Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 328889 vezes)

cbr1976

• Full Member
Re: Smooth FM
« Responder #285 em: Setembro 23, 2020, 09:42:57 pm »

Só uma correção relativamente à frequência de Figueiró...
97.5 Fm (ainda como romântica fm) passando posteriormente para 92.8 fm onde viria ainda a emitir a romântica dando depois lugar à Smooth.
Caro “cbr1976”, não estou a ver qual foi a imprecisão.

De facto, quando se iniciaram as emissões regulares da ‘SmoothFM’, a frequência de 92.8FM foi das primeiras a ser utilizada para o efeito. E bem, uma lufada de “ar fresco” para o público do centro do país. O som da estação ouvia-se um pouco por todo o lado, incluindo cafés e esplanadas. Quanto à antecessora, RomânticaFM, que também emitiu em 92.8FM, ninguém ouvia, uma tortura auditiva, pirosa quanto baste.

Antes de 92.8FM, a frequência do concelho de Figueiró era 97.5FM que apresentava múltiplos problemas: o primeiro era a interferência dos 97.4FM da ‘Comercial’, que impedia a audição minimamente confortável dentro do concelho e na sua sede, o segundo era a cobertura insuficiente do emissor, a cota baixa impedia qualquer tipo de receção no norte do concelho, o terceiro era a péssima qualidade de som, em mono, sem nenhuma fidelidade.

Em 97.5FM chegaram a emitir o ‘RCP’, sem RDS, sem som de qualidade, sem uma cobertura minimamente satisfatória, em suma, sem nada.

A única limitação de 92.8FM é a sua baixíssima potência, apenas 1 kW. Os ouvintes pedem mais potência.

---/---
Eis que hoje, 23.09.2020, Portugal volta a ser notícia na ‘ZDF’:
Link (ver a partir de 10:50)

(uma nota adicional ao comentário de ontem. O pivot iniciou a sua carreira na estação aos 23 anos de idade, desempenha múltiplas funções no operador público, incluindo a apresentação de programas noutros canais desse operador, e ainda é Professor de Jornalismo)

Peço imensa desculpa pelo meu lapso.
Por vezes o cansaço tem destas coisas

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #286 em: Dezembro 09, 2020, 03:21:36 am »
O emissor da SmoothFM para o Grande Porto não é a melhor coisa de sempre. Situado numa torre de prédios logo por cima do Centro Comercial Londres, beneficiava de ser posto num melhor ponto no próprio concelho de Matosinhos ou até no concelho vizinho de Vila do Conde para lhe permitir entrada no Minho...

Tive oportunidade de fazer escuta dos 89.5 em dois troços: Porto - Póvoa de Varzim e Porto - Espinho, nas últimas semanas. Na Póvoa de Varzim, o sinal apesar de globalmente ainda se poder considerar bom, apresenta algumas zonas de sombra no acesso à A28 (Avenida do Mar e logo junto ao Rio Ave) e dentro da cidade poveira chega a perder sinal no centro (Praça do Almada).

Já no sentido inverso, em direção a Espinho, apenas começa a fraquejar no nó dos Carvalhos (Gaia), mas seguindo depois mais minuciosamente pelas estradas locais em direção a Espinho não apresenta falhas de maior até chegar à cidade. Em Santa Maria da Feira também se escuta, mas já com dificuldades em alguns troços mais densos no centro da vila, a escuta ainda sendo agradável.

Presumo que para sul desta zona comecem a entrar os 92.8 (nestas zonas começam a entrar os emissores da Lousã e de Aveiro), mas não testei ainda. Pelo padrão de sinal, o emissor deve deixar de se escutar em Estarreja.

Também testei a A32 entre o extremo do concelho de Gaia e a Ponte do Freixo com a SmoothFM. O resultado foi desastroso: inúmeras zonas sem qualquer sinal do emissor até quase às portas da Ponte do Freixo (recupera 2km antes). E 92.8 pouco pode fazer aqui, uma vez que está bloqueado pela distância e pelos sucessivos acidentes geográficos a norte de Figueiró dos Vinhos...

Com um emissor com potencial de optimização para um distrito adicional inteiro; com dois emissores redundantes na rede Cidade a Norte e outros dois na rede da M80... a MCR deveria ter muito mais cuidado com a optimização da rede no Norte do país.

