Autor Tópico: RFM  (Lida 588453 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #1065 em: Março 07, 2023, 01:35:20 pm »
Novo spot do Café da Manhã:

https://www.youtube.com/watch?v=qh7OVpYJNGw

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1066 em: Março 08, 2023, 09:44:18 am »
Na RFM os Quatro e Meia em direto no auditório com boa música ao vivo, desta feita sem público, apenas as produtoras do CdM, que já agora tiveram direito a justa homenagem em direto por parte do Daniel Fontoura. Como referi no outro dia no tópico da RR, o sucesso de um programa passa também (e muito) por quem está atrás dos microfones.

O final da emissão ficou marcado por uma gralha, enquanto os Quatro e Meia cantavam a música "Es la hora del Café" esteve a passar publicidade. Já agora, hoje há jingles gravados com nomes dos locutores diferentes...Agora no Ar: José Jesus, estão a ser utilizados os nomes das respetivas mães.
« Última modificação: Março 08, 2023, 10:05:22 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1067 em: Março 09, 2023, 09:13:02 am »
Na senda das nacionais a se socorrerem das locais, a RFM a publicar uma notícia roda ela com base na Vale do Minho:

https://www.radiovaledominho.com/mundo-conhece-este-logotipo-nao-nao-e-a-cp-e-ja-esta-a-dar-confusao/

https://rfm.sapo.pt/content/14918/esta-empresa-americana-copiou-o-logotipo-da-cp-e-agora-esta-em-maus-lencois

Atenção, não critico a Madalena Costa que teve a ética de ter citado as fontes, mas sim a redação. Não haverá capacidade para escrever notícias relevantes (esta é!) sem precisar de fontes terceiras?
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1068 em: Março 09, 2023, 09:56:37 am »
Isso não é um trabalho jornalístico, por exemplo esta Mandalena Costa  pertence a um grupo da equipa de produtores, que fazem esse serviço que editar para o site, notícias pouco divulgadas, tipo curiosidades do País e do Mundo....

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1069 em: Março 09, 2023, 10:08:09 am »
As locais agradecem… o pouco de tráfego direto que isso lhes pode dar.
Quanto ao tipo de notícias, julgo que pretendem separar as águas e mandar a informação pura e dura para o on-line da RR. Digo isto porque acho já ter visto notícias da atualidade no site da RFM a linkar para a RR

pdnf

• Hero Member
« Responder #1070 em: Março 10, 2023, 02:08:07 am »
A questão é que isto não é um fait diver como o cão roxo ou o melhor destino do mundo. A Madalena Costa é efetivamente produtora e escreve a maioria das "curiosidades", conjuntamente com a Jéssica, que quando desempenha esse papel assina com o nome do pai, Santos, ao passo que enquanto locutora usa o da mãe, Mendes (já agora fica desfeito a hipótese lançada quando ela se estreou de ser filha do Prof. António).

Este tema em específico foi tratado primeiramente pelo Observador, em artigo assinado pela Marta Leite Ferreira que nem sequer é da secção de Sociedade. É um tema de roubo de propriedade intelectual, a uma empresa do Estado, que agiu bem neste caso. Aliás, o que me surpreende é que só o Observador e a Vale do Minho é que o tenham tratado, isto pela indexação Google News. A RFM a pegar, devê-lo-ia ter feito através de um jornalista, e eventualmente redirecionado para o site da RR. É isso que critico. Ainda assim, tenho fundadas dúvidas que o tipo de notícias que a RFM publica não devessem ser assinadas por um titular de CPJ. A meu ver, viola o código deontológico dos jornalistas.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1071 em: Março 10, 2023, 10:31:42 am »
Credo...

Meu caro, nas emissões em antena, os locutores socorreram se muitos destas notícias, menos importantes e impactantes, tipo curiosidades.

O que a RFM fez foi compilar essas informações no site... Nada de especial!

pdnf

• Hero Member
« Responder #1072 em: Março 11, 2023, 12:59:11 am »
Credo...

Meu caro, nas emissões em antena, os locutores socorreram se muitos destas notícias, menos importantes e impactantes, tipo curiosidades.

O que a RFM fez foi compilar essas informações no site... Nada de especial!

