Este ano a RFM ganhou mesmo na música de Natal: 494k em 13 dias, contra 181k da concorrência em 9. Diziam-me no outro dia em conversa que achavam que esta é a melhor musica de Natal de sempre da RFM. Fiscordo profundamente, como aqui escrevi, até a produção acho mais fraca que a do ano passado, acho que é mesmo demérito da Comercial, que apresentou uma música...que enfim! A começar pela maioria da população Católica, que deve achar um ultraje a mesma.
De qualquer das formas, é uma (pequena) prova de que a liderança não está de todo entregue à Comercial, que apesar de ser um produto popular, continuo a achar que esse sim, é um produto em fim de ciclo. Honestamente, tenho dificuldade em ter a Comercial muito tempo sintonizada. É verdade que, ao momento, também ouço muito pouco a RFM.
No entanto, pergunto com total honestidade, para ganhar à Comercial nas manhãs, há alguma alternativa viável? Eu penso numa, mas espero que não a concretizem, acho que seria um monumental trio (não é erro, para bom entendedor...) no pé, mesmo sabendo a natural diferença de escala de audiências. Quanto às tardes, penso que o problema fundamental é começarem às 18H. É um painel pequeno, que já entra muito ao final da tarde, basta ver o caos que é o trânsito a partir das 16H/16H30. Ninguém vai trocar para só ouvir o 6PM. Tendo a concordar que perdeu alguma vitalidade nos últimos tempos, neste momento é muito mais dinâmico o programa da RR.
O Paulo Fragoso sabem a minha opinião há muito, é um excelente locutor, seria uma grande mais valia para a RR, até podia ser para o mesmo exato horário, até em dupla com quem lá está atualmente, a Sónia Santos. Tenho alguma dificuldade em ver numa estação que tem um perfil mais jovem, como a RFM, a porem às pontas um Paulo Fragoso com uma Ana Colaço. É preciso sangue novo, não ter medo de fazer apostas, começar a experimentar fórmulas, e já agora, abandonar de vez o modelo de micro takes de 15s.
@Memórias: Ovar-Maceda é zona muito difícil para o Mte da Virgem, mas os da R/Com até são os que se aguentam melhor. Normalmente, é para a Lousã que saltam, embora, em dias com boa condução, o Muro, ou até mesmo Montejunto possam ganhar, porque a Lousã está na zona de fronteira. Neste momento tenho uma outra viatura em que o rádio só mostra o PS em que está e não a frequência, é deveras irritante para quem gosta de perceber o comportamento das redes de emissores.