E falando em optimizações: os caros foristas têm reparado na súbita e suspeita invasão de música muito comprimida de Natal que anda a acontecer na SmoothFM ultimamente? Como se fossem MP3 a 64 Kbps... em antena, vários deles, sem qualquer cuidado... Repararam?

guest6

• Visitante
« Responder #287 em: Dezembro 09, 2020, 01:46:48 pm »
Deslocalizar esse emissor pode ser um erro. Veja o que aconteceu com os 91.0, especialmente para sul, pois piorou comparando com aquela que era a cobertura quando estava em Matosinhos. Se "levar" os 89.5 para a St. Eufémia provavelmente vai ter limitações que se calhar até podem piorar, e encontrar um local melhor que o actual no concelho de Matosinhos não será tarefa fácil.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

pdf

• Visitante
« Responder #288 em: Dezembro 09, 2020, 03:11:16 pm »
Deslocalizar esse emissor pode ser um erro. Veja o que aconteceu com os 91.0, especialmente para sul, pois piorou comparando com aquela que era a cobertura quando estava em Matosinhos. Se "levar" os 89.5 para a St. Eufémia provavelmente vai ter limitações que se calhar até podem piorar, e encontrar um local melhor que o actual no concelho de Matosinhos não será tarefa fácil.

Certo!

Dentro do concelho de Matosinhos, a localização atual é a melhor. Não há milagres.

A RCM tinha o emissor no topo do edifício Ácia, mesmo no centro de Matosinhos, e chegava bem longe em zonas costeiras. Ajuda ser uma frequência limpa. A Rádio Atlântico tinha o emissor no topo de um edifício vermelho, o da Cepsa, junto do antigo hospital (atual centro de saúde) e a cobertura também não era má de todo. Depois lá mudaram para o Londres, nos tempos da Memória FM (foi aí que alteraram também a frequência de 89,4 MHz para 89,5).

Está perto do alto de São Gens, que é a zona mais alta do concelho (e mesmo assim não chega aos 100 metros - coisas de alguns concelhos do litoral).

Miguel

• Full Member
« Responder #289 em: Dezembro 09, 2020, 08:00:17 pm »

Sr. Abilio se deslocalizar o emissor da Smooth FM é um enorme erro para emissora, porque pode levar com a Antena 2 (89.6 do Monte de Faro (Valença)), mas também encontrar um sítio melhor, mais valiam deixar tar como está.

guest6

• Visitante
« Responder #290 em: Dezembro 09, 2020, 09:30:09 pm »

Sr. Abilio se deslocalizar o emissor da Smooth FM é um enorme erro para emissora, porque pode levar com a Antena 2 (89.6 do Monte de Faro (Valença)), mas também encontrar um sítio melhor, mais valiam deixar tar como está.

Realmente para norte os 89.6 da A2 é um entrave á Smooth Matosinhos. Ou seja a possibilidade de deslocalização para a St. Eufémia provavelmente ia criar grave conflito, logo a probabilidade de isso acontecer é quase nula. Como Matosinhos, além de V.Conde, só faz fronteira com a Maia e o Porto, e por exemplo na Maia já não há nenhum emissor, e deslocar para o Porto é mais que óbvio que iria piorar. Resumindo: "não mexe que estraga"... :D

joao_s

• Hero Member
« Responder #291 em: Dezembro 09, 2020, 10:41:10 pm »
De referir, ainda, que 89.5 da ‘SmoothFM’ - Matosinhos faz-se ouvir com sinal bom a muito bom na Região Oeste, desde que estejam reunidas as condições de propagação adequadas. Havendo nebulosidade em alto mar (mas não em terra), vento a predominar do quadrante norte, o sinal de 89.5 chega à intensidade máxima de 100% e mantém-se estável (repito, estável!) cerca de 30 Km da faixa litoral para interior. Contrariando a lógica, chega inclusive mais forte terra adentro do que no litoral. Não estando reunidas as condições naturais suprarreferidas, não se ouve nada, sem sinal.

Com emissores a nordeste (92.8 ), a este (97.7) e a sul (96.6), nenhum destes emissores da ‘SmoothFM’ se faz ouvir em condições mínimas na zona aludida. A única hipótese é mesmo 89.5 (que dista cerca de 280 km!, com uma potência de apenas 1,5 kW!), desde que os caprichos da natureza o permitam.

