Autor Tópico: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores  (Lida 108358 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio e Televisão de Portugal - rede de emissores
« Responder #150 em: Novembro 15, 2021, 03:37:49 pm »
A Botaréu entra até pelo menos Ovar limpinha na A29, daí para diante é luta entre essa e a Nova Era de Paredes. Em São Félix da Marinha é impossível ouvir a Nova Era de Paredes por causa da Botaréu, refiro-me a pleno centro.

É assim, falamos de níveis diferentes de sinal logo de interferência. Essa zona é de transição de sinais sul para Norte, e quer Botaréu quer Nova Era de Paredes estão já longe dos centros emissores, de maneiras que a interferência existe mas as forças são menores em ambas, é mais fácil.

Já no caso da Nova Era, que ainda mete sinal bem bom na Feira como os emissores do Monte da Virgem (sim, tem falhas mínimas, mas o normal só), a Antena 3 tambem chega mais forte pelo relevo logo torna-se mais incomodativo.

Com AF em ambas não resolveria, isso tentei eu fazer comutando manualmente Paredes > Gaia. Aumentaria de 50 para 75% o som limpo de interferências da Nova Era mas teria sempre a Antena 3 em determinadas zonas da Feira.

Prova deste efeito que estou a dizer é que a seguir, em Cucujães, é quase incontestada a própria Antena 3 em 101.2 e por exemplo a Rádio Nova tem zonas de se deixar de ouvir por completo na nacional não porque não haja sinal, mas porque a extrema competência da ANACOM colocou a Jornal do Centro na mesma frequência.  Em São João da Madeira sente-se a pressão da RJC na Nova mas como ainda há uma certa proteção face a sul, o sinal da Nova é ainda bastante admissível. Cucujães está exposta.

Isto tudo tem que ver com relevos mas bottom line é: com outra frequência e afinação dos elementos radiantes isto fica resolvido. E há imensas na zona de Coimbra. Não há no meu ver qualquer motivo para que a RTP ou a ANACOM prejudiquem na área de influência de uma estação que é das mais ouvidas entre os emissores locais a Norte, só porque querem cobrir melhor uma única cidade a não sei quantos km's de distância. É profundamente injusto para a Nova Era e como aliás seria para qualquer local que de um momento para o outro leve com uma nacional nas costas.

Da A2 não sei, mas sei que ainda esta manhã fui a escassíssimos quilómetros em linha reta do centro emissor da 5 (zona de Medas foi onde me desloquei, às portas da CREP) e estava a ser comidinha de cebolada, pela frente, por trás e por todos os lados, com um sinal em mono e umas interferências fortíssimas do operador público, isto no meu rádio... aqueles 88.4 são para esquecer completamente.

Não me parece que a RTP se vá estar minimamente a preocupar com a Nova Era, desde que a mesma se escute adequadamente em Gaia e não me parece que vamos encontrar nenhum ponto com essa dificuldade. A ser seria essa transição Carvalhos/Perosinho, mas está bom de ver que não. Agora, se calhar os tipos da RDP poderiam por refletores para sul, ou para Norte de Coimbra essa frequência acrescenta algo à Lousã? A alternativa, outra frequência, que não me parece que se levante sequer, caso contrário teriam escolhido logo outra de início, qual poderia ser?

Em 88.3 para sul a cinco fica muito comprimida, quer pela 1 de Norte, quer pela 2 de Coimbra. Parece-me que vai ser frequência que vai acabar por ser deslocalizada ou, em alternativa a definhar ainda mais.

Meio Offtopic: os 88.3 do Muro são pressionados a Norte pela Clássica de Pontevedra. Em território nacional faz-se sentir essa interferência? Quando estive em Cerveira, entrava sempre a Antena 1. E do lado espanhol, chega até onde?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #151 em: Novembro 15, 2021, 10:16:19 pm »
A Botaréu entra até pelo menos Ovar limpinha na A29, daí para diante é luta entre essa e a Nova Era de Paredes. Em São Félix da Marinha é impossível ouvir a Nova Era de Paredes por causa da Botaréu, refiro-me a pleno centro.