Mas se esse tipo de informações, nas chamadas publicações cor-de-rosa têm de ser assinadas por jornalistas, porque não o devem ser nos sites das rádios? Eu até tendo a concordar com o Júlio, porém parece-me que pode ser interpretado de uma outra forma. É como a questão das "Trend News" na Mega. São ou não um informativo? Por exemplo, no grupo concorrente, têm uma interpretação diferente da da R/Com e são jornalistas a assegurar estas funções. E há que ter em atenção que se a CCPJ resolver embirrar com isto, não é só a estação que tem chatices, mas também os profissionais que assinam estes artigos. Aliás, alguns não são assinados, e talvez o ideal fosse ser assim com todos, se são só "compilação de curiosidades transmitidas no ar. A fronteira é ténue, neste caso que apresentei, para mim é claramente informação.

Entretanto, hoje mais um caso muoto mau. No noticiário das 20h o José Carlos Silva atrasou-se tanto, que começou a dar uma notícia sobre o consumo de alimentos com açúcar nas Escolas... começou, leu nem uma linha e já sobre pressão, afirmou, em passo acelerado e voz de visível desagrado, passo a citar: "não há tempo para mais, assunto a desenvolver, se possível em próximos informativos." O que é certo, é que pela primeira vez em muito tempo, o noticiário das 24h teve... mais de 2 minutos e 5 notícias, só o primeiro minuto foi quase todo a fazer a súmula da conferência de imprensa do Estoril-Porto. A dada altura percebeu-se que a trilha foi reiniciada. Tenho a sensação que a Jéssica está em direto hoje, pode ajudar a gerir e permitir estes luxos...
Jéssica que a cada semana que passa, está melhor. Super fresca para a hora, sempre com alegria na voz, e a colocação está cada vez melhor, apesar do estilo "betinha", que pode não ser do agrado de todos.  ;D ;) Vinha a ouvir no carro, e mantive o rádio ligado quando cheguei.
A playlist está também muito mais adequada, a RFM está a afirmar-se cada vez mais como a rádio pop portuguesa, mantendo em antena alguns temas mais fora do registo, como os da Nena ou da Carolina de Deus. Mais mês menos mês, vai acabar a liderar. Se os dados do digital estiverem relmente corretos, diria que no global FM+Web a RFM até já liderará. Mas isso consegue-se com trabalho, boas apostas... e não com campanhas de comunicação erráticas. Tenho a sensação que nas tardes a coisa está feita, assim como no período entre pontas, nas manhãs deve faltar muito pouco, a insistência na promoção do Café vai acabar por dar frutos, e esta campanha fica no ouvido.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1073 em: Março 11, 2023, 07:54:01 am »
Sim.
A Comercial deve perder a liderança brevemente...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1074 em: Março 11, 2023, 10:56:00 am »
Está questão, da informação não pode ser levada tão à letra.
Por exemplo, se tenho aqui informações importantes sobre a RFM, o caro Administrador Luís diz que eu como não sou jornalista não posso dar essas importantes Informações. Teria que recorrer sempre a um jornalista...

Bom, mas sobre a informacao na RFM é mesmo o grande, diria até enorme, problema desta estação.

Dantes não era assim, os noticiários tinham cerca de dois minutos.
E uma rádio como a RFM vai ter mesmo que ter atenção a isso...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1075 em: Março 11, 2023, 12:10:29 pm »
Sim.
Só não acredito nisso por causa da popularidade do Gilmário Vemba e do Palmeirim.
Mas sim, de resto acho que por exemplo o 6PM já deve ter alguma vantagem sobre o Já se Faz Tarde e a Comercial pode começar a perder público até para a A3 que anda a passar mais rock dos anos 00.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
« Última modificação: Março 11, 2023, 12:16:09 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #1076 em: Março 11, 2023, 02:23:09 pm »
Sim.
Só não acredito nisso por causa da popularidade do Gilmário Vemba e do Palmeirim.
Mas sim, de resto acho que por exemplo o 6PM já deve ter alguma vantagem sobre o Já se Faz Tarde e a Comercial pode começar a perder público até para a A3 que anda a passar mais rock dos anos 00.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Vamos ver...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1077 em: Março 12, 2023, 12:28:16 pm »
Hoje acordei a ouvir a voz da Inês Bento na RFM pela primeira vez..