Como calculam, a primeira vez que verifiquei este fenómeno depreendi que a Região Oeste já tinha emissor da estação, dada a estabilidade da sintonia, mas não é assim. O fenómeno é recorrente, verificado nos concelhos de Peniche e Óbidos, tendo ocorrido uma vez a comutação suvessiva entre 89.5, Matosinhos, e 97.7, Santarém.
« Última modificação: Dezembro 09, 2020, 10:42:44 pm por joao_s »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #292 em: Dezembro 10, 2020, 03:09:50 pm »
Os 92.8 fraquinhos em Coimbra...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #293 em: Dezembro 10, 2020, 10:45:59 pm »
Que pena a Smooth não ter cobertura nacional.
Tenho escutado, de forma constante, desde Oeiras até Viseu (A9-A10-A1-IP3) e só desisto de escutar na região de Tondela onde a receção começa a ser má. Tem pequenas zonas de "sombra" na região da área de serviço de Leiria (na A1). Vai comutando 96.6, 103.0, 97.7 e 92.8 conforme pode...

Boxx

• Hero Member
« Responder #294 em: Dezembro 10, 2020, 10:57:58 pm »
penso que já referi aqui que acho a Smooth uma rádio com uma playlist muito minimalista, redutora  e repetitiva. No target em que actuam, há tanto por onde apostar! Prefiro de longe a Rádio Nova (Porto) ou a Rádio Marginal.

guest6

• Visitante
« Responder #295 em: Dezembro 11, 2020, 01:00:58 pm »
Apesar de ambas as rádios (Smooth e Nova) se dirigirem ao mesmo target, são um pouco diferentes a nível de Playlist e não serão concorrentes diretas mas sim complementares . Também prefiro a Nova e já referi que acho nos últimos tempos a Smooth tem algumas escolhas que me parecem discutíveis.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #296 em: Dezembro 11, 2020, 02:30:42 pm »
Só não gosto muito da Nova porque insistem naquele hip-hop português do género Capicua que me recuso a ouvir. De facto, é uma rádio diferente da Smooth ou mesmo da Marginal.

Marginal que essa sim, é possível comparar com a Smooth e chega-se à conclusão que é superior quanto mais não seja pela animação em antena.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #297 em: Dezembro 11, 2020, 03:38:51 pm »
penso que já referi aqui que acho a Smooth uma rádio com uma playlist muito minimalista, redutora  e repetitiva. No target em que actuam, há tanto por onde apostar! Prefiro de longe a Rádio Nova (Porto) ou a Rádio Marginal.

Se houve a necessidade de se especificar que a Nova é uma rádio do Porto, colocando a cidade entre (), porque motivo não identificou o concelho a que pertence a Marginal?
« Última modificação: Dezembro 11, 2020, 03:47:48 pm por lamegoaltodouro »

guest6

• Visitante
« Responder #298 em: Dezembro 11, 2020, 05:03:40 pm »
E repete-se 3 vezes... Enfim...

Hélder Fialho

• Jr. Member
  • **
« Responder #299 em: Dezembro 13, 2020, 03:17:25 am »
É uma pena que a Smooth FM não tenha cobertura nacional, de facto. Só consigo apanhá-la (e ouvi-la) no FM quando passo por Vendas Novas, onde consigo apanhar o sinal de uma das duas frequências de Lisboa, a 96.6. Tirando isso, só consigo ouvir na emissão online. O problema da Smooth em termos de playlist e selecção musical repetitiva (repetitiva por ser limitada) parece-me ser, infelizmente, comum a várias rádios da MCR. Lembro-me que na Nostalgia, quando ainda fazia parte da Media Capital, embora a selecção musical fosse óptima, eu chegava a ouvir a mesma música ou músicas para aí umas 4 ou 5 vezes no espaço de duas semanas. Por muito que eu gostasse delas, e gosto, mesmo quando oiço demasiadas vezes uma música que gosto, também me canso. Claro que o motivo principal para isto acontecer prende-se com o facto de tocarem só as músicas que foram singles, os grandes sucessos. Isso, por si só, limita muito a selecção musical. No mês passado ouvi a versão da Garota de Ipanema com o Sinatra duas vezes com uma semana de diferença. E depois há também a questão das músicas que não têm nada a ver e que eles de vez em quando tocam. No outro dia foi a Another Day in Paradise do Phil Collins. O Phil Collins nunca cantou Jazz nem Blues nem Bossa Nova e de Soul só tem um álbum de covers da Motown, por isso está completamente fora da Smooth. Encaixa-se sim na m80. E isto passou-se durante o espaço da Sofia Morais, que é quando eu gosto mais de ouvir a Smooth. Houve um dia que tocaram Céline Dion. Até me assustei! Tirei logo o som ao portátil! Eu então que odeio Céline Dion!