Autor Tópico: ERC - Renovação dos Alvarás  (Lida 85096 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: ERC - Renovação dos Alvarás
« Responder #255 em: Março 28, 2025, 10:03:42 am »
Alvarás renovados:
Rádio RCE – Golegã
Rádio Ourique

Alvarás extintos:
Resende
Inês Negra
Rádio Santo António

Alvarás que ainda não foram renovados e/ou sem deliberação no site da ERC disponível:
Rádio Graciosa - 05/03/2024
Rádio Cávado - 08/05/2024
Rádio Antena Vareira - 08/05/2024
Informédia Rádio - 11/06/2024
Rádio Vale do Minho - 11/06/2024
RCA - Ribatejo - 22/12/2024
RES FM - 22/12/2024
Lamento mais uma perda no éter algarvio.
Mas infelizmente, já era perspetivável há muito tempo

Danl

• Hero Member
« Responder #256 em: Março 28, 2025, 11:21:46 am »

Alvarás extintos:
Resende
Inês Negra
Rádio Santo António

Pena, sobretudo por mais uma rádio local do interior vir a desaparecer.
A RESENDE 104.9 entrava razoavelmente bem aqui em Gaia não obstante a pressão, ora da FAMA ora da TERRANOVA em 105.0

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #257 em: Março 31, 2025, 11:48:09 am »
O alvará da Informédia Rádio também foi renovado.

Alvarás já expirados sem deliberação de renovação no site da ERC disponível:
RES FM - 22/12/2024

pdnf

• Hero Member
« Responder #258 em: Abril 01, 2025, 03:31:06 am »
Alvarás extintos:
Resende
Inês Negra
Rádio Santo António

Alvarás que ainda não foram renovados e/ou sem deliberação no site da ERC disponível:
RES FM - 22/12/2024
A Inês Negra não me admira, sinceramente. Os 88.5 de Monção já estavam quase sempre desligados. Entre as frequências de Cerveira, Valença, Melgaço e Paredes de Coura, a Vale do Minho deve ouvir-se bem. A Rádio Vale do Minho o que lhe vale é que já está mais em Espanha do que em Portugal, e a serra de Arga faz com que os sinais não passem para baixo, porque aquilo na prática é um monopólio na região.
A Santo António não me surpreende, a Resende nem deve saber que tinha de renovar, continua a emitir como se nada fosse. Da lista em falta, deve escapar a AVFM, que muito me surpreenderia se se extinguisse. Seria maldição dos 98,7. Tudo o resto, deve ser para morrer.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #259 em: Abril 01, 2025, 10:40:36 am »
A Inês Negra não me admira, sinceramente. Os 88.5 de Monção já estavam quase sempre desligados. Entre as frequências de Cerveira, Valença, Melgaço e Paredes de Coura, a Vale do Minho deve ouvir-se bem. A Rádio Vale do Minho o que lhe vale é que já está mais em Espanha do que em Portugal, e a serra de Arga faz com que os sinais não passem para baixo, porque aquilo na prática é um monopólio na região.
A Santo António não me surpreende, a Resende nem deve saber que tinha de renovar, continua a emitir como se nada fosse. Da lista em falta, deve escapar a AVFM, que muito me surpreenderia se se extinguisse. Seria maldição dos 98,7. Tudo o resto, deve ser para morrer.
Acredito que a Vale do Minho (que na verdade são os 91,7 MHz) de Valença deve ser extinta. Já não emite há muito tempo. Do "grupo" VdM apenas emitem a frequência de Cerveira (93,6 MHz) e a frequência de Monção (92,8 MHz).

AVFM, RCA e RES devem renovar, o resto é provável que não.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #260 em: Abril 01, 2025, 03:41:04 pm »
Acredito que a Vale do Minho (que na verdade são os 91,7 MHz) de Valença deve ser extinta. Já não emite há muito tempo. Do "grupo" VdM apenas emitem a frequência de Cerveira (93,6 MHz) e a frequência de Monção (92,8 MHz).

AVFM, RCA e RES devem renovar, o resto é provável que não.

A última vez que ouvi 91,7 foi em Valença, e só em linha de vista para o emissor, que se encontrava noutro ponto do monte e não junto aos 92,8 MHz. Eventualmente lá devem ter juntado os elementos radiantes na mesma torre, mas é redundante teres duas frequências a sair do mesmo sítio...

PMSMR

• Full Member
« Responder #261 em: Abril 04, 2025, 04:16:49 pm »

Antena Vareira também extinto. Mais uns que não disseram nada....

ERC/2025/101 (LIC-R)
Extinção por caducidade da licença para o exercício da atividade de rádio do operador Antena Vareira - Cooperativa Cultural e Recreativa, CRL. – serviço de programas denominado Rádio Antena Vareira

https://www.erc.pt/document.php?id=N2QyZTQ0MWYtNWU1Ni00YmM4LWJmNTgtNDJjM2Y0ODdlNTQy

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #262 em: Abril 04, 2025, 04:25:06 pm »

ERC/2025/101 (LIC-R)
Extinção por caducidade da licença para o exercício da atividade de rádio do operador Antena Vareira - Cooperativa Cultural e Recreativa, CRL. – serviço de programas denominado Rádio Antena Vareira

https://www.erc.pt/document.php?id=N2QyZTQ0MWYtNWU1Ni00YmM4LWJmNTgtNDJjM2Y0ODdlNTQy

Não esperava e é uma grande perda no éter local. Apesar do emissor não ser grande coisa (em Espinho já tinha interferências da Voz do Neiva), tinha ainda alguns conteúdos bons e música também. De Ovar sobra só a nem por sombras comparável Voz de Esmoriz, e o pior é que da maneira que eu prevejo essa nem sequer vão adaptar a emissão para passar a abranger Ovar, vai manter-se bairrista.

