Isto soa à sonoplastia da m80
Eu não tenho palavras para a m**** de atualização que fizeram aqui, desculpem-me o francês. Isto para mim era muito simples: quem decidiu estas escolhas para o refresh devia ser liminarmente despedido e a regressão da plástica devia ser imediata para a anterior.
Mais outra bela regressão na rádio…
Senão, vejamos:
ID sonoro (as notas musicais que tornam uma estação única): é rigorosamente igual à M80. Nota a nota. Mesmo a espécie de marimbas/xilofone do final é igual à M80. Outros jingles há que são secos, sem sonoridade de estação neste refresh. Quando há cantar no jingle, é lido à portuguesa na voz principal e à americana nas vozes do coro de fundo!!!
Trilha do tempo: excessivamente suave, ficou mal na mistura com a voz da Catarina Figueiredo. Está demasiado baixa na saída mas isso é normal nas mudanças de jingles do grupo Renascença vai para 20 anos, tem que se dar uns dias para ajustar.
Trilha das notícias: tem 10 segundos que não servem para nada num bloco informativo que continua demasiado curto. Ou seja, perderam-se os destaques. A mistura também está pobre, mas melhor que a do tempo, com a voz do jornalista. Aqui não há de haver muito ajuste que os jornalistas da casa infelizmente gostam de baixar a trilha demais - o único que faz bem a mistura e tem precisão é o mais recente, o Tomás Anjinho Chagas, e o Luís Araújo.
Perdeu todo o punch, toda a dinâmica, toda a agressividade. Parece que estou a ouvir a RFM de 2003 outra vez e que amanhã de manhã aparece ali o José Coimbra e a Carla Rocha… mas pior.
A outra, podíamos não gostar do David Carreira a dar voz (eu até gostava) e da voz feminina desconhecida que ia aparecendo (que também gostava, era fresca). Podíamos não gostar dos destaques de notícias sempre dados terrivelmente mal pela Teresa com aquela voz rouca e áspera aos fins de semana. Mas agora? Agora esqueçam. Esta plástica é de segunda liga…
RFM estreia nova sonoplastia.
Não deverá ser da Wisebuddah como a de 2020, pois no website deles não consta a atualização...
A atualização não é de facto da Wisebuddah, não tem uma série de elementos sónicos inconfundíveis que só eles metem. Parece-me uma espécie de ReelWorld Pure só que feito à sapateiro… e não necessariamente desta empresa, embora seja a sónica mais próxima. Feito lá fora é seguramente.
Como a Wisebuddah fica cara, entende-se a escolha por uma imagem mais barata, mas esta tinha muito pouco tempo e já estava paga, logo se não havia dinheiro não se justificava. Puro tiro no pé até dentro do género ambient, em que se consegue fazer muito melhor.