectivos emissores devido a restrições técnicas inevitáveis?

Se fossemos pela vontade de alguns aqui no fórum, apenas existiam meia dúzia de rádios em Portugal.
Já não falta muito.
Tenham calma que estão quase a conseguir

pdnf

• Hero Member
« Responder #454 em: Maio 12, 2022, 04:46:36 pm »

Se fossemos pela vontade de alguns aqui no fórum, apenas existiam meia dúzia de rádios em Portugal.
Já não falta muito.
Tenham calma que estão quase a conseguir

Suponhamos que é mesmo a questão do Aeroporto. Também não me parece correto que uma rádio que tinha uma cobertura maior passe a ter uma menor por uma causa externa. Haveria essa justificação que, quanto muito, poderia apenas aproveitar ao outro operador licenciado para o concelho de Matosinhos! No limite nem precisará de ir para o Monte da Virgem, provavelmente Santa Eufémia seria suficiente e faz fronteira. Claro que ia diminuir o alcance da Antena 2 de Valença, particularmente no distrito de Braga, mas no caso, sendo uma rádio nacional, na região em causa tem os 94.6 do Muro e os 88.0 de Braga a limitar o impacto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #455 em: Maio 13, 2022, 06:40:08 pm »
Pode ser esta noite, pessoal:

SmoothFM - 89.5 Matosinhos está com a função de AF desligada a esta hora.

pdf

• Visitante
« Responder #456 em: Maio 13, 2022, 07:53:08 pm »
Ou então já está!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #457 em: Maio 13, 2022, 08:05:48 pm »
Vamos lá ver como fica a cobertura...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #458 em: Maio 13, 2022, 09:04:21 pm »
A esta hora até andava pela Observador mas vou estar atento aos 89.5. E reporto mudanças no Grande Porto e sul de Gaia logo que existam e tenha noção delas.

pdf

• Visitante
« Responder #459 em: Maio 13, 2022, 09:11:58 pm »
A torre no Centro Comercial Londres ainda está no sítio.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #460 em: Maio 13, 2022, 09:14:05 pm »
Deve ser um caso clássico de “desliga de um lado e liga do outro”. Por isso é que desligaram o AF, para evitar passar para os 92.8 ou outras frequências à toa. Mas para já está um ruído ridiculamente alto do processador de som, muito mais que o habitual.

Para já estou razoavelmente perto de ti (junto ao stand da Porsche), e cobertura igual a dantes. Só se nota maior modulação mas isso foi com todas as secundárias da MCR porque já a M80 levou caminho igual.

pdf

• Visitante
« Responder #461 em: Maio 13, 2022, 09:29:14 pm »
A esta hora, a cobertura está igual. Ainda não mudaram nada.

Dentro de casa tenho leituras de sinal elevadas, próprias de quem está praticamente em linha de vista com o emissor. Se estivesse em São Mamede, mais longe do mar e só com aquela torre minúscula, já tinha notado diferença…

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #462 em: Maio 13, 2022, 10:03:26 pm »
Ou então já está!

Só com um elemento radiante mais parece uma microcobertura. Creio que, a confirmar-se a migração da Smooth FM, os técnicos deverão, muito em breve, instalar mais elementos para chegarem aos 1500W P.A.R..
Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdf

• Visitante
« Responder #463 em: Maio 13, 2022, 10:08:09 pm »
Em teoria aquele único elemento até podia suportar essa potência, mas o gasto em energia seria muito elevado pois a RF de saída para compensar menos ganho das antenas seria bem maior. Não é eficiente.

De qualquer forma, aquilo muito provavelmente fica com 4 elementos no máximo.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #464 em: Maio 13, 2022, 10:20:28 pm »
Em teoria aquele único elemento até podia suportar essa potência, mas o gasto em energia seria muito elevado pois a RF de saída para compensar menos ganho das antenas seria bem maior. Não é eficiente.

De qualquer forma, aquilo muito provavelmente fica com 4 elementos no máximo.

Precisamente!  Uma configuração de 4 (ou até 6 elementos se coubessem) permite um ganho superior, logo o emissor propriamente dito pode operar com menos potência. A torre é curta para albergar muitos elementos , mas pela foto vê-se que serve perfeitamente para um sistema radiante de 4.

Para quem não estiver familiarizado com o conceito, a potência aparente radiada (PAR) é a soma da potência à saída do emissor propriamente dito  com o ganho das antenas. Se o sistema radiante tiver um ganho elevado, o emissor pode operar com uma potência consideravelmente inferior aos 1500W, que os "watts extra" advêm das antenas.
Cumprimentos,
Luís Carvalho