É assim, falamos de níveis diferentes de sinal logo de interferência. Essa zona é de transição de sinais sul para Norte, e quer Botaréu quer Nova Era de Paredes estão já longe dos centros emissores, de maneiras que a interferência existe mas as forças são menores em ambas, é mais fácil.

Já no caso da Nova Era, que ainda mete sinal bem bom na Feira como os emissores do Monte da Virgem (sim, tem falhas mínimas, mas o normal só), a Antena 3 tambem chega mais forte pelo relevo logo torna-se mais incomodativo.

Com AF em ambas não resolveria, isso tentei eu fazer comutando manualmente Paredes > Gaia. Aumentaria de 50 para 75% o som limpo de interferências da Nova Era mas teria sempre a Antena 3 em determinadas zonas da Feira.

Prova deste efeito que estou a dizer é que a seguir, em Cucujães, é quase incontestada a própria Antena 3 em 101.2 e por exemplo a Rádio Nova tem zonas de se deixar de ouvir por completo na nacional não porque não haja sinal, mas porque a extrema competência da ANACOM colocou a Jornal do Centro na mesma frequência.  Em São João da Madeira sente-se a pressão da RJC na Nova mas como ainda há uma certa proteção face a sul, o sinal da Nova é ainda bastante admissível. Cucujães está exposta.

Isto tudo tem que ver com relevos mas bottom line é: com outra frequência e afinação dos elementos radiantes isto fica resolvido. E há imensas na zona de Coimbra. Não há no meu ver qualquer motivo para que a RTP ou a ANACOM prejudiquem na área de influência de uma estação que é das mais ouvidas entre os emissores locais a Norte, só porque querem cobrir melhor uma única cidade a não sei quantos km's de distância. É profundamente injusto para a Nova Era e como aliás seria para qualquer local que de um momento para o outro leve com uma nacional nas costas.

Da A2 não sei, mas sei que ainda esta manhã fui a escassíssimos quilómetros em linha reta do centro emissor da 5 (zona de Medas foi onde me desloquei, às portas da CREP) e estava a ser comidinha de cebolada, pela frente, por trás e por todos os lados, com um sinal em mono e umas interferências fortíssimas do operador público, isto no meu rádio... aqueles 88.4 são para esquecer completamente.

Não me parece que a RTP se vá estar minimamente a preocupar com a Nova Era, desde que a mesma se escute adequadamente em Gaia e não me parece que vamos encontrar nenhum ponto com essa dificuldade. A ser seria essa transição Carvalhos/Perosinho, mas está bom de ver que não. Agora, se calhar os tipos da RDP poderiam por refletores para sul, ou para Norte de Coimbra essa frequência acrescenta algo à Lousã? A alternativa, outra frequência, que não me parece que se levante sequer, caso contrário teriam escolhido logo outra de início, qual poderia ser?

Em 88.3 para sul a cinco fica muito comprimida, quer pela 1 de Norte, quer pela 2 de Coimbra. Parece-me que vai ser frequência que vai acabar por ser deslocalizada ou, em alternativa a definhar ainda mais.

Meio Offtopic: os 88.3 do Muro são pressionados a Norte pela Clássica de Pontevedra. Em território nacional faz-se sentir essa interferência? Quando estive em Cerveira, entrava sempre a Antena 1. E do lado espanhol, chega até onde?

A norte de Coimbra a frequência acrescenta cerca de 0 (zero) à Lousã, a frequência da Lousã chega melhor e mais longe, como é natural quer pela cota quer pela potência. Mais um bom motivo para não ter a Antena 3 a irradiar tanto para Norte.