Quando a ouvi pela primeira vez na Mega, escrevi aqui que me parecia uma voz de adolescente, miúda de 15 ou 16 anos.

Ora hoje notei que a voz agora está mais encorpada, mas ainda muito arrastada, ainda não consegue soltar a voz.

Como me parece uma miúda esforçada que quer muito ser locutora de rádio, acho que ainda vai conseguir, tem um tom de voz interessante, estas horas ao fim de semana, vão lhe fazer bem...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1078 em: Março 12, 2023, 03:13:42 pm »
Sim.

Acho que uma das causas para a RFM ainda não liderar poderá estar justamente no estúdio azul ao lado, em que o canal 1 entra fortemente no horário das manhãs no target do canal 2. Talvez não fossem A3dM e o CdM e a RFM já liderassem. Vejo isso muito pela família, rádio na RR das 07h às 10h, acabam as manhãs, vai para a RFM. O meu irmão mais novo, que era fiel das manhãs da RFM desde bem novo, graças ao efeito Joana Marques tornou-se fiel da RR. No trabalho, idem, idem, aspas aspas, é raro o dia em que a Joana não vem à coação graças ao ED, em conversa entre malta da minha idade. Eu que raramente ouço manhãs, porque normalmente saio quando elas estão a terminar, admito que quando me faço à estrada mais cedo, é RR que escolho quase sempre. Chegaram aqui a equacionar por A3dM na RFM. Até podia funcionar bem, mas acho que na lógica do grupo, perdia, uma RR forte  é absolutamente vital. Mesmo que isso implique que a RFM perca por pouco para a Comercial.

Hoje acordei a ouvir a voz da Inês Bento na RFM pela primeira vez..

Quando a ouvi pela primeira vez na Mega, escrevi aqui que me parecia uma voz de adolescente, miúda de 15 ou 16 anos.

Ora hoje notei que a voz agora está mais encorpada, mas ainda muito arrastada, ainda não consegue soltar a voz.

Como me parece uma miúda esforçada que quer muito ser locutora de rádio, acho que ainda vai conseguir, tem um tom de voz interessante, estas horas ao fim de semana, vão lhe fazer bem...

Como já referi, ouvi a Inês dois takes na estreia, e quando fez o painel da Catarina na véspera de Carnaval. Concordo com a diferença na colocação da voz, embora também se perceba que o tratamento do som na RFM é 10x melhor que na Mega, isto a nivelar por baixo, o que parecendo que não, faz toda a diferença. Acho o registo da Inês mais adequado a uma rádio do perfil da RFM, muito mais terra a terra e próximo do que o da Mega, que é mais elitista. Do que ouvi nessa emissão, e friso, foi uma, pode ter sido um efeito isolado, discordo do efeito de arrasto, bem pelo contrário, até porque na RFM com este pack tão redutor de jingles, tem de ser tudo bastante rápido. De qualquer das formas, é uma voz muito versátil, o tal efeito adolescente de que fala, na Mega poderia resultar melhor dado o público alvo, aqui uma voz mais amadurecida funciona muito melhor, e sim, tem um timbre bastante bonito. Aliás, o Prof. Mendes fez duas excelentes apostas, com estilos muito diferentes, têm ambas tudo para dar certo e serem nomes grandes da rádio.

Está questão, da informação não pode ser levada tão à letra.
Por exemplo, se tenho aqui informações importantes sobre a RFM, o caro Administrador Luís diz que eu como não sou jornalista não posso dar essas

Mas o fórum é um OCS desde quando?  ;) É que a RFM, até a Mega e a Cidade o são...convém não esquecer, essa pequena grande diferença...
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1079 em: Março 15, 2023, 04:22:52 pm »
Por vezes pico um pouco o Café da Manhã e aquele programa digo ja,não gosto. E não gosto por causa da Joana.
Quando é o Fontoura e o Rodrigo resulta bem.
Não percebo porque não colocam o Fontoura a pivot e de preferência com outra voz feminina.
O Fontoura é só a melhor voz da RFM relegado a um 2o plano...
A Catarina Figueiredo podia fazer,passar a Joana para  RR,colocar a Inês Andrade às 20...