A AVFM também abrangia às vezes informação para Espinho com mais conteúdo. Com jeito nem sequer sabiam que ia cassar... ou tinham dívidas por saldar. Lá vai ficar Ovar sem um alvará essencial.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #263 em: Abril 04, 2025, 04:35:22 pm »
Sem dúvida. Dava oportunidade a jovens radialistas, chegou a ter um programa dos conhecido Jovem Conservador de Direita... não esperava mesmo, conheço de vista o dono da rádio sendo pai de uma antiga colega de curso minha e sempre me pareceu muito dedicado à mesma.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #264 em: Abril 04, 2025, 05:05:45 pm »

ERC/2025/101 (LIC-R)

Ui...
Era uma rádio que até fazia relatos de outras modalidades, para além do futebol. Talvez a única neste país.
É uma grande perda...

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #265 em: Abril 04, 2025, 07:47:48 pm »
Para já os 98,7 da AVFM continuam ligados..

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #266 em: Abril 04, 2025, 10:45:11 pm »

No site também tudo como se nada se passasse...

pdnf

• Hero Member
« Responder #267 em: Abril 04, 2025, 11:48:52 pm »

No site também tudo como se nada se passasse...
Só desliga logo quem aproveitou isto para acabar com as emissões, para se esquivar a outros problemas, hipoteticamente, falamos da Baliza FM.
Mesmo a Cidade FM não teria necessidade de o ter feito, sinceramente, embora aí, não fosse a titular da Licença.
É que isto nos tribunais, demora muitos anos. Veja-se, na mesma malfadada frequência, há quantos anos anda a Voz do Neiva a recorrer, sempre a perder, é certo, mas já lá vão 16 anos. Enquanto isso, um destes dias, um novo Governo lança um novo concurso, portanto, vale a pena andar em Tribunal.

Aqui está o Manual com os passos a seguir:
https://www.erc.pt/document.php?id=ZWFiZWYxNDYtOGYzNy00Mjk3LTkyYTAtZjVjZGNjZGJmZmMx

Dá-se nota que dos alvarás renovados, com exceção do dito cujo da Baliza FM, e da Cidade FM, todos se mantêm em atividade.

Além de que, sinceramente, não acho que nem ANACOM, nem ERC, se vão chatear muito se continuarem a emitir. Desde que não chateie ninguém, e no caso de 98.7, não estou bem a ver que quer RR [LAMEGO], quer ANTENA 1 [MEADAS], venham a fazer pressão junto dos reguladores nesse sentido. Situação diferente é a da TOP FM, porquanto para a FUNDACAO, que até me parece que otimizou o emissor, dado que agora até chega melhor ao Porto e até a Gaia, do que a própria Santiago, não ter uma estação em cima dela, a sair de um centro emissor com uma excelente localização, é crucial para alcançar mais mercado potencial. O que me parece que a TOP FM fez, e bem, foi baixar de modo a que, neste momento, esteja com uma cobertura similar às Antenas 1 e 2 na mesma frequência, que só em propagação conseguem passar para lá de Ovar. Mas, a AVFM nem isso precisa de fazer. É, tão somente, se foi esquecimento, recorrer, e deixar a Justiça se enrolar.

A AVFM era também das poucas rádios com metal, pelo menos nas madrugadas, quando passava pela frequência, apanhava essas sonoridades.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #268 em: Abril 10, 2025, 10:07:10 am »
Mais um alvará renovado: Rádio Montanha

Alvarás já expirados sem deliberação de renovação/extinção no site da ERC disponível:
RES FM - 22/12/2024

Alvarás a expirar até 30/06/2025:
TLA/Telefonia Local Aljustrel - 13/06/2025
Rádio Fronteira - 13/06/2025
Mêda FM - 13/06/2025
Rádio Alentejo - 13/06/2025
Antena Sul - Rádio Jornal - 13/06/2025
Vila de Rei - FM - 13/06/2025
Canal FM Flores - 13/06/2025
Asas do Atlântico A Rádio Comercial dos Açores - 30/06/2025

Danl

• Hero Member
« Responder #269 em: Abril 10, 2025, 10:56:11 am »

Alvarás a expirar até 30/06/2025:
TLA/Telefonia Local Aljustrel - 13/06/2025
Rádio Fronteira - 13/06/2025
Mêda FM - 13/06/2025
Rádio Alentejo - 13/06/2025
Antena Sul - Rádio Jornal - 13/06/2025
Vila de Rei - FM - 13/06/2025
Canal FM Flores - 13/06/2025
Asas do Atlântico A Rádio Comercial dos Açores - 30/06/2025

Essa frequência 103.2 da Vila de Rei - FM está tão subaproveitada...
Com alguma vontade, poderiam ter uma cobertura muito similar à da vizinha Condestável, de Cernache do Bonjardim, Sertã.