O que eu achava piada agora se fossem mudar os mesmos elementos de um sítio para o outro…
É uma torre que não chega aos 40 metros. Começo a ter medo do que aí possa vir.
Já aqui escrevi que não sei se a Smooth vai ter grande futuro nas mãos da Bauer. O que é uma imensa pena, era rádio que merecia justamente um outro tratamento. Se a MCR conseguir forçar uma iniciativa legislativa que termine com uma série de restrições que a Lei impõe, em matéria de localização dos emissores
Não acredito que seja viável flexibilizar muito mais as regras para a deslocalização de emissores. As restrições servem para evitar, na medida do tecnicamente possível, que uma rádio mais distante prejudique outra dentro do concelho de atribuição do alvará da segunda. O espectro é demasiadamente escasso para ter uma exploração liberalizada a gosto deste ou de outro operador. Abrindo-se o precedente de Matosinhos, a M80 Manteigas 104,4 podia migrar para a Serra da Estrela e interferir a Antena 1 Gravia (104,5), a R. Popular de Soure (104,4), a Universidade FM (104,3 Vila Real), a Antena 3 (104,3 Castelo Branco)... Imaginem 500W a "sair" de uma torre com 100m de altura e a quase 2000m de altitude.

Dir-me-ão que só estão a pensar na Smooth FM 89,5, mas eu acrescento: se a Smooth FM pudesse emitir do Monte da Virgem, estão a SBSR 91,0 faria o mesmo. E porque não colocar a Rádio Linear (88,6) mesmo ao lado dos elementos radiantes da Rádio 5 (88,4)? E a Vodafone FM 94,3, para lhe facilitar o trabalho de interferir a M80 Aveiro 94,4? E se Maia e Vila do Conde podem, porque não Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Varzim, quiçá Famalicão, Barcelos... Não digo que não seria viável migrar os 89,5 para Gaia, mas, aberta a "caixa de Pandora", como justificar o privilégio de uma das frequências locais de Matosinhos (apesar de ser uma frequência temática que retransmite uma rádio musical) perante os operadores que não poderão deslocalizar os respectivos emissores devido a restrições técnicas inevitáveis?