Quanto a alternativas, poderíamos falar dos 103.9 ex-Radio Capital, outra frequência entre as não atribuídas no distrito de Coimbra (há umas 5), ou ainda algo totalmente fora disto. O espectro na cidade não está tão saturado como o do Porto, as rádios de Leiria chegam mal ou não chegam a Coimbra, as de Viseu vão chegando mas pouco, Aveiro pode dar-se o caso e há um ou dois casos assim, mas é pouco frequente.

Refletores, personalizar o esquema de irradiação limitando a Norte, mudança de frequência, todas estas são possíveis e viáveis e apenas a dos refletores tem custos adicionais, porque mexer no esquema de irradiação já há uma equipa técnica dedicada afeta ao operador.

O problema dos 88.4 é que não pode ser deslocalizada para qualquer sítio porque tem que ter sinal forte para se sobrepor à rádio pública, mas a rádio pública também não tem margem para mexer (aí sim) as frequências do Sameiro e do Muro... Sem ser o ponto atual onde está suspeito que apenas na Afurada seria possível instalar o emissor, e com elementos orientados a sul em linha reta reforçaria inequivocamente o sinal mais junto à costa (e em Espinho) impedindo a Antena 1 de penetrar, à custa das zonas de serrania de Campanhã / Oliveira do Douro para diante em que o sinal seria bastante pior do que já está (esse é o problema de meter o emissor na Afurada), num efeito similar aos 89.5 Matosinhos mas a 200 e tal metros de cota em vez de apenas 50 mais antena.

Com emissor na Afurada seria impossível à Antena 1 interferir uma vez que mesmo orientada a sul com os dipolos, toda a cidade do Porto estaria a menos de 5km em linha reta (!!!) do centro emissor, o mesmo para Matosinhos, centro de Gaia e junto à costa.

PS - se o Acácio Marinho ler isto e mudar o emissor para lá, são 750€+IVA pelo trabalho de consultoria sff - o IBAN é o PT50 0045 14...
« Última modificação: Novembro 15, 2021, 10:19:04 pm por Memorias da Radio »

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #152 em: Novembro 20, 2021, 09:09:18 pm »
Estive a explorar as serras da região centro para ter uma perceção da localização dos emissores. Destaco que os elementos radiantes da Antena 1/2/3 da Lousã, agora são iguais aos da torre da TSF/RR. Só não tirei fotos porque a essa hora já estava neblina. Fica a nota.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #153 em: Dezembro 01, 2021, 02:26:32 am »
Não é informação de última hora (já terá quase um ano), mas só agora reparei que na base de dados de emissores do "Mundo da Rádio" as frequências da Gravia (São Pedro do Sul) constam como que a operar com 500W em vez dos 100W atribuídos. Alguém da região do Dão-Lafões pode confirmar se no último ano a Antena 1 (104,5), a Antena 2 (106,8) e a Antena 3 (107,9 MHz) beneficiaram de um aumento de potência? Obrigado por qualquer esclarecimento útil!
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #154 em: Dezembro 01, 2021, 11:26:15 am »
Não acredito muito. Não acho muitas diferenças

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #155 em: Dezembro 02, 2021, 04:09:53 pm »
Parece-me que pelo menos a Antena 3 chega ainda melhor a Aveiro mas sempre foi um emissor com boa recepção na zona.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #156 em: Dezembro 02, 2021, 05:47:13 pm »
Está confirmado: as 3 frequências operam com 500 W.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #157 em: Dezembro 02, 2021, 06:44:06 pm »
Será a muito mais tempo? Já a anos?
Será por isso que chegam a zona de Seia e fazem moça no caso da Antena 1 na M80 Manteigas?

pdnf

• Hero Member
« Responder #158 em: Dezembro 02, 2021, 07:15:55 pm »
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #159 em: Dezembro 02, 2021, 07:40:56 pm »
Eu sei que qualquer nacional pode colocar os emissores que a ANACOM entender necessários... mas parece-me evidente que as Antenas têm um grande privilégio, até nas potências de emissão.

Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuem a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.

Já agora, não é a ANACOM que propõe a instalação de um emissor num determinado local. São as rádios que propõem à entidade reguladora que lhes seja permitido testar frequências a partir de um determinado local, por não cobrirem satisfatoriamente a região.
« Última modificação: Dezembro 02, 2021, 07:44:14 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdnf

• Hero Member
« Responder #160 em: Dezembro 02, 2021, 08:17:57 pm »

Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuum a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.

Já agora, não é a ANACOM que propõe a instalação de um emissor num determinado local. São as rádios que propõem à entidade reguladora que lhes seja permitido testar frequências a partir de um determinado local, por não cobrirem satisfatoriamente a região.

Expressei-me mal...era isso que eu queria dizer: a ANACOM pode autorizar a pedido das rádios. Contudo, diria que existe efetivamente uma diferença: as demais rádios não têm emissor no Arestal, sendo verdade que a Antena 3 também não tem.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #161 em: Dezembro 02, 2021, 10:45:15 pm »
Na Gravia São Pedro do Sul não é tão bem servida,pois faz zona de sombra nesta cidade.
Já Pico da Pena tem zona sombra em Vouzela.
Os emissores com menos potência nota se isso.
Mas importa referir que os 102.5 com a potência que tem aparenta até ter mais. Entram bem na cidade de Viseu até em Mangualde. Levam para Aveiro dos 102.5 da RR de Aveiro.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #162 em: Dezembro 03, 2021, 12:16:17 am »

Neste caso, nem tanto por isso. A RR/RFM no Pico da Pena têm 1 kW de potência atribuída (embora, creio, continuum a operar com 400 W), a Comercial tem 200 W e a TSF é a mais fraca de todas: emite com 100 W (do Pico da Pena). De notar que, enquanto a rádio pública deslocalizou os emissores do Pico da Pena para a Gravia (S. Pedro do Sul), as rádios privadas continuam a emitir do primeiro vértice, no concelho de Vouzela.

Expressei-me mal...era isso que eu queria dizer: a ANACOM pode autorizar a pedido das rádios. Contudo, diria que existe efetivamente uma diferença: as demais rádios não têm emissor no Arestal, sendo verdade que a Antena 3 também não tem.

As rádios nacionais privadas não têm no Arestal porque colocaram emissores em Aveiro - é certo que o espectro da região está bastante saturado, mas o objectivo principal da RR, RFM e Rádio Comercial foi e será servir a cidade dos ovos moles e dos moliceiros. Insisto que potência não é tudo - um emissor de 200 ou 300W num vértice orográfico a grande altitude pode oferecer uma cobertura tão boa ou até superior a um emissor de 500W, por exemplo, situado numa cota inferior.
« Última modificação: Dezembro 03, 2021, 12:17:59 am por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

estvmkt

• Hero Member
« Responder #163 em: Dezembro 03, 2021, 07:41:25 am »
Mas os 92.2 da Comercial de Aveiro deixam a desejar, pouco efeito em Aveiro centro.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #164 em: Julho 15, 2022, 10:20:51 pm »
Avaria no centro emissor de Vila Boim (Elvas) da rádio pública: Antena 1(103,8) e Antena 2 (93,2 MHz) a operarem, neste momento, com potência muito reduzida.

As frequências alternativas na área de cobertura do centro referido (Elvas, Campo Maior, Vila Viçosa, Alandroal e até a vila de Monsaraz etc.) para a Antena 1 são, dependendo da localização, as de Portalegre (97,9) e, em certas localidades, Serra de Ossa (88,4) ou Mendro (87,7 MHz). Nas zonas da região de Elvas onde Portalegre não se ouve de forma confortável, a alternativa possível é a Onda Média (720 kHz).
Cumprimentos,
Luís Carvalho