Tem toda a razão! Mas apenas não acho justo prejudicar alguém que está sem problemas apenas para resolver o problema de outros. Não tem a ver com concorrência. Do ponto de vista jurídico pode alegar perda de potencial de receitas, gestão de expectativas que saíram goradas e muito mais. Há um manancial de argumentos jurídicos que podem ser indicados por uma empresa que se sente afetada no seu negócio. E garanto lhe que os tribunais são muito sensíveis a isso! Não é apenas mudar os números de uma sintonia. Isso é irrelevante
Primeiro: enquanto vai a tribunal, indo isto para o Administrativo porque a Antena 1 (ainda que indiretamente envolvida) e a ANACOM sendo públicas é para lá que vai diretamente, falamos de uns 10 anos a correr bem. Segundo, suponhamos que é metido na comarca local uma providência cautelar para obrigar a regressar à frequência de base, mais uma vez, a Antena 1 ao abrigo da concessão de serviço público de que dispõe pode levantar de imediato essa providência (é algo que pouca gente sabe, mas os organismos públicos têm certos privilégios mesmo quando concorrem no mercado). Portanto, até pode ter razão. Terceiro, desde que se escute bem em Condeixa-a-Nova, como o alvará é do município, pode alegar o que quiser, o juíz vai dizer: é a orografia, temos pena! Mais, já li algures, posso tentar procurar, um acórdão, a meu ver polémico e injusto, que dá vantagem às locais das Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto em detrimento das que ficam localizadas nas CIM. Aliás, foi esse o espírito da lei quando atribuíram mais potência a Lisboa e Porto. Não obstante, uma afinação do emissor é capaz de resolver. Veja-se que quando a Antena 3 instalou emissor em Coimbra a Nova Era progrediu menos bem para sul e depois acabaram por afinar e não afetou grandemente a cobertura da gaiense. Estamos a falar de emissores de ambos os lados da barricada próximos, sendo certo que Coimbra até costuma dar mais problemas a Gaia do que o inverso. Veja-se a M80 interferida pela MegaHits dentro de Gaia e já em Santa Maria da Feira de forma expressiva.