O emissor da SmoothFM para o Grande Porto não é a melhor coisa de sempre. Situado numa torre de prédios logo por cima do Centro Comercial Londres, beneficiava de ser posto num melhor ponto no próprio concelho de Matosinhos ou até no concelho vizinho de Vila do Conde para lhe permitir entrada no Minho...
Tive oportunidade de fazer escuta dos 89.5 em dois troços: Porto - Póvoa de Varzim e Porto - Espinho, nas últimas semanas. Na Póvoa de Varzim, o sinal apesar de globalmente ainda se poder considerar bom, apresenta algumas zonas de sombra no acesso à A28 (Avenida do Mar e logo junto ao Rio Ave) e dentro da cidade poveira chega a perder sinal no centro (Praça do Almada).
Já no sentido inverso, em direção a Espinho, apenas começa a fraquejar no nó dos Carvalhos (Gaia), mas seguindo depois mais minuciosamente pelas estradas locais em direção a Espinho não apresenta falhas de maior até chegar à cidade. Em Santa Maria da Feira também se escuta, mas já com dificuldades em alguns troços mais densos no centro da vila, a escuta ainda sendo agradável.
Presumo que para sul desta zona comecem a entrar os 92.8 (nestas zonas começam a entrar os emissores da Lousã e de Aveiro), mas não testei ainda. Pelo padrão de sinal, o emissor deve deixar de se escutar em Estarreja.
Também testei a A32 entre o extremo do concelho de Gaia e a Ponte do Freixo com a SmoothFM. O resultado foi desastroso: inúmeras zonas sem qualquer sinal do emissor até quase às portas da Ponte do Freixo (recupera 2km antes). E 92.8 pouco pode fazer aqui, uma vez que está bloqueado pela distância e pelos sucessivos acidentes geográficos a norte de Figueiró dos Vinhos...
Com um emissor com potencial de optimização para um distrito adicional inteiro; com dois emissores redundantes na rede Cidade a Norte e outros dois na rede da M80... a MCR deveria ter muito mais cuidado com a optimização da rede no Norte do paÃs.
E falando em optimizações: os caros foristas têm reparado na súbita e suspeita invasão de música muito comprimida de Natal que anda a acontecer na SmoothFM ultimamente? Como se fossem MP3 a 64 Kbps... em antena, vários deles, sem qualquer cuidado... Repararam?
Caro "Memórias da Rádio", hoje tive de me deslocar a Albergaria à Velha e em seguida a Salreu (Estarreja) e resolvi confirmar que se calhar a cobertura dos 89.5 até não é tão má como o sr. afirma.
Usei uma viatura Skoda ( que é das que uso regularmente a que melhor sistema audio tem em todos os aspectos, sintonia/recepção incluÃdos - Sistema de navegação Amundsen)
No trajecto Porto/Albergaria fui pela A1 (Arrábida) e no único sitio onde sei que o sinal é débil ( saÃda para Grijo) tive sinal estável e audição aceitável a boa. O sinal começou a ter alguma dificuldade a cerca de 1km da saÃda de Estarreja (mas perfeitamente audÃvel) . Saà da A1 no nó da A25 em direcção a Albergaria e aà (só aÃ) o RDS actuou e mudou para os 92.8.
No regresso fiz o trajecto de Albergaria a Salreu e sempre em 92.8, entrei na A29 e logo seguir mudou para 89.5, e até ao Porto sempre limpo, sem interferências e RT a funcionar impecável.
Mais, nos dias de semana uso uma viatura Ford cuja auto-rádio nem é nada de especial ( 6000CD ) e ando muitas vezes nas zonas de (Lever/Crestuma) Gaia, (Gião) Feira e (Fermedo, S.Miguel do Mato, Mansores, Chave e Escariz) Arouca; e garanto-lhe que NUNCA deixei de ouvir a Smooth em 89.5. Claro que há algumas zonas de sombra e sinal débil, é facto, mas sempre minimamente audÃvel.
Há realmente uma zona ( de sombra acentuada ) no Porto onde os 89.5 tem alguma dificuldade acentuada: a área desde o Dragão até ao Freixo e ainda na marginal (N108) de Gondomar/Valbom. Mas não podemos pedir milagres.
Agora tente fazer toda a área que eu aqui referi a sintonizar os 91.0 da SBSR e verá que a diferença é ABISMAL...
Há uma coisa que me parece bem possÃvel: o sistema de audio/recepção que usa estará com nÃtidas dificuldades de recepção. Pode ser a qualidade do aparelho ou até a antena, mas parece-me evidente que tem aà uma dificuldade.
Caro AbÃlio,
Algumas notas breves sobre isto:
- A escrita saiu mais dramática do que na realidade acontece. Eu nunca perco sinal em situação alguma, a escuta mantém-se estável e perfeitamente inteligÃvel, entre o aceitável e o bom, como diz.
- A minha previsão de término de cobertura em Estarreja era para a A1, com base ainda num conhecimento limitado de terreno, padrão de sinal do emissor. Daà ter dito "deverá" e não ter sido mais assertivo a dizer que fica ou morre mesmo em Estarreja. Junto à costa e na A29 naturalmente que o sinal é mais eficaz, a A29 chega a estar a meros 2/3km linha reta da costa... Mesmo na A17 ainda vai chegando sinal. Eu neste momento estou mais credenciado para falar do sinal até Espinho/Feira a sul, interior do Porto até Penafiel e no Minho até Viana, de forma que Estarreja tenho ainda conhecimento limitado. A expandir-se no entanto nas próximas semanas, assim o Governo e o tempo me o permitam.
- Há uma confusão da minha parte. Também ouço lÃmpido em Crestuma/Lever, e já testei também no IC1 dos Carvalhos à Feira e dos Carvalhos a Espinho por Guetim e Anta e escuta-se bem. Só não consigo falar de Arouca, não é zona de circulação habitual. Mas onde se lia A32 deve ler-se A20; na A32 escuta-se bastante bem e as tais zonas sem sinal são na aproximação à Ponte do Freixo na A20, também por interferência do Monte da Virgem, a partir do momento que nos beiramos do Douro (a uns 4km da Ponte do Freixo). Essa sim, é a zona.
- Aqui consigo acrescentar: já testei a SBSR também. A Norte, em Lousada - Santo Tirso, é escutável de forma relativamente aceitável, com a interferência pontual, quase só em Mono, mas no meu rádio não fixa RDS*. Na A3 escuta-se lÃmpida e cristalina até ao acesso à s portagens de Santo Tirso, na saÃda respetiva, só daà para diante começa a piorar. A Sul, em Santa Maria da Feira, testei a semana passada e mostra um nÃvel de sinal bastante pior que o da SmoothFM e também não fixa RDS na generalidade*, com algumas interferências até à saÃda de Santa Maria da Feira para a A1 (só testei sentido Sul/Norte e do centro da vila, atenção).
* este autorádio tem três defeitos: a rejeição de imagem é abaixo da média, o AF é mais exigente de sinal que a média dos autoradios para conseguir obter a lista e comuta com menos interferências que a média, e a fixação de RDS também o é, é mais exigente quanto ao piloto de RDS e apresenta à s vezes erros em movimento. Mas ao nÃvel do sinal faz o mesmo que todos os outros fazem, que é onde interessa.